Foram encontrados 5 registros para a palavra: No dia do Meio Ambiente

Natureza: ((o))eco lança podcast no Dia do Meio Ambiente

A partir desta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, ((o))eco lança o podcast “Bichos, plantas e histórias que não contaram para você”. Em seis episódios, a série se debruça sobre os personagens da nossa fauna e flora através das vozes de especialistas e da dupla de apresentadores, Rafael Ferreira e Duda Menegassi. Harpias mortas pela curiosidade humana, macacos sem floresta e um pau-brasil que sobreviveu a Cabral são algumas das histórias nas quais os ouvintes vão poder mergulhar enquanto conhecem um pouco mais sobre a biodiversidade brasileira e os esforços para protegê-la.

O objetivo do podcast é ampliar o alcance dos temas relacionados à conservação e, com o rigor jornalístico de ((o))eco, aliado ao formato lúdico e imersivo de um podcast, atrair novos ouvintes para as histórias sobre meio ambiente e combater a desinformação sobre o tema...

No dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Juazeiro articula parceria para implantação do Projeto de Tratamento de Resíduos Sólidos financiado pela BahiaGás

A Prefeitura de Juazeiro articulou parceria com Associação Fonte Viva, localizada próximo ao povoado de Campos, Distrito de Maniçoba e com o Centro Territorial de Educação Profissional, para a compra de equipamento biodigestor para ser utilizado por estudantes nos cursos oferecidos pela instituição.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica aconteceu na tarde desta quarta-feira, 05, na sede do Núcleo Territorial de Educação 10, representada pela diretora Marinês Silva Menezes Santos e contou com a presença de diversos parceiros como o SAAE, Cesol, Cooperativa de Catadores e diretor-executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento Agnaldo Meira. O projeto ainda conta com a parceria da Prefeitura de Sento Sé, e o financiamento do Governo da Bahia, através da BahiaGás...

No Dia do Meio Ambiente Governo de Pernambuco garante duas novas unidades de conservação da Caatinga

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado promove mudanças inéditas no desenvolvimento sustentável, garantindo a proteção 22 mil hectares de caatinga em duas novas Unidades de Conservação. O bioma, que é o único exclusivamente brasileiro, terá duas novas Unidades de Conservação, que serão entregues na tarde desta quarta (05), no Parque Estadual Dois Irmãos pelo Governo do Estado. Além disso, novas medidas como a criação de um “corredor ecológico” e a entrega da sede do Unidade Gestora do Parque Dois Irmãos serão anunciadas durante o ato.

As unidade serão da Serras Catingueiras, entre Salgueiro e Cabrobó, e Serra do Giz, localizada na divisa entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, ambas localizadas no Sertão do Estado, buscam preservar espécies raros e árvores com risco de extinção, já que a caatinga é um dos biomas que mais sofre com o uso intensivo e mudanças climáticas. “O intuito é mostrar que ao mesmo tempo em que Pernambuco avança, existe esse cuidado com o meio ambiente, que dialoga com a sociedade e com a preservação daquela área”, explica o secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Estado, João Bertotti...

No Dia do Meio Ambiente, Rio São Francisco recebe 20 mil peixes

A Prefeitura de Petrolina e a Codevasf promoveram, nesta segunda-feira(05), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação para garantir mais vida ao principal cartão postal da capital do Sertão. Cerca de 20 mil peixes da espécie nativa piau foram lançados no "Velho Chico". A iniciativa faz parte do projeto Nossa Orla, que tem realizado uma série de atividades, desde março, para a revitalização do rio.

Os peixes foram lançados pelo prefeito Miguel Coelho, o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e por pescadores da região. "O rio estava doente, com nível crítico de poluição e tomado por baronesas. Hoje, essa realidade está mudando, mas é necessário continuar defendendo o rio, não apenas a prefeitura e os parceiros, mas toda a população, pois é um patrimônio de toda a sociedade e que deve ser preservado todos os dias", defendeu o prefeito no ato ambiental.

Antes do início do projeto Orla Nossa, o rio, no trecho margeado por Petrolina, estava tomado por mais de 4 mil toneladas de baronesas. Os técnicos da Prefeitura e Codevasf constataram um nível crítico de oxigênio, pH, salinidade entre outros indicadores. Com o fechamento de parte das ligações clandestinas de esgoto e remoção de mais de 1 mil toneladas de baronesa, os índices tiveram melhoria significativa. A oxigenação do rio subiu 500%, saindo 1,0 mg/L para 8,1 mg/L. Os indicadores de pH, salinidade, turbidez e transparência também melhoraram.

Com o avanço da qualidade da água, foi possível dar início a nova etapa do projeto, que é o repovoamento com os peixes. "Ainda não é o momento de comemorar, mas de conscientizar. Com o nível de oxigênio melhor, pudemos fazer esse peixamento e dar um grande passo para revitalizar nosso rio", ressaltou Victor Flores, gerente de Projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente.

O projeto Orla Nossa é encabeçado pela Prefeitura de Petrolina e envolve ainda o IF Sertão, Exército Brasileiro, Compesa e Codevasf. As ações permanecem durante o resto do ano, com a retirada das baronesas, fechamento de outras ligações de esgoto e o processo de oxigenação das águas do Velho Chico...

Governo baiano distribui mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o governador Rui Costa plantou uma muda de árvore no canteiro da nova avenida Orlando Gomes, acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Outras 100 mudas foram distribuídas pelo Governo do Estado para os baianos durante a inauguração da nova via, como parte do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'.
 
"O objetivo com o plantio dessas mudas é primeiro a arborização e o paisagismo dessa área, do canteiro da avenida, mas também a neutralização da emissão de gás carbônico. Sabemos que uma das grandes questões deste século é a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas. Essa é uma atitude simples, mas que demonstra comprometimento do Governo do Estado com essas demandas. Além disso, esse é um processo de sensibilização e educação da população com relação à preservação do planeta", explicou o secretário.
 
No total, 250 mudas foram plantadas ao longo da nova Orlando Gomes. As mudas de médio e pequeno porte são nativas da Mata Atlântica. Elas se integram às outras intervenções de paisagismo realizadas na avenida, incluindo jardins que mudam a cara da via. Além da ação em prol do meio ambiente, o dia está cheio de atividades de lazer e serviços para a população do entorno da Orlando Gomes.
 
O 'Viva Bahia, um Dia de Lazer', que começou com um passeio ciclístico, contou com uma apresentação do cantor Magary Lord, brincadeiras infantis, aulão de ginástica e diversos serviços, como orientações de saúde bucal, aferição da pressão, emissão de carteira de trabalho, CPF, identidade, além de biblioteca e informações sobre carreira profissional. As ações foram iniciadas às 8h e seguem até o fim da tarde.
..