Foram encontrados 135 registros para a palavra: sócio

Impactos socioeconômicos e ambientais do vazamento de óleo no mar serão discutidos em reunião no MP

O Ministério Público estadual vai promover no dia 6 de novembro, às 13h30, uma reunião pública no auditório da Instituição, em Nazaré, para discutir os impactos socioeconômicos e ambientais do vazamento de óleo para as comunidades pesqueiras e marisqueiras da Bahia.

 Na ocasião, a promotora de Justiça Lívia Santana ouvirá as demandas de representantes das comunidades e posteriormente fará os devidos encaminhamentos do que for discutido no encontro. Na semana passada, o MP instaurou procedimento para atender as reivindicações apresentadas por pescadores e marisqueiras atingidas pelo vazamento de óleo. ..

SINDILOJAS FAZ LEVANTAMENTO DE  DADOS SOCIOECONOMICOS DA REGIÃO E SUGERE A COMPANHIAS AÉREAS MAIS VOOS PARA PETROLINA

Instituições como a Infraero e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), bem como empresas de aviação civil, deverão receber pelos próximos dias um levantamento sócio econômico feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), com o objetivo de referenciar e situar as potencialidades da região no tocante a futuros investimentos. A entidade sindical pretende sensibilizar autoridades e companhias aéreas sobre a importância de operação de novos voos tendo Petrolina como ponto de chegada e partida.

O documento – composto por seis tabelas anexas – traz informações como Renda Per Capta não só de Petrolina, mas como de municípios circunvizinhos de estados como Bahia e Piaui; quantidade de empresas, empregos gerados, frota de veículos, dentre outros indicadores que são importantes e essenciais na tomada de decisões...

Pernambuco alcança equilíbrio entre número de vagas e população do sistema socioeducativo

Pernambuco entrou no rol de estados em situação de equilíbrio entre o número de vagas e a população do sistema socioeducativo. A taxa de ocupação das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) chegou, na última terça-feira (30), a 99%, com 817 vagas de internação para 809 socioeducandos.

Esse resultado foi possível graças ao esforço conjunto do Poder Executivo, do Judiciário, do Ministério Público (MPPE) e da Defensoria Pública (DPPE) estaduais, que formaram um grupo de trabalho e, desde junho, estão envolvidos em mutirões para a análise dos processos de adolescentes e jovens em conflito com a lei. As sessões, chamadas de audiências concentradas, deram celeridade à reavaliação de casos, viabilizando substituições, suspensões e extinções de medidas de internação. Outra parcela de socioeducandos permaneceu na Funase mesmo após as avaliações de relatórios...

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEEP-NORTE BAIANO REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO SÓCIO AMBIENTAL

Alunos do curso do Técnico de Administração do Centro de Educação profissional em Gestão de Negócios, IV Período - turmas A e B  – noturno,  realizaram  projetos de intervenção sócio-ambiental na orla, no ETA - Estação de tratamento de Água Residual e em diversos bairros da cidade de Juazeiro, e na localidade de Sabiá II no Salitre sob a orientação do professor Taciano Gustavo Medrado Sobrinho, tutor da disciplina Gestão de Impactos Socioambientais do CEEP.

Os projetos tiveram início há um mês e consistia na escolha por cada equipe de uma situação – problema que os alunos observassem e que envolvesse ações “antrópicas negativas” atuantes sobre o meio-ambiente.  Foram feitas visitas “in loco” dos alunos a pontos considerados vulneráveis, tais como ilha do fogo, orla fluvial de Juazeiro e a estação de tratamento de esgotos no Bairro São Geraldo, visitas a projetos e fazendas agrícolas, onde foram verificadas e identificadas agressões graves ao meio-ambiente...

Prefeitura busca medidas para melhorar atendimento na rede socioassistencial de Petrolina

Os servidores da Prefeitura de Petrolina que atuam nas áreas da assistência social, saúde e educação, participaram nesta terça-feira (28) do I Fórum Municipal de Fluxo da Rede Socioassistencial. O evento realizado no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (Igeprev) teve o objetivo de fortalecer o fluxo da rede socioassistencial do município.

A programação contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, que reforçou a importância de debater o tema. "Vamos aproveitar a presença dos representantes das secretarias de Saúde e Educação, para buscar soluções e criar estratégias que melhorem nossos serviços. Todos estamos unidos no objetivo de tornar o atendimento mais eficiente para quem precisa", afirmou...

Artigo - O problema é o 'sócio-histórico'

As manifestações populares sempre foram os principais 'termômetros' para avaliar as conjunturas. Geralmente, com raras exceções, as presenças organizadas de populações nas ruas, por exemplo, é uma das principais formas de apresentar o descontentamento ou a desaprovação a determinadas ações impostas a um coletivo.

O povo na rua é sinônimo de insatisfação, uma demonstração de que alguma coisa está (muito) errada. Subestimar o sentimento da 'massa' é tão perigoso quanto se vangloriar. Quando os que gozam de funções eletivas acreditam representar apenas os que lhe confiaram o voto, em detrimento do todo, as respostas são imediatas, independe se este comanda a união, um estado ou um município. 

Com força, uma população revoltada é capaz de enfrentar situações adversas. Se o motivo de determinado movimento for a traição política, o antônimo do que foi defendido ou a retirada de conquistas e direitos, a adesão e a revolta tendem a ser mais acaloradas.

O sujeito que confunde 'sou' por 'estou', talvez por desconhecer o significado desses dois verbos, inevitavelmente 'escorregará' em suas atividades. Como um aluno indisciplinado, que não segue as regras estabelecidas pela escola, o mau timoneiro tem o erro como ação corriqueira e acredita ser o 'dono da verdade', irrefutável. Assim como um ditador, o comportamento do fascista é uma 'mistura' de burro, com estúpido, ignorante, imbecil, inepto, palerma, pateta, cretino e tonto, ou seja, um verdadeiro IDIOTA, que possui dificuldade de aprendizado e de relação humana.

Conforme a teoria do professor e pesquisador Lev Vygotsky (1896 – 1934), da Bielorrússia, o desenvolvimento do indivíduo faz parte de um resultado de um processo sócio-histórico, ou seja, a evolução humana se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida; é a partir das interações sociais que esse indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. Traduzindo: me diga do que tu sempre gostou, praticou e andou que eu te direi quem és tu, sua nota de três reais.

Que os cidadãos se reúnam publicamente para expressar suas insatisfações e inquietações. Vale lembrar que para uma manifestação ter êxito, quanto maior o número de participantes mais visibilidade e resultado ela conseguirá...

Edson Duarte: 'A governança socioambiental do Brasil está sendo desmontada, em afronta à Constituição'

Ex-ministros do Meio Ambiente se reúnem nesta quarta-feira (8) na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, para avaliar a política ambiental brasileira. Rubens Ricupero, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira, José Sarney Filho e Edson Duarte fazem parte da reunião. Os ministros divulgaram um comunicado de três páginas. No documento eles alertam que "a governança socioambiental do Brasil está sendo desmontada, em afronta à Constituição". O texto é assinado pelos ministros que estavam presentes à reunião e também por Gustavo Krause (veja lista abaixo).

"Estamos assistindo a uma série de ações, sem precedentes, que esvaziam a sua capacidade de formulação e implementação de políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente, entre elas, a perda da Agência Nacional de Águas, a transferência do Serviço Florestal Brasileiro para o Ministério da Agricultura, a extinção da secretaria de mudanças climáticas e, agora, a ameaça de descriação de áreas protegidas, apequenamento do Conselho Nacional do Meio Ambiente e de extinção do Instituto Chico Mendes", diz o documento...

Curso oferecido pelo IF Sertão-PE para menores em cumprimento de medidas socioeducativas forma 13ª turma

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, nesta quarta-feira (19), a cerimônia de conclusão de curso da 13a turma do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, ofertado para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas da Fundação Case/Funase Petrolina.

A solenidade contou com as presenças da diretora de Ensino do campus, Andréa Nunes, representando a diretora-geral, Jane Perez; do coordenador de Extensão, Marlon Rocha, e da diretora da Fundação Case, Nídia Alencar, além de servidores das instituições e familiares dos formandos...

Prorrogadas inscrições para o Tela Verde Interessados podem mandar vídeos com temática socioambiental até 15 de novembro

Quem quiser participar da 10ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV) tem mais uma chance para mandar seu material. O prazo para se inscrever na mostra independente foi prorrogado e os interessados têm até 15 de novembro para enviar vídeos com temática socioambiental. Redes de meio ambiente e educação ambiental, comunidades, produtoras, escolas, sociedade civil organizada e pessoas físicas sem vínculo com instituições podem participar da seletiva.

Serão aceitos vídeos produzidos com equipamento profissional, câmeras de celular, filmadoras ou câmeras digitais. Os vídeos podem ser enviados em diversos formatos, como curtas-metragens, vinhetas ou animações.  O material será selecionado e julgado a partir de critérios como abordagem crítica e diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), bem como qualidade de som e de imagem. O Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA)...

Fundo Nacional do Meio Ambiente divulga projetos aprovados de iniciativas socioambientais; Bahia, Pernambuco e Paraíba são contemplados

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) divulgou os 14 projetos de iniciativas socioambientais para a redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas que serão beneficiados pelo edital de R$ 5,5 milhões lançado em junho. Ao todo, o edital recebeu 205 propostas, das quais 25 foram selecionadas pelo Conselho Deliberativo do FNMA.

Os recursos disponíveis, agora da ordem de R$ 6,1 milhões, são suficientes para o apoio a 14 projetos. Caso algum se desclassifique, o próximo da lista passa a ser contemplado. Até o 19º colocado, todos estão em municípios nordestinos. O primeiro colocado é da Bahia, o segundo, de Pernambuco, e o terceiro, da Paraíba...

Caravana da Cidadania': prefeitura leva serviços socioassistenciais à zona leste de Petrolina

O projeto 'Caravana da Cidadania' chegou até a zona leste de Petrolina. Ontem, sábado (20), as localidades da área de abrangência do CRAS do bairro Dom Avelar foram atendidas pelos serviços do projeto inovador que está sendo desenvolvido, mensalmente, pela Prefeitura de Petrolina, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em sua 7ª edição, a Caravana promoveu 1.040 atendimentos.

Quem passou pela Escola Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar, teve a oportunidade de cuidar da saúde; elevar a autoestima através dos serviços de beleza; pode ficar bem informado e aprender mais sobre seus direitos. A Caravana está levando diversos serviços da gestão municipal e de instituições privadas para dentro das comunidades...

Competências Socioemocionais na Escola

Por Janaína Spolidorio

A tecnologia teve um avanço estrondoso nas últimas décadas, acelerando novas formas de aprendizagem e tornando mais estreito o relacionamento entre homem/máquina. Há uma série de vantagens neste fato, mas ele também traz alguns problemas que têm se acentuado bastante conforme a tecnologia se faz mais presente em nossas vidas.

É muito fácil lidar com a máquina! Vemos crianças mal saídas das fraldas tendo um contato extremamente intuitivo e natural com smartphones e tablets. É um relacionamento fácil, pois quando se cansa ou muda de ideia, ela mesma é quem controla o aparelho, então pode mudar de vídeo ou de aplicativo, num “tocar de dedos”, sem que o aparelho insista que ela continue ali.

Fazer o que se quer é fácil quando estamos lidando com máquinas, mas não nos relacionamentos entre as pessoas. É exatamente por este motivo e neste ponto que a escola deve intervir. Quando a criança está na escola as coisas se complicam. Ela tem que conviver com relacionamentos, entre ela e o professor, ela e os colegas e ela com outras pessoas também presentes no ambiente escolar. Nem sempre ela sabe como fazê-lo, porque neste ponto é preciso saber lidar com sentimentos e emoções, como limitações ao que ela deseja fazer, perseverança nas tarefas e convivência analógica.

Muitas escolas têm adotado, com razão, em seus currículos, horários para desenvolver competências socioemocionais. Pode ser feito com um material extra curricular ou com a inserção de atividades com o tema entre as disciplinas aprendidas. Se perguntar para mim, sugiro a segunda opção, porque dá uma maior liberdade nos temas a serem trabalhados.

O socioemocional, embora tenha ganhado um lugarzinho de destaque em muitas escolas, não deve ser trabalhado apenas em uma “aula engessada”. Deve se incorporar à rotina! Já tive contato com muitas escolas que têm um programa de aprendizagem socioemocional até apostilado, mas em suas ações diárias não acompanham o que “pregam” nas aulas. Há uma separação evidente do que se diz e o que se faz. É preciso tomar cuidado para que isto não ocorra! ..

Artigo - Adolescentes em conflito com a Lei e a Socioeducação

Adolescentes em conflito com a lei, Estatuto da Criança e do Adolescente e socioeducação são assuntos que fazem parte da minha vida profissional e de minhas inquietações pessoais. Durante esses longos anos como professora da disciplina de Arte no sistema socioeducativo, por muitas vezes a música, o teatro, a dança, o desenho e a pintura deixam de ser simplesmente a “arte pela arte”. Os significantes e os significados se movem em direção das histórias que contemplam. 

O Sistema Infanto Juvenil necessita adequar-se à realidade e à necessidade social dos adolescentes, tendo como objetivo principal assegurar os direitos dos adolescentes e também garantir que qualquer circunstância aplicada ao autor do ato infracional seja proporcional à pessoa em desenvolvimento. É preciso também respeitar o adolescente independentemente do delito que este tenha cometido, algo que realmente torna-se difícil ao ser humano, pois significa tratar com respeito e dignidade quem feriu o respeito e a dignidade de outrem. No entanto, não podemos desprover o outro de seus direitos e possibilidades; por isso, ao tratar das medidas socioeducativas se faz necessário ir além do que a medida propriamente dita suscita em seu bojo...

Caravana da Cidadania leva serviços socioassistenciais para comunidade ribeirinha de Petrolina

As comunidades ribeirinhas assistidas pelo CRAS Agrovila Massangano receberam no último sábado (4), as ações do projeto ‘Caravana da Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina para oferecer serviços gratuitos, com maior rapidez e alcance social a localidades que integram as áreas de abrangência dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS). 

A cada edição, novos serviços estão sendo oferecidos e mais parceiros estão se interessando por integrar o projeto. Nessa edição, quase 700 atendimentos foram registrados, entre serviços ofertados por profissionais das reda pública e de instituições privadas.  ..

Artigo - Homens Titãs

Não há fórmulas mágicas e nem varinha de cordão para viver. A vida não se deixa traduzir por esses mecanismos. Ela nos constrange através do seu ineditismo e imprevisibilidade. Viver se tornou um grande desafio nos dias atuais e nos transformou em gladiadores do século 21. Precisamos estar sempre de prontidão para tudo que transita em nossa frente. Sempre alerta, como diz os escoteiros.

As redes sociais nos lançam centenas de informações por segundo. O tempo passa rápido como uma locomotiva desgovernada e tudo precisa se conhecido. Gírias, dados, pessoas, fatos e notícias devem estar em nosso HD anatômico. Nada pode ficar para depois, sem atraso! Pessoas passam, sentimentos são sufocados e nós precisamos fingir que suportamos tudo e todos. Uma forma de mostrar nosso profissionalismo e competência...

ADVOGADO E SÓCIO REMIDO SUGERE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE 28 DE SETEMBRO EM ESCOLA MUSICAL DE JUAZEIRO

Leiloada em 2011 e posteriormente tornada de utilidade pública pelo Poder Público Municipal na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, a sede da Sociedade 28 de Setembro, patrimônio histórico do município, há sete anos está sendo depredado, destruído enquanto não se resolve na justiça o destino final da entidade que durante anos fez a alegria de munícipes e visitantes da cidade.

Na tarde desta terça-feira (17) o advogado e sócio remido da “setembrina” Aurílio dos Santos Souza esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) quando explicou os detalhes do andamento do processo, inclusive, sobre o decreto de nº 386/2011, publicado no Diário Oficial do Município dia (06), que visava “preservar e conservar o monumento histórico com a finalidade de desenvolver atividades administrativas de natureza artística e cultural”...

Atividades socioassistenciais movimentam o período junino em Petrolina

O clima junino está tomando conta dos equipamentos socioassistenciais de Petrolina. Os festejos organizados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), estão levando a alegria do ‘Melhor e Mais Forte São João do Brasil’ para os abrigos e espaços de convivência do município.

Na última semana, locais como os Centros de Convivência de Idosos; Casa Laura Vicunã; Casa Anjo da Guarda e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), foram tomados pela animação do período junino. O colorido da chita, a alegria das quadrilhas improvisadas, o sabor típico das comidas juninas e o ritmo do tradicional forró nordestino, envolveram o público das instituições socioassistenciais assistidas pela Prefeitura de Petrolina...

Ministério do Meio Ambiente lança mobilização nacional para reduzir desmatamentos criminosos que afetam a natureza e o desenvolvimento socioeconômico

O Ministério do Meio Ambiente lançou a Mobilização Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal. A iniciativa busca reduzir de forma contínua a perda de vegetação nativa por meio de ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais, poderes judiciário e legislativo, setor privado e a sociedade civil organizada.

A mobilização vai se estender por todos os biomas brasileiros, com ênfase na Amazônia, onde as ameaças à floresta são maiores. A estratégia pretende ir além das medidas que já vêm sendo tomadas na área de fiscalização e avançar em ações de ordenamento territorial, regularização fundiária, assistência, fomento e valorização das atividades produtivas sustentáveis...

APLB-NÚCLEO DE UAUÁ COMEMORA ADESÃO DE 11 NOVOS SÓCIOS NO MÊS DE MARÇO

No último mês de março, a diretoria da APLB-UAUÁ recebeu com grande alegria a adesão de mais 11 novos sócios que sentiram vontade de apoiar à luta que a entidade trava por melhores condições de trabalho, valorização profissional e educação de qualidade.

Uma professora, ao entregar a ficha de filiação, externou: "Eu sou professora, tenho de estar no sindicato que me representa e que luta constantemente pela melhoria da minha profissão. E outra, vocês estão lembrando da gente constantemente. Se é no Dia do Professor, fazem festa. Se é no início do ano letivo, dão brindes. Se é na Páscoa, dão ovos. Se é para vir a uma assembleia, dão o transporte. Se é em um projeto escolar, dão apoio. Então, não sei o que estava me prendendo que não entrei logo. Espero que continuem assim. Parabéns!"..

Petrolina: Internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo fogem e roubam carro da unidade

A  Funase (Fundação de Atendimento Socioedudativo), informou através de nota que o “clima apesar das fugas dos internos é de tranquilidade e o fato não alterou a rotina da unidade”. A Fundação ressaltou que, através de sua Corregedoria, abrirá uma sindicância, para apurar as causas e eventuais responsabilidades.

Os internos fugiram da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase)na noite de ontem segunda-feira (2). Através de nota enviada a imprensa, a coordenadora da Funase esclareceu que por volta das 19h40, após ser servido o jantar, 7 adolescentes que estavam cumprindo medida socioeducativa de internação, renderam um agente socioeducativo, pegaram um carro da Funase e fugiram...