Foram encontrados 446 registros para a palavra: lixo

TORCEDOR LAMENTA O LIXO ESPALHADO NO ENTORNO DO ESTÁDIO ADAUTO MORAES

O assíduo leitor do Blog Genildo Aguiar enviou fotos à nossa redação no sentido de despertar a responsabilidade do governo municipal em relação a péssima imagem que o torcedor da capital pode levar da nossa cidade por conta do lixo e de entulhos nas imediações do Estádio Adauto Moraes, que abriga a partida Juazeirense e Bahia, pelo Campeonato Baiano, neste domingo, dia 04. “O torcedor vai estacionar no lixo entorno do estádio” declarou Genildo. ..

SAAE envia nota sobre o acúmulo de lixo nos bairros Sol Levante e Barranqueiro

Este Blog publicou a denúncia do leitor Eilson Diniiz,  reclamando do lixão que está se formando em frente as residências entre os bairros Sol Levante e Barranqueiro, em Juazeiro.

Confiram a nota do SAAE:..

Prefeitos podem ser punidos por lixões; situação mais grave é no Sertão, apenas Petrolina e Petrolândia estão regularizadas

O Ministério Público de Contas (MPCO) encaminhou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o diagnóstico sobre a destinação do lixo no Estado, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em ofício, foi pedido que a Procuradoria Geral de Justiça adote providências, como representar pedidos de punição criminal aos gestores que estiverem cometendo irregularidades. As sanções variam de detenção, que vai de um a três anos, determinada pela Justiça comum, ao pagamento de multa de até R$ 79.055, no âmbito do TCE.

O documento, enviado quarta-feira (21) e recebido pelo MPPE na quinta-feira (22), foi assinado pela procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano. “Tendo em vista que o despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos produzidos pela decomposição do material contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água potável e o ar que respiramos, implicando sérios riscos à saúde humana e provocando a morte de animais e a destruição da flora local, forçoso reconhecer que tal conduta se subsume ao tipo penal descrito no art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, a reclamar a ação persecutória desse órgão ministerial”, diz o ofício, encaminhado ao procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu...

LIXO EM TERRENO MURADO NO BAIRRO MARINGÁ

Em e-mail ao Blog moradora da Maringá revela preocupação com lixo ao lado de sua residência: “Olá Geraldo sou uma moradora idosa da rua 5, bairro Maringá, em Juazeiro, e vejo um cenário preocupante próximo à minha residência. O lixo ao lado de minha casa é um lugar propício para acúmulo de detritos, resíduos e insetos, além de ser um possível esconderijo de ladrões. Quando chove, o problema fica ainda maior, sem falar no mau cheiro que fica o tempo todo, pois existe esse terreno já cercado por paredes ao lado da minha casa e com um matagal que está tomando conta desse terreno baldio. Espero que o poder público possa tomar uma providência para solucionar o problema”. ..

COMUNITÁRIO COBRA CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL IMPEDINDO COBRANÇA DA TAXA DE LIXO NA TARIFA DE ÁGUA

O comunitário David Lima de Souza, um dos responsáveis pela Ação na Justiça que determinou que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, interrompa a cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando as cobranças na mesma fatura esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) cobrando o cumprimento da decisão judicial.

“Recebemos inúmeras ligações de pessoas da comunidade informando que o SAAE efetuou a cobrança no mês de fevereiro e as contas do mês de março já estão chegando ainda com a cobrança. Ou seja, a administração está desmoralizando a justiça quando não cumpre a decisão judicial” pontuou David...

LEITOR DENUNCIA LIXO E ENTULHOS EM PLENO CENTRO DE JUAZEIRO

O leitor Rogério Silva enviou mensagem via whatsapp ao Blog dando conta de uma situação bastante desconfortável nas imediações do anexo do Fórum Conselheiro Luiz Viana, recém-inaugurado, no bairro Alagadiço. A colocação de lixo e entulhos na via pública, em pleno centro da cidade. “Meu amigo Geraldo José   estou aqui   pedindo para o senhor   falar com as autoridades públicas para ver a situação do bairro Alagadiço. Estamos desprezados e lixo tomando conta e muitos buracos nas ruas como o senhor pode ver. Inauguraram o fórum, mas a situação continua complicada   meu amigo”. ..

Carnaval de Petrolina: prefeitura recolhe cerca de 9,5 toneladas de lixo durante a folia 

O Carnaval de Petrolina foi marcado pela alegria dos foliões que percorreram os cinco polos da festa entre os dias 10 e 13 deste mês. Mas se para muitos o período foi de folia, para outros foi de muito trabalho. É o caso das equipes de manutenção e limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Cerca de 50 pessoas trabalharam duro para garantir que os blocos, os artistas e o público participante pudessem contar com as vias limpas e muito bem organizadas a cada dia. Resultado: cerca de 9,5 toneladas de lixo foram recolhidas durante os festejos carnavalescos da cidade.

As equipes trabalharam nos cinco polos da folia: Areia Branca, Cohab VI, Matingueiros, Praça 21 de Setembro e Porta do Rio. No dia 10 foram coletadas cerca de 2 toneladas de lixo. No dia 11, aproximadamente 3,5 toneladas. Já no dia 12 foram pouco mais de 2 mil, número aproximado do que foi recolhido no dia 13. Além do trabalho manual, também foram utilizados um caminhão compactador, um caminhão de coleta e também um caminhão pipa e quase 200Kg de sabão especial para a lavagem das ruas nas áreas dos circuitos.  ..

SAAE envia nota e informa que o lixo do Bairro Alto da Aliança será retirado

Cansado de esperar uma resposta por arte do Governo Paulo Bomfim, especialmente dos secretários Anderson Alves (Obras) e Celso Leal (SESP) o presidente da Associação de Moradores do Alto da Aliança Juranildo Lopes (Ticôu) resolveu enviar fotos e espalhar nas redes sociais cobrando a limpeza na entrada da comunidade, bem como a conclusão de algumas obras.

O SAAE enviou uma nota. Confiram:..

ARTIGO - A TAXA DE COLETA DO LIXO

Por Flávio Luiz Ribeiro – Engenheiro Civil

Tenho acompanhado com muita atenção toda a polêmica e discussão sobre a legalidade ou não da cobrança da taxa de coleta do lixo em Juazeiro, e acho pertinente esclarecer o assunto...

PROCURADOR DO MUNICÍPIO DIZ QUE TAXA DE LIXO “É DEVIDA E DEVE SER COBRADA NA CONTA DE ÁGUA, NO IPTU OU DE FORMA INDIVIDUALIZADA”

Com a repercussão da notícia de que a pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro não faça a cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando-se as cobranças na mesma fatura o Procurador do Município Eduardo Fernandes participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) para informar a posição da gestão Paulo Bomfim.

“Inicialmente nós queremos assegurar que não fomos notificados e assim que acontecer nós vamos recorrer, mas é preciso deixar claro que neste processo que está em andamento não se discute a legitimidade da cobrança. Certo? A taxa de coleta do lixo ela é devida, seja na fatura de água, seja individualizada, seja junto ao IPTU. Com isso eu estou dizendo que quem pagou fez bem e está adimplente com o município. Quem não pagou continua inadimplente e será cobrado por uma via ou por outra” explicou o Procurador...

SAAE é proibido de cobrar taxa de coleta de lixo junto com serviço de água em Juazeiro. SAAE e prefeitura informam que não foram notificados

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro não faça cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando-se as cobranças na mesma fatura. Segundo a promotora de Justiça Andrea Mendonça Costa, autora da ação civil pública ajuizada contra o SAAE, “a cobrança conjunta do serviço prestado de água com taxa de coleta de lixo representa uma nítida violação ao interesse coletivo dos consumidores”. O juiz Jose Goes Silva Filho determinou ainda ao SAAE que somente vincule o pagamento da taxa de coleta de lixo na mesma fatura em que é cobrado o serviço de água e esgoto dos consumidores que autorizarem tal cobrança. (Cecom/MP)

NOTA SAAE E PMJ..

CARRO DO LIXO ATOLA EM ATERRO DO SANEAMENTO NO BAIRRO ARGEMIRO EM JUAZEIRO

Que algumas comunidades necessitam de obras estruturantes em Juazeiro isso não é nenhuma novidade, no entanto, em algumas a situação é mais degradante. Veja o flagra (fotos) que um leitor do blog efetuou nesta segunda-feira, dia 29, quando o carro coletor do lixo passada na rua da Conceição, no aterro do saneamento básico. ..

Comunidade de Cachoeirinha passa a ter coleta de lixo

Desde que assumiu os serviços de coleta e destino final dos resíduos sólidos que o SAAE/Juazeiro vem ampliando a rota e oferecendo o serviço em comunidades que nunca tiveram o lixo recolhido.  Na ultima sexta feira (19) moradores da localidade de Cachoeirinha, há nove quilômetros do distrito de Maniçoba, receberam pela primeira vez o caminhão da coleta.

A dona de casa Maria Santana Barbosa festejou a iniciativa. “É com muita alegria que recebemos esse benefício, pois o lixo que era produzido aqui ateávamos fogo e a fumaça trazia muitos transtornos. Agora com a coleta vai ficar melhor”, disse...

LIXO ELETRÔNICO REPRESENTA ‘CRESCENTE RISCO’ AO MEIO AMBIENTE E À SAÚDE HUMANA

Especialistas preveem um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas métricas, até 2021. O crescente volume de lixo eletrônico, incluindo produtos descartados com bateria ou tomada, tais como celulares, laptops, televisores, refrigeradores e brinquedos eletrônicos, representam uma importante ameaça ao meio ambiente e à saúde humana, alertaram as Nações Unidas.

“A proteção do meio ambiente é um dos três pilares do desenvolvimento sustentável (…). A gestão do lixo eletrônico é uma questão urgente no mundo digitalmente dependente de hoje, onde o uso de aparelhos eletrônicos está aumentando”, disse Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT)...

Lixo jogado na calçada causa indignação no centro de Juazeiro

Leitor denuncia lixo jogado na rua. "Juazeito está sofrendo com a falta de respeito. Esta rua é no centro da cidade, rua do Comércio. Não consigo passar, É uma fedentina. Tenho filhos Pequenos e que não brincam próximo a este ambiente".   ..

Mutirão de limpeza recolhe três toneladas de lixo pós Réveillon em Petrolina

Equipes atuaram no local da festa e nas ruas centrais da cidade.

Três toneladas de lixo. Este foi o saldo da festa de Réveillon em Petrolina, no sertão pernambucano. Além da Porta do Rio, na Orla, as equipes de limpeza e manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) também recolheram, nesta segunda-feira (1°), resíduos das ruas do centro da cidade, como as avenidas Cardoso de Sá, Joaquim Nabuco e Guararapes...

ESPAÇO DO LEITOR: LIXO NAS PORTAS.

Geraldo meu nome é Marcos Soares eu moro aqui no bairro Jardim Universitário em Juazeiro-Bahia e eu gostaria, através do seu blog, perguntar ao Secretário de Serviços Públicos o porquê do lixo não ter sido recolhido no sábado do natal e agora no sábado do réveillon. Nós pagamos a taxa tão alta para que esse serviço seja executado e até agora nada, ninguém apareceu aqui para pegar nenhum lixo a rua está cheia de lixo e mais uma vez não apareceu o carro para recolher.

Será que é esse o presente que a prefeitura de Juazeiro está dando aos moradores do nosso bairro?..

Proposta reforça proibição de descarte de lixo em lugares públicos

O descarte de resíduos e rejeitos sólidos nas ruas poderá ter a proibição reforçada, segundo o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 169/2017, recém-chegado ao Senado. A proposta endurece a legislação em vigor, especificando lugares públicos de descarte inadequado. A matéria está em análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e aguarda a designação do relator.

O projeto explicita a proibição de lançamento de lixo em rodovias, ruas, praças, parques, áreas protegidas e demais logradouros públicos. Para isso, insere um novo inciso no artigo 47 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Essa norma veda formas de disposição final tanto de resíduos sólidos (material apto para reciclagem ou reutilização), quanto de rejeitos (tipo especifico de resíduo que não pode mais ser aproveitado)...

Mais de cem municípios pernambucanos deverão dar destino correto ao lixo

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) entregou os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos (PIRS) para 106 municípios, distribuídos nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. No primeiro semestre de 2018 serão concluídos os planos de mais 47 cidades da Mata Norte, Agreste e Sertão do Araripe, beneficiando, assim, um total de 153 municípios pernambucanos.

Os PIRS irão nortear os gestores municipais para a execução de políticas públicas a fim de fazê-los cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). Ao estarem adequados à legislação, os municípios garantem acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos...

Agressão gratuita: Lixo nas margens do Velho Chico deve cair no leito com a chegada das águas

Parte das chuvas que caíram na região de Minas Gerais e Centro-Oeste da Bahia já chegaram ao Lago de Sobradinho, modificando o cenário do Rio São Francisco, que já mostra mais pujança e esconde pedras e ilhotas formadas com a baixa das águas no período mais crítico...