O setor de epidemiologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) - em parceria com a educação permanente, engenharia de segurança e medicina do trabalho - realizou a atualização do cartão de vacina dos funcionários e colaboradores do serviço.
A ação começou no dia 27 e encerrou nesta segunda-feira (01.10), atingindo 189 profissionais da saúde. Foram oferecidas as vacinas de Hepatite B, dT (antitetânica) e a Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola).
De acordo com a Norma Regulamentadora – NR32, do Ministério do Trabalho e Emprego, a vacinação faz parte da biossegurança, devendo, inclusive, ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador. "A imunização é uma forma importante de prevenção primária e essa prática deve fazer parte da rotina de empregados e empregadores", defende a enfermeira Andreska Souza.
"A instituição e a manutenção de programas de imunização, como é feito na UPAE, não apenas reduzem substancialmente o número de profissionais suscetíveis como também protegem os próprios pacientes. Então, os benefícios são para todos", acredita a enfermeira da epidemiologia, Isadora Rodrigues.
O risco de transmissão intra-hospitalar, ou nos serviços de saúde, é sempre muito alto, por isso os profissionais expostos a riscos biológicos devem estar com a carteira de vacinação em dia. Medidas como essa podem prevenir um surto de doenças antigamente erradicadas, como o sarampo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.