Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Governo do Estado, realiza o Mutirão de Glaucoma

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado realizou na última quinta-feira (28), atendimentos para pacientes diagnosticados com glaucoma no município. Os atendimentos foram realizados nas quadras Poliesportivas Francisco das Chagas Nery.

Todos os 78 pacientes foram passaram por consultas médicas e, após a verificação da pressão intraocular, os que apresentaram alguma anormalidade receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos.

A Secretária de Saúde, Josefa Moreira Cruz, destacou o empenho do Prefeito Cleivynho Sampaio, juntamente com o Governo do Estado, na prevenção e tratamento do glaucoma.

"Esse mutirão atendeu 78 pessoas, e isso representa um importante passo no cuidado com a saúde ocular dos habitantes de Sobradinho, demonstrando o compromisso do prefeito em garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população. Esta ação será continuada e ampliada para que possamos beneficiar muito mais pessoas. O compromisso do prefeito Cleivynho Sampaio, juntamente com a SESAB, reflete o cuidado que tanto a nossa gestão quanto o governo estadual tem com a nossa gente. Quero parabenizar a nossa competente equipe de saúde que vem buscando sempre atender bem as pessoas da nossa comunidade. A realização da entrega dos colírios e os exames laboratoriais, são indispensáveis para o tratamento. A ação também garante maior comodidade aos pacientes de nosso município, pois evita que eles saiam da nossa cidade para fazer os exames. Asseguramos que o tratamento não sofrerá descontinuidade. Portanto, essa parceria entre a Prefeitura de Sobradinho e o Governo do Estado reforça o compromisso conjunto de combater o glaucoma e suas potenciais consequências para a visão dos cidadãos," destacou a secretária.

Glaucoma-O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente.

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.

 

Ascom/PMS