Foram encontrados 5 registros para a palavra: Arara-azul-de-lear

UNEB participa do Censo da Arara-azul-de-lear

O Grupo de Pesquisa Antropologia, Corpo e Ambiente (ACA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), liderado pelo Professor doutor Elizeu Pinheiro da Cruz (DCH I e VI da UNEB-Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental), está participando do Censo da Arara-azul-de-lear, ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Também participam discentes dos cursos de Ciências Biológicas (Campus VI - Caetité), Ciências Contábeis (Campus I - Salvador) e Turismo e Hotelaria (Campus I - Salvador), mestrandos e doutorando do Programa de Pós-gradualção em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (Campi de Juazeiro e Paulo Afonso), da UNEB. Além da UNEB,  IBAMA, INEMA-Ba e voluntários. ..

Choque fatal: a ameaça da rede elétrica para a arara-azul-de-lear

Em média três araras morrem todo mês vítimas de choques elétricos em postes que atravessam sua área de ocorrência, restrita ao sertão baiano.
A reportagem, autoria de Claudia Gaigher Jornalista ambiental especializada na cobertura dos biomas brasileiros e fotos de Thiago Filadelfo, publicada no site O Eco Jornalismo Ambiental, destaca uma triste realidade: Choque fatal: a ameaça da rede elétrica para a arara-azul-de-lear

Confira:..

Conselhos de Biologia debatem Complexo Eólico de Canudos e a conservação da arara-azul-de-lear

A  arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie exclusivamente encontrada na Caatinga. Os dois principais dormitórios das araras-azuis-de-lear ficam localizados nos municípios de Jeremoabo e Canudos.

E é justamente nesse último que está prevista a instalação de um parque eólico que ameaça a conservação da espécie. Esse assunto será discutido pelo Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) e Conselho Regional de Biologia da 8ª Região (CRBio-08), que promoverão uma live no dia 26 (quinta-feira), às 19h30, com transmissão ao vivo no canal do YouTube dos dois conselhos...

Bahia: Ativista cria abaixo-assinado contra obra de complexo eólico perto de habitat de arara-azul-de-lear em Canudos

A ativista da causa animal, Náthaly Marcon, de 18 anos, criou um abaixo-assinado contra a obra de um complexo eólico próximo ao habitat da arara-azul-de-lear, em Canudos, na caatinga baiana. Ela é estudante de auxiliar veterinário e teve conhecimento da construção durante uma pesquisa na internet.

"Assim que vi que um complexo eólico seria construído em Canudos, próximo ao habitat da arara-azul-de-lear, comecei a pesquisar mais sobre o assunto e vi que pode afetar muito a habitação dessas aves", explica a ativista. "Elas são animais que sentem, pensam e a gente tem um desejo de cuidar dos animais da nossa fauna", relata...

Arara-azul-de-lear resgatada pelo Cemafauna é encaminhada a criadouro científico indicado pelo Cemave

No início desse mês, uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga foi solicitada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para realizar resgate de um indivíduo da espécie arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) em Euclides da Cunha, Bahia.

A ave foi avistada numa área aberta de Euclides da Cunha sem conseguir voar. O Cemave foi acionado pela população local; o animal foi resgatado e levado até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde passou por exames clínicos e visualizou-se um aumento de volume da articulação na asa direita, no entanto, sem ferimentos. No dia 10, a arara foi encaminhada ao criadouro científico Fazenda Cachoeira (uma instituição indicada pelo Cemave), responsável pela conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de reintroduzi-las à natureza.  ..