Foram encontrados 330 registros para a palavra: radio

O RÁDIO DO MEU PAI (Crônica)

Em nossa casa o rádio era quase que um membro da família. E tínhamos para com ele uma relação quase que de amor. Longe de ser apenas um aparelho receptor de ondas magnéticas, um item do mobiliário, ou coisa equivalente, o rádio era o símbolo do encanto, da poesia, do arrebatamento. O rádio nos falou da vida. Nos aproximou do mundo. Nos instigou a sonhar. 

(Mais do que uma caixa de som, o rádio era uma caixa de sonhos)...

Prefeito Paulo Bomfim participa de programas de rádio e na internet e convida população para inauguração da Policlínica Regional

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, esteve hoje em programas de rádio e na internet para divulgar e fazer o convite à população para a inauguração da Policlínica Regional, que acontecerá nesta terça-feira (29), às 9h, no bairro Jardim Vitória, na Avenida São João. O evento vai contar com a presença do Governador Rui Costa, além de senadores, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e Municipais, além de vereadores e lideranças locais e regionais.

O Assessor de Gabinete do Governador, ex-prefeito Isaac Carvalho, também acompanhou Paulo Bomfim nas entrevistas. Responsável pelo assessoramento a consórcios municipais de saúde e infraestrutura, Carvalho destacou a atuação em conjunto dos municípios em parceria com o Governo do Estado. “O governador está criando um novo modelo de gestão e política pública em saúde. Foi colocada a meta de 20 unidades. Já estamos com 10 construídas e funcionando. Esta Policlínica Regional vai melhorar ainda mais o atendimento a saúde de Juazeiro e região Norte”, destacou Isaac Carvalho...

Rádio MEC, de 1923, é extinta por Governo Bolsonaro, a programação da emissora divulgava a cultura brasileira

A Rádio MEC, a sigla MEC quer dizer “Música, Educação e Cultura”, foi criada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodfusão no País, ficará no ar até o próximo dia 31, quando deve ser desligada. A rádio MEC AM, fundada em 1923, quatro anos após o surgimento da Rádio Clube de Pernambuco, a primeira do país, foi extinta pela Emissora Brasil de Comunicação (EBC), como parte das mudanças exigidas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Pelo Twitter, a jornalista Hildegard Angel lamentou o fechamento da Rádio MEC. “Em sua cruzada contra a Cultura no país, o Governo Bolsonaro extingue a Rádio MEC, a mais antiga do país, a rádio da música clássica, dos relatos sobre a História, das entrevistas com personalidades eruditas. O Brasil se empobrece e decai a galope”...

A Importância do forró como patrimônio cultural é tema de discussão em programas de rádio nesta terça (25) e quarta (26)

O Forró é um dos gêneros musicais mais disseminados no país e faz parte da formação da identidade cultural do brasileiro. As matrizes do forró estão passando por um processo de reconhecimento e identificação como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A expectativa é que o forró pode ser declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil até meados de 2020. O jornalista e membro do Conselho de Cultura do Parque Museu Asa Branca (Exu-PE) Ney Vital, participou nesta terça-feira (25), de uma entrevista na Rádio Jornal e citou que a manifestação cultural conhecida por seus ritmos musicais, danças e instrumentos tradicionais já passa por um intenso processo de mobilização social e é motivo da pesquisa realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)...

Grupo Globo nega fim das rádios CBN e Globo e chama de 'boatos infundados'

A direção-geral do Sistema Globo de Rádio negou, por meio de nota, que o grupo irá acabar com as marcas das rádios CBN e Globo, como noticiou o colunista Ricardo Feltrin, do Uol.

Em nota, o grupo informou que os boatos que circulam na internet são "totalmente infundados". Em nota lida na rádio CBN, a informação publicada, pela coluna, foi chamada de "mentirosa" e "pura invenção". 

"A CBN é um sucesso estabelecido e a rede de rádios de notícias que mais cresce no Brasil, não havendo nenhuma possibilidade de sua descontinuidade", diz. ..

Rádio Jornal Petrolina inaugura nova sede com a presença de Geraldo Freire e Ciro Bezerra

Waldiney Passos, Daniel Campos, Carlos Humberto, Winston Monteclaro e Marcos Aurélio.

Com instalações mais modernas e confortáveis, a nova sede da Rádio Jornal Petrolina, foi inaugurada na manha desta quinta-feira (11).  Para comemorar a inauguração da nova sede, uma programação especial está sendo veiculada durante todo o dia. A programação consta com a participação especial do comunicador Ciro Bezerra e Geraldo Freire. A nova sede chama a atenção pelo espaço destinado a acessibilidade...

Cantor e compositor Jurandy da Feira participará do Programa Geraldo José nesta quinta-feira (28)

O cantor e compositor Jurandy da Feira, participará nesta quinta-feira (28) do Programa Geraldo José, transmitido na TransRio Fm, a partir das 14hs. Baiano e morador do Rio de Janeiro há mais de 40 anos, Jurandy mantém a sua essência e nunca deixa de estar bem perto do Nordeste, ao tomar em consideração suas escolhas estéticas e de repertório.

Jurandy é o compositor entre outros sucessos das músicas Frutos da Terra, Nos Cafundó de Bodocó, Canto do Povo, além de Terra Vida Esperança. Para Jurandy da Feira, a resistência é seu alimento e é o que faz sentido para seguir no meio musical, pois somente o talento não basta. ..

ONU homenageia jornalista Ricardo Boechat em dia mundial do rádio

Em mensagem para o Dia Mundial do Rádio, comemorado neste 13 de fevereiro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que o meio de comunicação seja usado para promover o diálogo, a tolerância e a paz. 

O dirigente lembrou que o rádio alcança mais pessoas no mundo do que qualquer outro meio de comunicação. No Brasil, a UNESCO marca a data com uma homenagem a Ricardo Boechat, jornalista que, segundo o organismo internacional, “fez do rádio sua maior vocação”...

Horas antes de morrer, Boechat comentou sucessão de tragédias no Brasil na rádio

Uma coincidência marcou a morte do jornalista Ricardo Boechat. É assim que se define o que ocorreu nesta segunda-feira (11). O jornalista Ricardo Boechat, morto em acidente de helicóptero, em São Paulo, fez um comentário de quase 10 minutos na rádio BandNews FM sobre a sucessão de tragédias no Brasil em 2019, cerca de duas horas antes da sua própria tragédia.

Boechat relembrou os casos de Brumadinho – que deixou 325 mortos, dos quais 160 ainda não foram encontrados – e do Ninho do Urubu – quando 10 crianças da base do Flamengo morreram em um incêndio. O jornalista alertou para que essas duas tragédias não fiquem no “ôba-oba”. “É preciso que as consequências sejam mais rápidas no campo da polícia, do Ministério Público. Depois é apoiado pelo esquecimento, da nossa velha tradição de deixar para lá e tocar adiante”, afirmou...

Temer faz pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão

O presidente Michel Temer fará hoje (24) às 20h30 um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão de aproximadamente três minutos. A manifestação ocorre a menos de uma semana da transmissão da faixa presidencial para o presidente eleito, Jair Bolsonaro, que assume o Palácio do Planalto no próximo dia 1º. Tradicionalmente, os presidentes da República falam à nação na véspera do dia de Natal.

A expectativa é que Temer apresente um breve balanço dos dois anos e meio à frente do governo. No Natal passado, o presidente destacou que estava conduzindo uma série de mudanças positivas para o país, citou a recuperação da Petrobras e o esforço para colocar o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a serviço da sociedade. Também mencionou a redução dos juros e os avanços dos programas sociais. Em 2016, Temer destacou que seu esforço se concentrava em desburocratizar e atrair investimentos para o Brasil...

Jovens produzem spots para rádio durante oficina em Sento-Sé

"Nos jovens vamos apostar / tendo eles como referência / para nossa comunidade melhorar..." recitou ao microfone o jovem André Cajuí, da comunidade Curral Novo, Jacaré, Distrito de Massaroca, Juazeiro - BA, durante a gravação de um spot. André foi um dos mais de vinte jovens que participaram da Formação Técnica em Rádio, um dos módulos de comunicação do Projeto Bem Diverso. O encontro reuniu na comunidade Fartura, em Sento-Sé, jovens dos territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru.

O tempo bonito, com nuvens carregadas e chuva nos três dias em que o grupo esteve na comunidade, possivelmente inspirou duas equipes que optaram pela produção de spots sobre a captação de água de chuva. A jovem Ilma Gonçalves, de Ouricuri, em Uauá, conta que sua equipe pautou a captação da água de chuva para o consumo humano por defender que a preocupação com a água deve ser entendida como algo coletivo. "Todo mundo tem que cuidar da água. Água é tudo! Água é vida!", exclama a participante da oficina...

O medo estaria dominando o jornalismo e as redações de rádio, tv e jornais?

O medo estaria dominando o jornalismo e as redações de rádio, tv e jornais? Para o jornalista, escritor e ex-editor chefe do El Mundo, David Jimenez, a resposta é sim. Medo da concorrência das empresas de tecnologia, que avançam no território antes dominado pelo jornalismo tradicional; medo do conteúdo não agradar; medo das demissões, que só em Espanha atingiram 15.000 profissionais nos últimos 10 anos. Especialmente, medo do que certas forças são capazes de fazer para acabar com a liberdade de imprensa.

O que fazer com esse sentimento e com essa avalanche de mudanças que chegou soterrando o Jornalismo em todo o mundo? Apesar de não haver receitas prontas, nem muito menos fáceis, um dos caminhos pode ser transformar o medo em oportunidades, sem deixar de levar em conta os sinais que o medo aponta, o estado de alerta em que o medo nos coloca e que muitas vezes nos salva...

Sistema de apuração do BLOG e a parceria com a Rádio Juazeiro e Transrio FM teve audiência recorde na eleição 2018

Com um sistema de apuração cada vez mais aperfeicoado, o BLOG GERALDO JOSÉ fez a diferença nesta eleição entre os veículos de informação digital no Nordeste. Com uma página personalizada e priorizando, por sequência, os números de maior interesse do público do Vale do São Francisco o BLOG fez a diferença e neste segundo turno, bem antes da liberação dos votos nominais para os candidatos à presidente, já informava quantidade de urnas apuradas e números para votos válidos, nulos, brancos e abstenção em cidades da região. A parceria exclusiva com o TSE, que já vem de outras eleições possiblitou essa agilidade na transmissão dos dados.

Em 2018, comparando a performance do sistema de apuração dos grandes veículos nacionais, tipo UOL, G1, Terra, dentre outros, o BLOG GERALDO JOSÉ não deixou nada a desejar e apresentou os resultados liberados pelo TSE em tempo real: “às 19:01 os números  para presidente já estavam disponíveis para os leitores, mostrando a agilidade do sistema montado pela equipe do próprio Blog, sob o comando do programador Ìtalo Duarte”, informou o Jornalista e diretor do Blog, Geraldo José...

Fatel concorre no Festival Da Rádio Educadora FM

O Festival de Música Educadora FM chega à 15ª edição mantendo o objetivo original de estimular a produção musical independente baiana. O evento tem como finalidade dar visibilidade à obra desses artistas através da veiculação na rádio, um importante espaço que habitualmente não se encontra em outras emissoras. Em 2017, o Festival contou com 285 participantes, totalizando 401 obras, entre músicas com letra e instrumentais.

A primeira fase da competição foi marcada pela escolha das 50 selecionadas, feita pela comissão julgadora, onde a música “Pandemônio”, do compositor e músico juazeirense Fatel, foi selecionada. Fatel tem 21 anos e dois EPs autorais lançados, “Narciso” (2017) e “Pã” (2018). Além de ganhar o prêmio de melhor canção, com a música “Juazeiranidade” pelo júri popular do 20º Festival Nacional da Canção Edésio Santos, realizado em novembro de 2017. Fatel faz parte da banda Trupe Poligodélica e está em processo de produção do primeiro álbum do grupo, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2019...

'Não preciso de Fake News para derrotar Haddad', diz Bolsonaro na Rádio Folha FM

O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi o entrevistado do Programa Folha Política, na Rádio Folha FM, desta sexta-feira (19). O presidenciável falou com o apresentador Jota Batista e os jornalistas Renato Raposo, da editoria de política da Folha de Pernambuco, e Jairo Lima, editor do Blog da Folha.

Ele começou agradecendo ao Nordeste por sua votação e ressaltou que venceu em cinco capitais da Região. "O PT inventa que eu não gosto do Nordeste, mas isso é mentira. Eu sou apaixonado por uma nordestina, minha esposa é oriunda do Ceará. Portanto, tenho a maior consideração por esta Região e pretendo livrar o povo nordestino do PT", disse...

No rádio, Bolsonaro associa PT a Venezuela e Haddad critica violência

Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) não pouparam ataques no primeiro programa da campanha eleitoral do segundo turno no rádio nesta sexta-feira (12). Enquanto a estratégia de Bolsonaro foi associar o PT à Venezuela, a campanha do petista trouxe relatos sobre a violência praticada pelos seguidores de seu opositor e não cita Lula.

O programa de Bolsonaro começa em 1990, citando a queda do comunismo e narrando a criação do Foro de São Paulo, chamado de "semente de projeto de doutrinação", com a participação de Lula, que discursa defendendo que integrantes do grupo cheguem ao poder. Na sequência, o locutor cita Cuba, classificando o país como "o mais atrasado do mundo", e a "Venezuela arrasada", associando o país ao Brasil, que se tornou "um balcão de negócios"...

Eleições 2018: propaganda no rádio retorna nesta sexta

A partir da sexta-feira, dia 12, retorna ao rádio o horário eleitoral gratuito. Além da eleição presidencial, em 14 estados serão realizadas eleições de segundo turno para governador. Nos outros estados onde não terá disputa para governo local, a propaganda no rádio será menor. Quem explica é Rodolfo Salema, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

“Nas inserções o tempo também será menor em comparação ao primeiro turno. O primeiro bloco de propaganda eleitoral no rádio entra no ar as sete da manhã. Nos estados com disputa para governador o bloco acaba sete e 20 e onde só terá disputa presidencial, sete e 10 da manhã. O segundo bloco começa meio dia. Da mesma forma, acaba meio dia e 20 para onde tem segundo turno para governador e meio dia e 10 para onde tem segundo turno apenas para presidente”...

Em rádios, Bolsonaro fala de participação nos debates para o 2º turno

Em entrevista às rádios Bandeirantes e Jovem Pan na manhã desta segunda-feira (8), o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentou sobre a possibilidade de participar dos debates para o segundo turno. "Acho que debater com o PT não tem dificuldade", afirmou, após relatar se sentir bem e ter desejo de fazer campanha pelo país. 

Uma junta do hospital Albert Einstein deve definir a liberação de Bolsonaro para tais compromissos na quarta (10), mas não deve ser autorizado a fazer corpo a corpo. O candidato do PSL chamou seu adversário, Fernando Haddad (PT), de "pau mandado do PT". "É pior do que a Dilma, que era um poste. Ele é subserviente ao senhor Lula, que está preso em Curitiba." Bolsonaro também falou sobre a campanha ao governo de São Paulo -ele "liberou" seus correligionários para escolher entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), indicando que não vai apoiar um ou outro...

Eleições 2018: encerrado nesta quinta (04) o horário eleitoral no Rádio e TV

O horário eleitoral gratuito e as inserções, em rádio e televisão, dos candidatos às Eleições Gerais 2018 que concorrem no primeiro turno serão encerrados nesta quinta (4/10) (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput). As regras para veiculação do horário gratuito estão previstas pela Resolução Nº 23.551/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, o dia 04 de outubro também é o último no qual as emissoras de rádio e televisão podem realizar debates com candidatos, sendo admitida a sua extensão, daquele cuja transmissão se inicie nesta data, até às 7 horas do dia 5 de outubro de 2018...

Mais da metade da população ouve rádio todo dia, diz Kantar IBOPE

Quase um século depois do surgimento da primeira emissora de rádio no Brasil (1923), vale salientar que uma linha de pesquisa aponta que  a Rádio Clube foi a pioneira em função de ter feito a primeira transmissão oficial, em um estúdio improvisado no Recife,  esse veículo ainda faz parte do cotidiano de mais da metade da população...