Foram encontrados 2103 registros para a palavra: artigo

ARTIGO – PROCURA-SE UM MÁRTIR...!

A intrigante situação política em que o Brasil se envolveu nos últimos tempos, motivada, principalmente, pela derrocada do projeto político de um partido que não soube administrar de forma competente as suas conquistas, e abandonou as principais e inspiradoras lideranças numa troca inconsequente pelo culto ao personalismo de um líder que não foi fiel ao seu discurso e se deixou levar pelo fascínio que o poder oferece, terminou por implantar no seio da sociedade brasileira um crescente sentimento de desprezo pela classe política. Essa tendência foi se consolidando, progressivamente, influenciada pelo despertar de uma triste vocação voltada para tirar vantagens dos cargos públicos através do enriquecimento ilícito por parte de políticos, servidores e empresários inescrupulosos, comportamento que rouba a credibilidade e que sepulta as esperanças do cidadão por um Brasil de trabalho e crescimento honrado perante o mundo.

É difícil para qualquer analista emitir avaliações sobre uma liderança que surgiu das praças e dos movimentos reivindicatórios sindicais, fato bastante relevante, para galgar gradualmente as diversas etapas do crescimento político, ao ponto de ser consagrado pelo voto popular para o maior cargo executivo nacional, que foi a Presidência da República! Os simpatizantes mais radicais do atual sistema político dominante, optam por dirigir a pecha de direitistas, “coxinhas” ou outras coisas mais, a quantos se oponham a tudo isso que se pretende apelidar de esquerda brasileira, num flagrante desrespeito ao livre exercício do direito democrático de manifestação de cada um. Pode surpreender ao leitor, mas num instante de débil encantamento me juntei aos que cantavam o hino “Lulalá”, durante a sua campanha em 1989, época em que fui simpatizante do seu “discurso” e até votei nele...! Pode parecer incrível, mas é a pura verdade...

ARTIGO - SEJA ÚTIL AO MUNDO COM JUSTIÇA SOCIAL, SEM PRECISAR DIZER QUE É SOCIALISTA!

É importante defender: os direitos sociais; a solidariedade; o interesse público; o sistema de educação pública, da pré-escola ao ensino superior, acessível a todos; às manifestações culturais populares; o valor moral; a ética; a verdade; o bom caráter; a fidelidade; o respeito; os princ&ia cute;pios que norteiam aos serviços públicos (organização, legalidade, publicidade, transparência, controle, responsabilidade, acompanhamento); a urbanização dos espaços públicos; o sistema de saúde pública que satisfaça a todas as demandas da população, a coletividade (...) - o exercício pleno da cidadania!

É formidável combater: a injustiça; ao fisiologismo; à guerra; ao egoísmo; a mentira; ao personalismo; a falsidade; ao clientelismo; a corrupção, principalmente acompanhada do peculato; a fome/miséria - Mesmo que a defesa direta do bem represente o combate indireto ao mal/mau. A guerra por exemplo é ofensiva, exageradamente, à nação vítima dela, mas, favorece economicamente aos interessados por ela...

O DIA DA MARMOTA CHEGOU (Artigo de ERRY JUSTO)

O Dia da Marmota (Groundhog Day) é uma festa tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro. Segundo a tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota: se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo; se, pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas. E o que isso tem haver com o cenário político atual? Muita coisa. Afinal de contas as agências de notícias estão esperando a "marmota" de nome Luciano Huck finalmente sair da toca para que o inverno de suas incertezas venha rapidamente terminar! E olha que há sinais que apontam para essa saidinha depois do Carnaval. De que maneira? Veja só:

No início dessa semana o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu "aconselhar" o apresentador da rede Globo Luciano Huck a se candidatar a Presidência da República nesse ano, e, resolveram bater um "papinho" sobre o assunto num jantar promovido por FHC em sua casa. Naquele jantar FHC soltou a pérola dizendo que Huck tem todo o "estilo de um peessedebista!" Porém a REDE GLOBO já avisou a Luciano Huck que se ele se candidatar sua mulher também terá que sair do ar. Isso a meu ver é o grande complicador nessa decisão de Huck até porque se trata de Angélica ter que forçosamente renunciar sua carreira. Ou seja, ela vira uma primeira dama (o que eu acho bem improvável) ou ela terá que vergonhosamente recomeçar trabalhando numa emissora de TV menor. Na verdade o que mais me surpreende é que a maioria dos jornalistas que como eu se especializam em política está ainda com o pé atrás acreditando que essa história de Luciano Huck se candidatar não passa de uma "cortina de fumaça" para se desviar o foco do eleitor em relação a dança das cadeiras dos presidenciáveis. Entretanto eu respeito a posição de meus colegas, porém não compactuo com essa mesma opinião. Por que eu digo isso? Simplesmente porque ROBERTO FREIRE, presidente do PPS está afirmando com todas as letras que está seguro de que Huck é pré-candidato e que possivelmente vai disputar esse pleito por seu partido. Mas agora eu deixo uma pergunta no ar: em que a candidatura de Luciano Huck pode prejudicar a corrida de JAIR BOLSONARO à presidência? Eu mesmo respondo que numa simples coisa isso pode sim atrapalhar. Vejamos:..

ARTIGO - A TAXA DE COLETA DO LIXO

Por Flávio Luiz Ribeiro – Engenheiro Civil

Tenho acompanhado com muita atenção toda a polêmica e discussão sobre a legalidade ou não da cobrança da taxa de coleta do lixo em Juazeiro, e acho pertinente esclarecer o assunto...

ARTIGO – O DESPREZO NUM SORRISO IRÔNICO

O tema é delicado e a imponência do cargo tem uma dimensão tão especial que, obviamente, até mesmo inibe a quem escreve em tecer qualquer comentário sobre o desempenho jurídico de Ministros com a envergadura dos integrantes dos Tribunais Superiores. Mas, independentemente do respeito que o cargo impõe a todos, encontramos na Constituição Federal de 1988 a permissão que nos autoriza a exercer o direito do livre pensamento, no seu Art. 5º, que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; [...] é livre a manifestação do pensamento...”. Com base nisso, sinto-me à vontade para tratar de um assunto amplamente noticiado, inclusive com a imagem que ilustra este Artigo.

Assim, observados os cuidados com os excessos e a intolerância diante da respeitabilidade de que se reveste o cargo, é impossível, contudo, ficar alheio à revolta do cidadão comum com certas posições pessoais jurídicas ou, às vezes, não tão jurídicas, de alguns julgadores da nossa mais alta Corte! Uma atitude se tornou comum em restaurantes, aeroportos e durante os voos aéreos, das pessoas hostilizarem políticos ou Ministros de Estado, como forma de extrapolarem a sua revolta ou protesto pela conduta irregular e nem sempre muito ética por parte da maioria no desempenho de suas funções. Era inimaginável pensar que algum Ministro do nosso Superior Tribunal Federal algum dia pudesse ser alvo de igual manifestação, ou estar sendo impedido de circular livremente em seu próprio país, e até mesmo no exterior!..

Artigo - Envelhecer ou morrer mais cedo?

Ninguém pode negar que as pessoas estão vivendo mais, significa dizer que à população está envelhecendo. De fato a expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos. É bom a nossa sociedade se acostumar, daqui a alguns anos com um público de idosos. Ainda bem que temos leis de proteção a essa classe tão desprezada. Em outras épocas, não existia nem uma medida de segurança e cuidado, sofriam às duras penas, sem inclusão social e forte discriminação. À lei do estatuto do idoso vem em boa hora para fazer valer os direitos e prioridades dos indivíduos mais vulneráveis nas relações sociais.

É ledo engano que as pessoas de cabelos brancos nada têm a contribuir ou somar. Lembrem- se que um dia também foi um bebê, angelical e indefeso. Como crianças, agiam como tal, corriam, gritavam, pulavam e se divertiam alegremente sem se preocuparem com o dia a dia. Também gozaram as fases da adolescência, até serem adultos. Poucos tiveram a oportunidade de estudar, outros, nunca foram à escola.  Aprenderam desde cedo o ofício da enxada, do serviço duro, com sol quente no rosto, numa rotina massacrante e exaustiva da roça...

ARTIGO - IDEOLOGIA? TODO MUNDO TEM UMA PRA VIVER!... QUER QUEIRA, QUER NÃO!

Por definição científica, duas ideologias antagônicas no mundo: Capitalismo/Imperialismo X Socialismo/Comunismo – imperialismo é a fase “suprema” do capitalismo e Comunismo é o nível superior do Socialismo – Capitalista é quem detém os meios de produção, o capital, A busca pelo dinheiro, muitas vezes, estimula à amoral. O Socialismo começa, embrionariamente, na sociedade primitiva, até surgir à apropriação de grande quantidade de terra e outros tipos de bens - diante do incômodo imposto pelas formas de exploração do homem pelo homem, surge às reações pessoais e de grupo contrário a determinados comportamentos questionáveis, do “dono de engenho” e o chefe da “Casa Grande”, como exemplos históricos – de modo que a inteligência humana levou a se pensar em outro formato de organização social, sem exploração humana aética.

A ciência permitiu que no desenvolvimento social se observe à divisão de classe no meio da população, em especial, na cultura Capitalista – inclusive aqui no Brasil se usa os termos: classes “Burguesa” e “Trabalhadora”; classe “A, B e C”; “classe alta, Média e baixa” – essas termologias são aplicadas por meios de comunicação e nas organizações populares, assim como o Movimento Sindical. Representantes da ideologia Capitalista não costumam falar de público em divisão de c lasse, e incentivam os trabalhadores a achar que não existe divisão de classe social!... Há quem defina a divisão de classe social por percentual; 5% a 15% de “ricos”, a depender de como se defina “ser rico”; 85% a 95% de pessoas da classe trabalhadora, baseado na força do trabalho!..

ARTIGO – "VAMOS ACABAR COM A IMPUNIDADE" (Lula-1989)

Nesse momento de intensa ebulição da vida nacional, muito se reclama de que tudo de ruim que vem acontecendo decorre do fato de existir uma visível predominância do império da impunidade que beneficia os bandidos do “colarinho branco”, convicção com a qual também compartilho. Em filas de Bancos, Loterias, Supermercados, e nas conhecidas e agradáveis rodinhas de aposentados nas praças das cidades, o papo mais frequente que se ouve, principalmente dos mais radicais, é o sentimento reivindicatório exigindo um tratamento de choque para restabelecimento da ordem institucional perdida, e redirecionar o país nos caminhos do respeito, da honestidade e da prosperidade.

Para que esse anseio da população seja atendido, diria que não há necessidade nem espaço para se pensar no indesejável regime de força ou de exceção como pregam muitos, quando o que mais se tem neste país são Leis. O próprio sistema democrático oferece os mecanismos para preservar a integridade das instituições, desde que se queira usá-los. O que vem se tornando evidente é a falta de coragem, determinação e independência por parte de alguns magistrados, em aplicá-las na hora certa. Em meio às dúvidas e incertezas dominantes, de repente o Poder Judiciário Nacional, através do julgamento do recurso pelo TRF-4, em Porto Alegre, resgata no horizonte uma leve perspectiva de confiança de que nem tudo está perdido...

Artigo: Perturbação do sossego. E agora, o que fazer?

*Ulisses Augusto Bittencourt Dalcól

Pense bem, você tem ou já teve problema com barulho em sua vizinhança? Seja maquinário de uma empresa, seja um animal de estimação que não para de latir ou um vizinho que adora uma festa, mas não se importa com outros...

NÃO EXISTEM ALMOÇOS GRÁTIS (Artigo de Erry Justo)

Como jornalista, eu tive o privilégio de ter aprendido a ouvir de forma técnica e fria as pessoas quando demonstram suas ideias ou opiniões, mesmo que estas sejam em minha convicção uma baita asneira. Quem convive comigo sabe que eu entro mudo e saio calado quando sou convidado a assistir alguns debates de cunho social ou político. Digo isso porque durante esses quase 13 anos que o PT esteve no comando de nosso país eu ouvi muitos seguidores de Lula e ativistas de esquerda falar a mesma bobagem:

"o Estado (governo) tem que ajudar o pobre..."...

ARTIGO – TEMOS VAGAS DE EMPREGO PARA: MINISTROS!

A nação brasileira vive um momento inusitado em sua história, caracterizado pelos atropelos e traumas do Governo Federal ao requisitar na sociedade nomes dignos para compor a sua equipe. O fato surpreende e parece atípico até para os mais antigos que, certamente, não se recordam de ter visto no passado tamanha dificuldade e escassez. Tem sido um vexame inominável, para não dizer vergonhoso, que o Governo faça inúmeras tentativas para preencher vagas eventuais em seus Ministérios e dos nomes indicados pelos Partidos, nos últimos tempos, poucos resistem a uma triagem da Polícia Federal ou uma consulta aos investigados da Operação Lava-Jato.

O impasse que ora se testemunha para nomear algum Ministro, conduz qualquer mortal a algumas tristes conjecturas interrogativas: a) a sociedade estaria órfã de nomes íntegros e livres de comprometimento com a sujeira que aí está? b) os nomes detentores de Ficha Limpa estariam se recusando a participar de práticas pouco ortodoxas de governança? c) para o governo o que importa, apenas, é quantos votos os Partidos lhe garantem no Congresso, e não o cadastro decente dos indicados para os cargos? O cidadão comum aprovado num concurso, e que tenha qualquer pendência com o seu nome, vai ver o que lhe acontece! Mas, quando o assunto é do interesse deles, a regra do jogo logo muda, como sempre...

ARTIGO DE MIGUEL COELHO - DISCURSO BASEADO NOS FATOS

As dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros não são mais novidade para ninguém. Exatamente em razão dessa dura realidade, os gestores públicos têm buscado novos caminhos para poder atender aos anseios da população com qualidade e dignidade. Se pararmos um pouco para observar a história de Petrolina, constataremos uma cidade que tem no seu DNA a luta incansável por superar os desafios e quebrar paradigmas. Estão aí para provar o aeroporto regional, os perímetros irrigados, a infraestrutura muito a frente com duplicações de avenidas e viadutos construídos bem antes do que se falava em desafios da mobilidade. Porém, com o passar do tempo, os desafios mudam, e aqui estamos mais uma vez na busca pioneira de ser um modelo de gestão não só para Pernambuco, mas sim para todo o Brasil. 

Petrolina tem buscado a inovação. Nossa cidade instituiu uma parceria inédita com o Banco do Nordeste que limpou o nome de centenas de famílias da zona rural, modelo inclusive que foi replicado em todas as regiões do País. Também foi buscado na união com a iniciativa privada uma nova forma de relacionamento. Seja na revitalização e manutenção das nossas praças; No cuidado com a obesidade infantil, que com apoio de uma multinacional, estamos implementando hortas e conscientização nutricional em todas as unidades de educação infantil envolvendo mais de 30 mil pessoas. ..

ARTIGO – IMIGRAÇÃO À BRASILEIRA

A todo instante somos contemplados com imagens fortes e dramáticas, que retratam o sofrimento, a dor e a morte de seres humanos (vide foto da ilustração), os quais migram das suas terras, principalmente de países africanos, fugindo da guerra, da fome e da violência praticada por ditadores em seus países de origem. São longas travessias em mares turbulentos, sem qualquer nível de segurança e em barcos precaríssimos e superlotados, os quais, geralmente, naufragam antes de chegarem ao seu destino. O desespero faz essa gente se submeter a todo tipo de exploração pelos agenciadores chamados de “coiotes”, e riscos de toda ordem, na esperança de alcançarem no outro lado do continente um pequeno lenitivo para as suas vidas. Entre 2014 e 2016 mais de 10.000 refugiados morreram afogados, enquanto cerca de 14.000 foram resgatadas de naufrágios ocorridos.

As tentativas de fuga de sírios, afegãos e africanos têm como objetivo principal os países europeus, como Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e Austrália, e os Estados Unidos da América. Louve-se o espírito de humanidade desses países, os quais receberam nos últimos anos milhões de refugiados, com destaque especial para a Alemanha que, em 18 meses, sozinha, recebeu um milhão de imigrantes. Em razão dessa política social favorável ao acolhimento, a destemida Primeira-Ministra alemã Ângela Merkel, quase não se reelege para um novo mandato, em função do crescimento dos seus opositores contrários a essa política. Impressiona saber que nos últimos seis anos, somente para o Canadá houve cerca de 550 mil pedidos de residência temporária por parte de brasileiros e já somos a quarta nacionalidade a solicitar essa permissão, atrás apenas de chineses, indianos e mexicanos!..

ARTIGO - EDUCAÇÃO

Monteiro Lobato, um dos mais conceituados escritores infantis, disse: “Um país se faz com homens e livros.” Que palavras impactantes! As nações que se envolveram na segunda guerra mundial, mais especificamente o Japão, voltou arrasado do conflito, as cidades de Nagasaki e Hiroshima foram fortemente atingidas. Hoje, nem parece que esse povo sofreu qualquer tipo de bombardeio. Houve uma evolução tecnológica e educacional incrível. Esse lugar asiático mais do que tudo prioriza a educação.

Os governantes sabem que a mola que leva ao desenvolvimento econômico e social, está numa educação de qualidade. As crianças já são direcionadas na escolha da profissão, não dão um tiro no escuro. É por isso que há um crescimento gigantesco no PIB e na economia do país. A abrangência desse crescimento é tão gigantesca, que aos olhos de outras nações o Japão já é uma ameaça em relação à Europa e aos Estados Unidos. Esse salto de qualidade deve-se, sobretudo, aos investimentos em tecnologias de ponta e ao ensino eficiente...

Artigo - 365 dias já se passaram. E agora gestores?

No dia 1º de janeiro deste ano, todos os prefeitos que tomaram posse na mesma data no ano passado acabam de completar um ano de governo. Fato. Quase que unanimidade, os discursos da maioria dos gestores nos primeiros 12 meses (365 dias) são os mesmos: "momento de arrumação da casa". Inicia-se um novo período e os discursos seguem na mesma linha; a culpa sempre é do antecessor ou, quando esse foi um aliado, são das diminuições dos repasses dos governos estadual e federal. Nem óleo de peroba dá jeito.

Paladinos da moralidade que não passam de verdadeiros "171", profissionais da enganação e da enrolação, iguais ou piores dos que cinicamente acusam; uma característica incrustada na cultura daninha aplicada em todas as regiões do país; de norte a sul, de leste a oeste, que dificulta e emperra o desenvolvimento de muitos municípios. E o pior, as ações dos locupletadores são dissimuladas por apoiadores e desavisados eleitores que corroboram para que ocorram as ilicitudes. A premissa de que 'farinha pouca, meu pirão primeiro' não se aplica quando o assunto remete à honestidade, honradez, dignidade e principalmente, politicamente falando, ao erário e gestão pública...

ARTIGO – A DIFÍCIL CONVIVÊNCIA COM A DEMOCRACIA!

Muito se fala contra as ditaduras do passado ou do presente, em qualquer parte do mundo, pela justa razão de que a sua característica é exercer o poder à base da força e da violência ou da imposição da vontade de um só ditador, sem respeito a limites ou consequências. A opressão sobre o cidadão, que lhe poda o livre direito de expressão e movimentos é algo que transcende todos os níveis de razoabilidade. Esses regimes andam na contramão e muito distante do preconizado pelo grande pensador baiano, Ruy Barbosa: “a força do direito deve superar o direito da força”.

Somente quando um país convive com essa dura realidade ditatorial, que nem sempre vem através do golpe militar direto – como aconteceu no Brasil entre 1964 e 1985 -, mas disfarçada em eleições manipuladas e grosseiramente viciadas, a exemplo do que acontece na Venezuela Chavista em favor de uma tirania que se sucede, então é que se dá importância aos incomparáveis valores representativos da liberdade e se valoriza a real democracia. Quase nunca uma regra básica é observada: o nosso direito termina, onde começa o direito do outro! Isso significa dizer que a liberdade não é infinita e sim que, também, tem de obedecer a certos limites para uma razoável convivência...

Artigo - O novo ditador de Porto Alegre e a desobediência civil

A luta política no Brasil deve se acirrar em 2018, substituindo o debate necessário de propostas para resolução da grave crise que enfrentamos pelo disparate da grosseria erística e da utilização da força propriamente dito. Com Lula absoluto nas pesquisas e a direita sem um nome que seja páreo, esta aos poucos definitivamente vem demonstrando que não vai participar do processo de forma civilizada, conforme exige a democracia.

Com a iminente possibilidade de Lula ser condenado pelo TRF-4, ainda sem provas convincentes que demonstrem de fato à maioria dos brasileiros que o quer como presidente de novo, que o mesmo de fato cometeu os crimes que lhes são atribuídos, é uma prerrogativa e um direito constitucional de todos aqueles que não concordam com isso poder protestar em Porto Alegre, desde que não se ultrapasse os limites daquilo que é permitido nas mobilizações populares, ou seja, realizar o protesto democrático, respeitando as regras constitucionais...

ARTIGO - O ROMEIRO

O romeiro é um farol sempre vigilante a dissipar a insistente escuridão que ainda teima em esconder o horizonte. Ele é todo regozijo, satisfação, entusiasmo, exultação, deleite, felicidade. No seu passo lento e concentrado está a chama ardente da esperança; no seu silêncio mais contido está o grito epifânico da vitória; no seu rosto compungido está o pulsar eufórico da alegria. Ele nunca está triste, abatido, desesperado, pois sabe que para além de todas as adversidades possíveis há algo maior a que recorrer.

O romeiro é um iluminado. Seus pés arrastam luz por onde quer que andem; suas mãos semeiam estrelas que tornam o cotidiano menos sisudo; seus olhos têm o brilho do sol em dias de verão. Tamanha é a intensidade da sua luz que por onde ela passa costuma deixar marcas indeléveis. Marcas à primeira vista insignificantes, frágeis, desprovidas de brilho, mas que acabam lançando raízes, formando bases, criando histórias. Uma cruz, uma escada de pedra, uma imagem sem cabeça podem ser o suficiente para moldar um povo, forjar uma cultura, firmar uma identidade...

ARTIGO – OS CONTRASTES ENTRE O ANTES E O DEPOIS

Esta crônica chega aos nossos estimados leitores sob o número 272, após um período de 5 anos e meio de edição semanal – no Blog Geraldo José atinge o NÚMERO 187, ou quase 4 anos -, vivenciando, nesta data da sua edição, talvez pela primeira vez, a hora da transição de ano, ou seja, de 2017 para 2018. Esse é um momento emblemático, em que as pessoas se confraternizam em abraços carinhosos e todas as emoções se revelam de forma intensa pelo sorriso ou mesmo pelas lágrimas! Cada qual tem a sua linguagem própria para expressar esse sentimento sempre revestido de um encantamento muito especial. Mesmo as mágoas, ainda que não perdoadas por algum motivo, recebem nessa hora o beneplácito do esquecimento e assim as tensões são amenizadas para dar lugar às alegrias do dia festivo.

A data de 31 de dezembro é única porque o ano não se repetirá, jamais. Nesse exato momento em que o leitor visita essa coluna, já se abriu a cortina de um novo tempo, em que as perspectivas futuras ainda se apresentam como uma incógnita para todos. No caso especial do nosso Brasil, cujas lideranças políticas nos últimos tempos declinaram na direção oposta à normalidade do interesse coletivo e do Estado, para priorizar os seus interesses pessoais, a nação passou a conviver com a expectativa de tempos nebulosos e o redesenho de toda uma trajetória histórica antes não pensada. Para completar, tem arbitrário querendo até ser absoluto, para mandar e desmandar! Que ridículo Brasil!..

Artigo - Feliz Momento Novo!

O Calendário Gregoriano é um calendário que teve a sua origem na Europa no século XV, promulgado pelo Papa Gregório XIII 1 (1502-1585), em 24 de Fevereiro do ano 1582, em substituição ao calendário Juliano, implantado pelo líder romano Júlio César em 46 a.C..

Por razões históricas, além de convenção e praticidade o calendário gregoriano foi adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações do resto do globo. Os primeiros países a adotar o calendário foram Portugal, Espanha, Itália e Polônia; e assim sucedeu-se a maioria dos países católicos europeus. Alguns povos ainda conservam outros calendários para uso religioso inclusive com cronologia diferente da adotada pela Igreja Católica Romana, que conforme proposta feita por Dionísius Exiguus (470 – 544), monge romeno, o marco inicial da cronologia cristã tem como data o ano do nascimento de Cristo...