Foram encontrados 7 registros para a palavra: Inmetro

Inmetro alerta sobre importância do selo de conformidade de brinquedos

O diretor substituto de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Leonardo Rocha, alertou sobre a necessidade de atenção na hora da compra de presentes, principalmente brinquedos, para o Dia das Crianças. Em entrevista nesta quinta-feira (7) à Agência Brasil, Rocha disse que a principal recomendação é verificar, no ato da compra, a presença do Selo de Conformidade do Inmetro.

“A presença desse selo significa que o produto passou por um processo de avaliação e demonstrou cumprir com os requisitos de segurança”, afirmou Rocha, ao lembrar que a avaliação é feita pelo Inmetro, pelos organismos de certificação e laboratórios de ensaio uma vez por ano nas fábricas e que a responsabilidade pela manutenção da conformidade recai, portanto, sobre o próprio fabricante...

Inmetro, Ibametro e Governo da Bahia renovam convênio para garantir a aplicação da Política Nacional de Metrologia Legal no Estado

Nesta terça, dia 12/11, aconteceu a assinatura do termo aditivo ao Convênio entre o Inmetro, Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Governo da Bahia, representados respectivamente pela Presidente Angela Flores, o Diretor-Geral Randerson Leal e o Vice-Governador do Estado e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joao Leão. A cerimônia ocorreu no gabinete do Secretário da SDE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A renovação do convênio, pelo período até novembro de 2020, confirma o Ibametro como o órgão responsável pelo cumprimento da Política Nacional de Metrologia Legal no âmbito do Estado da Bahia, atuando como órgão regulador de mercado com objetivo de proporcionar relações comerciais justas entre o setor produtivo e consumidores. "Agradeço imensamente ao governador Rui Costa pelo apoio à nossa gestão e à renovação desse convênio, tão importante para o fortalecimento sócio-econômico do nosso Estado", destacou o Diretor-Geral do Ibametro, Randerson Leal...

ibametro representa a Região Nordeste em ação que visa convênio entre os órgãos delegados e o Inmetro

Os Órgãos Delegados do Inmetro finalizaram na última quinta (15/08), encontro com a cúpula do Instituto Federal, encabeçada pela presidente do Inmetro, Ângela Flores. O evento teve como objetivo principal discutir três tópicos principais: A finalização do convênio atual entre os entes, a ser encerrado em 30/11/2019, incluindo as pendências de repasses mensais relativos a este; a renovação do  convênio quadrienal, a ser iniciado em 01/12/2019 e o orçamento para o período dos próximos 04 anos do novo convênio que vai até novembro de 2023.

Participaram ainda do encontro o procurador do Inmetro, Daniel Oliveira, o coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro (RBMLQ-I), Márcio Paiva, e demais diretores do autarquia federal. O debate foi acalorado, em função da defesa dos representantes dos Órgãos Delegados por manter e ampliar as atividades, em prol da defesa do consumidor e da regulação de mercado justa em seus estados. ..

Inmetro reage contra transferência para Ciência e Tecnologia

A possível transferência do Inmetro para o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ser comandado pelo ex-astronauta Marcos Pontes, já causa insatisfação em setores da autarquia. Servidores consideram as atividades da agência executiva muito mais ligadas à superpasta da Economia, que será criada no novo governo e será comandada por Paulo Guedes.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, fica hoje no Mdic (Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços), que será integrado à pasta de Economia no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Entre as competências do Inmetro estão a regulamentação e a certificação de segurança de produtos, a execução de políticas de metrologia e a verificação de normas técnicas e legais relativas a unidades de medida e a instrumentos de medição...

Dia das Crianças: evite acidentes dando brinquedo com o selo do Inmetro

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, faz um alerta para os pais e responsáveis na hora da compra do presente para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro: seja nacional ou importado, brinquedos para crianças de até 14 anos devem conter o Selo de Identificação da Conformidade do INMETRO.

O selo, que contém ainda a marca do organismo acreditado responsável pela certificação, é a evidência de que o produto passou por testes diversos, quando são avaliados os principais itens de segurança, como:..

INMETRO CONCEDE MENÇÃO HONROSA AO IBAMETRO PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2017

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) recebeu do Inmetro a Menção Honrosa pelo conjunto do trabalho desenvolvido ao longo de 2017. O reconhecimento foi feito durante a Reunião Plenária Nacional do Instituto Federal com a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ-I), finalizada hoje à tarde, em Natal (RN). O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, recebeu a honraria das mãos do presidente do Inmetro, Carlos Azevedo e do Coordenador da Rede, Pedro Paulo de Carvalho Neto.

Órgão delegado do Inmetro na Bahia, o Ibametro é o responsável pela aplicação da política nacional metrológica no Estado. Ao mesmo tempo, o Instituto é uma autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), atuando para o fortalecimento da economia baiana por meio da sua missão de regulação de mercado e favorecimento de relações de consumo mais justas e seguras. A Menção Honrosa é atribuída aos resultados globais do órgão, na busca pela qualidade dos serviços prestados à população baiana. A Autarquia estadual conseguiu a plena execução do programado no Plano de Trabalho pactuado com o Inmetro para 2017...

UPAE/IMIP de Petrolina segue orientação do Inmetro e adere ao uso das lâmpadas de LED

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) fechou o mês de junho com 80% da meta da troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED alcançada. A boa notícia chegou no dia que começou a valer a proibição da venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W, que não atendam aos níveis de eficiência energética determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a supervisora operacional, Fabíola dos Santos, apesar da unidade de saúde nunca ter utilizado as lâmpadas incandescentes, é importante chamar a atenção da população para o cumprimento do cronograma estabelecido pelo governo na Portaria Interministerial Nº 1.007, de 2010, que fixou os índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização desse tipo de lâmpada. A substituição no Brasil está sendo feita de forma gradativa desde 2014...