Foram encontrados 2311 registros para a palavra: agua

Juazeiro: "Absurdo! Essa é a água que nós da rua Amaralina, bairro Monte Castelo estamos recebendo", diz moradora

Leitores da REDEGN enviaram fotos para denunciar a "cor da água que está sendo fornecida pelo SAAE aos moradores do bairro Monte Castelo.

A moradora Luzineide disse que desde as primeiras horas desta manhã de sexta-feira o absurdo acontece". ..

Uma Terra e Duas Águas: pedreiros recebem treinamento para construir as cisternas de produção nos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé

A Associação Comunitária Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho (AMEFAS) está realizando no Assentamento Vale da Conquista uma capacitação para os pedreiros que irão construir as cisternas de produção (52 mil litros) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) nas comunidades rurais de Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé. 

O programa que foi criado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), em 2007,  conta com o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e busca promover a soberania e  a segurança alimentar e nutricional de famílias agricultoras por meio da implantação de tecnologias de captação e armazenamento da água da chuva. Neste sentido, a capacitação marca um dos momentos mais importantes e esperados tanto pelas organizações, quanto pelas famílias contempladas: o início das construções das cisternas. ..

São João da Bahia deve receber público recorde; 1,7 mi de pessoas são esperadas

As ações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para o São João da Bahia 2024 começaram em fevereiro, com a divulgação da festa em eventos turísticos, no Brasil e no exterior, além da capacitação de agentes de viagens nacionais sobre a infraestrutura e os atrativos dos destinos que promovem as manifestações juninas.

Nesta semana, a Setur-BA iniciou novas ações voltadas para o São João, na capital e no interior. Em Salvador, tudo começa com o receptivo de boas-vindas às pessoas que desembarcam, na rodoviária e no aeroporto, com trio de forró e dançarinos, nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações sobre a programação da festa e atrativos dos destinos. No SAT Pelourinho, o visitante também encontra acolhimento e apresentações típicas. Já no Shopping Paralela, o órgão montou um posto avançado para orientar os clientes sobre os festejos juninos e passeios turísticos...

Após reunião entre Prefeitura de Juazeiro e empresa EroBrasil, fornecimento de água de Juremal será realizado através de adutora da Caraíba

A prefeita Suzana Ramos, acompanhada do diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire, e da equipe técnica da autarquia, estiveram com representantes da EroBrasil Caraíba para pleitear, junto à empresa, a retomada do abastecimento de Juremal pela adutora da Caraíba e o abastecimento da comunidade de Cachoeirinha através da captação de água de Poções.

"Essa era uma demanda antiga, pois infelizmente, há alguns anos o fornecimento de água de Juremal foi retirado dessa adutora e o abastecimento foi para o Canal Tourão, o que prejudicou a quantidade de água que chega ao distrito. Estamos felizes de avançar nessa retomada do fornecimento através da adutora da Caraíba, porque vai melhorar a chegada de água para as localidades", destaca a prefeita Suzana Ramos...

Juazeiro: Falta água há uma semana no Distrito de Carnaíba. Saae responde

Falta água há uma semana no Distrito de Carnaíba do Sertão. A denúncia foi feita por um leitor da REDEGN.

A foto e a reclamação foram enviadas para que o SAAE possa explicar o motivo da falta de água aos moradores que estão prejudicados...

Homem é preso por suspeita de queimar enteada com água quente na Bahia

Um homem foi preso em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, por suspeita de torturar a própria enteada. A mãe da criança de 3 anos, acusada de participar das agressões, está detida desde abril.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início em dezembro do ano passado. O casal teria até queimado a testa da criança com água quente em meio às agressões...

SAAE registra mais de 8 mil atendimentos de água e esgoto nos primeiros meses do ano e reforça parceria com população de Juazeiro

Com inúmeras demandas referentes à água e esgoto resolvidas diariamente, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro busca realizar manutenções e atender ao maior número de solicitações. Somente nos primeiros cinco meses de ano, o SAAE já atendeu 6.843 demandas referentes a esgotos em diversos bairros. Já referentes à água, a exemplo de vazamentos diversos, foram 1.385 atendimentos.

O SAAE reforça a necessidade de a população registrar as demandas nos canais de atendimento oficiais da autarquia. Isso porque a prática gera um número no sistema e, assim, a equipe consegue programar a demanda para ser atendida. Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial no setor comercial, situado à Praça do Jacaré, no Centro, S/N, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras de 8h às 14h. Outra forma é pelo call center no número 3614-9800, que também funciona como Whatsapp...

Água potável é garantida pelo Governo do Estado para 60 famílias de assentamento, em Rodelas

Mais qualidade de vida para 60 famílias do Assentamento Pôr do Sol, em Rodelas, norte do estado, passa a ser garantida com a entrega do sistema de abastecimento de água, pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (15).

Ainda no município, avenidas e ruas ganharam pavimentação e convênios para execução de obras de saúde, esporte, educação e infraestrutura também foram autorizados. ..

Expedição Cultural promove e divulga o Programa Produtor de Água pelo Velho Chico

Desde abril, a ação “I Expedição Cultural Nascentes do São Francisco” está na estrada mobilizando ribeirinhos, produtores rurais, pescadores, lideranças, entidades e parceiros para a proteção ambiental das nascentes do Velho Chico. A expedição, organizada pela Associação Regional de Proteção Ambiental de Passos e que possui o apoio da Câmara Consultiva Regional Alto São Francisco (CCR Alto) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), tem como objetivo promover o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e de Minas Gerais (PPA-MG) nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Criado em 2001, o Programa Produtor de Água é um instrumento de apoio e incentivo a projetos e ações que possibilitam a conservação de recursos hídricos no meio rural. O programa é efetivado a partir do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no qual a gestão é baseada na valoração econômica da natureza, ou seja, o produtor rural que aderir ao programa e executar técnicas de conservação das águas em sua propriedade, receberá um valor por tal ação...

Marca Histórica: Jerônimo autoriza início das obras do novo VLT, que vai passar por Ilha de São João, Calçada, Paripe, Águas Claras e Piatã

A velha locomotiva e o antigo trem do subúrbio vão ficando na memória dos soteropolitanos, com a assinatura da autorização, pelo governador Jerônimo Rodrigues, para o início das obras de implantação do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT). O Governo do Estado deixa, nesta sexta-feira (14), mais uma marca histórica na mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana. O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve presente na cerimônia, além de outras autoridades.
 
"O projeto inicial só contemplava até o Subúrbio, mas nós revisitamos o projeto e estabelecemos que fosse possível ampliar por diversos motivos", destacou o governador, ao explicar que o equipamento vai chegar até parte da orla da capital. Jerônimo também ressaltou que compreende a necessidade da população do Subúrbio ter acesso a mais mobilidade e explicou que "as obras serão realizadas paralelamente".
 
Por onde passar, o VLT vai representar conforto e será um vetor de desenvolvimento. O comércio onde Lia Souza trabalha funciona na Calçada há 40 anos. "O trem do subúrbio era muito importante para nós, comerciantes, porque dava acessibilidade do povo suburbano para cá. O comércio fica mais movimentado, então a importância econômica é grande. Quanto ao VLT, é claro que vai ficar bem melhor, vai ficar mais confortável e também inovar, porque o trem estava bem defasado. A importância, além da melhoria da locomoção, eu acredito que será também o design, a estética, a beleza em si. Vai resolver bastante, o comércio vai agradecer mais uma vez. Ficou ótimo!"
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, comentou a importância socioeconômica do VLT. "Esse projeto não leva só um trem para transportar pessoas. Ele leva um vetor de desenvolvimento econômico, criando emprego e renda, não só na obra dele, porque todo mundo fica ansioso para ver quais empregos serão gerados na obra. Nesse vetor econômico que ele vai criar com a passagem, vai criar emprego e renda permanentes para a população da Região Metropolitana de Salvador", disse a gestora.
 
Programa integrado de mobilidade
 
O novo edital do VLT, lançando em dezembro de 2023 pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), prevê investimentos da ordem dos R$ 3,2 bilhões e inclui as obras civis de implantação e o sistema de energia, além da duplicação de 7,5km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do Derba), a implantação de Via Alimentadora Parque de São Bartolomeu, com 7,1 Km, além da recuperação de edifício da antiga Fábrica São Brás, fechada em 1959, no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, e a iluminação pública para o sistema viário e arredores da implantação do VLT. As obras fazem parte de um grande programa integrado de mobilidade desenvolvido pelo Governo do Estado para Salvador e Região Metropolitana.
 
"Com certeza, esse é um projeto que vem sendo pensado há muito tempo pelo Governo do Estado e é muito mais do que a substituição do trem do Subúrbio. Ele é uma linha que se integrará com o metrô em Águas Claras e no Bairro da Paz. Então, na verdade nós pegaremos uma grande malha estruturante de trilho, VLT e metrô", pontuou Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB. ..

Leitor denuncia água e fiação de energia exposta em praça no centro de Juazeiro (BA). Sesp responde

O leitor Ricardo Ferreira encaminhou vídeo à Rede GN informando sobre uma situação na Praça Antonílio da França Cardoso, em frente ao antigo prédio da Prefeitura de Juazeiro (BA).

Segundo o denunciante uma mangueira jorrando água próximo a um poste metálico com a fiação exposta é uma situação que pode levar a um choque e conseqüentemente à morte de alguma pessoa...

Grave acidente na Barrinha deixa dois mortos na tarde desta quinta-feira (13)

Na tarde desta quinta-feira (13) foi registrado um grave acidente na Barrinha, próximo à Jaguarari. Segundo informações do 9º BBM, ao tentar realizar uma curva, uma carreta atingiu em cheio uma picape Fiat Toro, causando a morte dos dois ocupantes do veículo.

Ainda de acordo com as informações, o motorista da carreta foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Juazeiro foi deslocada até o local, mas as vítimas já tinham ido a óbito...

Juazeiro: "Cano de água limpa estourado. Estou impedido de entrar na minha casa", diz morador

Morador da rua Jardim das Margaridas, no bairro Monte Castelo pede socorro.

"Estou impedido de entrar na minha casa. Um cano estourou, água tratada, limpa e já liguei duas vezes para o SAAE-Serviço de Água e Saneamento Ambiental e nada, sem respostas. O buraco que se formou impede que eu entre com o carro em casa, nao sei mais o que fazer. O Saae fez protocolo, mas não responde" pontuou o denunciante...

TJ-BA nega recurso e mantém denúncia contra ex-prefeito acusado de gastar R$ 1,4 mi em festejos durante período de estiagem

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva, negou recurso especial do ex-prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB) que questionava acórdão da Primeira Câmara Criminal que votou no sentido de receber denúncia contra ele. A denúncia foi recebida em 24 de novembro de 2020, sem o afastamento do então prefeito. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da redeGN.

Everton Rocha foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por, em 2017, a despeito da prolongada estiagem que atingia a região, manejar indevidamente rendas públicas para a realização de festejos populares, “de modo deliberado e para satisfação de interesse pessoal”...

"Um caos em Petrolina com a falta de água em vários bairros", diz morador

"Um caos a falta de água em Petrolina". Este foi o tema nas principais emissoras de rádio de Petrolina, na manhã desta sexta-feira, 7. Moradores indignados com a falta de água em vários bairros.

Segundo a Compesa, através de nota enviada a REDEGN, "devido à complexidade dos serviços para reparos do vazamento na tubulação do cruzamento da Rua do Imperador com a Avenida da Integração, na Vila Mocó, em Petrolina, a Compesa precisou prorrogar o prazo para reestabelecimento do fornecimento de água. A nova previsão de conclusão dos serviços é para às 22h de hoje (7). Em seguida, o abastecimento deve ser retomado de forma gradual"...

Em menos de 12 horas, dois acidentes são registrados quase no mesmo local na BR 407 em Jaguarari

Dois acidentes foram registrados em menos de 12 horas na BR 407 em Jaguarari, próximo à entrada que dá acesso ao distrito de Gameleira.

Na noite desta quarta-feira (5), por volta das 21h, um Fiat Uno teria colidido em um veículo de carga, próximo a um redutor de velocidade. Após a batida, o carro de passeio saiu da pista e colidiu num poste de ferro. Não há informações de feridos...

Novo PAC: Com investimento de mais de R$ 25 milhões, Prefeitura de Juazeiro conquista água para 27 comunidades

Com um investimento de mais de R$ 25 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, a Prefeitura de Juazeiro conquistou a construção do Sistema de Abastecimento de Água que vai beneficiar e 27 localidades, que não tinham acesso a água, melhorando a qualidade de vida da população, que passará a ter um abastecimento regular em quantidade e qualidade. As comunidades beneficiadas com a construção do Sistema de Abastecimento de Água são: Frade, São Tomé, Caldeirão dos Corrós, Pau Preto, Roça Grande, Lagoa da Pedra dos Grilos, Juá, Campo Grande, Juvenal, Lagoa do Boi, Rocinha, Morcego, Roça de Baixo, São Fidélis, Mulungú, Siriema, Barbeiro, Malhada de Areia, Lagoa de Joaninha, Salinas, Juramento, Angico, Zé Pires, Umbuzeiro, Cacimba da Ana, Cabeça do Boi e Porcos.

A prefeita Suzana Ramos comemorou a conquista. "Muito feliz com mais essa conquista para o nosso município, que é levar água para as comunidades que sofrem há muito tempo com a falta de abastecimento e agora terão água nas torneiras. Graças a Deus e à nossa articulação, estamos conseguindo entregar muita coisa em Juazeiro e, com certeza, essa é uma obra muito importante que vai dar qualidade de vida às pessoas dessas 27 localidades", destacou a prefeita Suzana Ramos...

Resolução da ANA altera vazões em sete pontos de entrega de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco para este ano

Canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 27 de maio a Resolução nº 197/2024...

Juazeiro/Petrolina: Protesto paralisa ponte presidente Dutra. "Queremos água"

Protesto na ponte Presidente Dutra causa grande congestionamento nesta sexta-feira (31). "Mais uma vez um caos". 

A REDEGN obteve a informação que o protesto é realizado pelos moradores da Serra da Batateira, comunidade localizada em Juazeiro (BA). O objetivo da manifestação é cobrar melhorias de acesso à água encanada. "Agua fonte de vida. A comunidade da Batateira clama por água"..

Prevenção a desastres esbarra em falta de projetos técnicos locais

A tragédia climática no Rio Grande do Sul chamou a atenção para a necessidade de reforço no Orçamento e nas políticas públicas voltadas para a prevenção e a recuperação de desastres. Os recursos direcionados para essa área dependem de projetos técnicos de prefeituras e governos estaduais para serem efetivamente liberados. O alerta é da professora de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole, Úrsula Peres. 

De 2010 a 2023, de cada R$ 10 autorizados pelo Congresso Nacional para programas e ações diretamente relacionados à essa área, R$ 6,5 foram efetivamente gastos...