Foram encontrados 29155 registros para a palavra: PE

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz para Petrolina a Mostra Sesc Prismas do Som

Em meio as palestras, oficinas, minicursos e exposições que vão movimentar a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma atração promete educar pela acústica musical. É a mostra Sesc Prismas do Som, que será apresentada gratuitamente de 18 a 21 deste mês no Ginásio do Sesc Petrolina, das 8h às 18h.

A mostra, que atende distintas faixas etárias e dialoga com várias disciplinas, entre elas, a física, matemática e biologia, se divide em 20 estações compactas de experimentação e demonstração. Em cada uma delas o visitante é apresentado a uma série de instrumentos incomuns, a exemplo de aerofones, cordofones, membranofones e eletrofones...

Projeto Criança Feliz no João de Deus em Petrolina

O Projeto Criança Feliz  nasceu em 2009 da necessidade de ter um olhar diferenciado para as crianças carentes  do bairro João de Deus. Paulo Henrique Torres esteve no inicio sozinho nesse projeto, apenas com uma vontade imensa de ajudar, porém sem forças financeiras para ofertar um dia prazeroso para as crianças. O tempo passou, os amigos se juntaram, muitos parceiros entraram no projeto como Real Calçados, Construtora Porto Bello, Point do Frango Assado, doceria Nega Maluca, Padaria Progresso, Med Kids, West Courrier, Agência 9idéia, Pizza Punto e com isso hoje na Sétima edição, eles se sentem orgulhosos e agradecidos a Deus, por proporcionar um manhã diferente e com muita alegria para essas crianças. São distribuídos presentes, livros educativos, escova de dente, pipoca, algodão doce, picolé, doce, cachorro quente, bolo recheado e refrigerantes. As crianças também são agraciadas com mini palestras e  peça teatral sobre a escovação, além de muita brincadeira e animação. Ao final de toda a programação, são sorteados bicicletas, além do que já foi proporcionado para as crianças, deixando o seu dia mais completo e feliz. O intuito desse projeto é somente proporcionar alegria, amor e carinho para essas crianças carentes do João de Deus, que tanto necessitam de atenção. "Pra mim e toda a equipe, foi muito importante esse convívio, e saber que naquela manhã do dia das crianças, eles acordam felizes e na expectativa de nos encontrar. Isso é muito gratificante pra nós, e a palavra chave é gratidão a Deus, pois sem ele não conseguiríamos nada", finaliza o criador desse projeto lindo Paulo Henrique Torres. ..

Agnaldo Meira parabeniza Daniel Almeida pela aprovação do projeto de lei Rodovia do Vaqueiro

O deputado federal Daniel Almeida (PC do B) comemorou, durante essa semana, a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que denomina a BR-235, que liga a Bahia, Sergipe e Piauí, como a Rodovia do Vaqueiro. O Vereador Agnaldo Meira (PC do B) parabeniza o deputado federal pela conquista e declarou que apoia e defende os vaqueiros e as vaquejadas.

“Nada mais justo essa denominação homenageando o vaqueiro, este homem forte, símbolo do sertão nordestino. Esse projeto representa a valorização da tradição em torno da cultura do couro e do aboio.  Uma bela tradição que é passada de pai para filho, de avós para netos...”, disse o vereador, ressaltando a quantidade de atividades relacionadas, como corridas de argolinhas, missas do vaqueiro, pega-de-boi e vaquejadas...

DIA DAS CRIANÇAS E DO FISIOTERAPEUTA É COMEMORADO COM MOMENTO LÚDICO NA UPAE/IMIP DE PETROLINA

A rotina dos bebês com microcefalia acompanhados pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) foi alterada nesta quinta-feira (13). Mas, por um bom motivo. É que os exercícios de estimulação sensório-motora realizados na sala de fisioterapia hoje foram com tinta guache e água. O momento lúdico de lazer e socialização aconteceu para comemorar o Dia das Crianças e do Fisioterapeuta.

Durante toda a manhã, assim como os pequenos, os profissionais, papais e mamães também se divertiram. “Pensamos em reunir as famílias para que o grupo pudesse se conhecer, trocar experiências e socializar. Sem esquecer, é claro, de estimular as crianças. Realizamos atividades simples, mas ricas em significado. Quando, por exemplo, passamos a tinta guache nos pés ou mãos estamos estimulando o tato e a visão através das cores. A piscina cheia de brinquedos desenvolve os sentidos, impulsiona os movimentos e promove o relaxamento”, explica a fisioterapeuta Misia Ferraz...

INFORME PUBLICITÁRIO: CURSO DE ORATÓRIA EM PETROLINA - Começa neste sábado

..

JÚLIA GRAZIELLI É MAIS UMA VEZ CAMPEÃ PERNAMBUCANA DE JUDÔ

A pequena judoca petrolinense Júlia Grazielli Monteiro, de apenas 12 anos, mais uma vez foi destaque e sagrou-se campeã pernambucana em sua categoria disputada no final de semana em Recife. Anteriormente, Júliz havia disputado as fases de Vitória de Santo Antão e Garanhuns, tendo vencido ambas e colocando-se como grande favorita para a etapa de Recife, onde confirmou o prognóstico. Com a vitória na capital pernambucana, Júlia Grazielli, sagrou-se campeã estadual, pelo terceiro ano consecutivo. Os pais de Júlia lamentaram o fato de que apenas a pequena notável esteve representando o município na competição estadual. ..

Câmara de Juazeiro aprova Moção de Pesar pelo falecimento do jovem Alan Santos filho do vereador eleito ‘Domingão da Aliança’

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira (11) Moção de Pesar pelo trágico falecimento do jovem Alan Santos, filho do vereador eleito Domingão da Aliança. O jovem faleceu no último domingo (09) vítima de afogamento no Rio São Francisco. Ao final da sessão os vereadores fizeram um minuto de silêncio em apoio ao vereador eleito consternado pelo falecimento de seu filho. ..

"Por que Temer não taxa agrotóxicos e grandes fortunas", indaga Galo, sobre PEC 241

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e autor de uma série de iniciativas que condenam o uso indiscriminado de agrotóxicos na Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) voltou a defender a taxação das grandes fortunas e de agrotóxicos no Brasil, hoje isentos de tributação pelo governo brasileiro. De acordo com Galo, que também é autor da Lei que Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, é preciso inverter a lógica de sempre penalizar os mais pobres, os trabalhadores e os setores médios da sociedade, como ocorre agora com a Proposta de Emenda Constitucional nº 241, do governo Michel Temer (PMDB).

"Os agrotóxicos, que causam impactos significativos no meio ambiente e na saúde humana, gerando, portanto, custos elevados para o Sistema Único de Saúde, são livres de tributação. Quanto o Brasil não perde com a redução de 60% do ICMS, com a isenção total do PIS e COFINS e do IPI incidentes sobre os agrotóxicos?", indaga. "Hoje custa mais caro licenciar um medicamento do que um agrotóxico, que causa, comprovadamente, danos à saúde humana. É um paradoxo", pontua Galo, que critica também a extinção da cobrança, no governo FHC, de 15% sobre lucro e dividendos recebidos por donos e acionistas de empresas. "Apenas com a retomada dessa medida, o Brasil arrecadaria R$ 43 bilhões por ano", ressalta o parlamentar, para quem a taxação de grandes fortunas é uma necessidade para se garantir justiça tributária no Brasil...

Agnaldo Meira critica PEC 241 durante sessão realizada na Câmara Municipal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), aprovada em primeiro turno, na última segunda-feira (10), pela Câmara dos Deputados, foi discutida durante sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro, nesta terça-feira (11). Na tribuna, o vereador reeleito, Agnaldo Meira (PC do B), reprovou a medida proposta pelo governo federal e afirmou que a PEC 241 consiste em uma ameaça aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

“ Há muito tempo temos batalhado por direitos essenciais dos trabalhadores e a valorização do salário mínimo. Não podemos ficar calados diante desse golpe contra a democracia. Essa proposta arrebenta com os direitos dos trabalhadores”, disse Meira...

Vereador Tiano se manifesta contra PEC 241 e em apoio ao Movimento Estudantil do Vale do São Francisco

Em sessão na Câmara Municipal de Juazeiro, realizada nesta terça-feira (11), o vereador Tiano Felix (PT) se posicionou contra a aprovação na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, uma proposição do governo ilegítimo de Michel Temer, que congela investimentos em saúde, educação e demais direitos sociais.

Para Tiano: "Essa PEC tira dos mais pobres, o direito à escola, creche e o acesso à universidade. É um governo que vai nos tirar a possibilidade de construir novas unidades de saúde e demais investimentos sociais. Faz parte do golpe da elite que batia panela e agora se cala, mesmo vendo que enquanto se corta recursos da saúde e da educação, se aumentam os recursos em publicidade para grupos de comunicação, como Veja e Globo"...

Relator, Hildécio Meireles opina pela aprovação de projeto para repactuar dívidas do extinto Baneb

O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), na condição de relator do projeto de lei nº 21.984/2016 de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a repactuação de dívidas oriundas de operações de crédito contratadas junto ao extinto Banco do Estado da Bahia S.A. (Baneb) e cedidas ao Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) ou à Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia), opinou pela aprovação da proposição. Com isso, a matéria pôde ser apreciada pelas comissões e aprovada em votação em plenário na tarde desta terça-feira (11).  

Segundo o deputado, a decisão se deu, levando em conta que a mesma se encontra em conformidade com as disposições constitucionais e legais e trata-se de uma medida que vai facilitar o adimplemento e a possibilidade de novas linhas financiamentos aos mutuários e, consequentemente, o fortalecimento do processo produtivo.  ..

Campanha solidária motiva todo o Brasil em prol da pequena Lunna

Veja o vídeo da campanha

O programa Geraldo José desta terça-feira (11) recebeu nos estúdios da rádio TransRio FM e Rádio Juazeiro a mãe da pequena Lunna, Eliana Carvalho. Lunna tem seis anos e sofre de dois tipos de doença, uma delas alérgica chamada Mastocitose e a outra rara identificada como Fcas. Lunna não pode ficar em ambientes com altas temperaturas e muito menos com baixas temperaturas. O tratamento precisa ser feito através de 12 ampolas e cada uma delas custa R$ 53mil...

Produção de vinhos nos trópicos é tema de evento internacional em Petrolina

Neste mês de outubro, dois eventos atraem, para o Brasil, o mundo da vinha e do vinho. Primeiro, com a realização do 5° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), de 19 a 21, na cidade de Petrolina (PE). Dois dias depois, de 23 a 28, será a vez de Bento Gonçalves (RS) receber o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O ISTW 2016 reunirá cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), entre professores, pesquisadores, enólogos, proprietários de vinícolas e estudantes...

Pelo segundo ano, o Pedal Rosa do Vale organiza a Pedalada Rosa, evento que mistura bike, lazer e solidariedade . 

Aproveitaremos a ocasião para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama, enfatizando a necessidade dos exames preventivos, que aliados ao exercício físico, proporciona uma vida mais saudável.

O evento acontecerá dia 23 de outubro, com concentração às 7h, no Parque Municipal Josepha Coelho. As inscrições serão feitas na hora e os 100 primeiros inscritos receberão ficha para sorteio de brindes diversos e o vale lanche. O percurso é de aproximadamente 10 km, facilitando assim a participação de todos!..

Odacy se solidariza com estudantes da Univasf em greve e alerta sobre o retrocesso que poderá ser a PEC 241 para o Brasil

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira, 10, o deputado estadual Odacy Amorim, PT, registrou seu apoio e solidariedade aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que paralisaram as atividades neste início de semana por tempo indeterminado. O motivo é a perda de direitos para que possam dar continuidade aos estudos como os auxílios permanência, moradia e transporte, além do funcionamento do restaurante universitário, assegurados para a instituição somente até o meio do ano que vem, conforme relataram os universitários ao parlamentar.

“Sou solidário com os alunos da Univasf e eles contem comigo nessa caminhada. Também aos jovens estudantes do Brasil e de Pernambuco, porque o meu compromisso é com o futuro e o futuro é de todos”, ressaltou Odacy Amorim. O parlamentar disse que a greve dos estudantes da Univasf tem entre os motivos a ameaça a garantia de direitos como os auxílios permanência, moradia e auxílio transporte, além do restaurante universitário, itens esse que tem seus direitos assegurados somente até metade de 2017...

LUCAS RAMOS DESTACA CHEGADA DE USINA HELIOTÉRMICA EM PETROLINA

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para comentar o anúncio da chegada de uma usina heliotérmica em Petrolina, Sertão do Estado. O projeto da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Solar de Jülich, da Alemanha, pretende instalar no município sertanejo, em janeiro de 2017, espelhos e torres que captarão a luz do Sol e a transformarão em energia elétrica para abastecer a usina de Sobradinho.

Para o deputado, a chegada do empreendimento consolida os avanços conquistados por Pernambuco no campo da geração e uso de energia limpa. "Nosso estado vem dando passos largos no estímulo às fontes renováveis de energia. Em 2012, o ex-governador Eduardo Campos iniciou as discussões para a instalação desta usina heliotérmica, trabalho que foi continuado por Paulo Câmara e que pode ser ampliado em outros municípios", destacou o parlamentar...

NOTA PÚBLICA A RESPEITO DO DEBATE "ESCOLA SEM PARTIDO" REALIZADO NO AUDITÓRIO DA UPE CAMPUS PETROLINA

A Direção da UPE Campus Petrolina solidariza-se com estudantes e professores que foram impedidos de continuar o debate sobre o projeto de Lei Escola Sem Partido,  realizado no último dia 07 no Auditório da Instituição. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico, com regras estabelecidas, seleção e convite dos debatedores. Não coube a instituição definir o formato, mas apenas garantir o espaço democrático para a realização do Debate. As falas dos debatedores transcorreram conforme o que estava estabelecido, tendo o  público que estava assistindo, oportunidade, também de participar, emitindo opiniões e fazendo perguntas. No transcorrer do evento  o Sr. Fred Pontes, que se diz coordenador de uma escola titulada CFC – Curso de Formação Conservadora, de forma destemperada, tentou utilizar forçadamente a fala, contrariando as regras estabelecidas pelos organizadores. Sua atitude, que não é comum ao debate democrático, levou a maioria do público presente, a solicitar sua retirada do espaço, fato que o deixou ainda mais desequilibrado. Alunos e professores foram alvos do seu destemperado comportamento, agressivo, com clara possiblidade de agressões físicas. A ação da equipe gestora facilitou sua retirada do auditório, evitando assim, maiores constrangimentos a ele e a um grupo pequeno de seguidores. 

Neste final de semana, muitos comentários através das redes sociais, alimentaram ainda mais atitudes agressivas a alguns docentes, alunos e a própria instituição. Ao longo desse ano, a UPE Campus Petrolina está sendo vítima de agressões de alguns de seus alunos e seguidores externos à instituição, que teimam, em bradar, pelas redes sociais, a acusação de que a sua prática não é democrática em suas ações e em suas formas de gestão acadêmica e administrativa.

Desde que essas agressões iniciaram, a gestão tem tido o cuidado de observar os fatos, registrá-los e encaminhá-los para órgãos competentes. Assim, tem sido com a abertura de comissão de escuta, comissão de ética e por último a solicitação à Reitoria de uma comissão de Sindicância para apurar todos os fatos, sendo ouvidos alunos e docentes que estão envolvidos diretamente nestes casos. No último dia 06 de outubro a Comissão de Sindicância, composta por membros externos à Unidade de Petrolina, instituída através de Portaria do Reitor, ouviu as partes interessadas. Também foi entregue a reitoria um dossiê com todas as agressões sofridas pelos docentes  e à Instituição, sejam elas deferidas por alunos ou por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A Direção solicitou a Reitoria que analise junto ao setor jurídico, as possíveis ações em termos penal e civil, contra aquelas pessoas externas à instituição que tem ao longo desses meses, maculado sua imagem.

Lamentamos que na segunda década do Século XXI, grupos que se dizem conservadores, utilizem espaços internos e externos para infamar a honra de seus docentes, alunos, técnicos administrativos e principalmente da Instituição, que não tem partido, teoria particular ou conchavos com governos instituídos e/ou destituídos. Nossa instituição é apenas DEMOCRÁTICA. ..

Nota da Reitoria da Univasf sobre a ocupação do prédio administrativo e fechamento dos campi pelo movimento paredista estudantil

Hoje, 10 de outubro, pela manhã, vários prédios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos campi de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foram fechados pelos estudantes. Conforme anunciado pelas lideranças do movimento que permanecem no prédio administrativo, em Petrolina, a principal pauta do movimento é o orçamento de 2017, destinado para o Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf.

Com base na proposta orçamentária definida pelo Ministério da Educação (MEC), a Reitoria tem apresentado aos estudantes, em reuniões da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), composta por maioria discente, o possível custeio do PAE-Univasf para o exercício 2017 como contrapartida institucional ao orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal, recursos estes, aportados para a execução do programa que engloba bolsas, auxílios e demais subsídios que visam garantir o acesso e permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação, que são atendidos pelo PNAES.

O limite proposto pela Reitoria como contrapartida ao PNAES foi estipulado em R$ 2,5 milhões para 2017, de forma a não comprometer o funcionamento mínimo da instituição como um todo. Este valor se soma aos R$ 5,5 milhões do PNAES propostos pelo MEC para o referido exercício. 



Apesar da perspectiva de orçamento para o custeio do PAE-Univasf em 2017 ser quatro vezes maior que em 2012, em virtude do aumento da demanda de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o atual orçamento inviabilizará a abertura de novos editais de seleção a bolsas de assistência estudantil para os campi das cidades de Petrolina e Juazeiro, só sendo possível arcar com o pagamento das bolsas já vigentes, manutenção do funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs), das residências universitárias e do transporte estudantil, exceto os campi de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, ambos na Bahia, e de São Raimundo Nonato (PI) que por ainda não disporem de RUs, haverá seleção com lançamento de novos editais.

Nesta segunda-feira (10), o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, cumpriu agenda em Brasília e no final da tarde esteve reunido com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone, discutindo o orçamento do PNAES. O secretário informou que o ministro da Educação, Mendonça Filho, está em diálogo com o relator da proposta orçamentária 2017 que tramita no Congresso Nacional para garantir o aporte de recursos para o funcionamento adequado das universidades federais. Além disso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem articulado emenda ao orçamento, a fim de ampliar os recursos do PNAES. Amanhã (11), o vice-reitor Telio Nobre Leite receberá uma comissão de estudantes, atendendo à solicitação de reunião encaminhada pelas lideranças do movimento estudantil. ..

URGENTE: Alunos da UPE paralisam suas atividade contra aprovação da PEC 241.

Após alunos da UNIVASF paralisarem suas atividades manifestantando contra a PEC 241, hoje, chegou a vez dos aluos da UPE. Segundo informações, os estudantes estão em greve neste exato momento, veja fotos:

..

Câmara aprova PEC dos Gastos Públicos em primeiro turno

O Plenário da Câmara aprovou hoje (10), por 366 votos a 111 e duas abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos. O texto foi aprovado em primeiro turno e precisa passar por nova votação no plenário. Também falta votar os destaques da PEC.

Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. O governo havia anunciado que tinha cerca de 350 votos para aprovar a proposta, considerada pelo Executivo como essencial para promover o controle dos gastos públicos e reequilibrar as contas...