Foram encontrados 268 registros para a palavra: UPAE/IMIP de Petrolina

Equipe da UPAE/IMIP de Petrolina passa por atualização com analistas do INSS

Profissionais do Serviço Social e do Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram essa semana de uma atualização com os analistas do INSS Orlando Matos e Patrícia Pires sobre a plataforma previdenciária "Meu INSS".

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo Instituto. "Que é um dos instrumentos mais importantes no processo da inclusão social e fortalecimento da cidadania no país, pois tem como objetivo a disseminação do conhecimento previdenciário", esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha...

Evento interativo comemora o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional na UPAE/IMIP de Petrolina

O Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional é comemorado, em todo o Brasil, em 13 de outubro. Para celebrar, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, na última semana (05), um evento interativo, que promoveu, antes de tudo, educação em saúde.

"É o segundo ano que realizamos esse tipo de programação, e o nosso objetivo principal é o de informar. Muita gente não conhece o alcance dessas profissões, ou não sabem direito com que ambas trabalham. Então, pensamos em trazer esses esclarecimentos ao nosso público", justifica a fisioterapeuta Rosimery Gonçalves...

UPAE/IMIP de Petrolina realizará comemoração do Dia da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizará, este ano, uma grande comemoração em homenagem ao Dia da Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A equipe montou uma programação vasta, que será realizada no dia 05 (sexta-feira), no próprio serviço. O momento festivo terá início às 7h30 da manhã com uma palestra sobre o tratamento fisioterapêutico na hanseníase. Em seguida, uma abordagem sobre a microfisioterapia, pilates na dor lombar e atividades como alongamento em grupo encerrando a manhã...

UPAE/IMIP de Petrolina atualiza cartão de vacina de funcionários e colaborador

O setor de epidemiologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) - em parceria com a educação permanente, engenharia de segurança e medicina do trabalho - realizou a atualização do cartão de vacina dos funcionários e colaboradores do serviço.

A ação começou no dia 27 e encerrou nesta segunda-feira (01.10), atingindo 189 profissionais da saúde. Foram oferecidas as vacinas de Hepatite B, dT (antitetânica) e a Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola)...

UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental do idoso

Neste Dia Nacional do Idoso (27.09), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) chama a atenção para um assunto pouco discutido: a saúde mental deste público. 

De acordo com dados repassados pelo Grupo Suicidologia no Vale (GSV), em recente palestra realizada no serviço, a taxa de suicídio entre idosos tem crescido bastante, principalmente acima dos 70 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a média nacional de suicídios nessa faixa etária é de 5,5 por 100 mil...

Dia Nacional do Surdo: a UPAE/IMIP de Petrolina na luta pela inclusão

O dia 26.09 é considerado o Dia Nacional do Surdo e o próprio mês de setembro como um todo é chamado de "Setembro Azul" pela comunidade surda. A iniciativa tem como objetivo fazer as pessoas pensarem sobre a necessidade de uma maior inclusão dos deficientes na sociedade e marca a luta por direitos.

A principal pauta das manifestações que acontecem no Brasil, nessa época, gira em torno da educação dos surdos e da criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras. "A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa, procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. E isso nós já fazemos na UPAE", garante a coordenadora geral, Grazziela Franklin...

UPAE/IMIP de Petrolina alerta: "Cuide bem do seu coração"

O Dia Mundial do Coração (29.09) foi criado em 2010 pela World Heart Federation (WHF). A data simbólica tem por objetivo promover a conscientização sobre problemas cardiovasculares, fatores de risco para a doença, e incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável, bem como cuidados gerais para manter a boa saúde do coração.

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas ceifadas por ano. No Brasil, no mesmo período, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sendo 30% fatal. Falta de ar, dores como aperto, queimação ou pontadas no tórax e formigamento, são alertas para procurar imediatamente um cardiologista ou serviço de saúde. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, histórico familiar e problemas na tireoide são os principais fatores de risco...

Palestras movimentam o Setembro Amarelo na UPAE/IMIP de Petrolina

Além da palestra com o Grupo Suicidologia no Vale, voltado para funcionários e colaboradores, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) conseguiu promover para os usuários um momento de reflexão e informação com a equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), assistentes sociais e setor de psicologia do serviço.

A programação tem acontecido durante todo o mês, com mobilizações semanais a respeito das formas de prevenção. "Temos feito palestras com a nossa equipe, mas ontem contamos com a participação do CVV que falou um pouco sobre o serviço por eles prestado", esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha...

UPAE/IMIP de Petrolina promove palestra com o Grupo Suicidologia no Vale


 
Com o objetivo de trabalhar o "Setembro Amarelo" com os funcionários e colaboradores, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) promoveu, na noite de terça-feira (18), uma palestra com o Grupo Suicidologia no Vale (GSV). O palestrante Silvio Guimarães, que é psicanalista e suicidólogo, levou ao público da Unidade uma forte reflexão sobre o tema "Comportamento suicida: um desafio na emergência".
 
Durante uma hora ele falou sobre o suicídio como questão de saúde pública, os aspectos que o envolve, apresentou dados, mostrou fatores predisponentes [de risco] e precipitantes [desencadeantes/gatilhos], quais os principais transtornos mentais envolvidos, fatores de proteção, sinais de alerta, manejo [o que fazer e que não fazer], a importância do acolhimento e avaliação de risco, as condutas e como agir.

 

 
"Primeiro a gente precisa diminuir os tabus que envolvem o suicídio e entender que falar sobre o assunto de forma séria e comprometida é fator de proteção. Também precisamos aprender a ouvir sem julgar, acolher e fazer os encaminhamentos certos dentro da rede sociassistencial, desburocratizando o acesso aos serviços. Acho que esse já seria um bom começo", acredita o profissional.
 
Para se ter uma ideia, cerca de 1 milhão de pessoas no mundo morrem por suicídio todo ano. No Brasil, em 2012, houve 11.821 suicídios oficialmente registrados, e isso significa 1 suicídio a cada 45 minutos. Quando os números se referem às tentativas, é ainda mais alarmante: 1 tentativa a cada 2 ou 3 segundos. O suicídio é a 4º causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil e a tentativa de suicídio é a 6º maior causa de incapacitação de pessoas entre 15 e 44 anos.
 
Por outro lado, existe um dado que merece ressalva: 75% dos tentantes dão sinais de alerta, sejam eles verbais ou comportamentais, diretos ou indiretos. "Por isso, nós enquanto seres humanos precisamos estar mais atentos e disponíveis ao outro e os serviços de saúde mais preparados para lidar com essa demanda. Muitas vidas podem ser salvas com algumas mudanças de padrão", defende.
 
"Nesse aspecto, o que fizemos na UPAE é de grande importância, pois valeu como momento de reflexão e aprendizado. Os profissionais de saúde precisam se capacitar e se sensibilizar com relação ao suicídio, assim como devem ser cuidados como forma de proteção e prevenção", ressaltou em sua fala.
 
Em nome da Unidade, a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, agradeceu: "Ficamos muito felizes com a disponibilidade do GSV, na pessoa de Silvio, que já é nosso parceiro, e desejamos que mais momentos assim aconteçam, pois, a sensibilização deve ser constante".
..

UPAE/IMIP de Petrolina adere ao Setembro Amarelo

A campanha do Setembro Amarelo, que tem o Centro de Valorização da Vida (CVV) à frente no Brasil, tem como objetivo falar sobre o suicídio sem tabu, como forma de preveni-lo. A iniciativa surgiu entre 2014 e 2015 buscando promover o diálogo sobre o assunto e envolver diversos segmentos da sociedade.

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apoia a campanha desde o primeiro ano e busca trabalhar a temática com o seu público interno, funcionários e colaboradores...

UPAE/IMIP de Petrolina parabeniza a todos os nutricionistas pelo seu dia

A data de ontem 31 de agosto é lembrada no calendário da saúde por ser o Dia do Nutricionista. A profissão foi criada com o objetivo de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. O reconhecimento à categoria aconteceu em 1967.

As principais funções do nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública. No âmbito dos serviços de saúde, a nutrição vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, a atuação da nutrição é fundamental para uma recuperação mais rápida dos pacientes, e o grande desafio neste aspecto é tornar as dietas impostas ao tratamento mais agradáveis e saborosas...

UPAE/IMIP de Petrolina ressalta o papel do psicólogo na assistência integral à saúde

Quando se fala em saúde, pensa-se logo no bem-estar físico. A saúde mental, mesmo nos tempos atuais, ainda é bastante negligenciada na sociedade brasileira. Temas como o suicídio, por exemplo, chegam a ser tabu e o assunto é, muitas vezes, evitado pela mídia. Mas, o fato é que o conceito de saúde integral foi ampliado, tendo incorporado novas formas de atenção à saúde.

Por isso, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) destaca a importância da multidisciplinaridade na assistência, com destaque para o papel do psicólogo, visto que neste dia 27 de agosto, comemora-se o marco da regulamentação da profissão, oficializado tardiamente em 2016...

UPAE/IMIP de Petrolina dá início ao projeto "Dia Saudável"

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) deu início, este mês, ao projeto "Dia Saudável", que consiste em oferecer uma vez por semana uma alimentação mais leve e nutritiva aos funcionários e colaboradores.

A ideia surgiu da gestão, preocupada em melhorar ainda mais a qualidade do serviço disponibilizado. "A alimentação oferecida pela UPAE sempre foi bastante variada e balanceada. Mas, tudo que é bom pode ser melhorado", acredita a coordenadora geral, Grazziela Franklin. ..

UPAE/IMIP de Petrolina participa de curso promovido pela SES e Conselhos Regionais de Saúde

Uma equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participou, nos dias 16 e 17, do curso "Qualificação da Atenção à Saúde Infantil: fortalecendo o cuidado à criança com deficiência em tempos de Zika Vírus", promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e os Conselhos Regionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia.

A iniciativa mostra que, com pouco mais de dois anos da mudança do padrão da microcefalia, o Estado de Pernambuco, a rede de atenção e os profissionais de saúde continuam se esforçando para reforçar e qualificar a rede de atendimento às crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ/microcefalia)...

Serviço Social trabalha o combate ao tabagismo na UPAE/IMIP de Petrolina

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está trabalhando este mês de agosto uma campanha de conscientização sobre o uso do cigarro. A ação está sendo realizada com os pacientes, funcionários e colaboradores, no sentido de mostrar que não há um consumo mínimo seguro de cigarro e que os fumantes passivos possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias, como asma e pneumonia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo e esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial...

UPAE/IMIP de Petrolina lembra cuidados com a saúde do coração e parabeniza médicos cardiologistas

É no dia 14 de Agosto que se comemora o Dia do Cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do sistema cardiovascular. A celebração da data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a boa saúde do coração.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quase 200 mil pessoas já morreram por causa de doenças cardiovasculares no Brasil, uma morte a cada 1 segundo e meio. Já as estimativas feitas pelo Ministério da Saúde avaliam que 30% das mortes no país são causadas pela doença. ..

Dia dos Pais, UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre cuidados com a saúde do homem

Próximo ao Dia dos Pais, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta os principais cuidados relacionados à saúde do homem, já que cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida.

Os homens, geralmente, costumam dar menos atenção à saúde e procuram menos os serviços. A grande maioria só procura o consultório médico por influência da mulher ou de filhos, sendo que mais da metade adia essa ida e já chega com doenças em estágio avançado...

Saúde: UPAE/IMIP lembra necessidade do controle do colesterol

Boa parte dos brasileiros tem motivo para se preocupar com o colesterol. É que 60% da população mantém um alto nível de LDL – conhecido popularmente como colesterol ruim – no sangue, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em quantidade elevada o colesterol pode se acumular e obstruir vasos, formando uma placa chamada aterosclerótica que pode reduzir ou até mesmo bloquear o fluxo de sangue para o coração, cabeça e pernas, causando infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e trombose, entre outas doenças.

O corpo humano precisa do colesterol para exercer suas funções, como a produção de alguns hormônios. O problema começa quando os níveis ultrapassam 200mg/dl para o colesterol total, 100mg/dl para o LDL e 60mg/dl para o HDL. Enquanto o ruim pode provocar o entupimento dos vasos e artérias, o bom é capaz de remover o LDL do organismo, reduzindo o risco de infarto e AVC, por exemplo. As taxas dos dois precisam estar dentro dos níveis permitidos para trazer benefícios à saúde...

UPAE/IMIP de Petrolina passará a receber alunos da Universidade de Pernambuco para estágio curricular

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), através de um convênio firmado entre a Universidade de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), passará a receber alunos de enfermagem e fisioterapia para o Estágio Supervisionado II a partir deste semestre. 

A conversação já existe há um tempo, quando alguns campos de prática foram identificados na região, sendo um deles a UPAE. "Entendemos que a Unidade oferece um espaço muito rico para o aluno, até pelo próprio perfil do serviço que oferece. Fizemos muitas visitas técnicas à Unidade com os estudantes, até que agora surgiu efetivamente a oportunidade", comemora a docente do curso de enfermagem, Gerlene Lira...

UPAE/IMIP de Petrolina realiza atividades em prol do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

A data é o símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O marco se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, e lembra as medidas legais que foram elaboradas para garantir a proteção e direitos aos trabalhadores...