Foram encontrados 510 registros para a palavra: erro

Em 2 meses, Moro soma derrotas e recuos depois de ordens de Bolsonaro

Dois meses após tomar posse com status de superministro, Sergio Moro já coleciona derrotas e recuos que foi obrigado a fazer publicamente após contraordens do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

O ministro da Justiça e Segurança Pública aceitou deixar a carreira de juiz federal para assumir a pasta sob o argumento de que estava "cansado de tomar bola nas costas". Mas, em 60 dias de governo, tem enfrentado problemas parecidos.

A última delas ocorreu na quinta-feira (28), quando o ministro da Justiça teve de voltar atrás, a contragosto, na nomeação da especialista em segurança pública Ilona Szabó. Ele a havia indicado para ser membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Antes desse caso, Moro já havia se deparado com outros episódios de constrangimento, o que tem gerado desgaste e irritado o ministro. Sergio Moro, segundo assessores próximos, passou a quinta-feira de cara fechada. Logo nos primeiros dias no cargo, Moro recebeu a missão de concretizar mudanças na legislação para dar aos cidadãos mais acesso à posse de armas, bandeira de Bolsonaro durante a campanha presidencial do ano passado.

Desde o começo, o ministro tentara se desvincular da autoria da ideia, ao dizer nos bastidores que apenas estava cumprindo ordens do presidente. Na elaboração do decreto, que foi publicado em janeiro, algumas de suas sugestões foram ignoradas, como o número de armas que poderia ser registrado por pessoa --ele defendeu que tinham que ser apenas duas, e não quatro, como acabou estabelecido no decreto sobre o assunto.

Em outro caso, o ministro viu o governo interferir naquilo que mais se dedicou desde a posse, seu pacote anticrime e anticorrupção, que reúne projetos de leis apresentados ao Congresso em fevereiro. Entre as medidas, Moro incluiu a criminalização do caixa dois. Dias depois, no entanto, soube que, por decisão do Palácio do Planalto, o tema iria tramitar separadamente do restante das propostas, que incluem mudanças na legislação sobre crime organizado, corrupção e tráfico de drogas.

A ideia de tirar a criminalização do caixa dois do texto principal visou atenuar a resistência de parlamentares e acabou expondo Moro por confrontar seu discurso de ministro em relação ao de juiz. Como juiz, Moro enfatizava a gravidade do caixa dois. "Muitas vezes [o caixa dois] é visto como um ilícito menor, mas é trapaça numa eleição", afirmou em agosto de 2016.

Como ministro de Bolsonaro, diante da decisão de separar a proposta de criminalização do projeto principal, Moro afirmou ter atendido à queixa de alguns políticos de que "o caixa dois é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, crime organizado e crimes violentos".

Mesmo quando não teve de recuar, o ministro da Justiça e Segurança Pública deu sinais de fragilidade quando a palavra do presidente foi mais forte do que a dele, como no escândalo revelado pela Folha de S.Paulo sobre candidaturas de laranjas do PSL, partido de Bolsonaro.

Enquanto Moro deu declarações evasivas, dizendo que a Polícia Federal iria investigar se "houvesse necessidade" e que não sabia se havia consistência nas denúncias, Bolsonaro determinou dias depois, de forma enfática, a abertura de investigações para apurar o esquema --que resultou na queda do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), que presidiu o PSL nas eleições.

No episódio de Ilona Szabó (que é colunista da Folha de S.Paulo), o ministro ainda teve de acompanhar declarações públicas que explicitaram sua derrota, como entrevistas da especialista e mensagens dos filhos do presidente da República.

"Meu ponto de vista é como essa Ilana Szabó aceita fazer parte do governo Bolsonaro. É muita cara de pau junto com uma vontade louca de sabotar, só pode", escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho de Jair Bolsonaro, em uma rede social.

O próprio Ministério da Justiça admitiu a derrota por meio de nota à imprensa. "Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o ministério respeitosamente apresenta escusas", disse o comunicado.

Mesmo com o recuo, Sergio Moro defendeu o convite que havia feito dizendo na nota que foi motivado "pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé".

Ilona Szabó caiu porque é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas, política do governo Bolsonaro. Também já criticou em artigo o pacote anticrime de Moro, ao considerar preocupantes, entre outras coisas, as medidas que tendem a ampliar o direito à legítima defesa.

"O sentimento é o de que quem ganha é a polarização, perde a pluralidade e o debate de ideias, tão fundamentais numa democracia", disse a especialista à reportagem. As "tratoradas" de Bolsonaro não atingem apenas Moro, no entanto. Diferentes ministros já foram derrotados e tiveram que anunciar recuos --como Gustavo Bebianno, antes de ser demitido em meio à crise das candidas laranjas.

Em áudios vazados publicados pela revista Veja, por exemplo, Bolsonaro mandou uma mensagem a Bebianno pedindo para cancelar uma viagem dele e de outros ministros que já estava marcada para a Amazônia. Paulo Guedes (Economia), que também entrou com status de superministro, é outro que já teve contratempos com o Planalto. O principal deles envolve a reforma da Previdência. O presidente afirmou nesta quinta (28) que o governo pode alterar a proposta de idade mínima para mulheres de 62 anos para 60 anos...

Filho de Bolsonaro diz que saída para enterro de neto coloca Lula 'posando de coitado'

Para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, o debate acerca da possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixar a prisão em Curitiba para acompanhar o sepultamento de um parente só coloca o petista "em voga posando de coitado". Lula perdeu nesta sexta (1º) o neto Arthur, de sete anos, vítima de uma meningite.

O comentário foi feito no Twitter, em resposta do deputado a um usuário que publicou uma enquete a seus seguidores para opinarem sobre o tema. "Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum", escreveu Eduardo. "Quando o parente de outro preso morrer ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso, só deixa o larápio em voga posando de coitado."..

Lula consegue autorização para deixar prisão e acompanhar enterro do neto

A juíza Carolina Lebbos, da 12 ª Vara Federal, autorizou nesta sexta-feira (1/2), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareça ao velório do neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos. O menino morreu no início da tarde desta sexta-feira (1/3), vítima de meningite.  

Lula seguirá para São Paulo em avião do governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, atendento pedido da Superintendência da Polícia Federal do estado. Ainda não se sabe, porém, que horas o ex-presidente deixará a penitenciária em Curitiba, onde está preso desde 7 de abril de 2018.  Arthur deverá ser sepultado no sábado (2/3). ..

Juazeiro: Polícia investiga dupla acusada de matar vizinho com golpes de barra de ferro

Dois homens foram presos em flagrante por suspeita de matar o vizinho com golpes de barra de ferro, no bairro Sol Nascente, na cidade de Juazeiro. O caso aconteceu no sábado (23), mas só foi divulgado pela polícia nesta segunda-feira (25). De acordo com a Polícia Civil, Valdevan Cavalcanti da Silva, de 48 anos, foi morto dentro da própria casa, depois de se desentender com dois colegas, enquanto consumiam bebida alcoólica.

Um dos acusados foi preso ainda na casa da vítima, enquanto dormia. Outro teve ferimentos durante a briga e foi encontrado pelos policiais em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde foi socorrido. A polícia não detalhou o motivo da discussão...

Derrotado na Justiça, ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho ganha cargo no governo da Bahia

Derrotado na Justiça para exercer qualquer cargo público por desvio de verba ou uso indevido, o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB), que chegou a ser eleito ano passado para deputado federal, ganhou um cargo no governo de Rui Costa (PT).

O comunista foi nomeado assistente especial, símbolo DAS-2A, do Quadro Especial da Casa Civil, para ter exercício no gabinete do governador, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19). ..

Espaço do Leitor: Torcida Jovem Juazeirense lamenta erro do juiz que beneficiou o Vasco

O estudante Ícaro Gabriel da Cunha Reis, Acadêmico de Direito - UNEB CAMPUS IV, envia email para o Blog. Ele aponta que o empate entre Vasco e Juazeirense, "com a ajuda do arbitro representa o declínio de tudo aquilo que se julga moral, ético e correto".

Confiram:..

Rejeitos da Barragem, em Brumadinho (MG), “chegarão até a Bacia do Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista 

Os rejeitos de minério de ferro da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, “chegarão até a Bacia do Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista. A afirmação foi dada pelo geólogo e professor doutor em Geografia Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, em entrevista exclusiva à Agência Eco Nordeste. A barragem, que pertence à mineradora brasileira Vale, rompeu no início da tarde de sexta-feira (25).

“A lama contaminada com minério de ferro já atingiu o Rio Paraopeba, que deságua no Rio São Francisco. Então, mesmo que eles tentem conter o seguimento da lama de rejeitos na barragem da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, quando houver precipitações acima da média na região, a barragem vai precisar sangrar e os rejeitos vão sair misturados à água. E essa água vai seguir o fluxo do rio, que deságua no São Francisco e em outros, até chegar ao mar. A contaminação irá se espalhar”, explica o professor. ..

EMOÇÃO MARCA ENTERRO DE MOTOTAXISTA VÍTIMA DE ACIDENTE EM JUAZEIRO (BA)

Carregado de emoção o enterro do corpo do mototaxista Gilson Roberto F. Pires de Almeida Junior, 31 anos, conhecido popularmente por 'Carnaíba' que faleceu noite passada (26), após grave acidente na BR-407, imediações da Casa do Menor, depois de chocar sua motocicleta com outra moto.

Tota tinha ponto de mototaxista ao lado do Posto Raul Lins na Avenida Adolfo Viana e durante toda tarde o corpo foi velado no espaço do SAF, Rua Raul Alves, bairro Santo Antônio e o sepultamento no finalzinho da tarde deste domingo (27) no cemitério central da cidade...

‘Se por acaso ele errou, me arrependo como pai, mas ele terá que pagar’ declara Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro concedeu entrevista à agência de notícias Bloomberg nesta quarta-feira (23), em Davos, na Suíça, e foi questionado sobre os escândalos envolvendo Flávio Bolsonaro, seu filho mais velho. Ao responder, o presidente deixou claro que já considera a hipótese de que o deputado estadual e senador eleito tenha errado no âmbito do caso Coaf.

“Se por acaso ele errou, e isso for provado, eu me arrependo como pai, mas ele terá que pagar o preço por essas ações que não podemos aceitar”, disse Bolsonaro, no segundo dia do Fórum Econômico Mundial. A Bloomberg escreveu ainda que a investigação sobre Flávio Bolsonaro pode “minar a agenda anticorrupção do presidente do Brasil”...

Sport e Náutico estreiam com derrota no Pernambucano 2019 e Petrolina joga neste domingo 20, contra o Afogados

Depois de estrear perdendo na Copa do Nordeste, o Náutico também começou tropeçando no Campeonato Pernambucano 2019. Repetindo os mesmos erros da partida anterior, o Timbu foi derrotado por 2x1 para o Central, no Lacerdão.  Os alvirrubros agora se preparam para o duelo perante o Sergipe, terça (22), fora de casa, pela segunda rodada do Nordestão.

Na estreia oficial na temporada 2019, o Sport também decepcionou sua torcida na largada do Campeonato Pernambucano. Mesmo atuando em casa, o Leão foi surpreendido pelo Flamengo de Arcoverde, que vencou por 3x2. Já a torcida da Fera Sertaneja só pensa numa vitória. Depois de cinco anos longe da elite do futebol do estado, o Petrolina Futebol Clube dá início à temporada 2019 neste domingo 20,  contra o Afogados. O jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano começa às 16h, no Vianão...

Bolsonaro chama Battisti de terrorista e companheiro do PT

O presidente Jair Bolsonaro comemorou hoje (13) a prisão do italiano Cesare Battisti, chamando-o de "terrorista" e "companheiro" do PT. "Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti! Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram do mundo (PT)", escreveu o presidente em seu perfil no Twitter.

Battisti foi preso na noite de ontem (12), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, um mês depois de ter sua prisão decretada no Brasil. Ele estava foragido desde 14 de dezembro e sua extradição já está autorizada. Desde a campanha eleitoral à Presidência, Bolsonaro dizia que faria o possível para extraditar Battisti, prometendo entrega-lo como "presente" ao vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini. (ANSA)..

Bolsonaro defende que ataques no Ceará sejam considerados terrorismo

O presidente Jair Bolsonaro defendeu hoje (12) que ações criminosas ocorridas no Ceará sejam consideradas terrorismo. A manifestação do presidente em favor do PLS 272/2016 foi feita por meio de sua conta pessoal no Twitter, às 7h deste sábado (12), ao comentar situação no Ceará. No início da noite, o presidente postou mensagem sobre o ataque mais recente no estado, que ocasionou na derrubada de uma torre de transmissão de energia, e voltou a defender a tipificação dos atos como terroristas.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que a explosão da subestação que atende Fortaleza interrompeu parcialmente o tráfego na BR-020 e afetou outra linha da rede de distribuição para o bairro de Jaboti...

PILOTO DE SÉRIE PERNAMBUCANA DE TERROR "ATROFIA", GRAVADA EM PETROLINA,  É LANÇADO NO MIS, EM SÃO PAULO

A série retrata um futuro distópico, onde os seres humanos adoecem e começam a perder alguns órgãos dos sentidos. Tato, paladar, olfato e membros superiores são afetados por uma síndrome desconhecida. Cerca de 80% da população mundial começa a atrofiar, transformando-se em pessoas irracionais, famintas e improdutivas.

A primeira temporada é composta por oito episódios independentes, que orbitam nos gêneros suspense/drama/terror e será ambientada totalmente na caatinga, bioma único no mundo, que compõe a narrativa de uma maneira jamais retratada, integrando elementos culturais, folclóricos e regionais às histórias...

Carga de cigarros e tênis falsificados é apreendida em Bezerros

Mercadoria havia saído da Feira da Sulanca, em Caruaru, com destino à Paraíba

Uma carga de 6.580 maços de cigarro paraguaio e 465 pares de tênis falsificados foi apreendida ontem segunda-feira (07), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. A mercadoria era transportada em um ônibus que havia saído da Feira da Sulanca, em Caruaru, com destino ao município de Mari, na Paraíba...

Campo Formoso: comoção marca enterro das seis vítimas do acidente em Seabra

Os corpos das vítimas do acidente envolvendo uma carreta e um micro-ônibus, na BR-242, região da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, foram velados e enterrados ontem, sábado (5). Seis pessoas morreram por causa da colisão. As vítimas são da mesma família e tiveram velório coletivo na cidade de Campo Formoso. Dois corpos foram enterrados durante a manhã e os outros quatro foram sepultados no final da tarde. O acidente foi na manhã de quinta-feira (3).

O acidente deixou também outras 26 pessoas feridas. Desses, dez receberam alta, nove permanecem internados no Hospital Regional da Chapada, em Seabra, e sete foram transferidos, sendo seis para Salvador (três no Hospital Geral do Estado - HGE, dois no Hospital do Subúrbio e um no Hospital Manoel Victorino) e um para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. O grupo foi para a cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás, onde encontrou parentes e amigos para passar a virada de ano. Momentos antes do acidente, os passageiros fizeram uma selfie...

PROGRAMA DE ARAR TERRAS DA PREFEITURA DE JAGUARARI CONCLUI SUAS ATIVIDADES NA LOCALIDADE DE PAU FERRO

A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura, está levando o programa aração de terras para diversas localidades da zona rural do município. Na sexta-feira (28) os trabalhos de arar terras na localidade de Pau Ferro foram concluídos. Os trabalhos iniciados durante esse mês de dezembro irão beneficiar os pequenos produtores rurais por todo o município.

O trabalho de arar terras já foi concluído nas localidades de: Tanque do Miguel, Quebra Costela, Buraco do Bicho e Ponta da Serra. A ação teve custo zero para os produtores, tendo como objetivo valorizar o homem do campo e a produção rural do município que é fonte de renda para centenas de famílias...

Enterro do corpo de Mãe Stella de Oxóssi vira disputa judicial

A morte de uma das mais importantes representantes do candomblé brasileiro, Mãe Stella de Oxóssi, 93 anos, ontem (27), desencadeou uma disputa judicial entre representantes da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá e pessoas próximas à sacerdotisa, como sua companheira, a psicóloga Graziela Domini. O dilema só foi resolvido por volta das 13h30 de hoje (28), depois que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que o corpo de Mãe Stella fosse transportado da cidade de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano, a cerca de 90 quilômetros de Salvador, para a capital baiana.

Conforme decisão da juíza Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira, o corpo da ialorixá deve ser enterrado no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro e, hoje, administrado pela Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá. A decisão começou a ser cumprida no início da tarde, depois que um oficial de Justiça entregou a decisão na Câmara dos Vereadores de Nazaré, onde ocorria o velório da Mãe de Santo desde a quinta-feira...

Ferro Frente aprova extinção da ANTT, mas alerta para o acúmulo de atribuições da nova "superagência"

A ideia de extinguir a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), juntamente com a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e criar a ANT (Agência Nacional de Transportes) é uma iniciativa bem-vinda para entidades que defendem uma política nacional de ferrovias. A mudança está sendo aguardada no formato de Medida Provisória, para os primeiros dias do novo governo.

Para o presidente da Ferro Frente (Frente Nacional pela volta das Ferrovias), José Manoel Ferreira Gonçalves, a ANTT não está correspondendo à sua função de regulação e fiscalização. "A agência não está promovendo o equilíbrio de forças no setor, nem defendendo os interesses dos usuários de ferrovias", afirma ele. No entanto, existe a preocupação de que uma "superagência" possa não atender à expectativa de cumprir suas atribuições, em função do acúmulo de ações em uma única estrutura...

Comunidade do interior de Serrolândia participa de formação sobre defensivos naturais

Produzir defensivos agrícolas feitos à base de plantas e outros materiais de fácil acesso no meio rural foi o tema de uma formação que aconteceu no último dia 21 na comunidade de Várzea do Uruçu, município de Serrolândia – BA.

A formação, denominada Roda de Aprendizagem, teve como tema Defensivos Naturais em Quintais Agroecológicos e despertou a atenção da comunidade formada por famílias que tem tradição no cultivo de verduras e hortaliças. Recentemente Várzea do Uruçu ganhou mais incentivo por meio do Projeto Pró-Semiárido, que está fornecendo assistência, insumos e equipamentos que estimulam esse tipo de produção...

Após tragédia familiar, Jornalista baiano lança livro e cria Fundação para atuar contra erro médico

O Livro propõe uma reflexão do primeiro milagre de Jesus narrado no evangelho de João

Em seu mais novo Livro, o Jornalista e Escritor Jorge Ribeiro, convida o leitor a uma reflexão religiosa em mais uma história emocionante. No livro, O Primeiro Milagre — Quando o amor transborda, Jorge conta a história de Eugênio, um motivador de pessoas — Coach —, dos dias atuais que por uma razão curiosa consegue voltar no tempo, no inicio da era Cristã, em uma festa de casamento, nas Bodas de Caná. O choque de realidade o faz refletir da oportunidade única de conhecer o Mestre da vida, Jesus, a sua mãe Maria e ver acontecer o Primeiro Milagre. Ele terá que tomar decisões que serão cruciais para as suas intenções, adaptar-se a um ambiente quase que primitivo sem a tecnologia dos dias atuais e os costumes de um tempo onde as pessoas eram mais próximas uma das outras. Viverá os dilemas da barreira da língua, das vestes, o medo de ser reconhecido como alguém fora do seu tempo e descobrirá as razões que o levaram a viver no tempo de Jesus. ..