Coopercuc realiza abertura do Festival do Umbu e celebra a força da Agricultura Familiar do Semiárido

28 de Apr / 2017 às 20h30 | Variadas

A Praça São João Batista, em Uauá, ganhou mais vida na manhã desta sexta-feira (28), com a abertura oficial da 9ª Edição do Festival do Umbu, que reuniu agricultores/as familiares, representantes do governo estadual, dos municípios da região, associações, cooperativas, estudantes e empreendimentos de diversas regiões do Semiárido e público em geral.

O Festival do Umbu é um tradicional evento que busca promover a agricultura familiar e a economia solidária e é organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos - Coopercuc. "O Festival é um espaço de construção de políticas públicas", pontuou Denise Cardoso, presidenta da cooperativa, durante a saudação de abertura. Ela ainda afirma que a realização do Festival também é uma forma de defender a agricultura familiar e lutar pelo direito dos/as agricultores/as que reafirmam que o Semiárido é um lugar viável para viver.

Para Lindomar Dantas, prefeito de Uauá, o Festival é de grande importância para o município e para agricultura familiar, pois o evento é um espaço para demonstrar de forma concreta as potencialidades da região e de todo Semiárido. Seguindo essa mesma perspectiva, Cícero Felix, representante da Articulação do Semiárido brasileiro – Asa, afirma que "O festival do Umbu é importante para todo Semiárido, porque chama atenção de toda região e dar visibilidade a esse bioma [Caatinga] que é tão importante".

Durante a abertura, o Padre José Alberto Gonçalves, de Canudos, relembrou que a Coopercuc nasceu do processo de organização das comunidades dos três municípios: Uauá, Canudos e Curaçá. A Deputada Estadual, Fátima Nunes (PT), também relembrou as mulheres e homens que iniciaram a história da cooperativa e pontuou que mesmo nesse cenário político o seu trabalho de governo está a favor do povo, "Nosso projeto de Semiárido vivo, com uma cadeia produtiva integrada vai continuar cada vez mais forte", afirma Fátima.

A mesa de abertura ainda contou com a participação do prefeito de Curaçá e Canudos,  representantes do Pró-Semiárido, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea Bahia, entre outras entidades e organizações que apoiam o Festival do Umbu. A programação do evento segue até amanhã (29), com visitação a stands de exposição e comercialização de produtos de diversos grupos do Semiárido, painéis de discussões e apresentações culturais.

A 9ª edição do Festival do Umbu é organizada pela Coopercuc e conta com o apoio do Governo do estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.