Celebramos o dia do psicólogo com a descoberta de um farol que ajudou a iluminar a humanidade desde o final do século XIX, descobrindo e respeitando singularidades, gerando um saber dinâmico, reestruturando o pensar e o sentir, reconectando dimensões física e psíquica.
A psicologia se debruça sobre o comportamento humano e seus processos mentais, objetivando principalmente a diminuição do sofrimento psíquico através do autoconhecimento, do trabalho e ampliação dos mecanismos de enfrentamento diante à angústia, buscando assim a valorização da saúde mental e a promoção de qualidade de vida.
Esta ciência vem conquistando cada vez mais espaços na sociedade, e mesmo sendo algumas atuações ainda pouco conhecidas pela maioria, já pode-se notar a grande contribuição do psicólogo em diferentes contextos de trabalho. São muitas as suas abordagens mediante os objetivos específicos de cada uma de suas áreas, tornando assim a psicologia tão rica e diversificada. Teremos atuações na área clínica, educacional, organizacional, hospitalar, jurídica, social, trânsito, esporte, dentre outras.
Procurando descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano, a psicologia vai ao encontro da realidade compartilhada lançando luz ao movimento individual, abrindo espaço para um olhar humanizado sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo.
Feliz dia ao profissional que acolhe a dor e aquele que a sente, mesmo não sabendo a dimensão de cada processo, a intensidade de cada medo e o tamanho da força de cada sujeito. Que sejamos sempre acolhimento, escuta qualificada e suporte terapêutico.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.