Foram encontrados 5 registros para a palavra: Bacia do Velho Chico

CBHSF promove webinário: O mexilhão-dourado Limnoperna fortunei (Bivalvia: Mytilidae) na Bacia do Rio São Francisco

Nesta segunda-feira, dia 24, às 17h, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promove o webinário O mexilhão-dourado Limnoperna fortunei (Bivalvia: Mytilidae) na Bacia do Rio São Francisco.

 Essa espécie invasora, que vem se alastrando na bacia do Velho Chico, além de ameaçar populações de outras espécies, prejudicando o equilíbrio da fauna e da flora aquáticas, também prejudica instalações de sistemas de captação de água e de geração de energia hidrelétrica...

CBHSF participa de reunião sobre os impactos da Usina Hidrelétrica Formoso na bacia do Velho Chico

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, e o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, participaram de uma videoconferência, com a consultoria Consominas, contratada para elaborar uma avaliação preliminar dos impactos ambientais em decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) Formoso, na calha do Velho Chico, na região de Pirapora (MG).

O objetivo da reunião foi alinhar os resultados apresentados pela Consominas com o Pacto das Águas, estudos que serão divulgados por meio de publicações do CBHSF em breve...

PREVISÃO DE CHUVA PARA A BACIA DO VELHO CHICO SÓ EM NOVEMBRO PREOCUPA O DEPUTADO ZÓ

No Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (18) o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) externou enorme preocupação com a crise hídrica no Rio São Francisco, especial com a previsão de um registro maior de chuvas na bacia somente a partir do próximo mês de novembro.

“Para sair agora desse momento crítico só resta uma alternativa: rezar. Pedir a Deus que mande chuva. Porque qualquer ação que você venha fazer neste momento, não vai repercutir agora. Nós nos juntamos aos colegas Odacy Amorim e Lucas Ramos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aos colegas das diversas assembleias nos Estados do Nordeste e ao lado dos parlamentares federais da região estamos desenvolvendo uma força tarefa no sentido de pressionar o governo federal a liberar mais recursos para revitalização do rio. Os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata já conseguiram emendas num total de R$ 900 milhões, mas a gente sabe que esta verba é insuficiente para esta demanda” expressou Zó...

Comitê aprova o Plano Decenal da Bacia do Velho Chico

Os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira (15.09), o novo Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que tem vigência de dez anos (2016-2025), prevendo ações em benefício do Velho Chico. O documento foi votado durante a programação da XXX Plenária Ordinária da entidade, que vem acontecendo no Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG)."Todos os membros estão de parabéns. Foram 18 meses de muito trabalho. Esse Plano será decisivo para o futuro do nosso Velho Chico", disse José Maciel Oliveira, secretário do CBHSF.

Atendendo a uma necessidade prioritária do próprio comitê federal, o estudo aponta seis eixos de atuação para o aperfeiçoamento da gestão hídrica da bacia, na tentativa de garantir o uso sustentável das águas e do meio ambiente. Essas diretrizes priorizam áreas mais críticas do rio, que envolvem questões relacionadas à qualidade e quantidade da água, sustentabilidade hídrica no semiárido, biodiversidade e requalificação ambiental, entre outras...

População do Salitre faz contribuições ao Plano de Bacia do Velho Chico

A população da cidade de Jacobina e de municípios da região do rio Salitre, na Bahia, participaram na última semana, 2 de março, da Consulta Pública que deu seguimento ao processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.  Aberto a todos os interessados, o evento, que foi realizado em Jacobina, contou com a presença de mais de cem pessoas, entre vereadores, estudantes, agricultores e gestores de órgãos públicos, que fizeram importantes contribuições ao novo Plano, a vigorar no decênio 2016 – 2025.

Após a apresentação do "Plano de Metas, Ações e Investimentos", elaborado pela Nemus Consultoria, representada na ocasião pelo biólogo Mateus Giffoni e o engenheiro sanitarista e ambiental Emiliano Santiago,  o público fez questão de levantar os principais problemas ambientais que atingem a região do Salitre, importante afluente do Velho Chico na Bahia. ..