Leitora acusa funcionários da Prefeitura de Juazeiro de jogar lixo em lugar inapropriado
A leitora deste Blog, Mariana Torres, acusa que funcionários responsáveis pela limpeza pública estão jogando o lixo em lugar inapropriado. Confiram:..
A leitora deste Blog, Mariana Torres, acusa que funcionários responsáveis pela limpeza pública estão jogando o lixo em lugar inapropriado. Confiram:..
A empresa Vale Norte, responsável pela coleta do lixo residencial, em Juazeiro, diante de notas encaminhadas a este veículo de comunicação, com reclamações de possíveis falhas na coleta, vem de público informar que os serviços continuam sendo realizados de forma ininterrupta e sem prejuízos para a população.
De acordo com a gerente da Vale Norte, Jacy Costa, “Todos os roteiros de coleta domiciliar vem sendo feito com regularidade e nos dias e horários estabelecidos para cada comunidade, mas é importante que a população ajude colocando o lixo para fora somente nos dias e horários estabelecidos para sua rua ou bairro,” explicou...
A moradora, Michele Souza, da rua do Coliseu no centro de Juazeiro fez uma denúncia em relação à limpeza de rua. Segundo ela, "Entre a porta do Estádio Adauto Moraes e a porta do Mercado Popular fica uma montanha de lixo, inclusive, um frigorífico coloca vários sacos plásticos com carne podre, fazendo com que a rua toda fique com mau cheiro. Sábado, dia 19 de maio, houve jogo no Estádio, não teve coleta de lixo e os jogadores entraram pela porta do lixão".
A prefeitura através do SAAE enviou nota. Confiram:..
Meu caro amigo Geraldo José venho através do seu blog fazer uma denúncia quanto ao serviço realizado pela Vale Norte, prestadora de serviço, a mesma faz a coleta e deixa os resíduos no meio da rua não dá o acabamento, pois os trabalhadores da empresa jogam as sacolas, muitas vezes rasga e eles não pegam o que cai no chão. Seguem as fotos e os mesmos não tem um horário certo de passar. Pedem para colocar o lixo só perto da hora deles passarem, aí tem dia que passa de manhã outra hora à tarde. Essas imagens são da rua Rio de Janeiro, no bairro João XXIII.
Gilliard Silva de Souza..
Bom dia, Geraldo.
Sou moradora da rua do Coliseu aqui no centro de Juazeiro e gostaria de fazer uma denúncia em relação à limpeza de rua. Entre a porta do Estádio Adauto Moraes e a porta do Mercado Popular fica uma montanha de lixo, inclusive, um frigorífico coloca vários sacos plásticos com carne podre, fazendo com que a rua toda fique com mau cheiro...
A maior bacia hidrográfica do Nordeste, o Rio Parnaíba, se tornou depósito de esgoto e lixo dos centros urbanos. A área que deveria ser preservada é utilizada como pasto para gados e os caçadores agem livremente. Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), do Distrito Federal, decidiu obrigar os órgãos responsáveis a adotar medidas para conservação da área. Especialistas chamam a atenção para a importância da reserva na biodiversidade brasileira.
Em 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso determinou, por decreto, a criação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, abrangendo os estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. Nos anos seguintes, no entanto, nada foi feito para instalar e proteger a reserva. A omissão motivou uma ação civil pública impetrada, em 2007, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a União, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)...
O leitor Ederson Ferreira, cobrou através de email, o motivo do caminhão que faz a coleta de lixo não adentrar nas ruas do bairro Nossa Senhora das Grotas (Veja aqui). Em nota o SAAE respondeu. Confiram:
A comunidade Nossa Senhora das Grotas (Sovaco da Cobra) ainda não foi legalizada como bairro o que dificulta a operacionalização de alguns serviços. Diretores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, já estiveram reunidos com os moradores na tentativa de legalizar os terrenos, cuja maioria é área invadida e não possui documentos...
Caro Geraldo, há muitos anos venho acompanhando o seu blog pela qualidade, credibilidade e responsabilidade. Sempre procuro me manter informado das noticias da região através do seu blog. Geraldo venho pelo presente solicitar uma ajuda sua, como já disse anteriormente, seu blog tem muita credibilidade e sei que terei uma resposta convincente.
Gostaria de saber do órgão competente o motivo do caminhão que faz a coleta de lixo não adentrar nas ruas do bairro Nossa Senhora das Grotas. Passa no Quidé e não passa nas ruas do referido bairro, alguns conhecem por (invasão do Quidé, Sovaco das Cobras, Bela Vista). Os moradores descartam o lixo num terreno baldio, nisso os cachorros rasgam as sacolas e ficam expostos a céu aberto num desconforto total, sem contar a agressão ao meio ambiente. ..
Crescem a cada dia nas redes sociais as reclamações contra a gestão Paulo Bomfim em Juazeiro. Na manhã desta terça-feira, dia 03, a novidade foi um carro coletor de lixo que afundou em plena pavimentação no bairro Centenário. Um internauta comentou: “ O que está acontecendo com Juazeiro prefeito? Já não basta a gente ser a sombra de Petrolina, ainda temos que conviver com as ruas afundando, aí não dá né, quando o Saae não fecha os buracos os buracos abrem do nada. Juazeiro terra de ninguém” lamentou. ..
Mais de 300 voluntários participaram de um mutirão para limpeza das margens do Rio São Francisco, em Petrolina, nesta quinta-feira (22). A ação comemora o Dia Mundial da Água e, segundo o coordenador geral do Programa Escola Verde (PEV), ligado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Ramos, em três horas de trabalho foram retirados mais de 30 sacos de vidro, plástico e sucata. Ao todo, as duas frentes de trabalho – de coleta na Orla 1 e mergulho no rio – retiraram cerca de 200 kg de lixo.
A mobilização bateu recorde de participantes e apoiadores, que, de acordo com a coordenação, recebeu ajuda logística de entidades como a Unimed, Joalina, Codevasf, além do Corpo de Bombeiros e prefeitura. O professor da Univasf explica que o mutirão foi formado por professores, moradores próximos à orla, pais e, principalmente, alunos de ensino Fundamental, Médio e Superior...
Através de denúncia, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) foram averiguar um descarte ilegal de resíduos sólidos próximo ao canal do bairro Monte Castelo. A equipe identificou o empresário que cometeu a infração e o notificou na manhã desta terça-feira, 06.
Além de ter que realizar a retirada imediata do lixo que foi descartado, o empresário foi autuado a comparecer à SEMAURB para realizar a regularização do passivo ambiental...
O assíduo leitor do Blog Genildo Aguiar enviou fotos à nossa redação no sentido de despertar a responsabilidade do governo municipal em relação a péssima imagem que o torcedor da capital pode levar da nossa cidade por conta do lixo e de entulhos nas imediações do Estádio Adauto Moraes, que abriga a partida Juazeirense e Bahia, pelo Campeonato Baiano, neste domingo, dia 04. “O torcedor vai estacionar no lixo entorno do estádio” declarou Genildo. ..
Este Blog publicou a denúncia do leitor Eilson Diniiz, reclamando do lixão que está se formando em frente as residências entre os bairros Sol Levante e Barranqueiro, em Juazeiro.
Confiram a nota do SAAE:..
O Ministério Público de Contas (MPCO) encaminhou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o diagnóstico sobre a destinação do lixo no Estado, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em ofício, foi pedido que a Procuradoria Geral de Justiça adote providências, como representar pedidos de punição criminal aos gestores que estiverem cometendo irregularidades. As sanções variam de detenção, que vai de um a três anos, determinada pela Justiça comum, ao pagamento de multa de até R$ 79.055, no âmbito do TCE.
O documento, enviado quarta-feira (21) e recebido pelo MPPE na quinta-feira (22), foi assinado pela procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano. “Tendo em vista que o despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos produzidos pela decomposição do material contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água potável e o ar que respiramos, implicando sérios riscos à saúde humana e provocando a morte de animais e a destruição da flora local, forçoso reconhecer que tal conduta se subsume ao tipo penal descrito no art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, a reclamar a ação persecutória desse órgão ministerial”, diz o ofício, encaminhado ao procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu...
O comunitário David Lima de Souza, um dos responsáveis pela Ação na Justiça que determinou que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, interrompa a cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando as cobranças na mesma fatura esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) cobrando o cumprimento da decisão judicial.
“Recebemos inúmeras ligações de pessoas da comunidade informando que o SAAE efetuou a cobrança no mês de fevereiro e as contas do mês de março já estão chegando ainda com a cobrança. Ou seja, a administração está desmoralizando a justiça quando não cumpre a decisão judicial” pontuou David...
O leitor Rogério Silva enviou mensagem via whatsapp ao Blog dando conta de uma situação bastante desconfortável nas imediações do anexo do Fórum Conselheiro Luiz Viana, recém-inaugurado, no bairro Alagadiço. A colocação de lixo e entulhos na via pública, em pleno centro da cidade. “Meu amigo Geraldo José estou aqui pedindo para o senhor falar com as autoridades públicas para ver a situação do bairro Alagadiço. Estamos desprezados e lixo tomando conta e muitos buracos nas ruas como o senhor pode ver. Inauguraram o fórum, mas a situação continua complicada meu amigo”. ..
O Carnaval de Petrolina foi marcado pela alegria dos foliões que percorreram os cinco polos da festa entre os dias 10 e 13 deste mês. Mas se para muitos o período foi de folia, para outros foi de muito trabalho. É o caso das equipes de manutenção e limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Cerca de 50 pessoas trabalharam duro para garantir que os blocos, os artistas e o público participante pudessem contar com as vias limpas e muito bem organizadas a cada dia. Resultado: cerca de 9,5 toneladas de lixo foram recolhidas durante os festejos carnavalescos da cidade.
As equipes trabalharam nos cinco polos da folia: Areia Branca, Cohab VI, Matingueiros, Praça 21 de Setembro e Porta do Rio. No dia 10 foram coletadas cerca de 2 toneladas de lixo. No dia 11, aproximadamente 3,5 toneladas. Já no dia 12 foram pouco mais de 2 mil, número aproximado do que foi recolhido no dia 13. Além do trabalho manual, também foram utilizados um caminhão compactador, um caminhão de coleta e também um caminhão pipa e quase 200Kg de sabão especial para a lavagem das ruas nas áreas dos circuitos. ..
Cansado de esperar uma resposta por arte do Governo Paulo Bomfim, especialmente dos secretários Anderson Alves (Obras) e Celso Leal (SESP) o presidente da Associação de Moradores do Alto da Aliança Juranildo Lopes (Ticôu) resolveu enviar fotos e espalhar nas redes sociais cobrando a limpeza na entrada da comunidade, bem como a conclusão de algumas obras.
O SAAE enviou uma nota. Confiram:..
Por Flávio Luiz Ribeiro – Engenheiro Civil
Tenho acompanhado com muita atenção toda a polêmica e discussão sobre a legalidade ou não da cobrança da taxa de coleta do lixo em Juazeiro, e acho pertinente esclarecer o assunto...
Com a repercussão da notícia de que a pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro não faça a cobrança da taxa de coleta e remoção de lixo junto com o serviço de água, desvinculando-se as cobranças na mesma fatura o Procurador do Município Eduardo Fernandes participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) para informar a posição da gestão Paulo Bomfim.
“Inicialmente nós queremos assegurar que não fomos notificados e assim que acontecer nós vamos recorrer, mas é preciso deixar claro que neste processo que está em andamento não se discute a legitimidade da cobrança. Certo? A taxa de coleta do lixo ela é devida, seja na fatura de água, seja individualizada, seja junto ao IPTU. Com isso eu estou dizendo que quem pagou fez bem e está adimplente com o município. Quem não pagou continua inadimplente e será cobrado por uma via ou por outra” explicou o Procurador...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.