Foram encontrados 25124 registros para a palavra: NTE

Intercâmbio técnico sobre caprinovinocultura é realizado na comunidade de Cipó, distrito de Juremal

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, e equipe técnica participaram nesta segunda-feira (19), na comunidade de Cipó, distrito de Juremal de treinamento e boas práticas voltadas para os caprinovinocultores da associação de Lagoa do Boi (Juazeiro) e de Tanque Novo (Casa Nova).

A ação que é uma iniciativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com a ADEAP, teve como objetivo apresentar atividades de sucesso de produção de forragem e fabricação de queijo de cabra, para servir de modelo para as comunidades convidadas. “Estamos vivenciando experiências de sucesso que servirão de modelos para as comunidades que estão participando desse intercâmbio. A secretaria é parceira dessa ação, através do suporte técnico e das ações implantadas e já encaminhadas na zona rural do município”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix...

Senado aprova decreto e autoriza intervenção federal no Rio

O Congresso aprovou na noite desta terça-feira (20) o decreto que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Depois de a Câmara dar o aval, foi a vez de o Senado chancelar a medida por 55 votos a favor, 13 contra e uma abstenção. Por se tratar de um decreto presidencial, a intervenção já está em vigência desde sexta-feira, quando a medida foi assinada pelo presidente Michel Temer. Coube aos parlamentares apenas dizer se aceitavam ou não a decisão, sem ter o direito de fazer modificações no mérito da proposta. A medida terá validade até 31 de dezembro. Enquanto estiver em vigor, o general Walter Braga Netto, do Comando Militar do Leste, será o interventor no Estado e terá o comando dos aparelhos de segurança do Rio, como as Polícias Civil e Militar. Relator do decreto no Senado, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), aliado do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), afirmou que o governo não pode deixar faltar recursos para as ações que serão colocadas em prática no Estado. Segundo Lopes, o Palácio do Planalto "tem que apresentar o mais rápido possível" o plano de trabalho e a previsão de gastos da intervenção no Rio. "Não dá para começar uma operação dessa magnitude e no meio dizer que não alcançamos o que queríamos por falta de recurso", disse.

Até agora, o governo não divulgou quanto a medida vai custar. Caberá a Braga Netto apresentar nos próximos dias um planejamento detalhado das medidas. Assim como na Câmara, a maioria dos senadores da base votou a favor da medida. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou o governo, mas votou a favor do decreto. "A intervenção é decorativa e expõe as Forças Armadas, mas é inevitável", disse. Encaminharam voto contrário ao texto PT, PSB, PCdoB e Rede. "Esse é um governo paspalhão e essa intervenção é uma intervenção tabajara. Se der errado, nós vamos recorrer a quem? Ao Vaticano?", questionou o líder da minoria no Senado, Humberto Costa (PT-PE)...

PONTE COM RACHADURAS EM BAIRRO DE PETROLINA

O comunitário Léo Vinicius está ameaçando interditar a ponte que daá acesso ao bairro Vale Grande Rio, em Petrolina, cujas rachaduras estão ameaçando a integridade física dos moradores. “Nós estamos desesperados com a situação da ponte do bairro Vale Grande Rio, entrada para Ouro Preto. Vai cair a qualquer momento” disse Léo Vinicius.

Veja o vídeo:

..

Comerciantes de Petrolina denunciam que obras da duplicação da avenida 7 de setembro estão paralisadas

O Corredor que liga mais de dez bairros de Petrolina, a Avenida Sete de Setembro começou a receber obras de duplicação em Janeiro. Comerciantes denunciam que as obras estão paralisadas e "desejam uma explicação das autoridades, pois, a demora representa prejuizos visto que quanto mais rápido a obra foi concluída melhor para o setor do comercio e melhoria do trânsito". Há denúncias também que são constantes os congestionamentos no local. De acordo com os comerciantes isto traz prejuízos e por isto o prazo da conclusão da obra deve ser mantido.

A avenida terá a construção de duas novas faixas para a passagem dos veículos, melhorando a mobilidade do trânsito numa área estratégica da cidade. A duplicação tem investimento de quase R$ 7 milhões e a proposta é que a obra deve ser concluída em cinco meses. O corredor é um eixo estratégico para conexão na entrada e saída de Petrolina, além de dar acesso a mais de dez bairros como José e Maria, Areia Branca, Dom Malan, Centro, Caminho do Sol, Vila Eulália, Jardim Maravilha e Gercino Coelho...

Bandidos agem silenciosamente dentro do Shopping e Caixa Econômica em Petrolina

O jornalista e professor Emanuel Andrade, usou a rede social para denunciar a insegurança e assaltos que vem ocorrendo em Petrolina. Segundo Emanuel, "um crime recente contra uma mulher, (a técnica em enfermagem pede para não revelar o nome com medo, já que está também fazendo delicado tratamento de saúde), foi assaltada por dois bandidos dentro da área da Caixa Econômica, onde funcionam todos os terminais, abordaram a vítima na conversa usando termos técnicos de que estariam ajudando-a como correntista do banco, a atualizar seus dados".

Na verdade, os criminosos trocaram o cartão dela. E sacaram todo dinheiro. Uma colega que acompanhava a mulher percebeu, já tarde, o golpe, mas foi obrigada a se calar quando um dos bandidos mostrou a arma. A vitima procurou a gerência do banco que mandou um dos funcionários atendê-la e, que por sua vez, ignorou o fato alegando que a área dos terminais são de "responsabilidade" do River Shopping. A polícia de Petrolina já está com as imagens do assalto. O carro que os assaltantes usaram era de Fortaleza, Ceará...

SEDUC CONTESTA INFORMAÇÕES DE PROFESSORA QUE PEDIU EXONERAÇÃO

Ontem (19) o blog postou mensagem da professora municipal Quércia de Oliveira Cruz, lotada na comunidade de Angico, zona rural, que pediu a sua exoneração, por não ter atendido um dos seus pedidos de licença para realizar capacitação profissional, mesmo com liminar favorável da justiça. Em resposta, o setor jurídico da Secretaria de Educação e Juventude encaminhou a seguinte nota:

O setor jurídico da Secretaria de Educação e Juventude esclarece que a servidora Quércia de Oliveira Cruz omitiu, por desconhecimento ou não, que a liminar deferida no processo em trâmite na Vara da Fazenda Pública, foi objeto de recurso interposto pela Procuradoria Geral do Município, que conseguiu suspender os efeitos dessa decisão no tocante a concessão de licença remunerada para capacitação profissional, conforme abaixo transcrito:..

Quase sete mil estudantes do Programa Nova Semente retornaram às aulas em Petrolina

O primeiro dia de aula para os alunos do programa de Primeira Infância Nova Semente aconteceu nesta segunda-feira (19), em Petrolina. Todas as 78 unidades iniciaram suas atividades recepcionando as quase sete mil crianças que terão atendimento integral e gratuito.

Para acompanhar a volta à rotina, a secretária interina de Educação, Larissa Soeiro, visitou várias unidades na sede e no interior. O momento foi uma oportunidade de acolher as crianças e conhecer o dia a dia das unidades escolares, bem como o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos. “Esse contato é fundamental, pois permite uma maior integração. Estamos trabalhando, sob orientação do prefeito Miguel Coelho, para que nossa educação tenha um padrão excelente de qualidade e cuidar da primeira infância é uma das prioridades”, destacou. ..

Encontro de Agricultores Familiares da Terceira Idade acontece em Juazeiro

A valorização dos saberes populares e orientações sobre a saúde do idoso integraram o Encontro de Agricultores Familiares da Terceira Idade, realizado no último sábado (17), na comunidade de Mandacaru, distrito de Juazeiro-BA. O evento promovido pela Escola Nacional de Formação (ENFOC) da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), reuniu mais de 50 idosos no distrito.

A formação foi animada por diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), que participaram os cursos da ENFOC, José Alves Duarte (Didi da Massaroca) e Regina Lúcia Vieira (Lucinha). Os dirigentes sindicais discutiram os principais pontos do Estatuto do Idoso, questões voltadas para saúde e prevenção na terceira idade e promoveram um momento de lazer, com a realização de atividades laborais, utilizando a metodologia participativa. "Estamos levando esses encontros aos idosos, como uma forma de valorizar a melhor idade e orientá-los quanto a prevenção de doenças", destacou Didi...

Dirigentes de Bahia e Vitória na mesma canoa furada: um nega o óbvio e outro fala em fim do campeonato

A confusão generalizada no Barradão, no domingo (18), continua rendendo notícias e manchetes na imprensa nacional e até fora do País, colocando o futebol baiano em situação constrangedora, dentro e fora dos gramados. As declarações após o incidente, em algumas situações, beiraram o ridículo e faltou o óbvio: um pedido de desculpas ao torcedor.

Os dirigentes do Vitória caíram na tentação de tentar negar que ouve ordem superior para forçar um cartão amarelo que encerraria a partida, quando todas as evidencias, inclusive a leitura labial do treinador Mancini e a postura do elenco após esse comunicado, são bastante esclarecedoras. Por fim o presidente Ricardo David declarou que a decisão de provocar a expulsão e encerrar a partida foi do jovem jogador Bruno Bispo, um dos mais jovens da equipe. Não faltaram críticas na imprensa nacional a essa declaração...

Controle interno é tema de seminário promovido pela UPB

Com apoio da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado da Bahia, o evento acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro

Estruturação e fortalecimento das controladorias internas municipais é o principal tema do Seminário de Controle Interno, que acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 8h às 17h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). A entidade é parceira da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado da Bahia na realização do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da UPB (www.upb.org.br) até dia 19...

Petrolina: Vara da Infância e Juventude firma parceria para o programa "Ampliando Medidas, ampliando horizontes"

Nesta segunda (19), o Juiz de Direito da Vara Regional da Infância e Juventude assinou termo de parceria com representantes de entidades da rede cultural e esportiva da cidade. A finalidade é fornecer vagas para jovens atendidos pela unidade judiciária para que possam ter qualificação profissional ou participação em atividades esportivas e culturais.

Participaram do encontro os representantes da Escolinha Millenium de Futebol e Escolinha de Futebol SINDSEMP, da Escolinha de Balé do CEMAM e da Associação das Mulheres Rendeiras. O programa avalia o interesse e perfil de crianças e adolescentes para adequabilidade ao Programa, inserindo nas atividades mais compatíveis...

Deputado Targino Machado diz que intervenção militar mais parece ato orquestrado por autoridades políticas falidas

O deputado estadual Targino Machado (PPS), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) desta segunda-feira (19), discursou sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro e a violência na Bahia. O parlamentar, que nos últimos meses tem demonstrado reiteradas vezes sua indignação com o descaso do governador Rui Costa com a segurança pública da Bahia e apontado baixos investimentos na área, cobrou medidas que precisam ser adotadas pelo governador para que "não se fale em intervenção militar para nosso Estado."

"O que ocorreu no Rio de Janeiro, na última semana, não deve ser chamado de intervenção militar, pois foi algo negociado entre as duas esferas de governo. Então isso não é intervenção. A intervenção militar do Rio de Janeiro mais parece um ato orquestrado por autoridades políticas falidas, do ponto de vista da popularidade, com o objetivo de espalhar sobre eles, "os agentes idealizadores dessa intervenção", uma onda de aprovação, de respaldo popular. É como se quisessem inverter a pauta política adversa a eles, ao governador do Rio e ao presidente da República. A intervenção militar pode ser entendida como uma medida punitiva para a bandidagem do Rio de Janeiro, mas medida punitiva não pode ser compreendida como medida transformadora de segurança pública e nem de valores. Precisamos da adoção de medidas sócio-econômicas-educativas transformadoras de conceitos e da vida do povo brasileiro. Precisamos também de investimentos em inteligência e em medidas eficientes e eficazes para coibir a onda de violência instalada no Rio de Janeiro, na Bahia e em outras unidades da República Federativa Brasileira. Tenho, nos últimos meses, transformado o meu mandato em monotemático, dedicando-me ao tema da violência na Bahia, mas que não se fale em intervenção militar para a nossa Bahia. Existem medidas a serem adotadas pelo governador. A demora de Rui Costa em adotá-las tem causado mortes e sofrimento aos baianos, ao ponto de se ouvir nas ruas as vozes da direita fazendo apologia de intervenção militar na Bahia", finalizou Targino...

Dupla que tatuou testa de adolescente é condenada em SP

A história de dois homens que tatuaram "Eu sou ladrão e vacilão" na testa de um adolescente que havia roubado uma bicicleta ganhou mais um capítulo. A dupla, presa desde 9 de junho de 2017, foi condenada pelos crimes de lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal, não podendo responder em liberdade. 
 
Segundo o G1, um dos autores da tatuagem, Maycon Wesey Carvalho dos Reis, 28 anos, recebeu pena de três anos de reclusão em regime inicial semiaberto pelo crime de lesão corporal gravíssima e de quatro meses e 15 dias de detenção em regime inicial semiaberto pelo crime de constrangimento ilegal.

Já Ronildo Moreira de Araújo, 30, pagará a pena de três anos e seis meses de reclusão em regime inicial fechado lo crime de lesão corporal gravíssima e de cinco meses e sete dias de detenção em regime inicial semiaberto pelo crime de constrangimento ilegal...

Luto: Repercute morte de criança durante parto na maternidade municipal de Juazeiro; família solicita providências

Centenas de internautas iniciaram esta semana solicitando providências a Prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Saúde, referente as denúncias e acusação de negligência na hora do parto realizado na Maternidade Municipal de Juazeiro. 

Na sexta-feira (16), uma mulher perdeu o bebê após ter que esperar mais de 24 horas por parto na maternidade municipal de Juazeiro. O corpo da criança foi enterrado no cemitério central da cidade, no último sábado (17). Segundo familiares, a bebê Ana Liz morreu ainda na barriga da mãe, Luíza Evandra Silva de Brito, de 18 anos. De acordo com as avós, Elizabete Barbosa da Silva e Benedita Almeida da Silva, a jovem não teve problemas durante a gravidez...

Prefeitura de Petrolina multa empresa por construir antena sem licença ambiental

Empresa já havia sido autuada por erguer o equipamento na Orla I no final de janeiro 

Uma empresa de telecomunicações da região foi multada, pela segunda vez, em menos de um mês, por não possuir autorização ambiental para colocar uma antena de rádio base. Desta vez, a penalidade aplicada, no dia 09 de fevereiro, foi de R$ 50 mil por reincidência. O empreendimento tem até esta sexta-feira (23) para recorrer. ..

Pacientes reclamam da demora do atendimento no HGU, em Petrolina

A longa espera por atendimento médico, frequente na rede pública de saúde, também afeta usuários de planos de saúde da rede particular em Petrolina. Pacientes do HGU enviaram fotos e denunciaram a demora do atendimento no hospital nesta segunda-feira (19).

Segundo denúncias, eles "esperam mais de duas horas e trinta minutos para serem atendidos". Revoltados houve um principio de discussão na sala de espera do hospital...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES

Policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, neste sábado (17), às 15h20, na Rua Alan Kardec, em Senhor do Bonfim.

A guarnição, em ronda, avistou um homem passando um embrulho para outro. Após revista, foi encontrada com um dos suspeitos a quantia de R$ 111,65 e com o outro uma sacola contendo 28 pedras de crack, prontas para a venda...

Representantes do MEC estão em Juazeiro para avaliar Faculdade de Medicina na cidade

Na manhã desta segunda-feira, 19, o Prefeito Paulo Bomfim acompanhado da Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, demais membros do governo e responsáveis pela Faculdade Estácio recepcionaram, no gabinete do chefe do executivo, os avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Esta visita representa a última etapa para autorização do funcionamento do curso de medicina na cidade.

“É um momento de alegria, estamos recebendo hoje a visita do MEC. A Faculdade Estácio de Sá está pronta em Juazeiro e com essa visita esperamos a autorização para, de fato e de direito, possibilitar e liberar a faculdade para seu livre funcionamento e em breve estarmos com novos médicos não só da região Norte, como de todo o Brasil atendendo e contribuindo para a saúde de nossa cidade e nossa região”, expressou o Prefeito Paulo Bomfim...

UNINASSAU promove evento sobre Educação na Contemporaneidade

A UNINASSAU Petrolina promove o I Café Pedagógico: um diálogo sobre os desafios e possibilidades da Educação na Contemporaneidade. O evento acontece no dia 24 de fevereiro, às 9h, na unidade localizada na Avenida Coronel Clementino Coelho, 714, bairro Atrás da Banca. 

Durante o encontro temas como preconceito, bullyng e dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar serão abordados pela psicopedagoga da Instituição, Eliete Maia, e a Master Coach, Daniele Defaveri. ..

Bolsonaro opina sobre intervenção no Rio: 'remendo'

Líder nas intenções de voto para as eleições presidenciais em cenários sem Lula, o ex-capitão do Exército e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) usou as suas redes sociais para opinar sobre a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. E atirou para todos os lados. De acordo com o parlamentar, que garante apoiar a intervenção federal que repassou a segurança no Estado às Forças Armadas por meio de decreto presidencial, é preciso dar retaguarda jurídica aos agentes, garantindo que nenhum dele será investigado por atitudes cometidas durante o período de intervenção.

"O que falta ao nosso policial militar, civil, federal, agente penitenciário, da Polícia Rodoviária Federal, e passando pelos integrantes das Forças Armadas para cumprir a sua missão é retaguarda jurídica, o excludente de ilicitude em operação. [É] uma garantia que lá na frente não será submetido a uma auditoria militar ou a um tribunal do júri. Só tratando essa questão a partir disso podemos discutir segurança no Rio de Janeiro e no Brasil", opinou. ..