Foram encontrados 768 registros para a palavra: santos

Artigo – Das Pragas da antiguidade às tragédias atuais

São tantas as tragédias registradas nos últimos tempos, marcadas por um rastro de destruição de áreas florestais e urbanas das cidades, o que tem provocado intensa dor, tristeza e morte a milhares de pessoas que, de repente, muitas perguntas e indagações são produzidas na busca de uma explicação para uma nova realidade que está sendo escrita. É vasto o universo de questionamentos quanto às suas causas, que tanto podem estar vinculadas a atitudes e intervenções inconsequentes do próprio ser humano, como a uma fúria da natureza que foge à capacidade de entendimento das pessoas comuns! Naturalmente que espiritualistas devem estar direcionando seus estudos e reflexões para encontrar explicações comparativas em episódios análogos dos tempos bíblicos, em que pragas e outros tipos de destruição atingiam os povos como uma forma de punição ou mesmo como uma condenação Divina pela desobediência dos povos de então.

Alguns lembrarão que após o Dilúvio que destruiu quase totalidade dos seres viventes nos primórdios dos tempos bíblicos, Deus firmou com Noé um novo pacto: “Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas do dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra. [...] Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra”. (Gênesis 9:11 e 13). Ainda que os céticos insistam em não aceitar esse fato bíblico, o Arco-Íris nas nuvens durante cada tempestade parece repassar a convicção de ser uma forma de autenticar a assinatura Divina e lembrar ao homem que a Aliança permanece indelével. Ou seja, que a Palavra do Criador está sendo cumprida. E quanto mais dúvidas tiverem, mais Ele vai provar que a Natureza merece respeito!..

Espaço do leitor: População de juazeiro em estado de letargia!

Geraldo José,

Nos últimos dias estamos ouvindo nos quatro cantos da cidade comentários, inclusive, de pessoas envolvidas nos bastidores da política e da classe empresarial concernente ao carnaval. Onde se fala claramente em triturar o carnaval na Adolfo Viana, pois é onde hoje o quantitativo de pessoas é muito grande e forçar as pessoas a se deslocarem para o “carnaval fechado” de Juazeiro e assim beneficiar os empresários na orla I e orla nova, porque as pessoas que vão para lá são obrigadas a comprar copo e tem que consumir a cerveja vendida lá dentro...

Andrezza Santos lança clipe de música nova inspirada nos romances de point popular de Juazeiro

Quando o assunto é romance, todo mundo tem uma história que aconteceu na mesa de um bar para contar. Uma paixão à primeira vista ou não correspondida, ou até mesmo um primeiro encontro. Existe amor de todo tipo, inclusive, amor de bar. Esse é o tema do novo clipe da cantora Andrezza Santos, “Amor de Portelinha”, lançado na quinta-feira (23) no Youtube.

A música relata uma paixão à primeira vista e brinca com as relações dos encontros casuais que podem acontecer numa mesa de bar. De autoria do jornalista Pablo Luan e musicada pela artista, que está radicada no Vale do São Francisco há cerca de 5 anos, a canção foi inspirada em uma história real que ocorreu em um point popular de Juazeiro-BA...

Artigo – A VOLTA FASCINANTE: ELEIÇÕES 2020

Ainda que sejam abundantes os fatos e acontecimentos a oferecerem farto material para alimentar um tema semanal, optei por continuar pensando no novo ano e captar o que seria mais significativo a uma breve reflexão. Daí, surgiu no cenário mental a lembrança de que em outubro próximo o Sistema Democrático terá a oportunidade de ser reafirmado, com a realização das Eleições Municipais em 04 de outubro (1º. Turno) e em 25 do mesmo mês (2º. Turno), em todo o país. Será uma grande oportunidade para o eleitor que sempre clama por mudanças, de fazer prevalecer a sua eventual insatisfação.

Na ocasião, serão eleitos 5.571 Prefeitos, 5.571 Vice-Prefeitos – inclusive o Distrito Federal -, e cerca de 70.000 Vereadores. Parece pouco? Imagine, o caro leitor, o tamanho da estrutura que está por trás de tudo isso, a fim de fazer funcionar a máquina administrativa, tanto na dimensão dos recursos humanos como materiais! Considero muito oportuno o projeto do atual governo, encaminhado ao Congresso Nacional, para sustar a existência de municípios com até 5.000 habitantes que não demonstrem meios de sustentabilidade. Ora, essa falta de condições atinge centenas de outros municípios, até mesmo com população superior a esse número. Não obstante, considerando o interesse eleitoral dos Deputados e Senadores em 2022, não acredito na aprovação dessa medida, mesmo porque eles jamais vão de encontro aos próprios interesses...

Artigo – “RECORDAR É VIVER...”

A vida é plena de recordações de vários matizes, sendo umas boas, e que inspiram reflexões e lições positivas para os dias atuais e futuros; e outras, ruins, que não têm esse condão, mas deixam ensinamentos de como não repetir certas experiências nem no presente, nem no futuro. Essa verdade fez parte de uma bela marchinha do Carnaval de 1955, composição de Aldacir Louro, Aloízio Marins e Adolfo Macedo, com interpretação de Gilberto Alves: “Recordar é viver, eu ontem sonhei com você”. Por exemplo, sonhar com a (o) amada (o) é algo sempre muito bom! E aqui vamos até radicalizar: quem não sonha com a (o) amada (o) não a (o) ama de verdade...!!!

Qual leitor, mercê de tantos e tão grandiosos avanços tecnológicos, recheados de novidades que impressionam, não tem reservado no cantinho da sua memória algo muito especial de longos anos passados, quiçá dos tempos da infância? Quantas rodas de bate-papos são enriquecidas por essas lembranças, provocando sorrisos e emoções, quando não expressões saudosas do tipo: “aquele era um tempo bom”!..

CDHC da Câmara Municipal de Petrolina emite nota de pesar pela morte dos jovens Matheus dos Santos e Lucas Levi

Em nota encaminhada a este blog, a Comissão de Direiros Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina se solidariza com os familiares dos jovens Matheus dos Santos e Lucas Levi que foram encontrados mortos na sexta-feira (17), próximos à Serra da Santa, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Confira nota na integra:..

Artigo 380 – APESAR DISSO...!

Tem sido interessante observar o grau de dicotomia que vem permeando os conceitos contidos nas avaliações dos analistas políticos de rádio e televisão - em nível nacional -, com relação ao atual Governo Federal. Embora seja normal e compreensível que tenham posições ideológicas eventualmente divergentes, é gritante observar que esse não alinhamento tem sido motivado, geralmente, pelo desengajamento do novo Governo em manter o patrocínio comercial dos últimos anos das respectivas empresas, por razões óbvias e lógicas.

Pelo ralo da permissividade escoavam altos valores em bilhões de reais, além do beneplácito de não cobrar dívidas acumuladas em impostos, apropriação indébita das contribuições não recolhidas à Previdência, etc. Para quem acompanha diariamente esse noticiário, percebe que a carga exagerada de notícias e comentários contrários, apega-se de forma imperdoável a detalhes isolados e, às vezes, despreza enxergar um conjunto de medidas voltadas ao esforço de recuperação nacional. Isso é um fato a olhos vistos e, só não o ver, o ceticismo cego e irracional...

Opinião – Um novo tempo... Novos ajustes

Quão bom e quão suave aos nossos sentidos, é ver um povo sorridente, com palavras amáveis e mensagens carinhosas, caracterizando o clima que impera agradavelmente nesse período de final de ano. É um espírito de doação integral, que supera todas as falhas, dissabores e deficiências nas relações entre as pessoas ao longo da trajetória da vida. 

Até o Presidente Bolsonaro, presenteou e surpreendeu a população com três grandes novidades: 1) Repetiu a tradição dos últimos presidentes, e veio passar uns dias de folga na Base Naval de Aratu, Praia de Inema, próximo a Salvador, Aliás, é impossível não registrar um fato ocorrido, cuja atitude foi imprevisível para todos:  deixou o seu recolhimento e se deslocou para visitar o povo do Povoado próximo, andou em Supermercado, veio a Salvador para circular no Farol da Barra sob aplausos e cumprimentos das pessoas, além de visitar o Forte. Para quem as pesquisas indicam um elevado índice de rejeição e desaprovação popular, e ter a coragem de andar num território “outrora petista”, parece-me que a realidade tem um perfil hoje bem diferente! 2) Travou a língua solta dos “filhinhos”, que só atrapalhava o seu governo; 3) O último fato inusitado é ter passado o final de ano sem perder o humor ou mandar algum repórter que: “vá perguntar à sua mãe!”. Sinal de breve evolução na linguagem da comunicação! Ao menos por esses dias de confraternização, foi assim!..

Artigo – ANO NOVO: ANTES E DEPOIS

Como sempre acontece, o Natal tem o poder de ser uma Festa revestida de muito carinho e agradável encantamento, não somente pela memória que permite relembrar o nascimento do menino Jesus, como pela particularidade de ser conhecida como uma “festa da família”. Ainda que no entorno dos festejos haja uma forte ascendência dos interesses comerciais, é insuperável e contagiante a alegria de adultos e crianças ao se presentearem mutuamente, com aquele tradicional e singelo FELIZ NATAL!  

Mesmo que ainda esteja a sentir os eflúvios especiais da noite natalina, eis que já estamos à espera do agradável gostinho de outra data também muito especial, que embala os sentidos de todas as pessoas, pela importância que representa o dia 31 de dezembro. Ainda que o final da jornada ao longo de 365 dias, às vezes, não deixa muita coisa a comemorar, mas, é impossível não reconhecer que emociona a passagem dos últimos minutos que marcam a transição entre um ano que passa e já representa um passado, e outro que se inicia trazendo esperanças e novas expectativas de vida para as pessoas. ..

Artigo – NATAL... UMA TRÉGUA MOMENTÂNEA!

Como ocorre em todo período natalino, essa é a época do ano de maior efervescência na atividade comercial, em complemento de um intenso fluxo industrial precedente. Esses dois vibrantes segmentos econômicos são fatores básicos da economia, além de importantes geradores de novos empregos para nossa gente. Mas, em paralelo a esse universo de trabalho, estão os festejos natalinos trazendo sempre uma aura de espiritualidade e paz, de harmonia e de desarmamento dos espíritos. É como se um decreto divino estabelecesse uma pausa na animosidade e no ódio, recomendando que se tenha uma dosagem maior de tolerância ante as agressões de toda espécie no dia a dia. A atmosfera de alegria e encantamento é muito significativa e afeta profundamente a sensibilidade das pessoas, fazendo-as recordar do sentido maior daquelas comemorações que se repetem todos os anos: o nascimento de Cristo, o filho de Deus, que se fez homem e trouxe à humanidade uma nova mensagem de vida.

Em sociedade é preciso que se tenha a exata percepção de que “tolerar” não significa renunciar aos princípios que defende, nem se acovardar ante as posturas pouco éticas dos eventuais opositores. Ambos os lados devem primar pelo respeito e pela decência na defesa de suas ideias, evitando a provocação gratuita que enoja e empobrece as relações entre as pessoas e o processo político. Por exemplo, particularizando um fato há muito merecedor de destaque, lembro que o espaço destinado aos COMENTÁRIOS na coluna do BLOG é reservado ao leitor para concordar ou se opor ao pensamento do autor do texto acessado, nunca para chulas expressões de ataques a autoridades, políticos ou partidos; frases beligerantes padronizadas, vazias e repetitivas, presentes em todos os textos do Blog, sem qualquer conexão com o assunto em foco! Democraticamente, o Blog não intervém!..

Suspeito de tentativa de homicídio do secretário da AMMPLA é preso em Juazeiro do Norte

Por volta das 21h o Blog GJ Notícias recebeu informações sobre a prisão do suspeito de tentar matar o secretário da AMMPLA de Petrolina, José Carlos Alves. A prisão de Wellington Pereira dos Santos, 27 anos, ocorreu na noite desta sexta-feira (20) na cidade de Juazeiro do Norte, no CVeará.

Wellington foi preso por equipes da Polícia Militar do Estado do Ceará, grupamento Raio, em razão de mandado de prisão pelo crime de tentativa de homicídio ocorrido em 11/12/2019 contra o Secretário-Executivo da AMMPLA, José Carlos Alves, na cidade de Petrolina. Com o suspeito foram encontrados uma pistola com dois carregadores, um supressor (silenciador) e cerca de cinco mil reais...

ARTIGO – CRESCE O “CLÃ DOS BOLSONAROS”!

Como se trata de um problema estritamente familiar, melhor é não se questionar muito os motivos por que somente após um ano no Poder surgiu no cenário nacional a figura do filho número 04 do Presidente Bolsonaro, de nome Jair Renan Valle Bolsonaro. Naturalmente que a imprensa mais conectada com o mundo das fofocas sociais, deve estar fazendo mil ilações sobre esse estranho anonimato, cujo personagem, um jovem estudante de Tecnologia da Informação, com apenas 21 anos, já surge assumindo vaga na comissão provisória de trabalho do “Aliança Pelo Brasil”, ajudando o clã a lutar pela sobrevivência do partido que a família tenta emplacar. Claro que entendo que a falta de evidência do jovem tem os seus motivos particulares e familiares, que não me cabe opinar.

Mas, é impossível não expressar a preocupação do que poderá vir a acontecer, a partir do momento em que o número 04 cair na real e descobrir que, como filho do Presidente, também poderá usar o espaço das redes sociais e passar a dizer o que bem desejar, isso porque, desdizer e se desculpar tem sido uma regra usada pelos seus irmãos! Agem como se estivessem no quintal do papai, e não participando de um Governo da República. E a República que se dane com as consequências!..

Canção 'Ser Maria' é a grande vencedora do Festival Edésio Santos da Canção de 2019

A grande vencedora do 22º Festival Edésio Santos da Canção foi a música Ser Maria, de autoria de Amauri Plácido da Silva Neto, interpretada magistralmente pela cantora Alcina Gonçalves, de Juazeiro, ganhadora também do prêmio do Júri Popular, eleita em votação do público.

A consagração aconteceu na noite deste sábado (15), no palco montado na Orla II de Juazeiro, às margens do rio São Francisco, sob as bênçãos do cantor Geraldo Azevedo, estrela que encerrou o Festival. Aplaudida pelo público desde sua apresentação na fase inicial, Alcina Gonçalves revelou que, “Entre tantas belas canções, não esperava que fosse conquistar o grande prêmio. Estou feliz, agradeço a Amauri e ao público que me apoiou desde a primeira apresentação”...

Conhecidas as 12 finalistas do Festival Edésio Santos da Canção 2019

Após dois dias de intensa expectativa, foram conhecidas nesta sexta-feira (13), data em que o Rei do Baião estaria fazendo aniversário, as 12 músicas finalistas do maior festival de música do interior do Brasil, organizado e realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes que esse ano traz como tem ‘Dois Violões’, em homenagem a João Gilberto e José Willys (Neto).

Enquanto o júri deliberava, o público não arredava os pés da pista de dança que se tornou o espaço em frente ao palco, enquanto o cantor Rodrigão dava um verdadeiro show de voz e simpatia desfilando um pot-pourri de sucessos de vários gêneros musicais...

Qualidade das músicas emociona público na 1ª noite do Festival Edésio Santos

O público que compareceu ao espaço da Orla II de Juazeiro, na noite desta quinta-feira (12), aplaudiu as 12 músicas concorrentes do 22º Festival Edésio Santos da Canção. O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Esse ano faz a homenagem ‘Dois Violões’ a Neto (José Wilys) e João Gilberto.

Ao tempo em que os sons tomavam conta da noite ribeirinha, torcidas organizadas ou não, aplaudiam os intérpretes. Alguns já com performance de vencedores. Foi o caso da petrolinense Alcina Gonçalves que defendeu a canção ‘Só Maria’, de autoria de Amauri Plácido da Silva Neto. Ao soltar a voz, acompanhada de seu violão e da banda base Amadores Profissionais, o público abandonou as cadeiras e foi à frente do palco, aplaudir a cantora, que é portadora de necessidades especiais para a visão...

P1 Rappers defenderá canção nesta sexta-feira (13) no Festival Nacional Edésio Santos da Canção, em Juazeiro (BA)

"Regresso" é o nome da canção inédita do grupo juazeirense de rap, P1 Rappers, que será apresentada nesta sexta-feira (13), durante o  22° Festival Nacional Edésio Santos da Canção (FESC), em Juazeiro (BA). O evento começa nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, na Orla II da cidade.

Em sete anos de existência e resistência musical no Vale do São Francisco, com cinco mixtapes e um EP produzidos, além de clipes, o P1, hoje formado por Euri Mania e Dj Werson, também já conquistou títulos em premiações importantes. No Festival Edésio Santos da Canção, o grupo ganhou os prêmios de melhor música por júri popular, na edição de 2014, e de melhor música por júri técnico e por júri popular, na edição de 2016. ..

ARTIGO – CEL. JERÔNIMO: TRIBUTO A UM GRANDE HOMEM!

A comunidade de Uauá tem todos os motivos do mundo para sorrir com alegria, neste dia 12 de dezembro de 2011, quando completa 95 anos de vida o seu mais imponente e respeitável cidadão: CORONEL JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO. São anos repletos de muita história para contar, experiência, integridade, cultura, poesia que aflora com abundância em palavras cheias de sabedoria! Autodidata das letras, não precisou esquentar os bancos das faculdades para falar como escritor e acadêmico. Ouvi-lo falar ou declamar longos versos, é como sentir o som agradável das águas de um manancial que banha com suavidade as pedras de uma cachoeira, em seguida projetando-se numa queda livre, sonora e linda, como a proclamar os encantos da vida!

Além de ser uma incontestável liderança política nessa sua quase secular trajetória, recheou a sua laboriosa história de vida com quatro mandatos de Prefeito. QUATRO! Para os mais jovens é importante registrar em que tempo isso ocorreu: de 1948 a 1951; de 1955 a 1959; de 1962 a 1966; e de 1970 a 1972. Existe prova de capacidade e liderança mais contundente que esta, numa época de grandes dificuldades, em que a luta pela sobrevivência era sofrida, em que os recursos técnicos e financeiros eram ainda um sonho? O Fundo de Participação dos Municípios-FPM (criado em 1965 - só alcançou o seu último mandato), Programas Sociais de Políticas Públicas e outros recursos que hoje inspiram a luta política e irrigam as Prefeituras de muitas verbas para a realização de obras de construção de Quadras Esportivas, Bibliotecas Públicas, Prédios Escolares, campos de futebol, calçamentos, praças e estradas, si quer passavam pelo imaginário de qualquer mortal de então! As viagens à Bahia (como no interior chamavam a capital do Estado, antigamente) para visitar S. Excia. o Governador eram feitas em caminhões, quando não algum trecho em lombos de burros, e que demandavam dias para realizá-las...

Rodrigão fará show celebrando a MPB no Festival Edésio Santos da Canção

Nesta sexta-feira (13), a partir das 20h na Orla II de Juazeiro (próximo à Vila Bossa Nova), o Festival Edésio Santos da Canção vai receber o artista Rodrigão com um show celebrando a Música Popular Brasileira. O festival está em sua 22° edição e é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

Rodrigo Ribeiro é formado em Pedagogia, tem especialização em Artes Visuais e está cursando Direito. Mas o que mais lhe deixa feliz é cantar. Está comemorando 20 anos de carreira. “Comecei minha carreira cantando em bandas como Forró Skema, Desejo de Mulher até seguir carreira solo. Gravei o disco ‘Ele Canta Roberto’ e foi um grande sucesso. Hoje tenho trabalhado com um estilo popular e assim acabei me tornando mais conhecido, pois consigo alegrar as pessoas”, explica...

‘Tem Palmas’ é o show que João Sereno, Mundinho e filhos de Neto farão na abertura do 22° Festival Edésio Santos da Canção

O 22° Festival Edésio Santos da Canção começa nesta quinta-feira, 12, e segue até o sábado, 14, na Orla II de Juazeiro, próximo à Vila Bossa Nova, sempre às 20h. O Festival, que é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, traz este ano o tema ‘Dois Violões’, homenageando os artistas Neto (da dupla Neto&Mundinho) e João Gilberto. ‘Tem Palmas’ é o show do primeiro dia de festival, que o cantor e compositor João Sereno fará com participação de Mundinho e filhos de Neto.

João Sereno é juazeirense, já participou do Festival Edésio Santos fazendo show solo e na companhia de Xangai e Maviael Melo e também como músico concorrente, além de fazer parte da equipe de júri. Mas esta 22° edição será diferente, pois vai homenagear seu primo Neto que, segundo o artista, era também seu melhor amigo. “Neto foi o melhor amigo que já tive em toda a minha vida. Fomos criados como irmãos, mas ele era meu primo de sangue. Às vezes pensávamos as mesmas coisas de forma imediata, chegava até a assustar. Outras vezes eu saía de manhã cedo para a casa dele e nos encontrávamos no caminho, porque ele estava indo para minha casa. Ele era um exemplo de gente, de determinação. Se quisesse uma coisa, não tinha negócio de muito conselho não. Ele fazia mesmo e acabou-se. Sinto orgulho em fazer esse show”, disse João...

Geraldo Azevedo será a grande atração do Festival Edésio Santos 2019

O Festival Edésio Santos da Canção - uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes - acontece no final desta semana, de 12 a 14 de dezembro, na Orla II (próximo à Vila Bossa Nova) e a grande atração da final será o cantor Geraldo Azevedo. Esse ano o FESC traz o tema ‘Dois Violões’, numa homenagem aos músicos juazeirenses Neto (José Wyllis) e João Gilberto.

No dia 12, quinta-feira, a atração da noite será João Sereno com o show ‘Tem Palmas’, que tem participação dos filhos de Neto e também de Mundinho. Dia 13, sexta-feira, a animação da noite fica com o cantor Rodrigão, com seu talento e irreverência apresentando um repertório especial de Música Popular Brasileira.

“Fizemos questão de diversificar a programação, com o objetivo não só de ampliar o público, mas também encantar quem vem ao Festival. São artistas talentosos que encerrarão noites maravilhosas. Geraldo Azevedo é nascido aqui nas margens no São Francisco, em nossa cidade irmã Petrolina e os juazeirenses estão há anos sem um show seu. Conseguimos que esse fosse o momento certo e temos certeza de que o Festival esse ano, com essa programação, será mais um grande sucesso”, analisa o Assessor de Gabinete e Coordenador de grandes eventos da Prefeitura, Samuel Morais...