Nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, data em que se comemora o Dia do Médico, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vai homenagear 90 médicos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, destinado àqueles que neste ano completam 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. A homenagem acontecerá durante sessão plenária solene pública no Salão de Eventos do CIMATEC (Av. Orlando Gomes, 1.845, Piatã), às 19h.
Durante a cerimônia, o Cremeb entregará o Diploma Honorífico ao conselheiro Jecé Freitas Brandão. A honraria, que, de acordo com o Regimento Interno da instituição, deve ser proposta por 50 médicos regularmente inscritos, é um reconhecimento pela sua história de vida. Dr. Jecé dedicou boa parte do seu exercício profissional como membro do Conselho, onde atua desde 1993. Durante esses 26 anos de cuidado e zelo pelo trabalho médico, ele já ocupou cargos relevantes dentro da instituição, tais como tesoureiro (1993-1998) e presidente (2001-2006).
Além disso, Dr. Jecé representou a Bahia no Conselho Federal de Medicina (CFM) por dois mandatos consecutivos (2009-2014 e 2014-2019), onde foi eleito para ocupar a 2ª vice-presidência, deixando o cargo no dia 1º de outubro deste ano. Conhecido pelo seu caráter conciliador, o homenageado conseguiu, na presidência do Cremeb, aglutinar as entidades médicas baianas, sendo precursor no movimento para a criação do Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemba), constituído pelo Cremeb, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Sindicatos dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed)...