Foram encontrados 4 registros para a palavra: canudos bahia

JOSÉ GONÇALVES LANÇA LIVRO SOBRE CANUDOS NESTE SÁBADO EM MONTE SANTO

A Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda ARESOL, fará o lançamento do livro: Canudos "Uma vila florescente e rica", do escritor José Gonçalves. O lançamento será realizado neste sábado, 13 de janeiro, às 19h30, na sede da ARESOL, Rua Hélcio Cardoso Matos, 75, Centro (saída para Povoado Lagoa do Saco) Monte Santo – Bahia. O Evento é gratuito, e terá a apresentação do autor José Gonçalves.  O livro estará à venda no local.

O escritor e ensaísta José Gonçalves do Nascimento, nasceu em Monte Santo, região do Sisal, na Bahia, e atualmente mora em São Paulo.  O livro retrata os acontecimentos em 1897, com A Guerra de Canudos e a saga de Antônio Conselheiro.  Em cinco capítulos, o Livro é um ensaio, com fontes e dados reunidos para contextualizar Canudos...

1º Festival de Cultura, Artes e História celebra os 120 anos do fim da Guerra de Canudos

Em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos, será realizado o 1º Festival de Cultura, Artes e História do município. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro e tem como objetivo ressaltar a história e cultura de Canudos, abordando os anos de resistência dos que lutaram por justiça social no sertão baiano.

Um dos destaques do festival será o desfile temático onde as escolas retratarão toda a história do município e de toda a guerra, com o tema “A luta, o homem e a terra”, com encenações baseadas no livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha. O Concurso “Canção Histórica de Canudos” também será um dos grandes momentos do festival. A programação inclui ainda apresentações da Filarmônica Municipal, da Banda de Pífanos, teatro, artesanatos, dança e uma grande virada cultural com artistas locais que encerrarão o evento...

Seminário: 120 Anos da Guerra de Canudos

Inúmeros eventos realizados em Salvador e diversas cidades baianas, dentre elas Canudos, marcam as comemorações do final da Guerra de Canudos e relembram os 120 anos da morte do seu grande líder, Antônio Conselheiro. A Guerra de Canudos foi um dos maiores movimentos ocorridos no Brasil e é um exemplo da resistência e organização de um povo sofrido, contra a opressão dos grandes proprietários de terras e das Forças Armadas. Um dos encontros, o Seminário Canudos: 120 anos de uma guerra, será realizado nos dias 02 e 03.10, das 9h às 19h no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. Inscrições e informações  no site: www.canudoslet.ufba.br. ..

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe visita Juazeiro e Petrolina

O professor da Universidade Federal de Sergipe, doutor Antonio Fernando de Araújo, é pesquisador e autor de vários livros, entre eles O cangaço nas Batalhas da Memória e Combates entre história e memórias. O professor encontra-se em Juazeiro e trouxe na bagagem o livro "Escritos de Ocasião".

Escritos que ultrapassam os muros do meio acadêmico para chegar ao público e estimular a reflexão ontem, hoje e amanhã, a partir de olhares e análises de quem se dedica à historicidade dos tempos. Essa é um dos lemas e bom combate de Fernando de Sá. O mais recente livro ‘Escritos de Ocasião (1991-2014)’ consiste numa coletânea de artigos publicados na imprensa sergipana.  ..