Foram encontrados 36 registros para a palavra: Glaucoma

Mutirão de Glaucoma oferece 500 consultas gratuitas para pessoas acima de 40 anos em Petrolina

No dia 25 de maio, a partir das 7h30m, vai ser realizado o 4º Mutirão do Glaucoma, em uma clínica particular do River Shopping, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

Serão atendidos gratuitamente 500 pacientes acima de 40 anos, portadores de glaucoma, com histórico familiar ou com suspeita da doença em avaliações prévias...

Prefeitura de Sobradinho em parceria com o Governo do Estado segue realizando Mutirão do Glaucoma

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou no último domingo (28), no Centro Municipal de Saúde, atendimentos para pacientes diagnosticados com glaucoma no município. 

Todos os 67 pacientes foram acompanhados, avaliados e passaram por consultas médicas, além de receberam gratuitamente aplicação do colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos...

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção

Entre os dias 7 e 15 de dezembro, quem for aos cinemas de 125 cidades do Brasil assistirá a filme de 29 segundos com alerta sobre os riscos do glaucoma, causa mais comum da cegueira irreversível no mundo.

A campanha da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) quer mostrar a importância dos exames preventivos com oftalmologista.   ..

Projeto Glaucoma, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, vai atender cerca de 250 pacientes

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), em parceria com o Núcleo Regional Norte de Saúde (NRS - Sesab-BA) iniciou nesta terça-feira (14) junto à Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, no Juá Garden Shopping, o atendimento  de 250 pacientes cadastrados no município para tratamento de glaucoma.

Os atendimentos serão realizados por etapa...

Programa Glaucoma beneficia centenas de pessoas das 10 cidades da região Norte da Bahia

O Governo do Estado da Bahia, através do Núcleo Regional Norte de Saúde, está promovendo o Programa Glaucoma para atender os 10 municípios: Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Uauá, Canudos, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes.

Durante todo o mês de outubro, mais de 700 pacientes, foram atendidos pelo programa executado através da Filial da Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, com mais de duas décadas de serviço prestado a região sendo referência em oftalmologia...

Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Governo do Estado, realiza o Mutirão de Glaucoma

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado realizou na última quinta-feira (28), atendimentos para pacientes diagnosticados com glaucoma no município. Os atendimentos foram realizados nas quadras Poliesportivas Francisco das Chagas Nery.

Todos os 78 pacientes foram passaram por consultas médicas e, após a verificação da pressão intraocular, os que apresentaram alguma anormalidade receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos...

Secretaria Estadual da Bahia credencia Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco para atendimento de Glaucoma.

Na manhã de hoje, dia 03 de agosto de 2023, em uma reunião realizada no Núcleo Regional de Saúde - Norte em Juazeiro, estiveram presentes gestores municipais de saúde, membros do conselho municipal, o Presidente da Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, Julio Lossio Filho, e o Dr. Pedro Alcântara, Coordenador Regional de Saúde do Norte da Bahia. Durante o encontro, foi formalizada a contratação de serviços especializados em saúde na área de Oftalmologia, com foco no tratamento do Glaucoma. Esse serviço visa atender as cidades que fazem parte da região de saúde, incluindo Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaça, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

A Fundação tem uma presença de mais de 20 anos no Vale do São Francisco, sendo reconhecida como uma instituição de referência em oftalmologia no interior do Norte e Nordeste...

Especialistas do HU-Univasf e Rede Ebserh alertam para importância do diagnóstico e tratamento de glaucoma

O 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, uma doença que não apresenta sintoma e causa cegueira irreversível, mas que pode ser prevenida por meio de exames e tratada a tempo se for diagnosticada por um especialista.

Por isso, é tão importante ter uma data para conscientizar sobre este problema que atinge 900 mil pessoas por ano em todo o Brasil, de acordo com oftalmologistas que atuam nos hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). ..

Glaucoma: crenças populares e falta de informação afetam pacientes

Dentre os vários mitos relacionados ao glaucoma, alguns causam confusão e podem adiar o início do tratamento ou até mesmo afastar o paciente dos cuidados com a doença, tida como a principal causa evitável de cegueira no mundo.

O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em razão do Dia Nacional de Prevenção ao Glaucoma, lembrado nesta sexta-feira (26). ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece sobre a entrega do Kit Glaucoma

A entrega de colírios para os pacientes que têm glaucoma e que estavam cadastrados para fazerem a retirada dos medicamentos está suspensa a partir deste mês de abril na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). O motivo foi a rescisão do contrato entre a empresa que fornecia o kit oftalmológico com o Governo do Estado da Bahia, responsável pela oferta da medicação para o tratamento do glaucoma.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade, a informação já vem sendo repassada aos pacientes que buscam a Sesau para a entrega do kit. "Quando fomos realizar a retirada dos colírios do mês de março, recebemos apenas parte dos kits e a informação do distrato entre a antiga empresa que fornecia a medicação ao Governo do Estado da Bahia. Estamos no aguardo da contratação do estado com a nova empresa que irá fornecer o medicamento", destacou Lorena Andrade. A Sesau realiza apenas a entrega dos medicamentos aos pacientes...

Pacientes que solicitaram 'Kit Glaucoma' podem buscá-lo na Secretaria de Saúde de Juazeiro

Cerca de 160 pacientes que solicitaram o kit da medicação do Programa Glaucoma já podem buscá-lo na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). As medicações são entregues pela Prefeitura de Juazeiro, através da Sesau, a pacientes com glaucoma, doença do nervo óptico causada, principalmente, pela elevação da pressão dentro dos olhos, o que compromete a visão do paciente.

Os kits compostos por colírios são entregues no 1º andar da Sesau, das 8h às 13h. É preciso levar RG e Cartão SUS do paciente. No caso do kit ser recebido por terceiro, é necessário que esta pessoa apresente o documento RG e Cartão SUS do paciente...

Kit para glaucoma: Pacientes que recebem medicação em Juazeiro devem fazer o pedido na Secretaria de Saúde

Mais de 700 pacientes que recebem da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), o kit de medicação para glaucoma devem fazer o pedido com antecedência à Sesau. Até então, os pedidos eram feitos de forma automática com os cadastrados no Programa Glaucoma. Porém, como alguns beneficiários não faziam a retirada da medicação da Unidade Básica de Saúde (UBS), ela acabava sendo perdida. 

O objetivo dessa mudança é evitar desperdício do material. O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico com perda de campo visual. Para fazer o pedido, o paciente cadastrado no programa deve comparecer à Sesau cerca de 30 dias antes do kit que ele já está em posse finalizar. É preciso levar o RG e o Cartão SUS do paciente...

Consultas regulares ao médico podem afastar risco de glaucoma

O presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Augusto Paranhos Jr., disse hoje (26), Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que é preciso estar atento à doença que, no estágio inicial, não apresenta sintomas. “Se o paciente esperar ter sintoma para fazer o diagnóstico, a probabilidade de ele ficar cego é muito grande”. O médico alertou que é preciso visitar o oftalmologista mesmo sem queixa, lembrando que há doenças que são silenciosas, como essa.

Em entrevista à Agência Brasil, Paranhos Jr. explicou que existe um nervo que faz conexão do olho com o cérebro. “Toda imagem que chega ao fundo do olho, que é luz, é processada e se transforma em impulso elétrico que passa pelos neurônios desse nervo e faz conexão com o cérebro. O glaucoma é a morte da célula que faz a conexão do olho com o cérebro”. De acordo com o especialista, essa célula não se regenera e, quando morre, isso ocorre sem causar inflamação, ou seja, não causa dor. Por isso, a pessoa não percebe...

Prefeitura de Juazeiro começou a entrega da medicação a pacientes com glaucoma

A Prefeitura de Juazeiro recebeu os kits de medicação para pacientes com glaucoma, uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico com perda de campo visual.

A Secretaria de Saúde (Sesau) agenda as consultas e os pacientes são encaminhados ao Instituto de Olhos do Vale do São Francisco para acompanhamento médico.  Por conta da pandemia, as consultas e exames não estão acontecendo, mas a medicação está garantida...

Prefeitura atende 450 pessoas em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado sábado (26), a Prefeitura de Petrolina promoveu um grande mutirão que garantiu atendimento a centenas de petrolinenses. O evento aconteceu em parceria com o Instituto de Olhos do Vale do São Francisco (Iovasf),onde cerca de 450 pessoas foram atendidas durante a manhã.

Por se tratar de uma doença que não apresenta sintomas nas fases iniciais, o acompanhamento oftalmológico é fundamental. Causado principalmente pelo aumento da "pressão no olho", como é popularmente conhecido, o glaucoma não tem cura, mas tem tratamento. Ciente de que a doença é um caso de saúde pública, a Secretaria de Saúde de Petrolina contemplou pacientes com mais de 40 anos que já possuíam o diagnóstico da doença, bem como, pessoas com suspeita de glaucoma ou histórico familiar do agravo. ..

Prefeitura de Andorinha vai realizar mais um mutirão para prevenção e tratamento do glaucoma

 

O mutirão de glaucoma em Andorinha vai acontecer no dia sete de dezembro, a partir das seis e meia da manhã, no Posto de Saúde da Família (PSF) da Rua do Tanque. Fique atento para os documentos necessário: Cartão do SUS, Identidade, CPF e comprovante de residência.

Quem ainda não foi atendido nos mutirões anteriores, o mutirão de dezembro fará adesão de novos pacientes, seguindo os seguintes critérios: ter mais de 40 anos, ser hipertenso, diabético ou ter histórico familiar...

JUazeiro: Mais de 3000 medicamentos são entregues durante o mutirão de glaucoma

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou um balanço de atendimentos efetuados aos pacientes com glaucoma, durante o mutirão que aconteceu entre os dias 20 e 22 deste mês. Na ocasião, 800 usuários foram consultados e mais de 3000 medicamentos foram entregues.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, este foi o segundo mutirão de atendimentos realizado durante a gestão de Paulo Bomfim. “O prefeito está comprometido em priorizar a saúde. Ainda temos mais dois mutirões previstos para acontecer este ano”, afirma...

Começa mutirão de atendimentos aos pacientes com glaucoma

Nesta terça-feira (20) iniciou o segundo mutirão de atendimentos para pacientes com glaucoma. Na ocasião, os usuários já cadastrados na Secretaria de Saúde de Juazeiro fizeram consultas de acompanhamento e receberam colírios para três meses de tratamento. O mutirão segue até esta quinta-feira (22), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alagadiço, das 08h às 17h.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, lembra que para ser atendido, o usuário deve apresentar a cópia original e a xérox do cartão SUS, de um comprovante de residência e do documento de identidade. “No primeiro mutirão da gestão de Paulo Bomfim, aconteceram mais de 600 atendimentos e foram distribuídos mais de 2700 colírios. Nossa expectativa é atender cerca de mil pessoas até o fim do mutirão”, revela.

O glaucoma é uma doença ocular, cuja principal causa é o aumento da pressão dentro do olho. A patologia tem uma evolução lenta, mas pode levar a cegueira. Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser tratado e deve ser acompanhado, para que a visão não seja comprometida.

A aposentada Maria de Lurdes Barbosa (78) conta que começou a fazer o tratamento de glaucoma há 22 anos. “Já é o 6º mutirão que venho, sempre recebo tudo direitinho para os três meses”, elogia. Já o assistente administrativo, Josivaldo da Silva (56), destaca a importância de ser acompanhado pelo oftalmologista. “Sempre que venho ao mutirão, o médico checa a pressão dos olhos, para saber se está tudo normal”, conta.

O mutirão de atendimentos ao paciente com glaucoma é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e também recebe os usuários da microrregião que já são cadastrados, abrangendo pacientes dos municípios: Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Remanso, Canudos, Casa Nova, Santo Sé, Uauá, Curaçá e Pilão Arcado. ..

Sesau realiza 2º mutirão de atendimentos para pessoas com glaucoma

O segundo mutirão de atendimentos para pessoas com glaucoma deste ano, será realizado de 20 a 22 de junho. Na ocasião, serão atendidos os pacientes cadastrados e que já estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. O mutirão será realizado na Unidade Básica de Saúde do Alagadiço, das 08h às 17h.

Para ser atendido, o usuário deve apresentar a cópia original e a xérox do cartão SUS, de um comprovante de residência e do documento de Identidade. Além de fazer o acompanhamento médico, cada paciente recebe três colírios, referentes a mais três meses de tratamento...

Cerca de 300 usuários foram atendidos no primeiro dia do mutirão de glaucoma em Juazeiro

Começou nesta segunda-feira (27), o mutirão de atendimentos para pacientes com glaucomas que já são cadastrados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. Na ocasião, aproximadamente 300 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) realizaram consultas de acompanhamento com oftalmologista e receberam colírios para três meses de uso. A ação segue até o dia 29 de março, sempre a partir das 7h, na Clínica São Lucas, localizada na Av. São João, no bairro Piranga.

Para realizar a consulta, o usuário deve apresentar a cópia original e a xérox do documento de Identidade (RG), comprovante de residência e do Cartão SUS – Sistema Único de Saúde. O secretário de Saúde, Plínio Amorim, lembra que este é o primeiro mutirão de glaucoma realizado pela atual gestão. "Na semana passada, fomos parceiros do Governo do Estado na realização da triagem do Mutirão de Cirurgias. Esta semana, já lançamos o mutirão de glaucoma. O prefeito Paulo Bomfim assumiu o compromisso de priorizar a saúde de Juazeiro. Estamos confiantes que a nossa população terá a qualidade que tanto merece nos serviços de saúde", destaca...