Foram encontrados 63 registros para a palavra: desastre

Desastres: 30 cidades afetadas de 10 estados obtêm reconhecimento de situação de emergência

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (13), a situação de emergência em 30 cidades afetadas por desastres.

As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:..

Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres é a proposta para enfrentar mudanças clima, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) deu início à coleta de assinaturas no protocolo de intenções para a criação do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima) e do Consórcio Nacional de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (CNPREV). O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, aproveitou a reunião do Conselho Político para explicar aos prefeitos sobre a importância dos consórcios.

Na reunião com membros da diretoria e presidentes de entidades estaduais, o líder do movimento municipalista enfatizou que o Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres, apresentado na última Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, atuará diretamente no enfrentamento das mudanças climáticas. “A gente espera que, com essa proposta, os municípios tenham condições técnicas e financeiras para enfrentar essas mudanças que estão cada vez mais acometendo nossos municípios”, disse...

Defesa civil: reconhecida situação de emergência em 42 cidades afetadas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (8), a situação de emergência em 42 cidades afetadas por desastres.

As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes nos links abaixo:..

Lula decreta luto no país pelas vítimas de desastre aéreo em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no país pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União...

Redução do risco de desastres é tema de reunião de trabalho do MIDR

Coordenador do Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres do G20, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu, na quarta-feira (26), uma reunião de trabalho para tratar sobre o tema.

O grupo tem como foco questões críticas relacionadas à gestão de crises e catástrofes em escala global e desempenha papel fundamental na promoção da resiliência, prevenção e mitigação de riscos nos países membros...

Prevenção a desastres esbarra em falta de projetos técnicos locais

A tragédia climática no Rio Grande do Sul chamou a atenção para a necessidade de reforço no Orçamento e nas políticas públicas voltadas para a prevenção e a recuperação de desastres. Os recursos direcionados para essa área dependem de projetos técnicos de prefeituras e governos estaduais para serem efetivamente liberados. O alerta é da professora de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole, Úrsula Peres. 

De 2010 a 2023, de cada R$ 10 autorizados pelo Congresso Nacional para programas e ações diretamente relacionados à essa área, R$ 6,5 foram efetivamente gastos...

Lula diz que o desastre gaúcho também foi agravado porque “pessoas não cuidaram das comportas que deveriam ter sido cuidadas há muito tempo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13/5) que os estragos que assolam o Rio Grande do Sul parecem não ter sido causados apenas pelo fenômeno das chuvas. A declaração ocorreu durante discurso do chefe do Executivo na abertura da reunião ministerial ocorrida no Palácio do Planalto para discussão de novas ações de ajuda ao estado.

“Essa chuva que parecia ser uma chuva normal, não foi normal. Nós estamos vivendo tempos difíceis porque me parece que a questão climática é mais séria do que muita gente tenta acreditar que é. Muitas vezes, os negacionistas passam para a humanidade, para a sociedade e dá a ideia de que esse negócio do clima, de aquecimento do planeta, de chuvas torrenciais, de furacões é coisa de ambientalista ou coisa de intelectual, quando, na verdade, o mundo está passando por um processo de transformação que somente nós, seres humanos, seremos capaz de controlar se tivermos capacidade, competência, sabedoria para nos comportarmos de acordo com aquilo que a ciência nos ensina”, apontou...

Fortes chuvas deixam ao menos 10 mortos e 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam o "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é "pior" do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais. 

“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado”, declarou o governador durante a coletiva de imprensa concedida no início da noite, em Porto Alegre...

Plano Nacional da Defesa Civil vai preparar cidadãos para lidar com situações de desastres naturais

A utilização da ciência e tecnologia e o foco na prevenção e antecipação diante de situações de desastres naturais são algumas das prioridades do 1º Plano Nacional da Defesa Civil (PNDC), que foi apresentado em audiência pública na Câmara dos Deputados, pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes. A entrega do PNDC está prevista para o início do segundo semestre deste ano.

Mudar a atuação dos gestores e cidadãos diante de situações de desastres é fundamental...

MIDR reconhece a situação de emergência em 34 cidades afetadas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (5), a situação de emergência em mais 34 cidades de 13 estados brasileiros afetadas por desastres.

As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link...

Médico relata horror vivido em hospital de Gaza: “desastre humano”

A situação dos hospitais na Faixa de Gaza piora a cada dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 10 dos 36 hospitais da região seguem funcionado e, ainda assim, de forma parcial, com escassez de medicamentos, combustível e pessoal.

O ataque de Israel, nos últimos dias, ao hospital Al Shifa, no Norte do enclave, reduziu ainda mais a capacidade de atendimento às centenas de milhares de feridos. A OMS exige o fim dos ataques aos hospitais em Gaza e apela pela proteção do pessoal da saúde...

MIDR reconhece a situação de emergência em mais 20 cidades brasileiras atingidas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 20 cidades atingidas por desastres em nove estados do país.

A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União  (DOU) desta segunda-feira (19). Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias...

Governo Federal reconhece situação de emergência em 53 cidades atingidas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (26), a situação de emergência em 53 cidades brasileiras atingidas por desastres.

Integram a lista municípios dos estados da Paraíba, Alagoas, Goiás, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte...

Desastres climáticos mais frequentes e mortíferos: o que o RS ensina para o país

Menos de três meses após o último evento climático extremo registrado no Rio Grande do Sul, o estado volta a ser castigado por um ciclone que, até a tarde desta quarta-feira (6), já havia deixado 32 mortos e centenas de desabrigados. 

As imagens da elevação das águas no Rio das Antas, que subiram mais de 20 metros – o equivalente a um prédio de sete andares – causaram espanto, mas o que também chama atenção no fenômeno é a frequência, diz especialista...

“Muito além da chuva”: educação é chave para prevenção de desastres socioambientais

De acordo com a Organização Mundial Meteorológica (OMM), há grandes chances de um dos próximos cinco anos ser o mais quente da história desde que começaram as medições de temperatura. Com o aquecimento global, desastres socioambientais também vêm se tornando cada vez mais frequentes. No Brasil, os impactos dos temporais em São Sebastião, em janeiro deste ano, e em Petrópolis, no início de 2022, reforçam a necessidade de políticas de mitigação. Em sua pesquisa, Patricia Matsuo, do Instituto de Biociências (IB) da USP, explora como a educação ambiental nas escolas pode auxiliar na conscientização e prevenção desses desastres. 

O trabalho, que é finalista do Prêmio Tese Destaque da USP 2023 e vencedor do Prêmio Capes de Tese 2023 na categoria de Ensino, avalia práticas educativas inscritas nas quatro primeiras edições da Campanha #AprenderParaPrevenir, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No total, foram analisadas iniciativas de 238 escolas, a maior parte do ensino público...

Novo ciclone atinge o Rio Grande do Sul, com chuva, vento e quedas na temperatura

Um novo ciclone extratropical, originado no rio Prata, na divisa entre Argentina e Uruguai, impactará o Rio Grande do Sul nos próximos dias. No entanto, de acordo com a MetSul Meteorologia, os efeitos no território gaúcho serão bem menores que os episódios anteriores, que causaram mortes, destelhamentos e várias inundações.

Nos últimos dias, o Estado passou por dias ensolarados e temperaturas próximas aos 30ºC, que serão substituídos por chuvas a partir desta terça-feira (25). A probabilidade é que, junto à frente fria, os dias chuvosos sejam acompanhados de muito vento...

Sobe para 49 o número de mortos no litoral norte de São Paulo

Sobe hoje (23) para 49 o número de mortos no litoral norte de São Paulo, sendo que 48 das vítimas são de São Sebastião, e uma de Ubatuba. Já foram identificados 38 corpos – 13 homens, 12 mulheres e 13 crianças. A região foi atingida por fortes temporais no fim de semana que provocaram enxurradas e deslizamentos de terra.

Equipes de resgate trabalham para encontrar pessoas desaparecidas. Os trabalhos se concentram na Barra do Sahy, bairro de São Sebastião, onde várias casas foram soterradas e pessoas foram arrastadas por uma avalanche de lama nas ruas...

Marina defende decretar emergência permanente em mais de mil cidades reincidentes em desastres climáticos

As ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações) propuseram  a realização de um seminário para desenhar um plano emergencial de adaptação a eventos climáticos extremos em 1.038 municípios, que abrigam 57% da população do país.

A ideia foi lançada durante visita de Marina ao Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado ao MCTI. Ela estava acompanhada do presidente do CNPq, Ricardo Galvão, do climatologista Carlos Nobre, idealizador do Cemaden, e do engenheiro florestal Tasso Azevedo, cotado para assumir uma eventual Autoridade Nacional de Segurança Climática. Santos participou do encontro remotamente...

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 27 cidades atingidas por desastres naturais

Mais 27 cidades brasileiras obtiveram reconhecimento de situação de emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) após serem atingidas por desastres naturais. As portarias que oficializam a medida foram publicadas na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU). 

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que enfrentam a estiagem. São 18 ao todo, sendo que 15 deles estão no Rio Grande do Sul. São os casos de Araricá, Cacequi, Capitão, Chiapetta, Guarani das Missões, Mato Queimado, Morro Redondo, Pinheirinho do Vale, Roque Gonzales, Santo Augusto, Taquari, Tiradentes do Sul, Três Palmeiras, Triunfo e Turuçu...

Número de pessoas afetadas por desastres naturais no Nordeste dispara em seis anos

Um estudo recém-lançado pela Associação de Pesquisa Iyaleta apontou o crescimento exponencial de populações afetadas, incluindo mortes, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil como consequências de desastres naturais, como secas e inundações. Em um período de seis anos, de 2015 a 2021, o percentual de pessoas nessas condições subiu mais de 3 mil por cento no Rio Grande do Norte e quase mil por cento no Amapá. Entre os anos avaliados, o número de pessoas atingidas subiu de 145 para 4.755 por cem mil habitantes no Rio Grande do Norte e 335,7 no Amapá, saltando para 3.364,9.

De acordo com a reportagem da Agencia Econordeste, o estudo foi liderado pelo geógrafo Diosmar Filho e as epidemologistas Andrêa Ferreira, e Emanuelle Góes. De acordo com a equipe de pesquisadores os dados dos Indicadores Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – ODS (IBGE) e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic/IBGE (2020), foram analisados e revelam que houve baixo investimento em obras e serviços para redução de riscos, desastres e sistema de alerta de informações sobre desastres em todos os Estados das regiões Norte e Nordeste...