Foram encontrados 10 registros para a palavra: Ditadura militar

 "Secos e molhados": o disco que deu o golpe na ditadura militar 

Há 50 anos, o Secos e Molhados desabrochou uma rosa radioativa na paisagem musical do Brasil. Sonora, aquela flor irradiou melodias lisérgicas que tomaram conta de todo o país. 

A “antirrosa atômica”, do poema “Rosa de Hiroshima”, escrito por Vinicius de Moraes em 1946, se tornou uma canção do primeiro disco da banda, que desferiu um golpe sorrateiro, mas não menos contundente, na ditadura militar...

Ato na sexta (26) homenageia o Padre Henrique, assassinado durante a ditadura militar

Por ocasião da passagem do 54º ano do assassinato do Padre Henrique (1940-69), diversas organizações sociais se juntaram para realizar um tributo a sua em memória, na Praça do Parnamirim, local onde existe um busto em sua homenagem desde 2016.

O padre foi vítima do regime de 1964, que perseguiu e assassinou trabalhadores e trabalhadoras, além de religiosos, estudantes e todos aqueles que lutavam por liberdade e contra o autoritarismo...

Ditadura militar, democracia e os impactos do autoritarismo na Educação Brasileira é tema da Semana da Anistia Contra a Censura e pela Cultura

Ditadura militar, anistia, democracia e os impactos do autoritarismo na Educação Brasileira. Este é o tema da Semana da Anistia Contra a Censura e pela Cultura que aconteCE nesta quarta  (01), no canal do instagram do DCE @dceunivasf, às 19hs.

A live faz parte da 10º Semana da Anistia. O professor doutor Télio Nobre que foi eleitor Reitor da Univasf e não assumiu cargo devido a intervenção no campus. Emanuel Andrade, professor doutor da Uneb e professor doutor José Eduardo são os debatedores da live...

Inscrições abertas para minicurso de fomento a criações artísticas que atualizam a Ditadura Militar

Estão abertas até o dia 19 de fevereiro as inscrições para o minicurso online "Criações artísticas para não esquecer os corpos desaparecidos do Golpe de 1964", que pretende evidenciar a possibilidade que as produções artísticas têm de expressar temas sociais dolorosos e traumáticos da história brasileira, como a tortura, a morte e o desaparecimento forçado de opositores à Ditadura Militar.

O projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc em Pernambuco e disponibiliza 20 vagas para qualquer pessoa interessada na temática. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em https://forms.gle/r3ejoS3nAEzHWSfY8. ..

TVE exibe série que investiga crimes da ditadura militar no Brasil 

A série "Investigadores da História" estreia nesta quarta-feira (5), na TVE, e reconstitui crimes ocorridos durante o período da ditadura militar no Brasil, incluindo tortura, mortes e ocultação de cadáveres. Com 13 episódios, a produção será exibida às 19h. 

A produção investiga a fundo as mortes de pessoas como Vladimir Herzog, Carlos Marighella, Carlos Lamarca, Stuart Angel e Juscelino Kubitscheck pelos peritos, que usam em suas investigações a ciência, a tecnologia e a intuição para revirar os fatos históricos e diferenciar o que é verdade e o que é mentira. ..

Deputado Eduardo Bolsonaro: reação à “radicalização” da esquerda pode ser por AI-5, o retorno da ditadura militar

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, evocou publicamente, pela segunda vez em uma semana, uma possível volta da ditadura militar no Brasil. Em entrevista ao programa da jornalista Leda Nagle, publicada nesta quinta-feira (31), Eduardo defendeu que se houver “radicalização da esquerda” semelhante às manifestações do Chile, “a resposta pode ser via um novo AI-5”.

“Alguma resposta vai ter que ser dada. Porque é uma guerra assimétrica, não é uma guerra em que você está vendo o seu inimigo do outro lado e você tem que aniquilá-lo como acontece nas guerras militares. É um inimigo interno, de difícil identificação aqui no país. Espero que não chegue a esse ponto, né, mas a gente de que estar atento”, sustentou...

Espetáculo ‘Entre Nós’ mistura arte e história da ditadura militar, em Juazeiro

Em comemoração aos 45 anos de carreira, o ator e diretor teatral, Hertz Félix, protagoniza em Juazeiro (BA) o espetáculo ‘Entre Nós’, sob a direção do juazeirense Marcos Velasch. A montagem, que tem no elenco Joyce Guirra, Mikael Andrade e Elder Ferrari, sobe ao palco do Centro de Cultura João Gilberto no dia 14 de abril, às 20h.

Na trama criada pelo dramaturgo Aloísio Villar, um renomado escritor se instala no litoral do Rio de Janeiro, no auge do Golpe de 64, para escrever seu oitavo livro. É lá que conhece um jovem poeta filho de militar. A relação entre os dois gera conflitos envolvendo a esposa do escritor e o pai do rapaz, o que pode comprometer a vida dos personagens...

JUAZEIRO: AME-O OU DEIXE-O! PRONUNCIAMENTO DE VEREADOR LEMBRA OS TEMPOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro nesta segunda-feira, dia 18, o parlamentar Florêncio Galdino (PDT) fez severas críticas a segmentos da imprensa local que divulgaram dados do Firjan de 2016 colocando a cidade entre as dez piores para se viver no Estado da Bahia. “Não estão satisfeitos com o atual momento de Juazeiro, mudem para Petrolina” expressou o edil da tribuna.

O pronunciamento repercutiu nas redes sociais e alguns internautas chegaram a lembrar a frase: Brasil, ame-o ou deixe-o que foi propagada durante o governo Emílio Garrastazu Médici (1969/1974), que foi o período mais violento da ditadura militar no país. Veja a íntegra do pronunciamento de Florêncio Galdino:..

Cepe lança nesta quarta-feira (29) livros que contam a história da ditadura militar com repercussão internacional

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará nesta terça-feira 29, às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, dois livros que ajudam a compreender melhor, tanto através dos textos quanto das imagens, alguns episódios que abalaram o cenário político do país durante a ditadura militar, com grande repercussão na esfera internacional.

Escrito pelo jornalista e mestrando em Antropologia Luiz Felipe Campos, que dedicou cinco anos à pesquisa que resultou no livro, O Massacre da Granja São Bento coloca luz sobre uma das mais brutais e nebulosas chacinas praticadas contra militantes de esquerda durante o regime militar, da qual praticamente só se conhecia as versões oficiais. O fato, que teve repercussão internacional, aconteceu em 1973 em Pernambuco, mais precisamente, em Abreu e Lima...

Artigo: MARÇO 1964/MARÇO 2017 - A VOLTA DITADURA MILITAR E AS REDES SOCIAIS

Faz 53 anos do início da ditadura militar que se instalou no nosso país e perdurou por duas décadas. Dia 26 de março (domingo) observou-se grupos defendendo o que eles chamam de intervenção militar.

Anda circulando nas redes sociais uma mensagem que aborda a suposta situação de dificuldades financeiras em que ficaram ex-presidentes militares e seus familiares cuja intenção é clara em enaltecer o regime ditatorial e seus Mitos atuais...