Foram encontrados 377 registros para a palavra: Agricultura familiar

Presidente do Constesf participa de Oficina Territorial sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar

Nesta quinta-feira (18), o presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, participou da Oficina Territorial sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e realizada no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Juazeiro. Além do Prefeito, secretários municipais de agricultura do Território também participaram da oficina que discutiu programas estaduais e federais de apoio à agricultura familiar.

Durante a oficina, os gestores municipais foram orientados sobre os processos de comercialização e aquisição de produtos da agricultura familiar para garantir uma alimentação saudável na merenda escolar. O objetivo foi incentivar a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA), além debater e tirar dúvidas a respeito do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)...

Coopercuc realiza abertura do Festival do Umbu e celebra a força da Agricultura Familiar do Semiárido

A Praça São João Batista, em Uauá, ganhou mais vida na manhã desta sexta-feira (28), com a abertura oficial da 9ª Edição do Festival do Umbu, que reuniu agricultores/as familiares, representantes do governo estadual, dos municípios da região, associações, cooperativas, estudantes e empreendimentos de diversas regiões do Semiárido e público em geral.

O Festival do Umbu é um tradicional evento que busca promover a agricultura familiar e a economia solidária e é organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos - Coopercuc. "O Festival é um espaço de construção de políticas públicas", pontuou Denise Cardoso, presidenta da cooperativa, durante a saudação de abertura. Ela ainda afirma que a realização do Festival também é uma forma de defender a agricultura familiar e lutar pelo direito dos/as agricultores/as que reafirmam que o Semiárido é um lugar viável para viver...

Pernambuco sediou Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

Pernambuco sediou, nesta quinta-feira (27/04), no Centro de Convenções, o Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para Atendimento de Órgãos Públicos – Região Nordeste, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA. O programa, de âmbito nacional, foi lançado no Estado com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf). A expectativa de negócios para este ano é da ordem de R$ 260 milhões.  

"O programa é de fundamental importância no sentido de impulsionar e fortalecer a agricultura familiar, tão importante para o nosso Estado, sobretudo nesse momento tão desafiador que estamos enfrentando, de seis anos de estiagem. Dialoga com as políticas públicas em Pernambuco em benefício dos nossos agricultores, marcando um novo momento na produção e comercialização, envolvendo os estados do Nordeste, por meio de parcerias", comentou o secretário Nilton Mota, que representou o governador Paulo Câmara no evento, ressaltando que o programa promove inclusão econômica e social com fomento à produção sustentável. Atualmente, Pernambuco conta com cerca de 270 mil estabelecimentos da agricultura familiar...

Bahia: Estado capacita gestores municipais para a aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu nesta terça (25), em Cruz das Almas, a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, realizado no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/PRPPG), segue até esta quarta-feira (26) e tem por objetivo incentivar os gestores públicos municipais a adquirirem produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Esta é a primeira etapa de uma busca ativa dos municípios baianos que ainda não compram produtos da agricultura familiar e daqueles que adquirem menos de 30% da quantidade determinada por lei. A meta da SDR é aumentar em pelo menos 20% a adesão de municípios ao PNAE.

O próximo passo é multiplicar essa ação com a realização de oficinas nos 27 Territórios de Identidade, que começa no próximo dia 02 de maio, no Território de Irecê, com a mobilização e capacitação de gestores públicos municipais, especialmente das áreas de Agricultura e Educação. Além de capacitar, a SDR vai disponibilizar técnicos para orientar as prefeituras municipaisna elaboração dos editais de chamadas públicas para a execução do PNAE. Também serão realizadas 54 oficinas de capacitação para empreendimentos e gestores de municípios que já lançaram chamadas públicas.

“Durante os meses de Fevereiro e Março visitamos todos os Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de apresentar aos municípios uma cesta de serviços, programas e projetos da SDR que potencializam o desenvolvimento rural no Estado. Este evento é parte integrante dos compromissos que assumimos, pois sabemos que geralmente o volume da produção rural escoa de imediato onde está mais próximo, então é de extrema importância que haja mercado para o agricultor familiar vender seus produtos, obter renda e continuar produzindo”, destaca o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Ainda de acordo com o titular da SDR, essa ação deverá envolver outras secretarias de Estado estratégicas, consórcios públicos, colegiados territoriais e redes de produção da agricultura familiar, fazendo um mutirão para garantir a oferta de produtos e dinamizar a economia local.” Queremos,em parceria com as prefeituras, assegurar ainda, que nossas crianças possam comer produtos de qualidade e alimentos saudáveis nas escolas”...

A Fetag -BA em parceria com STRJ realizou capacitação sobre a contribuição sindical da Agricultura Familiar

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG) realizaram nesta quinta-feira (06), uma capacitação sobre a importância da contribuição sindical da agricultura familiar. O encontro contou com a participação de dirigentes sindicais das cidades de Casa Nova, Curaçá, Uauá, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Pindobaçu e da diretora eleita da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Josefa Rita (Zefinha).

A capacitação também contou com a presença do vereador Agnaldo Meira. A discussão foi ministrada pelo assessor da Fetag-BA, Delcique Pina Sales Paraguassú, que esclareceu pontos importantes e tirou dúvidas dos dirigentes sindicais. De acordo com o assessor da Fetag-BA, é importante que os sindicados de cada cidade pensem situações para que o trabalhador retorne as entidades e torne o movimento mais fortalecido. “Temos hoje na Bahia mais de dois milhões de trabalhadores rurais, e sindicalizados temos apenas menos de cem mil. Isso influi na contribuição sindical, já que eles não estão pagando”, afirmou...

Feirantes da agricultura familiar de Petrolina recebem capacitação de boas práticas de manipulação de alimentos

Utilizar técnicas simples e segura de manipular os alimentos. Esta foi a temática da palestra realizada sexta-feira (17), na sede do IPA, aos empreendedores da Feira da Agricultura Familiar. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, através da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio, também contou com as parcerias do Instituto de Pesquisas Agronômicas; Vigilância Sanitária; Agência do Empreendedor (AGE) e SENAI.

A palestra ministrada pela consultora do SENAI, Bárbara Alves de Oliveira, foi bastante elogiada pelos participantes que não perderam a oportunidade de tirar suas dúvidas. "Essa capacitação é importante para nós que trabalhamos com alimentos. Agora é colocar em prática o que aprendemos aqui no nosso dia a dia", destacou a empreendedora Maria José...

Miguel Coelho inaugura feira permanente da agricultura familiar em Petrolina

Após mais de dez anos de luta, os trabalhadores rurais terão uma feira permanente para venda de produtos da agricultura familiar. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, nesta sexta-feira (10), um espaço para comercialização de frutas, legumes sem agrotóxicos entre outros itens. A estrutura funcionará todas as sextas, no estacionamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em benefício de produtores de assentamentos rurais e sem a atuação de atravessadores.  

Inicialmente, atuarão na feira agroecológica 24 trabalhadores do campo. Como os produtos são comercializados direto da mão do produtores, os valores estão abaixo do preço de mercado convencional. "Essa feira é muito importante para que o petrolinense e quem não é daqui possa conhecer os sabores de nossa cidade. O que faltava era oportunidade e o poder público mostrar o caminho ao produtor para que eles possam crescer", ressaltou o prefeito no ato de inauguração. ..

Paulo Bomfim discute com governo do Estado e entidades políticas públicas para a agricultura familiar na região

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito...

Prefeitura e UAVS discutem realização da feira da agricultura familiar no Salitre

A realização da primeira feira da agricultura familiar do Salitre, zona rural de Juazeiro foi discutida na última sexta-feira (3) na sede do distrito de Junco – Salitre entre a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e a Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária.

A feira será realizada em julho e visa fomentar e expor as potencialidades da região, a exemplo de culturas como a goiaba, maracujá, melão, cebola, tomate e tamarindo um dos carros chefes da localidade, que hoje é trabalhado como unidade de beneficiamento através da produção do doce e da polpa. “O evento seguirá os mesmos critérios adotados nas feiras de caprinos e ovinos. O foco será a agricultura familiar, mas também teremos um espaço específico para expor e comercializar caprinos e ovinos do vale e de toda região”, explicou o diretor de pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco)...

Codevasf investe R$ 3,6 milhões para beneficiar agricultura familiar em projeto no semiárido baiano

Os agricultores do projeto público de irrigação Pedra Branca, no Norte da Bahia, serão beneficiados com a retomada dos serviços e fornecimentos para administração, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação de uso comum. A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, assinou, nesta sexta-feira (20), contrato no valor de R$ 3,6 milhões com a empresa vencedora da licitação pública.

A assinatura do contrato ocorreu na sede da Codevasf, em Brasília, com a presença do diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado; do gerente de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Flávio Aragão; do vice-presidente da empresa vencedora da licitação, Porfiro José Borges Neto, além de técnicos da Companhia...

Prorrogada chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

O prazo da primeira chamada pública, para a aquisição de produtos que oriundos da agricultura familiar, direcionados à alimentação escolar na rede estadual de ensino, foi prorrogado até o dia 23 de janeiro.

Estão sendo destinados R$ 16.353.354,05 correspondentes aos 100 dias do ano letivo. Mas, no total, serão R$ 32 milhões destinados à compra de gêneros alimentícios de produtores rurais, referentes a repasses, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)...

Secretária discute ações voltadas para a agricultura familiar do município

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraíza Carvalho reuniu-se nesta quinta-feira (12), em seu gabinete, com Ademilson da Rocha (Tiziu), Coordenador Regional do Pró-Semiárido, programa desenvolvido pela CAR para conhecer a estrutura organizacional, ações e projetos desenvolvidos pelo órgão.

Tiziu falou sobre a ideia de implantar em Juazeiro o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) que seguirá o modelo do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). “O SEMAF promove a articulação, gestão e implementação de políticas públicas para a execução na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF. A nossa ideia é fazer um levantamento para saber o potencial de cada região do interior de Juazeiro e em seguida trabalhar o seu desenvolvimento oferecendo assistência técnica”, explicou, informando que o serviço territorial já atuante, é composto por equipes técnicas da CAR, CDA, Bahiater e demais órgãos que integram a SDR...

Cadeias produtivas da agricultura familiar receberam R$ 127,6 milhões em investimentos

Fortalecer as principais cadeias produtivas da agricultura familiar da Bahia. Com este objetivo, o projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já investiu, nos anos de 2015 e 2016, mais de R$ 127,6 milhões, beneficiando 13.284 agricultores familiares, através de editais.

Os editais lançados pelo projeto são de apoio às cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, caprinocultura e ovinocultura, aquicultura e pesca e subprojetos socioambientais. A celebração de diversos convênios com associações e cooperativas de pequenos produtores está acontecendo em todo o estado...

Rui lança edital de R$ 16 milhões para ampliar compra de merenda escolar de agricultores familiares

Durante sua visita ao município de Feira de Santana nesta segunda-feira (dia 19), o governador Rui Costa lançou edital, no valor de R$ 16 milhões, para compra de alimentos da agricultura familiar para atender a rede estadual de ensino. "Trata-se de um projeto inovador no qual temos conseguido avançar. Há dois anos, o governo comprava só 5% dos alimentos para merenda escolar da agricultura familiar. Chegamos em 2016, comprando cerca de 23%. Com esse edital, queremos chegar aos 30%, garantindo um alimentos mais saudável para estudantes e uma renda melhor para os agricultores, que passarão a comercializar seus produtos em maior volume", afirmou Rui. 

Atualmente, a rede estadual de ensino tem cerca 912 mil alunos.  Os alimentos da agricultura familiar já estão presentes nas suas refeições diárias, através de gêneros como grãos, verduras, frutas, farinha de mandioca, iogurte, leite achocolatado, geleias, polpas e temperos, entre outros itens...

Ação da Codevasf fortalece agricultura familiar e promove acesso a água no semiárido baiano

Fruto de um investimento federal de quase R$ 1 milhão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está estruturando sete associações de agropecuaristas familiares da zona rural de Campo Formoso, na região norte da Bahia. Os equipamentos - seis patrulhas agrícolas e duas retroescavadeiras -, vão incrementar a produção agrícola da região, localizada no semiárido baiano, e também melhorar a qualidade de vida de mais de 600 famílias das comunidades beneficiadas.

Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União e destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A Associação Comunitária Quilombola de Gameleira do Dida Escurial, por exemplo, passa a ter acesso a trator e implementos, como grades niveladora e aradora, carretas agrícola e tanque para transporte de água, roçadeira e sulcador. De acordo com o presidente da associação, Neemias Joaquim Lourenço, o maquinário traz alívio sobretudo em tempos de estiagem prolongada...

Indústria de laticínios investe R$ 20 mi e reforça agricultura familiar

O governador Rui Costa e o sócio-conselheiro da Betânia Leites, Jorge Parente Júnior, assinaram protocolo de intenções para implantação de indústrias do leite da Bahia. O encontro ocorreu na Governadoria, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (1º). As unidades começam a ser construída já em 2017, com cerca de R$ 20 milhões em investimentos. “Vamos construir na Bahia as mais modernas indústrias de laticínios do Brasil”, afirmou o representante da Betânia. Localizadas no interior da Bahia, as duas plantas vão reforçar a cadeia do leite no interior, representando um canal importante de escoamento da produção da agricultura familiar. 

Para Rui, além da geração de 150 empregos diretos e 2 mil indiretos, a implantação das fábricas vai beneficiar a rede de produtores de leite do interior. “É importante pensar na capilaridade que indústrias como essas vai gerar. Com o aumento da produção de leite na Bahia, vamos dando mais renda para a agricultura familiar e melhorando o desenvolvimento das nossas cidades e das nossas regiões. Ficamos felizes em ver que a estratégia de desenvolvimento e de inclusão produtiva dos pequenos produtores vai se materializando e se fortalecendo todos os dias com empreendimentos como esses”. 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

As indústrias funcionarão também como alavanca para novas produções. De acordo com Jorge Parente Júnior, o processo para implantação de uma das plantas, no município de Capela do Alto Alegre, foi iniciado com a estruturação de uma bacia do leite. “Começamos o entendimento com o Governo do Estado no início do ano e já arrendamos um laticínio em Capela do Alto Alegre, onde estamos produzindo 40 mil litros de leite por dia. Quando chegarmos em 90 mil, começaremos a construção da fábrica, no decorrer de 2017. Esperamos inaugurar a indústria depois de 18 meses de obras”. 

Além do processamento de leite UHT, a unidade em Capela do Alto Alegre vai produzir derivados como creme de leite e manteiga. “Hoje a nossa empresa trabalha com 48 produtos diferentes, além de laticínios, e esperamos poder trazer alguns deles para cá”, acrescenta o representante da Betânia. Também participaram do ato de assinatura os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e da Fazenda, Manoel Vitório. ..

Produtos da agricultura familiar fazem sucesso entre chefs de cozinha de Salvador

Chocolates especiais, cocadas, mel, derivados da mandioca, ostras, café, cachaças artesanais e a conhecida cerveja de umbu, foram alguns dos produtos da agricultura apresentados a chefs de cozinha e donos de bares e restaurantes que visitaram o Bahia Rural Contemporânea, que acontece simultaneamente à 29ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, até o próximo domingo (4).

A ação, que foi promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Turismo (Setur) e contou com a presença dos secretários Jerônimo Rodrigues e José Alves, teve a finalidade de divulgar os produtos da agricultura familiar e a produção agropecuária à cadeia do turismo, gerando emprego e renda para comunidades rurais baianas. A iniciativa tem parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-Bahia), a organização não governamentalSlow Food, e o projeto Governança Local para a Biodiversidade (Glob). Durante o encontro, os secretários da SDR e da Setur, agricultores familiares, empresários e chefsde cozinha, puderam degustar dos produtos e realizar negócios para aquisição de produtos da agricultura familiar da Bahia...

Em Capim Grosso, Rui entrega obras de infraestrutura, saúde, segurança e agricultura familiar

O governador Rui Costa viaja, neste sábado (26), para Capim Grosso, onde inaugura várias obras de infraestrutura, saúde, segurança e agricultura familiar. A partir das 9h30, Rui inaugura a Central de Videomonitoramento, na sede do Disep – Distrito Integrado de Segurança, e a Unidade de Saúde da Família, no povoado Peixe. Em seguida, o governador entrega calçamentos de ruas no bairro São Luiz, onde foram investidos R$ 800 mil, e visita o Núcleo de Atendimento à Educação Especial na Perspectiva da Inclusão – NAEPI. Ao final, Rui inaugura a Praça Pau Brasil, onde ocorre a solenidade, e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar dois convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva. ..

Líderes da agricultura familiar em Petrolina pedem apoio de ministro da Agricultura

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) conversou com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante sua visita a Petrolina nesta terça-feira (22). O tom do diálogo foi de reivindicação de demandas da categoria. Além disso, os líderes da entidade pediram apoio do ministro para a efetivação da assistência técnica aos pequenos agricultores do município.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, avisou que Maggi vai analisar a causa e assumiu  compromisso de dar uma resposta rápida para a categoria. "Toda a agricultura familiar está sem assistência técnica na nossa região e o ministro disse que vai dar atenção a essa questão, que para nós é muito importante", afirmou...

Prefeito eleito de Itacaré pede ao Estado ações para fortalecer o turismo e a agricultura familiar

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito eleito – com 39,11% dos votos válidos - do município de Itacaré, Antônio Mário Damasceno, conhecido por “Antônio de Anízio”, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito eleito Genílson Souza, pelo arquiteto Ademar Sá, e pelo turismólogo Júlio Oliveira.

Entre as demandas, ele priorizou ações do Estado visando o fortalecimento do turismo no município, com a realização de melhorias na infraestrutura urbana. “É preciso ser feita a requalificação da orla e a conclusão da pavimentação do bairro Conchas do Mar, além de se melhorar a segurança pública”, diz o prefeito eleito de Itacaré...