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Deputado Roberto Carlo participa com o governador Jerônimo Rodrigues da Implantação da Nova Carteira de Identidade Nacional na Bahia

Nesta terça-feira (09), a Bahia deu um importante passo em direção à modernização dos serviços de identificação ao lançar a Nova Carteira de Identidade Nacional.

A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do secretário de Segurança Pública Marcelo Werne e diversas autoridades, incluindo o vice-líder do Governo, o deputado estadual Roberto Carlos...

Bahia atualiza sistema e passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional

"Eu acho que é praticidade ter um único documento universal. A gente pode sair de casa só com ele, já é o suficiente. E de graça, a melhor parte".

É desta forma que a esteticista Márcia Lopes comemora a retirada da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). É que com o lançamento, nesta terça-feira (9), do novo sistema de identificação, a Bahia está apta para emitir a CIN...

Com atraso, Bahia lança sistema de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

O governador Jerônimo Rodrigues lança, às 8h30 desta terça-feira (9), o novo sistema de identificação que vai emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A solenidade será realizada no SAC do Terminal Pituaçu.

O novo documento, emitido pelo Departamento de Polícia Técnica através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. A emissão será realizada nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping...

Prazo para início de emissão das novas Carteiras de Identidade na Bahia é prorrogado

Prevista para iniciar no dia 1º de junho, o prazo para emissão das novas Carteiras de Identidade foi prorrogado. Segundo o Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), que emite o documento, a entrega dos novos documentos deve começar ainda no primeiro semestre.

A extensão do prazo ocorreu devido a um atraso na integração do Sistema de geração do QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), operacionalizado pelo Ministério da Justiça...

Bahia não tem data para começar a emitir nova carteira de identidade; 25 estados já disponibilizam documento que deve 'aposentar' RG

A Bahia está entre os três estados brasileiros que ainda não emitem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O prazo para que os estados começassem a emissão do documento era 11 de janeiro. Na ocasião, o Instituto de Identificação Pedro Mello, responsável pela atividade na Bahia, disse que o estado só poderia realizar o serviço a partir de 31 de maio.

De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão subordinado à Secretaria da Segurança Pública, o início do projeto piloto deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, mas não foi apresentada uma data exata...

Prefeitura de Juazeiro inicia entrega das carteiras para pacientes com Fibromialgia

A Prefeita de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou a entrega das carteiras para pessoas com a Síndrome de Fibromialgia. Os documentos estão sendo entregues na Sesau, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

A emissão das carteiras foi estabelecida por meio de Lei Municipal lei 2.942/2020. "O documento garante que pessoas com Fibromialgia passem a ter prioridade no atendimento em órgãos públicos do município e as de serviços públicos, a exemplo de bancos, casas lotéricas, transportes públicos coletivos...

Após três anos, governo relança carteira de vacinação infantil

O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (5), a 6ª edição da Caderneta de Saúde da Criança. O documento que, entre as principais atribuições, faz o acompanhamento do calendário de vacinação, ficou três anos sem ser elaborado e distribuído para unidades de saúde espalhadas pelo país.

A cartilha traz novidades como a atualização do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que inclui as doses contra a covid-19, disponível para bebês a partir dos seis meses de idade. Além disso, o ministério prepara uma integração com o aplicativo Meu SUS Digital...

Moradores de Pernambuco poderão tirar nova Carteira de Identidade Nacional a partir de abril

A nova Carteira de Identidade Nacional poderá ser tirada em Pernambuco, a partir de abril. No dia 21 de março, o Governo do Estado promoveu uma solenidade que marcou a chegada oficial do documento. O evento aconteceu na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), em Santo Amaro, na área central do Recife.
 
Ele contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). Segundo o gerente do IITB, o delegado Paulo Jean, o lançamento da nova identidade é um "marco histórico". O governo informou, durante a solenidade, que será elaborado um calendário, apontando as prioridades. Jean afirmou que a carteira mudou, ms o sistema de solicitação é o mesmo. O agendamento deve ser realizado pelo site https://www.pecidadao.pe.gov.br/. A pessoa entre lá e apenas vai ter que cumprir um cronograma. 
 
"A primeira identidade nacional vai estar liberada para pessoas acima de 60 anos. Com três meses, a gente baixa essa idade de 60 para até 49 e, assim, sucessivamente", afirmou. 
 
Ainda de acordo com o governo, os estudantes que não têm identidade serão convocados automaticamente. "Os idosos, acima de 65, em primeira via já tiram automaticamente, já é a carteira nova", acrescentou Jean. 

Conheça a carteira 
 
A Nova Carteira de Identidade tem padrão nacional e número único para todo o País, o CPF.  Além disso, possui um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país. Assim, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão. A nova carteira estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação. Segundo o Governo federal, isso permite  a "redução das fraudes e custos para sociedade, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados".
 
Como funciona
 
Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública.
 
Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos. A CIN também inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
 
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. 
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Bahia tem saldo de 4.821 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

A Bahia registrou, em janeiro de 2024, o saldo positivo de 4.821 vagas com carteira assinada, resultado de 73.389 admissões e 68.568 demissões.

É o melhor desempenho entre os estados da região Nordeste, que teve 11,6 mil vagas de saldo no período levando em conta os nove estados...

Prefeitura de Juazeiro vai cadastrar pacientes com Fibromialgia para emissão da carteira de identificação a partir de segunda-feira (4)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai iniciar na próxima segunda-feira (4) o cadastramento para emissão da carteira de identificação para pessoa com a Síndrome da Fibromilagia.

O cadastro será feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com a síndrome...

Prefeitura de Juazeiro inicia entrega das Carteiras de Identificação para autistas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou a entrega das Carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Os documentos estão sendo distribuídos, gradualmente, às pessoas com autismo...

Após fim de prazo para emissão de nova carteira de identidade, Bahia diz que documento só poderá ser feito a partir de maio

Terminou quinta-feira (11) o prazo para que os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com o Instituto de Identificação Pedro Mello, responsável pela emissão de documentos na Bahia, o processo só será finalizado em 31 de maio no estado.

O prazo foi determinado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Segundo a pasta, o prazo coincide com o limite definido pela Lei nº 14.534/23, que determina o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral da carteira de identidade...

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir do dia 11

O prazo para que todos os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina na próxima quinta-feira (11).

O novo documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), apenas o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país...

Caged: Brasil cria 130.097 vagas com carteira assinada em novembro

O Brasil criou 130.097 vagas com carteira assinada em novembro de 2023. Os dados são do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo de 130.097 foi resultado das 1.866.752 contratações e das 1.736.655 demissões em novembro. O setor de serviços foi o que mais criou vagas (92.620), seguido do comércio (88.706)...

Nova carteira de identidade: governo prorroga prazo para estados emitirem documento; data limite era até esta segunda-feira (6)

O governo federal decidiu prorrogar para o dia 11 de janeiro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A data limite para a adequação era até esta segunda-feira (6).

A mudança no prazo atende um pedido dos estados. Até o momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas...

Bahia registra nono mês seguido com saldo positivo em geração de postos de trabalho

Em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 9.854 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 72.460 admissões e 62.606 desligamentos.

Trata-se do nono mês seguido com saldo positivo e terceiro maior saldo mensal no ano. A capital do estado, Salvador, registrou um saldo de 2.119 postos de trabalho celetista no mês...

Justiça do Trabalho decide que Uber deverá registrar motoristas

A Justiça do Trabalho decidiu que a Uber deverá registrar em carteira todos os seus motoristas ativos, assim como aqueles que vierem a trabalhar na plataforma a partir de agora. A decisão, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, assinada pelo juiz Mauricio Pereira Simões, tem abrangência nacional. 

Na sentença, resultante de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), a plataforma digital foi condenada ainda a pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos. ..

Prefeitura de Juazeiro comunica mudança no horário de atendimento do cadastro da Carteira de Identificação para Autistas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), mudou o horário para cadastramento da Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O atendimento passa a ser das 14h às 16h30 a partir desta sexta-feira (01).

O cadastro está sendo feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com autismo. Para efetuá-lo é necessário que a pessoa com autismo compareça pessoalmente na Sesau, uma vez que é preciso coletar a assinatura. "As famílias que tenham mais de uma pessoa com o espectro poderão fazer o cadastro de todos no mesmo dia. Por exemplo: Uma mãe tem dois filhos, um com o nome que comece com a letra A e outro J, ela poderá fazer os dois cadastros em um único dia" destacou a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade...

Confira o cronograma para cadastro da carteira de identificação para Autistas da Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue realizando o cadastramento para emissão da carteira de identificação para pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA). O cadastro está sendo feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com autismo.

Para efetuar o cadastro é necessário que a pessoa com autismo compareça pessoalmente na Sesau, pois é necessário coletar a assinatura. "As famílias que tenham mais de uma pessoa com o espectro poderão fazer o cadastro de todos no mesmo dia. Por exemplo: Uma mãe tem dois filhos, um com o nome que comece com a letra A e outro J, ela poderá fazer os dois cadastros em um único dia" destacou a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade...

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma do cadastramento para emissão da Carteira de Identificação para autistas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciará na próxima segunda-feira (21), mais uma semana de cadastramento para emissão da carteira de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista (CIPTEA).

O cadastro vem sendo feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com autismo...