Foram encontrados 58 registros para a palavra: negros

Pesquisadores negros podem concorrer a bolsas de pós-doutorado de R$ 8.479 mensais

Pesquisadoras e pesquisadores negros de todo o Brasil têm até o dia 10 de maio para se inscrever no Edital Bolsas de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros, que disponibilizará 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais, com duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

As bolsas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Para se inscrever, o candidato deve ser brasileiro, ter concluído o doutorado e possuir traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda...

Presidente Lula assina decreto que reserva 30% dos cargos na administração pública para negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (21) um decreto histórico que reserva 30% dos cargos comissionados e de confiança na administração pública para pessoas negras. A medida foi tomada durante uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, que celebra os 20 anos de políticas dos governos petistas para o setor.

"Este é um governo aberto ao diálogo com a sociedade civil, com o movimento negro e com os movimentos de direitos humanos. Reconstruir este país e criar políticas públicas cada vez mais inclusivas é uma tarefa coletiva”, declarou Lula durante a cerimônia...

Estudo da USP aponta que juros mais altos prejudicam mais os negros

A política monetária de manutenção de juros altos tem como um de seus efeitos o aumento do desemprego entre homens negros. É o que aponta pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (MADE) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP). Segundo as autoras do levantamento, as estimativas foram feitas em relação a homens brancos em razão de sua posição privilegiada no mercado de trabalho.

De acordo com o estudo, o aumento de um ponto percentual na taxa básica de juros (Selic) real, descontada da inflação, aumenta o desemprego de homens negros em 1,22 pontos percentuais. Mesmo controlando a composição setorial e o nível educacional, o impacto de uma política monetária contracionista é maior para homens negros...

Limitação do acesso à saúde afeta diretamente a qualidade de vida e longevidade da população negra, revela pesquisa

A desigualdade social entre pessoas negras e brancas no Brasil é uma realidade que se manifesta em diversas áreas. A limitação do acesso à saúde e à alimentação, por exemplo, afeta diretamente a qualidade de vida e longevidade da população negra. 

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Saúde Alimentar e Nutricional, a Penssan, demonstram que essa população é maioria quando se fala na falta de acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para a sobrevivência. Negros correspondem a 65% das pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil...

Filhos de garis, pedreiros e faxineiras: 1ª turma com cotistas negros se forma na Faculdade de Direito da USP

“Olhava ao meu redor e pensava: 'será que deveria mesmo estar aqui?’.”
“Eu me sentia uma extraterrestre.”
“Contei nos dedos quantos negros vi ali. Fiquei assustada.”

As frases acima foram ditas por alunos cotistas que ingressaram na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2018, na 1ª turma — em quase 200 anos de história da instituição — a ter vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas...

Edital concede bolsa e recursos para pesquisadores negros e indígenas

Embora 57% da população brasileira se classifiquem como pretos, pardos e indígenas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa parcela da população ainda é sub-representada nas instituições acadêmicas.

Pensando em reduzir essa lacuna, o Instituto Serrapilheira e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) decidiram, em uma parceria inédita, fazer uma chamada exclusiva para cientistas negros e indígenas que sejam pós doutores mas que ainda não tenham nenhum vínculo como professores...

Estados mais ricos veem desequilíbrio de renda entre negros e brancos piorar

Nas últimas duas décadas, os estados mais ricos do país viram aumentar o desequilíbrio de renda entre negros e brancos. Considerando todo o Brasil, a desigualdade de rendimentos ficou estagnada, mesmo com o avanço na democratização da educação superior.

Mantido o ritmo atual, o país deve demorar mais de 400 anos para atingir a igualdade de renda entre negros e brancos, enquanto o equilíbrio para a educação deve ser conquistado em 34 anos...

Casa Nova: Festa no Lago e na Lagoa dos Negros acontecem hoje (6)

O Lago e a Lagoa dos Negros, duas comunidades do interior de Casa Nova, festejam no dia 06 de agosto o Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro das duas localidades.  É a data do encerramento da novena e da missa solene.

O Prefeito Wilker Torres, desde o início do seu primeiro mandato, tem se empenhado na valorização e respeito às tradições locais, incentivando e apoiando as festas de largo, que tradicionalmente acontecem no último dia da novena. ..

Desnutrição aumenta no Brasil; índice é maior entre meninos negros

A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros. De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade.

De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%, atingindo 5,3%, em 2021...

Prefeitura de Petrolina cria plantão psicológico para cuidar da saúde mental de negros e LGBTQIA+

O preconceito enfrentado por negros e pela população LGBTQIA+ afeta, diretamente, a autoestima e a saúde mental desses grupos. Por isso, a Prefeitura de Petrolina está disponibilizando um 'plantão psicológico' para dar assistência ao público que pode sofrer com sentimentos de inferioridade e inadequação.

De acordo com a secretária executiva de Direitos Humanos, Bruna Ruana, o objetivo é assegurar atendimento psicológico, auxílio, escuta e acolhimento para que essa população possa se reestruturar emocionalmente. "São grupos sujeitos a mais violências e restrições. E isso impacta diretamente a saúde mental dessas pessoas que não tem ao menos suas existências validadas. Com essa assistência psicológica eles poderão ter outras visões de si e poderão desenvolver estratégias assertivas de enfrentamento às adversidades como preconceito em casa e na rua, racismo, LGBTQIA+fobia", disse...

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros. Pesquisa revela dificuldades na retomada dos negócios

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os empreendedores negros estão com mais dificuldades do que os brancos para retomar as vendas ao patamar anterior à pandemia de covid-19.

De acordo com o levantamento realizado pela 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, 72% dos empresários negros estão faturando menos. O índice é de 66% no caso de empreendedores brancos. ..

Movimentos negros pernambucanos realizam uma marcha neste sábado (20)

Movimentos negros pernambucanos realizam uma marcha neste sábado (20), com o tema “O povo negro resiste ao genocídio: antes, durante e depois da pandemia”. Os grupos fazem parte da  da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe).

O ato tem concentração a partir das 14h, no Pátio do Carmo, área central do Recife e, de lá, segue até a Praça do Arsenal da Marinha, onde será realizado o Festival da Cultura Negra. ..

Filme de Pixinguinha traz emoção e exemplo para jovens negros

O impulso de combater "violências estúpidas" sofridas por um Brasil "talentoso, resistente e imensamente carinhoso", que anda sufocado, mas pode ser salvo "por meio da arte", bateu forte no discurso da diretora Denise Saraceni, quando assumiu o desafio de contar a história humana projetada no longa-metragem Pixinguinha — Um homem carinhoso, em exibição na cidade.

Autor dos arranjos de Ta-hí (eternizada por Carmen Miranda), compositor de Rosa e Carinhoso e solista de flauta, fundamental para sucessos dos Oito Batutas, como Urubu malando, Pixinguinha (ou Alfredo da Rocha Vianna Filho) inspirou a direção musical do maestro Cristóvão Bastos no filme, incrementada pelos voos de choro, bossa nova e jazz...

Pesquisa diz que Negros têm mais risco de morrer de Covid-19

O risco de morrer de Covid-19 é significativamente maior para homens negros e mulheres brancas e negras do que para homens brancos no Brasil, de acordo com um grupo de pesquisadores que analisou estatísticas oficiais sobre milhares de brasileiros mortos no ano passado.

Ligado à Rede de Pesquisa Solidária, que reúne várias instituições públicas e privadas, o grupo concluiu que as desigualdades raciais e de gênero contribuem para aumentar o risco de morte mesmo em grupos de pessoas com atividades profissionais que as colocam no topo da pirâmide social...

Os negros são gigantes nas trilhas, nos ritmos e versos da música brasileira

A influência dos negros na cultura brasileira sempre se conectou com a  música,ritmos,sabores e religiosidade. Historicamente, o negro vem a ser, apesar das vicissitudes que enfrenta, um dos componentes mais criativos no cenário da cultura brasileira e aquele que, junto com os índigenas, mais singulariza o nosso povo. Ser negro no Brasil não é fácil, ainda mais em tempos atuais em que as agressões racistas  se multiplicam em todas as esferas sociais.

Falando de arte, reverenciamos o Brasil mestiço em nome de Pixinguinha, Cartola, Zé Kéti, Lupicínio  Rodrigues, João do Vale, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Jorge Benjor, Gilberto Gil, e tantos outros...

 Edital para artistas visuais negros

Para dar visibilidade e destaque aos artistas negros da Bahia, a Confraria 27 lança o projeto 'Preto É Rei', que visa a composição de um livro com obras de Artes Visuais de todo o estado. As inscrições de propostas podem ser feitas até o dia 31, em duas categorias, uma para obras já existentes e outra para novas criações.

Os artistas devem propor cinco obras diferentes, enaltecendo a beleza e dinastia do povo preto, podendo ser nos formatos de fotografia, desenho, colagens e/ou pinturas. O edital com todos os detalhes e os formulários de inscrição podem ser acessados nas redes sociais da equipe: Instagram (@confraria_27) e Facebook.com/confrariadanca27...

Ensino brasileiro e os reflexos da desigualdade durante a pandemia

A educação é um dos principais pontos de atenção na elaboração de estratégias para redução de desigualdades. Mas, e quando o sistema educacional do país incentiva disparidades raciais, sociais e locais?

O Brasil sofre com esse paradigma e, por mais que os dados revelem um aumento no acesso às escolas, na análise dos últimos anos, as oportunidades e desempenhos entre um extremo e outro se tornam um abismo ainda maior...

Gerson depõe sobre acusação de injúria racial: 'Falo por todos os negros'

O jogador do Flamengo Gerson deu depoimento no caso de injúria racial em que acusa o colombiano Indio Ramírez, do Bahia, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira.

Segundo o meio-campista do Flamengo, o adversário disse "cala boca, negro" a ele durante a vitória do time rubro-negro por 4 a 3, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro...

Mulheres e negros são maioria dentro da Defensoria da Bahia, revela o I Censo da Instituição

Divulgado na segunda-feira, 30, o I Censo da Defensoria Pública do Estado da Bahia teve a participação de 1064 pessoas e revelou o perfil global dos trabalhadores da Instituição: 56,8% da equipe é formada por mulheres e 45,6% das pessoas são negras.

A análise minuciosa dos dados revela ainda que as defensoras públicas correspondem a 60,2% da classe, as servidoras e estagiárias são, respectivamente, 56,1% e 62,3% entre seus pares...

Número de mortes violentas aumenta 7,1%, negros são as maiores vítimas, diz relatório

No primeiro semestre deste ano, as mortes violentas intencionais aumentaram 7,1% no país, seguindo a tendência de elevação iniciada no último trimestre de 2019. De acordo com o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foram registradas 25.712 ocorrências, contra 24.012 da primeira metade de 2019. Ou seja, a cada dez minutos, uma pessoa perdeu a vida, vítima de assassinato.

São consideradas mortes violentas intencionais o homicídio doloso, a lesão corporal seguida de morte, o latrocínio e as mortes decorrentes de intervenção policial. Os homicídios dolosos (8,3%) e as mortes decorrentes de intervenção policial (6%) foram os que mais tiveram aumento. De 2019 para 2020, o número de casos passou de 20.105 para 21.764  e de 3.002 para 3.181, respectivamente...