Foram encontrados 71 registros para a palavra: desmatamento

Brasil tem 2º pior ano de desmate da Amazônia da história recente, aponta Inpe

O Brasil teve o segundo pior ano de desmatamento na Amazônia na série histórica recente. Com relativamente pouca diferença, somente o período de 2019-2020 foi mais destrutivo para o bioma.

Os dados do Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apontam que, de agosto de 2020 a julho de 2021, foram derrubados cerca de 8.712 km² de floresta, queda de aproximadamente 5% em relação aos 9.216 km² do período anterior. O histórico recente do Deter tem início em 2015...

Meio Ambiente: Desmatamento na Amazônia brasileira atinge recorde, avançando 41% em maio

Um total de 1.180 km2 foram desmatados na Amazônia brasileira em maio, um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado e um recorde para o mês de maio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O desmatamento até 28 de maio, terceiro mês consecutivo de recordes mensais, volta a questionar as promessas do governo Jair Bolsonaro de reduzir essas taxas. ..

Bahia segue em 2º lugar no ranking de desmatamento da Mata Atlântica, aponta relatório de fundação

A Bahia segue no segundo lugar no ranking de desmatamento da Mata Atlântica no Brasil, entre 2019 e 2020, de acordo com o relatório “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas (INPE).

O G1 entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em busca de posicionamento sobre os dados do relatório e aguarda retorno...

Desmatamento favorece aumento de bactérias resistentes a antibióticos

Um estudo conduzido por pesquisadores da USP e colaboradores mostrou que o desmatamento na Amazônia causa um aumento na diversidade de bactérias resistentes a antibióticos.

O artigo, publicado na revista Soil Biology and Biochemistry, comparou os microrganismos que vivem no solo da floresta nativa com aqueles encontrados em pastagens e plantações. Nas áreas desmatadas, observou-se uma quantidade muito maior de genes que sinalizam a resistência a antimicrobianos...

Jaguarari: Agricultores dizem que o desmatamento e excesso de poços perfurados de modo ilegal são os principais fatores para o sumiço da água

Responsável por contribuir com boa parte da produção de frutas, verduras e até mesmo café para a região norte da Bahia, agora a comunidade de Serra dos Morgados, em Jaguarari (BA), vem observando a drástica redução das suas principais culturas devido à diminuição da oferta de água.

De acordo com a Associação das Mulheres Agricultoras e Artesãs de Serra dos Morgados, o desmatamento e a seca associados ao excesso de poços perfurados de modo ilegal são os principais fatores para o sumiço da água, situação que já está afetando até mesmo o abastecimento humano de comunidades inteiras, que atualmente dependem de carros-pipa...

Artigo - Unidades de Conservação: patrimônio em risco

Manter a biodiversidade e os ecossistemas é um dos grandes desafios da atualidade, tendo em vista a pressão provocada por ações antrópicas, como o crescimento urbano desordenado, o desmatamento ilegal, as mudanças climáticas e diversos outros fatores.

O bem-estar da sociedade depende de maneira significativa do fluxo de bens e serviços que resultam da dinâmica dos ecossistemas, os chamados serviços ambientais. As Unidades de Conservação (UCs) são os principais instrumentos de política pública para a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados...

Pesquisadora diz que “existe uma correlação entre o desmatamento e a intensificação das secas”

A pesquisadora Luciana Vanni Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante entrevista na Rádio Usp (Universitária São Paulo), programa Ambiente destacou sobre a emissão de gases de efeito estufa causada pelo desmatamento na Amazônia. Em suas pesquisas, Luciana calcula a quantidade de carbono que é emitida e recebida pela floresta.

Segundo a pesquisadora, em 2018 mais de 60% do gás carbônico saiu da própria floresta e não das queimadas. Ela explica que, com o aumento da temperatura causado pelo desflorestamento, as árvores deixam de fazer fotossíntese e passam apenas a emitir os gases para a atmosfera...

Abelhas: professora volta a alertar que o desmatamento e as queimadas serão sempre um problema e espécies são impactadas

Muito se sabe e se fala sobre os efeitos que o desmatamento tem ocasionado ao longo dos anos. Provocado pelo próprio ser humano, as consequências são cada vez mais devastadoras.

Nas últimas semanas a ocorrência de enxames de abelhas nas áreas urbanas das cidades de Petrolina e Juazeiro, na região do Vale do São Francisco, tem colocado em foco mais uma vez o problema do desmatamento...

Restrições ao desmatamento em manguezais e restingas são derrubadas no Conama

Em reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada nesta manhã (28), quatro resoluções que tratavam de preservação ambiental foram derrubadas.

Duas delas, que valiam desde março de 2002 restringiam o desmatamento e a ocupação em áreas de preservação ambiental de vegetação nativa, como restingas e manguezais. ..

Ministério Público: Operação para coibir desmatamento da Mata Atlântica começa na Bahia

Ministérios Públicos estaduais de 17 estados deram início nesta segunda-feira, dia 21, à quarta edição da ‘Operação Mata Atlântica em Pé’, voltada a coibir o desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica. A operação conta com a participação e o apoio de diversas instituições.

Na Bahia, além do MP, participam os institutos Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a Polícia Militar. As atividades serão desenvolvidas em nas regiões da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento e Litoral Norte. Segundo o promotor de Justiça Fábio Fernandes, o intuito é identificar e responsabilizar adequadamente os infratores por supressões indevidas de vegetação...

Surgimento de abelhas na zona urbana está ligado ao desmatamento, diz especialista

O surgimento de abelhas em vários pontos da zona urbana de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, tem assustado moradores da cidade. Na última segunda-feira (14), um idoso de 71 anos morreu após ser atacado por um enxame, no Centro da cidade. Além dele, outras nove pessoas ficaram feridas.

Segundo a professora de meliponicultura e apicultura do curso de zootecnia do campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Carla Samantha Rodrigues Valério, as abelhas estão em período de reprodução, o que acontece sempre após o período chuvoso...

Bancada do Partido Verde repudia manifestações de Salles sobre fim de operações de combate ao desmatamento na Amazônia  

A bancada de deputados federais do Partido Verde registra seu repúdio à recente manifestação do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, que admitiu paralisar as atividades de combate ao desmatamento na Amazônia.

A legenda alerta que a asfixia orçamentária dos órgãos de fiscalização e controle ambiental, além de denotar a agenda da destruição do governo, representa ainda perda de milhões em investimentos internacionais no país.  ..

Ações contra desmatamento começaram tarde, diz Mourão sobre aumento de alertas na Amazônia

O vice-presidente Hamilton Mourão, comentando dados divulgados nesta sexta (10) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com alerta para recorde de desmatamento na Amazônia no mês de junho, afirmou que as ações do governo federal começaram “tarde”.

Um dos primeiros itens é o combate ao desmatamento, que nós viemos efetuando desde maio. Eu já coloquei para vocês várias vezes que as ações contra o desmatamento tinham que ter começado em dezembro do ano passado, que é quando ele começa efetivamente. Tenho colocado que nós vamos prosseguir nesse tipo de trabalho até o final de 2022, ou até a turma que desmata se dê conta que não dá mais para fazer isso”, declarou...

Meio Ambiente: Pesquisadores temem explosão de desmatamento em 2020

O desmatamento consumiu 12 mil quilômetros quadrados (km2) de vegetação nativa do Brasil em 2019, num ritmo devastador de quase 1,5 km2 por hora. E o cenário para este ano é ainda mais preocupante, segundo especialistas.

A conclusão inicial vem de um relatório do Projeto MapBiomas, que revisou e consolidou todos os alertas de desmatamento registrados via satélite no País em 2019, em todos os seis grandes biomas nacionais — Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. ..

Ministra da Agricultura agora é chamada pelos europeus de 'senhora desmatamento'

Em meio a uma investida ambiental da União Europeia que pode afetar interesses de exportadores brasileiros, a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, foi descrita como "senhora desmatamento" e "musa do veneno" em reportagem publicada pelo jornal francês Le Monde.

Os apelidos não são novos, mas desde 2019 os papéis de vilão no duelo com a França vinham sendo do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do presidente Jair Bolsonaro, enquanto Tereza Cristina corria o mundo para convencer parceiros internacionais de que o descontrole ambiental não interessa ao agronegócio brasileiro...

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da ONU, que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos.

“Os bens e serviços fornecidos pela natureza são os fundamentos definitivos da vida e da saúde das pessoas. A qualidade do ambiente em que vivemos desempenha papel essencial na nossa saúde. Em ambiente natural, com florestas intactas, mamíferos, répteis, aves e insetos se autorregulam. O desmatamento, somado à expansão desordenada das áreas urbanas, faz com que os animais migrem para as cidades. No caso dos mosquitos, que são vetores de muitas doenças, a crise climática e o aumento da temperatura também trouxeram condições favoráveis à reprodução desses indivíduos. Nas cidades, eles passam a se alimentar também do sangue das pessoas, favorecendo a transmissão de enfermidades”, explica a gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Leide Takahashi...

Deputado diz que aumento do desmatamento é ação conjunta de Bolsonaro com bancada ruralista

A 'crise ambiental' tem tirado ativistas, políticos e organizações não governamentais do sério, principalmente devido aos discursos controversos e sem embasamentos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o aumento do desmatamento na região amazônica. Esta semana o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) elevou o tom do debate e disse que o governo Bolsonaro é conivente com a situação.

"A crise ambiental é assustadora justamente porque Bolsonaro, também nessa área, não apresenta uma proposta para impedir as queimadas, para impedir o desmatamento. Ao contrário, o que acredito é que tudo que está acontecendo na região amazônica é um acordo do presidente da República com a bancada do agronegócio. Isso para justificar a expansão do agronegócio naquela região", denuncia...

'Sou o capitão motosserra’, ironiza Bolsonaro após críticas sobre aumento do desmatamento

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a questionar nesta terça-feira (6), em São Paulo, a precisão de dados sobre o desmatamento da Amazônia, assim como a divulgação dos mesmos, registra o Uol.

Na semana passada, o governo decidiu exonerar Ricardo Galvão, então diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o órgão responsável por coletar dados de desmatamento, depois de um embate público entre ele e Bolsonaro sobre a qualidade e a publicidade das informações e simplesmente pelo fator do presidente não ter gostado dos números...

Governo contesta Inpe e anuncia licitação para nova medição de desmatamento

É bem sabido que o que não se mede não existe, nem pode ser combatido. Mas medir uma realidade — seja a desigualdade, a violência machista — é apenas o primeiro passo. Também é imprescindível que os envolvidos aceitem os resultados desse cálculo.

O Brasil mede o desmatamento com satélites pelo menos desde 1988, mas o atual Governo lançou uma ofensiva contra o sistema oficial, apoiado pela comunidade científica brasileira e pela comunidade internacional. Os alertas de desmatamento que incomodam tanto o Executivo indicam que nos últimos doze meses (até 31 de julho), a Amazônia perdeu 5.879 quilômetros quadrados, 40% a mais do que um ano antes...

Ibama multa propriedades rurais por desmatamento da Caatinga 

Equipes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargaram 34 propriedades rurais no interior do Ceará e aplicaram mais de R$ 1 milhão em multas pelo desmatamento de áreas do bioma Caatinga.

Os dados são resultado da Operação Caatinga, que aconteceu entre os dias 19 e 30 de novembro nos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro, localizados nos sertões e no sul cearenses...