Foram encontrados 153 registros para a palavra: CPI

Deputados bolsonaristas vão entrar com pedido da CPI dos institutos de pesquisa

Diante da discrepância entre os resultados das eleições — em vários níveis — com o que foi divulgado nas pesquisas eleitorais, os deputados bolsonaristas pretendem criar uma CPI para investigar os institutos de pesquisas.

Para os parlamentares, os erros provocaram interferência na disputa eleitoral. Eles falam principalmente sobre a questão da expectativa de vitória que gerou mais acordos e influência de Lula durante todo o primeiro turno...

PGR pede que STF arquive ações contra Bolsonaro e aliados do governo em apuração da CPI da Pandemia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive ações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), atuais e ex-integrantes do governo, além de congressistas aliados ao Planalto. As investigações foram abertas após o relatório final da CPI da Pandemia.

Em novembro passado, a PGR enviou à Corte ao menos dez pedidos de providências a partir do relatório final da CPI da Pandemia. O órgão recebeu o documento no fim de outubro, um dia após o texto ser votado no Senado, e vinha sendo cobrado para dar andamento às investigações...

Pacheco diz que CPIs serão lidas em plenário e instaladas após as eleições

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta terça-feira (5) que duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) serão abertas ainda em 2022, mas apenas depois do período eleitoral. Ele citou investigações envolvendo o Ministério da Educação e crimes na Amazônia

“O Senado, integralmente, reconhece a importância das CPIs para investigar ilícitos no MEC, desmatamento ilegal na Amazônia, crime organizado e narcotráfico. Os requerimentos serão lidos em plenário por dever constitucional e questões procedimentais serão decididas.”..

Oposição entrega pedido para abrir CPI do MEC

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou o requerimento de criação da CPI do Ministério da Educação. Segundo ele, o pedido tem 31 assinaturas de senadores. O autor do pedido apresentou o documento acompanhado das deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP).

A CPI terá como focos suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro Milton Ribeiro e na distribuição de recursos pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da  Educação...

Sob pressão nas redes sociais, senador baiano Otto Alencar ainda reluta em assinar pedido de CPI na Educação

Já com assinaturas suficientes para a instalação de uma CPI para investigar denúncias de desvios no Ministério da Educação, a oposição no Senado Federal pretende colher pelo menos mais duas para ter uma segurança e pressionar o presidente Rodrigo Pacheco a instalar a comissão de inquérito.

A pressão, dos dois lados, de quem defende a instalação e de quem tenta evitar para poupar o governo de desgastes em ano eleitoral, coloca o senador baiano Otto Alencar no centro das discussões, já que ele é um dos que ainda não assinaram o documento, em que pese ser considerado um opositor e tenha tido papel relevante na CPI da Covid-19...

Caso Milton Ribeiro: Somente um Senador baiano assinou pela CPI do MEC; saiba quem foi

A prisão do ex-ministro da educação Milton Ribeiro fez o senador Randolfe Rodrigues (Rede) retomar os esforços que iniciou em março para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal. Randolfe afirmou que falta somente uma assinatura para conseguir o objetivo - que já teria sido alcançado caso todos os senadores baianos tivessem apoiado a proposição.

Até o momento, somente um senador da Bahia assinou o documento que solicita abertura da CPI do MEC. A assinatura já tinha sido feita em março, quando o governo federal conseguiu manobrar para que o inquérito não fosse aberto e fez pelo menos 5 senadores retirarem suas assinaturas...

Alex Tanuri usa afirmações de Medeiros e Tenório para pedir CPI da Zona Azul. Vereadores apoiam

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 20/06 uma audiência pública sobre a Zona Azul em Juazeiro. Entre as declarações do Vereador José Carlos Medeiros, autor do requerimento da audiência, as afirmações de que "a CSTT não tem domínio sobre o que é arrecadado"; "uma coisa que está pairando como algo nebuloso e duvidoso para os nossos munícipes..."; "os valores insignificantes que retornam para nosso município..." e, coroando, "a sociedade vê a Zona Azul como uma caixa preta", foram confirmadas por ninguém menos que o Presidente da CSTT, Tenório Filho:  

"O Contrato da Zona Azul, como vinha dizendo o Vereador José Carlos Medeiros, é uma caixa preta sim" – confirmou e reforçou, ao falar que abriu as portas do órgão para vereadores, independente de situação ou oposição. ..

Em Senhor do Bonfim, Adolfo Menezes ironiza proposta de Bolsonaro para CPI da Petrobras

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, que criticou o reajuste nos preços dos combustíveis, voltou a tocar no assunto, neste sábado (18.06), em Senhor do Bonfim, ironizando a proposta de CPI da Petrobras, ao participar da Plenária da Educação, no Campo Clube, no Bairro Marisa, ao lado de Jerônimo Rodrigues e Geraldo Junior, pré-candidatos ao governo da Bahia. 

"Seria cômico, não fosse trágico, o presidente Bolsonaro querer CPI da Petrobras, por causa dos preços absurdos dos combustíveis. Ele que já trocou quatro vezes o presidente da estatal em três anos e seis meses de (des)governo. A pergunta que não quer calar é: quem manda na Petrobras, que tem controle estatal? A resposta é óbvia: é o presidente", crítica Menezes. ..

“Vamos propor uma CPI para investigar Petrobras”, diz Bolsonaro após reajuste

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (17) que vai “propor uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] para investigar a Petrobras” após a estatal anunciar reajuste.

“Conversei agora há pouco com o Arthur Lira [presidente da Câmara], reunido com com líderes partidários e nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho”, disse o presidente em entrevista à Rádio 96 FM, de Natal, no Rio Grande do Norte e transmitida em seu perfil oficial no Facebook...

Rui Costa afirma que não teme a abertura de uma CPI para apurar supostas irregularidades na compra de respiradores

O governador Rui Costa afirmou que não teme a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades na compra de respiradores no início da pandemia da Covid-19. 

A afirmação foi dado ao radialista Geraldo José, durante entrevista na Rádio Juazeiro Am. A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) protocolou, ontem terça-feira (26), um requerimento para a instalação da Comissão. ..

Após operação da PF, oposição vai dar entrada em CPI dos respiradores na Alba

Informações apuradas pelo BNews dão conta que nesta terça-feira (26), a bancada da oposição na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) dará entrada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos respiradores.

A decisão foi tomada após a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação que investiga supostos desvios de dinheiro público na compra de 300 equipamentos pelo Consórcio Nordeste...

Senador Oriovisto Guimarães retira assinatura para instalação de CPI do MEC

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) retirou sua assinatura para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue possíveis irregularidades no Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito neste sábado (9) em uma publicação na redes sociais do senador.

Segundo o parlamentar, embora acredite que “fatos graves” ocorreram no Ministério, “uma CPI tão próxima das eleições acabará em palanque eleitoral”...

Governo federal monta força-tarefa para barrar CPI do MEC e evitar desgaste eleitoral

Com o crescimento das pressões por uma investigação no Congresso e o temor do desgaste durante a campanha eleitoral, o governo de Jair Bolsonaro montou uma força-tarefa comandada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para barrar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue suspeitas de corrupção no Ministério da Educação (MEC).

A estratégia do Palácio do Planalto é a de convencer senadores a retirar o apoio antes de o requerimento para a criação do colegiado ser protocolado...

Pedido de CPI do MEC já tem 27 assinaturas necessárias

O requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no Ministério da Educação (MEC) envolvendo recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já tem 27 nomes, o mínimo necessário para dar andamento ao pedido de abertura das investigações.

O último nome confirmado foi o do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Em declaração à analista Basília Rodrigues, da CNN, o senador afirmou que assinou o requerimento porque esses “são fatos de altíssimas gravidades que carecem de todos os meios investigativos”...

Depoimento de Ribeiro está mantido, e falta será 'chamamento' para CPI do MEC, diz senador

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), disse nesta terça-feira (29) esperar que o agora ex-ministro da Educação Milton Ribeiro mantenha o compromisso de comparecer à audiência pública marcada para quinta-feira (31).

Segundo Castro, uma eventual ausência de Ribeiro pode levar à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as suspeitas sobre a atuação de pastores no ministério e de cobrança de propina para liberação de verbas da pasta...

STF retira sigilo de investigação da CPI da Pandemia

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo de uma das petições em tramitação no STF para apurar desdobramentos das investigações produzidas pela CPI da Pandemia.

Nesta quinta-feira (24), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro afirmou que “não se justifica o sigilo”. A ação em questão envolve o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR)...

Deputado Tum quebra silêncio e denúncia morosidade dos líderes do bloco de Oposição e Governo na ALBA: “querem boicotar a CPI da Coelba”

Autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar a atuação da Coelba, concessionária que monopoliza o fornecimento de energia elétrica na Bahia, o deputado estadual Tum tem cobrado de seus pares, sobretudo as lideranças do governo e da oposição, a instalação do colegiado.

A CPI, que teve a assinatura de 44 deputados, mais que o dobro do mínimo necessário, já teve aval do jurídico da Alba e a autorização da presidência da Casa para ser instalada...

Instalação da CPI Caso Beatriz mais uma vez causa questionamentos entre deputados na Assembleia Legislativa

Na reunião ordinária de ontem (15) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) questionou o fato do PSol e do PT não assinarem a CPI do Caso Beatriz, enquanto se utilizam, segundo o parlamentar, da morte da vereadora Mariele (RJ), do menino de 9 anos assassinado em Barreiros e do congolês no Rio de Janeiro para plataforma política sobre a segurança.

"Eles se omitem, de forma subserviente ao Palácio, em colaborar com a apuração e atender os pais de Beatriz e a sociedade pernambucana, neste caso chocante e ainda sem respostas", declarou o deputado...

Caso Beatriz: Deputada acusa colega de blefar sobre CPI: a versão de que falta apenas uma assinatura é "uma falácia". Romero rebate acusação

A deputada estadual Dulcicleide Amorim (PT) voltou a se pronunciar, ontem, sobre a abertura da CPI do Caso Beatriz. Em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a parlamentar fez um longo discurso com críticas ao deputado Romero Albuquerque (PP), que está à frente da coleta de assinaturas.

Dulci, como é conhecida no segmento político, disse ter cobrado ao colega o requerimento para iniciar a CPI, além de ter questionado a quantidade de assinaturas. A deputada também afirmou que a versão de que falta apenas uma assinatura é "uma falácia"...

Caso Beatriz: Deputados discutem na Assembleia Legislativa criação da CPI do Caso Beatriz. Audiência pública foi cancelada

A criação da Comissão de Inquérito para apurar o assassinato da menina Beatriz causou mais uma vez discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“No último fim de semana, fui surpreendida por uma avalanche de distratos e desmoralização promovida por pessoas que não me conhecem.” A declaração foi feita pela deputada Dulci Amorim (PT), em discurso na Reunião Plenária da terça (8). Ela contou vem sendo injustamente acusada de impedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assassinato da menina Beatriz Mota...