Foram encontrados 12317 registros para a palavra: STR

ARTIGO - ARLINDO LEONE E SERGIO MORO: AGENTES DE DESTRUIÇÃO

Foi um juiz, Arlindo Leone, que, atendendo aos interesses das elites opressoras, desencadeou a guerra que destruiu Canudos e sua gente. Foi um juiz, Sergio Moro, que, atendendo aos interesses das mesmas elites opressoras, desencadeou o processo que está levando o Brasil à morte e à destruição.

Senão, vejamos:

Arlindo Leone era juiz de direito da comarca de Bom Conselho (atual Cícero Dantas), quando uma manifestação, envolvendo seguidores de Antônio Conselheiro, incinerou em praça pública os editais em que o município fixava os impostos a serem cobrados da população. (Era o início da república, e os municípios acabavam de obter o direito de estipular e realizar a cobrança de tributos).

O juiz tomou aquele episódio como uma afronta à sua autoridade e, a partir de então, não parou de alimentar e insuflar ódio contra a figura do Conselheiro. Só aguardava o momento de dar o bote e colocar as mãos no líder de Canudos.

E esse momento chegou. Foi em 1896. Conselheiro havia negociado em Juazeiro a compra de certa quantidade de madeira a ser utilizada no arremate de uma nova igreja. Comprado e pago, o material não foi entregue no prazo acordado. Frente à demora, os moradores de Canudos decidem ir, eles mesmos, até a cidade san-franciscana, a fim de apanhar a importante encomenda.

Sabendo disso, e achando a ocasião propícia para acertar contas com o Conselheiro, Arlindo Leone, àquela altura lotado na comarca de Juazeiro, manda um ofício ao governador informando do suposto saque, e ao mesmo tempo, solicitando providências. O governador atende o magistrado e despacha para o sertão uma tropa de cem policiais, que acaba destroçada pelos canudenses, no célebre combate do Uauá. Tinha início a guerra de Canudos. E essa história, todos a conhecem. O ódio das elites tradicionais, somado ao ódio de um juiz de direito, porta-voz dessas mesmas elites, transformava o sertão num mar de sangue e ceifava a vida de milhares de brasileiros.

Pois bem. É óbvio que a história não se repete. Mas pelo menos num particular ela tem sua continuidade. E este particular é a forma desprezível, odiosa e violenta com que as elites tradicionais trataram e continuam tratando os pobres desse país.

Porta-voz, capacho e serviçal dos interesses da burguesia brasileira e norte-americana, Sergio Moro – mutatis mutandis – reproduz Arlindo Leone.

Tudo começa quando ele, Sergio Moro, surfando na onda neofascista e subvertendo o Estado Democrático de Direito, prende sem provas o líder político mais importante da história, apenas para impedi-lo de participar de um processo eleitoral em que se mostrava favorito.

E, assim fazendo, abre margem para a eleição de um projeto perverso de poder, cujo mote é a negação de tudo que se construiu até agora no campo dos direitos sociais, como temos notado numa série de “reformas” e medidas ultimamente adotadas por esse governo.

Mas não só: sem quaisquer escrúpulos, e como que a completar a trama mesquinha, Moro ainda integrará o governo que ele mesmo, de forma arbitrária, ilegal e corrupta, ajudou a eleger.

Completada a obra perversa que se maquinou no mundo sombrio da Lava Jato, em conluio com os promotores estelionatários de Curitiba, Moro mudou de posto, mas não mudou de lado. Junto com Bolsonaro, e junto com o que há de pior no mundo da política, dos negócios e da justiça, o ex-juiz continua fazendo o que sempre fez: bajulando o “império”, disseminando ódio e perseguindo os pobres.

Sim, Moro está fazendo o que sempre fez e mais um pouco: junto com Bolsonaro e demais membros do atual governo, está destruindo o Brasil e o conceito do Brasil, aqui e lá fora.

Arlindo Leone e Sergio Moro são elos da mesma corrente que, por séculos sucessivos, sujeitou os pobres e os atrelou aos caprichos das elites escravocratas, opressoras e parasitárias...

Protesto: Moradores interditam pista do distrito de irrigação Nilo Coelho em Petrolina

Com galhos de árvores e pneus, moradores interditaram na manhã desta quinta-feira (05) uma pista que liga o N-1 ao N-3 do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles reivindicam melhorias na iluminação pública, segurança e a realização de reforma no asfalto da via.

De acordo com um dos manifestantes, Edcarlos Costa, o trecho oferece perigo para quem passa tráfega pelo local. "Precisamos da reforma imediata dessa pista. Ontem mesmo uma mulher de 44 anos, mãe de três filhos, sofreu um grave acidente no local e veio a óbito. Vidas estão sendo ceifadas", disse...

Prefeitura de Sobradinho inicia construção de rotatória na Avenida José Balbino de Souza

Como parte da obra de pavimentação da avenida "C" do loteamento José Balbino de Souza, "Portelinha", a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou a construção de uma rotatória que dará acesso ao bairro e a Quadra N12. O objetivo da obra é interligar, em um único sistema viário, a avenida principal da cidade José, a Balbino de Souza, com a avenida da Portelinha, que está ganhando pavimentação, gramado, iluminação, ciclovia e calçadas.

A instalação da rotatória segue a tendência de algumas cidades brasileiras, que estão substituindo semáforos por pequenas giratórias, que permitem mais agilidade ao trânsito. Para reduzir os riscos de acidentes no entorno, serão construídos redutores de velocidade e instaladas placas de sinalização...

Sebrae e Banco do Nordeste realizam palestras no Mercado do Produtor de Juazeiro sobre micro empreendedorismo

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, em parceria com o Sebrae e Banco do Nordeste, realizou nesta quarta-feira (04), palestras com orientações sobre microempreendedores individuais e potenciais empreendedores. As orientações foram voltadas para os carrinheiros, ambulantes, feirantes, comerciantes em geral do Mercado do Produtor de Juazeiro, 4° maior Ceasa em volume e comercialização do país.

As palestras tiveram como foco auxiliar empreendedores que querem se tornar Microempreendedor Individual/MEI com o objetivo de incentivar a formalização, além de ajudar as pessoas a melhorarem seus negócios, com orientação sobre gestão, inovação, finanças e benefícios do MEI. Já o banco do Nordeste abordou sobre o CrediAmigo, tipo de crédito que pode ser solicitado por MEI e por trabalhadores autônomos que desenvolvam atividades no setor diversos serviços...

Uneb Campus III abre processo seletivo aluno regular 2020 mestrado

Uneb Campus III Juazeiro, Bahia, abre edital para o Processo Seletivo para aluno regular PPGESA 2020. Confira edital  AQUI ..

De virada, XV de Novembro bate Real Desportiva e estreia com vitória no Campeonato Juazeirense do Centenário

Na sequencia da primeira rodada do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador, a Associação Atlética XV de Novembro, de virada, bateu a Real Desportiva por 2 a 1, nesta terça-feira (3), no Adauto Moraes, e assumiu temporariamente a liderança do Grupo B.

A competição, que integra o calendário esportivo do município, é uma parceria da Liga Desportiva Juazeirense/LDJ, com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte/Seculte, no ano em que o futebol amador local comemora 100 anos...

MORADOR RECLAMA DE ENTULHOS IMPEDINDO A PASSAGEM DE PEDESTRES NO ALTO DA ALIANÇA

Morador do bairro Alto da Aliança encaminhou mensagem e foto ao Blog GJ Notícias relatando a presença de entulhos na calçada de uma avenida do referido bairro impedindo a passagem de pedestres e demais transeuntes. “Geraldo essas imagens são da Avenida Bento Gonçalves no bairro Alto da aliança, já são mais de três meses que o vizinho colocou e não retirou e fica atrapalhando a passagem de pedestre aqui no bairro. Ligamos várias vezes para Semaurb, mas até o momento nada foi feito. Pedimos que a prefeitura nos dê uma resposta imediata”. ..

Casa Nova: Prefeitura e EMBRAPA podem firmar parceria para implantar agroindústria de suco de uva

O Secretário de Agricultura de Casa Nova, vereador licenciado Pedrinho da Vanda (Pedro dos Santos Costa – PMDB), esteve em visita técnica à EMBRAPA Semiárido discutindo a possibilidade de implantação de uma unidade agroindustrial no município. Pedrinho da Vanda justifica a participação: ‘O Prefeito Wilker Torres tem se empenhado na melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais; tem colocado produtos da agricultura familiar na merenda escolar e vamos certificar os produtos para que se amplie o mercado. A produção de suco é mais uma forma de agregar valor à uva produzida nas pequenas propriedades”.

Ainda segundo Pedrinho da Vanda, “a força política” do Deputado Tum, aliado do prefeito Wilker Torres, vai trazer “investimentos para o setor agropecuário de nosso município”, voltados para o pequeno produtor: “Os grandes produtores fizeram de Casa Nova uma campeã nacional na produção de uva, cebola, manga; hoje nossa atenção se volta par ao pequeno, para o agricultor familiar, que é responsável pelo abastecimento local. É a esses que o prefeito Wilker vai oferecer condições de produção e melhor preço de comercialização”...

Prefeitura de Juazeiro participa de apresentação aos empresários que irão atuar no Centro Gastronômico Vila Bossa Nova

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, participou na manhã desta terça-feira (03), na agência do Banco do Nordeste, em Juazeiro, de um café da manhã oferecido aos empresários da região que irão atuar na Vila Bossa Nova, nome do Centro Gastronômico de Juazeiro.

O momento também reuniu representantes do Sebrae e da empresa NordHaus, contou com a apresentação do projeto e a divulgação da linha de crédito e investimento. O Chefe de Gabinete, Arlindo Aragão, também participou do encontro. Destacando que Juazeiro tem se caracterizado pela busca da excelência na estrutura e no atendimento, o empresário da Donkey Beer, empresa que ganhou a concessão do espaço dos casarios da Franave, ressaltou a ansiedade em fazer o novo equipamento turístico entrar em funcionamento...

Bahia mantém segundo lugar em investimentos no 1º semestre

Entre janeiro e junho de 2019, o governo investiu R$ 861,29 milhões, número que manteve a Bahia em segundo lugar no país nesse indicador. Estado mais rico do Brasil, São Paulo ficou em primeiro com R$ 1,8 bilhão, mas investiu proporcionalmente menos, já que o orçamento paulista é cinco vezes maior que o baiano. A Bahia continua também bem à frente do Paraná, terceiro colocado com R$ 497,69 milhões. Os dados foram publicados na segunda-feira (2), pelo jornal Valor Econômico, com base nos relatórios fiscais enviados ao Tesouro Nacional. 

Os investimentos da Bahia nos seis primeiros meses de 2019 destinaram-se, principalmente, às áreas de mobilidade urbana, recuperação de rodovias, saneamento básico, abastecimento de água, saúde, contenção de encostas, agricultura e meio ambiente, segurança, barragens e educação. O resultado, segundo o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, contraria o quadro de persistente estagnação da economia brasileira. "Mesmo diante de um cenário adverso, a Bahia consegue manter o equilíbrio fiscal, pagar rigorosamente em dia o funcionalismo e seguir honrando os compromissos com fornecedores, o que possibilita o pleno funcionamento da máquina pública", afirmou.

O secretário explicou ainda que o controle dos gastos públicos e a melhoria contínua da arrecadação própria são fatores fundamentais para a continuidade dos investimentos pelo Estado e contribuem para a retomada da atividade econômica, num exemplo de política anticíclica. Outro fator que evidencia o equilíbrio fiscal do Estado é a dívida pública, que permanece entre as mais baixas do país. A relação dívida consolidada líquida / receita corrente líquida encerrou o primeiro quadrimestre em 57%, tendo melhorado com relação a 2018, quando este indicador ficou em 64%. ..

Motociclista morre após bater em caminhão na Estrada da Banana em Petrolina

No domingo (1º) foi nregistrado um acidente na Estrada da Banana, no Antônio Cassimiro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, um caminhão realizava uma manobra de marcha ré, retirando o veículo de um depósito, quando o motociclista Alexsandro Pereira da Silva, de 32 anos, que seguia sentido Centro, colidiu na lateral traseira do caminhão e morreu no local.

O passageiro da moto Paulo Domingos dos Santos Silva, de 37 anos, foi encaminhado para o Hospital Universitário. O estado de saúde dele não foi divulgado. O motorista do caminhão permaneceu no local para prestar socorro a vítima, fez o teste do bafômetro, que não apresentou a presença de álcool...

SESP realiza manutenção em pontos estratégicos para o 7 de Setembro e a procissão de Nossa Senhora das Grotas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), está executando uma operação de limpeza urbana, manutenção e poda das árvores nas vias onde percorrerão o desfile do dia 07 de Setembro e a procissão da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, comemorada no próximo domingo (08).

As equipes estão realizando a poda de árvores na Avenida Flaviano Guimarães (Centro), e logo após seguirão para Orla da cidade. No setor de manutenção, as equipes trabalham nas calçadas e praças substituindo as pedras portuguesas, nos calçadões a substituição das lajotas, conserto nas tampas de galerias de água pluviais, recuperação e pintura dos bancos na Praça Imaculada da Conceição (da Bandeira)...

Secretaria da Administração divulga resultado final do concurso da Polícia Civil

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou no sábado (31), no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado final e a homologação do concurso para a Polícia Civil da Bahia. Os 331 aprovados (sendo 308 investigadores, 10 escrivães e 13 delegados) serão encaminhados para curso de formação na Academia da Polícia Civil (Acadepol), que vai iniciar no dia 23 de setembro. 

Com mais de 48 mil candidatos inscritos, o concurso para a Polícia Civil começou em abril do ano passado e teve sete etapas eliminatórias. Dentre os inscritos, 35.036 mil foram para o cargo de investigador, 2.436 pretendentes ao cargo de escrivão e 10.678 postulantes a delegado...

Maioria dos brasileiros acha que governo deve aceitar dinheiro estrangeiro para Amazônia

Para a maioria dos brasileiros, o governo brasileiro deve aceitar o dinheiro oferecido por países estrangeiros para combater o desmatamento na Amazônia. Essa é a opinião de 66% das 2.878 pessoas ouvidas pelo Datafolha na quinta (29) e sexta-feira (30). O levantamento foi realizado em 175 cidades do país, uma semana após a elevação da crise com o aumento dos focos de incêndio na região. A reação do governo, inicialmente no sentido de minimizar as queimadas, provocou embates com chefes de estado de outros países, em especial o presidente da França, Emmanuel Macron.

Diante desse quadro, os países que compõem o G7 ofereceram o equivalente a R$ 83 milhões para o Brasil. Mas, num primeiro momento, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) recusou a ajuda financeira. Em seguida, ele disse que aceitaria o montante, mas condicionado a um pedido de desculpas de Macron, já que a França integra o grupo. Enquanto isso, o governo brasileiro discute a cooperação de países aliados, como Estados Unidos e Israel, e aceitou cerca de R$ 50,6 milhões do Reino Unido...

Dória está morto para 2022 e ministro da AGU é mais 'supremável' que Moro, diz Bolsonaro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), está "morto" para a disputa das eleições presidenciais de 2022, na avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Também na opinião de Bolsonaro, o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, é mais "supremável" que o ministro Sergio Moro (Justiça).

As declarações foram dadas por Bolsonaro neste sábado (31) durante conversa de 1h30 com um grupo de jornalistas no Quartel-General do Exército, em Brasília. Os jornalistas foram convidados por Bolsonaro a participar de um almoço, organizado por militares. Não foram permitidos o uso de gravadores nem a entrada de telefones celulares. Ao final do almoço, Bolsonaro sentou à mesa com os jornalistas presentes para conversar...

SAAE avança na construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Após ter aprovado o Plano Municipal de Saneamento o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro iniciou a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instrumento de planejamento para a estruturação do setor público na gestão dos rejeitos. As reuniões acontecem mensalmente e, segundo o engenheiro Henrique Santiago, responsável pela coordenação do plano, já foram criadas as instâncias de coordenação e representação, comitê gestor e grupos de sustentação.

Com a criação do PMGIRS o SAAE cumpre a Lei 12.305/2010 e planeja o município  para  os próximos 20 anos na gestão integrada e gerenciamento dos resíduos sólidos. Santiago explica ainda que o município já decretou a formação do Comitê Gestor, composto por membros do SAAE, SEDUC, UNIVASF, CREA e Movimento Popular e Cidadania (MPC)...

MESTRE DO RITMO JACKSON DO PANDEIRO COMPLETA NESTE SÁBADO (31), 100 ANOS DE NASCIMENTO

Neste sábado, dia 31 de agosto, José Gomes Filho, que entrou para a história da música brasileira cantando, dançando e batucando em um pandeiro, com o nome Jackson (nome que tirou do ator e caubói Jack Perrin, seu ídolo nos filmes de faroeste) completa 100 anos. A reportagem do Blog Geraldo José esteve em Alagoa Grande, Paraíba, terra onde nasceu Jackson do Pandeiro, o mestre do Ritmo.

Discípulos como Gilberto Gil, Lenine, Alceu Valença e Geraldo Azevedo falam de sua importância e de como um menino pobre de Alagoa Grande, no brejo paraibano, região na época canavieira conseguiu traduzir o Nordeste para o Brasil de forma semelhante ao que Dorival Caymmi fez em relação à Bahia. "Jackson tocava no pandeiro dele qualquer música dos Beatles, fazendo na base um coco, e provava que, assim como o reggae, o coco tem essa capacidade de ter alma própria", descreve o pernambucano Lenine, que compôs “Jack soul brasileiro” em homenagem o mestre...

Efetivo da Cipe Nordeste assiste palestra sobre interferência emocional

Integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste assistiram, na quarta-feira (28), a palestra 'A Interferência Emocional na Atividade Policial', que ensina como evitar que o estresse atrapalhe as relações interpessoais.

Ministrada pelo psicoteraupeta Roberto Bezerra, o evento ocorreu na sede da unidade policial, no município de Ribeira do Pombal, e reuniu 40 policiais militares da Cipe. Devido a importância do tema, a previsão é que esse tipo de encontro seja realizado duas vezes por semana, segundo revelou o comandante da unidade, major Wellington Morais...

Oficina de base da Contag encerra atividades em Juazeiro-BA com a construção de uma agenda de ações para os polos sindicais

Com o objetivo de ouvir a base sindical e construir novas propostas para o enfrentamento dos desafios futuros da classe trabalhadora rural, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (CONTAG) encerrou nesta quinta-feira (29), em Juazeiro, as atividades da oficina de base: Planejando ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O encontro contou com a presença de representantes de 40 sindicatos, que integram o polo Juazeiro, Jacobina e Vale do Jacuípe.

Com a duração de três dias, os encontros foram marcados por debates a respeito das atividades realizadas pelos sindicatos rurais, as dificuldades enfrentadas, além de discussões voltadas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, e alternativas de fortalecimento a ação e prática sindical...

Erro ortográfico: Ministro da Educação escreve ‘paralização’ duas vezes e internet não perdoa

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, enviou um ofício a Paulo Guedes, chefe da pasta da Economia, ressaltando que faltam recursos para a prestação de serviços públicos em 2020. Um dos detalhes do texto que chamam a atenção é o português. Por duas vezes, o documento assinado por Weintraub (e obtido pelo Estadão) grafa "paralização" -em vez de paralisação. "Com a redução de bolsistas de mestrado e doutorado, há paralização (sic) de pesquisas e risco de evasão de pesquisadores para atuação no exterior, comprometendo o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país", diz o ministro em documento com a data de 15 de agosto deste ano.

"O referencial monetário apresentado ao MEC impossibilita a destinação de menos da metade do orçamento que as universidades e institutos possuem atualmente. Com isso, haverá a paralização (sic) de cursos, campi e possivelmente instituições inteiras, comprometendo a educação superior e a educação profissional e tecnológica (EPT)", continua o texto. O ministro já cometeu outros deslizes que não passaram despercebidos. É o caso de quando trocou o nome do escritor Franz Kafka pelo tradicional prato da culinária árabe, a cafta. Na internet, a nova gafe do chefe do MEC obviamente já começou a ser comentada e virou motivo de chacota, inclusive de famosos...