Foram encontrados 16 registros para a palavra: NEUROCIRURGIA

Bahia se destaca em evento do G20 com avanços na Neurocirurgia

Neste sábado (16), o Rio de Janeiro foi palco de um evento internacional do G20 voltado para a neurociência, reunindo líderes e especialistas de renome mundial.

Representando a Bahia, o superintendente de Assistência Integral à Saúde, Karlos Figueredo, participou do encontro, onde apresentou os avanços que colocam o estado como referência em neurocirurgia no Brasil...

 Médico do Hospital Dom Malan em Petrolina vai participar de evento internacional de neurocirurgia na Ásia

O Hospital Dom Malan (HDM) da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, irá participar de 7 a 10 de novembro, do 17º Congresso Asiático e Australiano de Cirurgiões Neurológicos e Reunião anual da sociedade neurocirúrgica de Taiwan, que acontecerá na cidade de Kaohsiung, no sudoeste de Taiwan, na Ásia Oriental. O HDM Ismep será representado pelo médico neurocirurgião pediátrico, Ricardo Brandão. "É um evento que envolve gente do mundo todo discutindo diversos temas da neurocirurgia. Uma das áreas de interesse do evento é a neurocirurgia pediátrica, onde vou levar nossas experiências aqui do Hospital Dom Malan Ismep, que é referência na região para o atendimento às crianças, " destacou.

O Congresso Asiático e Australiano de Cirurgiões Neurológicos é um evento que das sociedades asiática e australiana de neurocirurgia, que representam 60% dos neurocirurgiões do mundo. Ricardo Brandão, que fez treinamento em neurocirurgia em Israel, já participa do Congresso desde 2022. "Eu farei duas palestras no evento, agregando valor à assistência médica ofertada pelo Hospital Dom Malan, num evento tão importante, " ressaltou o neurocirurgião pediátrico, Ricardo Brandão...

Serviços de neurocirurgia voltam a funcionar no Hospital Universitário em Petrolina

Após um longo período parado, os serviços de neurocirurgia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, voltaram a funcionar. A unidade de saúde alegou que fez várias tentativas de contratação de médicos por concurso público, mas não teve sucesso. O problema só foi resolvido com a contratação de uma empresa que está executando os serviços.

O problema da falta de médicos neurocirurgiões no Hospital Universitário começou no final de 2022. Para funcionar adequadamente, a unidade precisaria de cerca de 20 profissionais. Mas, nos últimos meses, apenas três estavam trabalhando no local...

Internos de neurocirurgia do HGRS levarão 14 trabalhos para congresso mundial da especialidade, em Houston

Os internos do serviço de neurocirurgia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, tiveram 14 trabalhos aceitos pelo Congress of Neurological Surgeons 2024, um dos maiores congressos de neurocirurgia mundial. Dois desses estudos serão apresentados na modalidade oral, durante o evento, que acontecerá no final deste mês de setembro, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.
 
Além desses trabalhos, o grupo participou, na última semana, do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, em Minas Gerais. Para a ocasião, os internos contaram com um total de 28 trabalhos aprovados, sendo 11 para apresentação oral.
 
Também neste ano, os estagiários de neurocirurgia do HGRS publicaram oito trabalhos em revistas internacionais de alto prestigio na comunidade da neurocirurgia mundial. Todas elas estão indexadas no PubMed – base de dados da National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos).
 
Para Silvio Porto Junior, interno responsável pela produção científica do estágio de neurocirurgia do Hospital Roberto Santos, é muito gratificante perceber o impacto dos artigos do grupo na comunidade cientifica. "Participamos, frequentemente, de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Nossos artigos já receberam citações e, inclusive, 'Letter to the Editor', no qual um autor publica um artigo comentando um outro artigo", acrescenta ele.
 
No ano passado, os internos de neurocirurgia do HGRS publicaram 18 artigos científicos em veículos e grandes eventos brasileiros e estrangeiros. Ainda em 2023, eles promoveram o 'Neuro HGRS', evento acadêmico com o objetivo de abordar temas neurocirúrgicos, reunindo cerca de 100 estudantes de medicina.
 
"A equipe de estagiários têm uma proatividade e interesse que são bastante fora da curva, estão sempre buscando, ativamente, crescer no meio acadêmico. Outro ponto que, com certeza, impacta positivamente nessas produções é a equipe de preceptores e residentes, que sempre estão ao nosso lado, dando ideias, revisando e aprovando os trabalhos. Sem eles, isso não seria possível", lembra Silvio.
 
Chefe do serviço e da residência de neurocirurgia do HGRS, o médico neurocirurgião Leonardo Avellar acredita que o alto volume de publicações é resultado do empenho do grupo de estágio do HGRS e, também, da quantidade e complexidade dos casos atendidos na unidade. "O Hospital Geral Roberto Santos é o maior hospital público da Bahia, referência em neurocirurgia. Com esse cenário, é muito importante que a pesquisa científica seja uma extensão da assistência ao paciente. O campo é rico para a pesquisa, mas, com toda certeza, o esforço individual e do grupo fazem toda a diferença para que sejamos referência, ainda, na produção de trabalhos científicos reconhecidos mundialmente", avalia o coordenador, que é um dos orientadores dos internos. ..

Serviços médicos de neurocirurgia são retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Os serviços médicos de neurocirurgia estão sendo retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), representando uma grande conquista para o atendimento à população da Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia – PEBA, diante da qual o HU-Univasf é unidade de referência para atendimentos de alta complexidade.

Com a recomposição da equipe de profissionais da especialidade, o HU conseguirá aprimorar as avaliações, acompanhamento médico, intervenções cirúrgicas, evoluções, prescrições, acompanhamento pré e pós-operatório dos pacientes atendidos e internados, incluindo consultas ambulatoriais. Os fluxos e as escalas de atendimento já estão sendo progressivamente integrados às operações hospitalares a partir deste mês. ..

Petrolina combina duas técnicas e realiza marco da neurocirurgia brasileira

O sucesso de uma cirurgia com a combinação das técnicas de secção do Filum Terminale e craniotomia da fossa posterior com fixação das vértebras C1-C2, transformou Petrolina, no Vale do São Francisco, em um marco da neurocirurgia brasileira.

O procedimento, complexo e inovador, foi realizado pelos renomados neurocirurgiões, Antônio Vinicius e Allan França, há um mês, no centro cirúrgico de uma unidade de saúde em Petrolina...

Marco histórico: Deputado Roberto Carlos assegurou serviço de neurocirurgia em Juazeiro

O deputado estadual Roberto Carlos, vice-líder do Governo, anunciou a conquista do tão esperado serviço de neurocirurgia após intensas negociações com a Secretária de Saúde, Roberta Santana, e representantes dos hospitais de Juazeiro.

O deputado, entusiasmado, destacou: "Graças à união de esforços e à sensibilidade da Secretária de Saúde, conseguimos assegurar o serviço de neurocirurgia em Juazeiro, atendendo a uma demanda crucial da nossa região."..

Ministério aumenta recursos e região de Juazeiro e Petrolina terá serviço de neurocirurgia

A sexta-feira foi de boas notícias para a população da região de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

A Portaria nº 2.363 do Ministério da Saúde, de 13 de dezembro, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15) destina mais R$ 26.881.304,40 ao limite financeiro dos serviços de saúde de Média e Alta Complexidade (MAC) do município de Petrolina, especificamente para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HUUnivasf), que atende à população dos dois estados...

ARTIGO - De acordo com neurocientista, alguns políticos não pensam no futuro, pois a região no cérebro relacionada à prevenção está afetada

Hoje em dia é cada vez mais evidente a importância de eleger líderes capazes de planejar e trabalhar para um futuro próspero e sustentável. A capacidade de pensar estrategicamente e tomar decisões conscientes, considerando os impactos de suas ações no longo prazo, é fundamental para garantir uma governança eficiente e que assegure a qualidade de vida das gerações futuras.

Entretanto, tem-se observado uma preocupante tendência entre alguns políticos, que parecem priorizar apenas os ganhos imediatos e individuais, negligenciando a necessidade de prevenção e planejamento para o futuro. Esta postura levanta questões sobre a capacidade de nossos líderes em tomar decisões responsáveis e voltadas para o bem-estar coletivo a longo prazo...

Ouvir música no trânsito é um risco, afirma neurocirurgião 

Quando estamos dirigindo, é comum ligar o rádio e escutar uma música. Mas também é comum a dúvida: será que isso não nos desconcentra? Escutar o rádio e dirigir  ao mesmo tempo são tarefas não executadas com igual foco pelo cérebro. 

“Na verdade, o cérebro humano não é capaz de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo, o que acontece é que ele tem a capacidade de alternar rapidamente entre diferentes tarefas”, explica o neurocirurgião Saul Almeida, diretor do Pronto-Socorro de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP...

Desafio da rasteira pode causar lesões irreversíveis, diz Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

A redação da redeGN publicou na última terça-feira 11, a reportagem Alerta: Menina morre ao cair e bater a cabeça durante "brincadeira rasteira" na escola.

Sobre o assunto circula nas redes sociais uma nota da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Os médicos alertam pais e educadores sobre o perigo da "brincadeira quebra-crânio" ou "desafio da rasteira", que viralizou nas redes sociais, nesta semana. Na terça-feira (11), vídeos em que adolescentes aplicam rasteiras uns aos outros começaram a circular na internet, o que preocupou pais e mães neste período de início de ano letivo...

Encontro sobre Neurocirurgia conta com representação da Prefeitura de Petrolina

Representando o prefeito Miguel Coelho, a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, participou da abertura da Caravana da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. O evento aconteceu no auditório da Fundação Nilo Coelho, no centro da cidade, na sexta-feira (29). O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de estudantes, residentes e profissionais da área de saúde, através do intercâmbio científico. A secretária Magnilde deu as boas-vindas aos congressistas e destacou os avanços promovidos pela atual gestão.

"Esse evento é muito importante para manutenção e crescimento da neurocirurgia na região. Petrolina é o segundo polo médico do estado de Pernambuco e tem avançado bastante no setor de saúde. Ter um evento dessa magnitude é motivo de orgulho e ratifica a importância de Petrolina nesse tipo de atendimento", destaca a secretária...

Estão abertas as inscrições para a Caravana da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

A cidade de Petrolina-PE receberá, pela primeira vez, a Caravana da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - Caravana SBN. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de estudantes, residentes e profissionais da área da saúde, através do intercâmbio científico. O Hospital Universitário é um dos apoiadores do evento.

A Caravana SBN acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório da Fundação Nilo Coelho. Mais de 20 neurocirurgiões, de diversas partes do país, ministrarão palestras em torno dos temas: Microcirurgia vascular e base de crânio e Cirurgia de coluna vertebral minimamente invasiva...

Neurocirurgião jovem petrolinese dá dicas para alunos que farão o Enem

O nome dele é Allan França Alves, 26 anos, nascido em Petrolina (PE) e com uma história nada comum para um neurocirurgião.  Filho de empreendedores, começou a se preparar para o vestibular de medicina ainda na 1ª série do ensino médio, fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não passou na primeira tentativa, e essa experiência o levou a desenvolver técnicas de estudo focadas em metas. 

"Meus pais são de Sergipe, tiveram uma origem humilde, e o conselho que sempre ouvi deles era o de estudar muito. Depois que eu fiz meu primeiro Enem e não obtive êxito, perguntei a mim mesmo o que fiz de errado, e foi neles que me espelhei para entender como fazer o certo", explicou o jovem médico que voltou à cidade natal, neste sábado (30), para ministrar uma palestra...

FUNDADOR DA SOCIEDADE BAIANA DE NEUROCIRURGIA É O MAIS NOVO CIDADÃO BAIANO

"Se minhas raízes são mineiras, a minha mente e coração são e sempre serão baianos. É com muito orgulho que recebo esta homenagem do povo da minha terra", declarou o neurocirurgião Márcio César de Mello Brandão, que foi condecorado, nesta sexta-feira (01), com o Título de Cidadão, recebido pelas mãos da deputada estadual Maria del Carmen (PT), proponente da homenagem. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a presença dos familiares e amigos do médico
 
"Doutor Márcio é extremamente merecedor da honraria oferecida por esta Casa legislativa, por seu trabalho, atuação e contribuição para o desenvolvimento dos estudos em neurologia e neurocirurgia no estado da Bahia, além de ser um defensor feroz da cultura baiana", justificou Del Carmen.

Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Márcio Brandão, que vive há 35 anos na Bahia, chefia o Serviço de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Roberto Santos – onde a única residência médica em Neurocirurgia da Bahia – é membro fundador da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade de Neurocirurgia da Bahia, titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Ele também é fundador da Academia de Letras e Artes do Salvador e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
 
Para a diretora de Emergência do Hospital Roberto Santos, Ana Carolina Gouveia, o Márcio Brandão é um exemplo profissionalismo e humanidade. "Ele ganha o título mas, nós que ganhamos o presente por tê-lo em nosso convívio. Desejo muitos mais anos de convivência para que possamos aprender mais com este excelente profissional, sobretudo sobre o que é ser humano", disse.
 
Participaram da sessão o deputado Federal Nelson Pelegrino; o subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Adil Duarte Filho; o presidente da Fundação Baiana de Neurologia, Antônio Andrade; o representante do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), o médico Iderval Tenório; o diretor do Hospital Geral de Camaçari, José Walter Júnior; o presidente da Academia Baiana de Letras e Artes de Salvador, Luiz Cláudio Guimarães; o diretor-médico do Hospital Geral do Estado, Jorge Matheus e o empresário Manoel Antas Fraga. ..

HU-Univasf recebe visita do presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) recebeu, na última sexta-feira (24), o presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Flavio Leitão Filho que vem fazendo uma série de visitas pelas maiores unidades neurocirúrgicas do Nordeste. O objetivo das visitas é ter um diagnóstico de como estão os neurocirurgiões da região, entender suas realidades e necessidades.

O presidente da Sociedade ressaltou a posição de destaque que os profissionais de Petrolina tem na área da neurocirurgia. “Em termos de qualificação Petrolina está muito bem representada, aqui tem pessoas de expressão nacional. Profissionais que desenvolvem trabalhos na neurocirurgia que não deixa a desejar a nenhuma cidade do país, isso, obviamente, nos orgulha muito como nordestinos. ”, afirmou...