A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraíza Carvalho reuniu-se nesta quinta-feira (12), em seu gabinete, com Ademilson da Rocha (Tiziu), Coordenador Regional do Pró-Semiárido, programa desenvolvido pela CAR para conhecer a estrutura organizacional, ações e projetos desenvolvidos pelo órgão.
Tiziu falou sobre a ideia de implantar em Juazeiro o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) que seguirá o modelo do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). “O SEMAF promove a articulação, gestão e implementação de políticas públicas para a execução na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF. A nossa ideia é fazer um levantamento para saber o potencial de cada região do interior de Juazeiro e em seguida trabalhar o seu desenvolvimento oferecendo assistência técnica”, explicou, informando que o serviço territorial já atuante, é composto por equipes técnicas da CAR, CDA, Bahiater e demais órgãos que integram a SDR.
O coordenador também falou sobre os avanços no processo da agroindústria, convivência com o semiárido, regularização fundiária, projeto de inclusão produtiva e Bahia Produtiva que funciona através de editais para diversas atividades socioambientais e da cadeia produtiva. “O objetivo de todos os programas é impulsionar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural nos próximos anos”, disse.
A secretária declarou interesse em dar continuidade a projetos já existentes, bem como firmar novas parcerias em busca do desenvolvimento como um todo. “Estamos focados em realizar um trabalho que possibilite o crescimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural já é uma antiga parceira e acredito que iremos reforçar e ampliar essa relação”, observou Maraiza Carvalho, destacando que pretende interagir e firmar parcerias com as demais instituições voltadas ao setor.
Ao final do encontro Maraiza também destacou a importância da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), hoje parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. “O projeto já aprovado pela Câmara de Vereadores vai beneficiar toda a cadeia da caprinovinocultura e da agricultura familiar, através do selo de qualidade expedido por técnicos e veterinários do município de forma menos burocrática e dispendiosa. Isso também representará uma maior segurança para o consumidor que terá a garantia de adquirir produtos mais saudáveis. Hoje, através de Tiziu, o estado se mostra mais uma vez parceiro na concretização desse serviço”, disse.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.