Foram encontrados 200 registros para a palavra: patrimonio

Cantor Genival Lacerda ganha título de Patrimônio Cultural

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, o projeto que tornou o cantor e compositor Genival Lacerda Patrimônio Cultural da Paraíba. A proposta foi apresentada pela deputado estadual licenciado Tovar Correia Lima (PSDB). Foi levada em consideração, para a homenagem, a importância do artista para o Estado. O cantor, hoje com 86 anos, continua fazendo shows pelo Brasil afora. Ele contabiliza 70 discos gravados em 66 anos de carreira.

Para o autor da propositura, por onde passa, Genival Lacerda leva o nome do nosso Estado e do Nordeste, com todo o seu talento e irreverência. Nada mais justo que darmos uma homenagem em vida a esse grande artista que é um patrimônio do Estado da Paraíba”, afirmou Tovar. Genival Lacerda está com um novo trabalho no qual comemora a vitalidade da  carreira profissional, retratando toda a trajetória de sucessos...

Fundação do Patrimônio de Pernambuco autoriza início processo de tombamento do Palácio Diocesano de Petrolina

A Secretaria de Cultura do Estado encaminhou à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) a autorização para início do processo de tombamento do Palácio Episcopal da Diocese de Petrolina. Com isso, fica proibida que seja feita qualquer alteração na estrutura arquitetônica do edifício e impossibilitada a construção de um shopping popular no local. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) atuou junto ao secretário da pasta, Marcelino Granja, para que o processo fosse aberto antes do início da execução do empreendimento comercial.
 
"O Palácio Diocesano representa muito para Petrolina e é nosso dever preservar todos os aspectos do patrimônio histórico da nossa cidade", declarou Lucas Ramos. Com o processo iniciado nenhuma intervenção pode ser realizada no imóvel. O Palácio Episcopal da Diocese de Petrolina teve sua construção concluída em 1929, ocupando terreno doado à diocese. Foi edificado para funcionar como residência, servindo aos membros do clero. ..

Construção do Shopping na área da Diocese de Petrolina chega a Câmara de Vereadores e causa perplexidade

Um dos assunto mais discutidos na sessão da Câmara de Vereadores realizada hoje pela manhã foi o teor da carta de Dom Paulo Cardoso que afirmou ser "radicalmente contrário e está profundamente amargurado e entrestecido com a notícia de que vão construir um shopping popular nas adjacências do Palácio Diocesano, no centro de Petrolina". Até o momento o setor administrativo da Diocese de Petrolina não comunicou as razões do projeto já em andamento visto que o terreno já está pronto para iniciar as construções.

O vereador Ronaldo Cancão disse ser profudamente religioso mas não aceita esta proposta que vai de encontro a Lei que preserva o patrimônio cultural e arquitetônico. De acordo com o vereador no ano de 1995 o local foi tombado e por isto carece de outras informações e providências que serão tomadas.

Leia aqui na integra a Carta de Dom Paulo:..

Reisado Inhahum de Santa Maria da Boa Vista ganha hoje o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado nesta quinta-feira 17, o governador Paulo Câmara entregará o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco aos seis novos diplomados, durante solenidade no Teatro de Santa Isabel, área Central do Recife.

Neste ano, foram agraciados Maria dos Prazeres (parteira tradicional/Jaboatão dos Guararapes); Mestre Chocho (música, choro/Jaboatão dos Guararapes); André Madureira (dança, música, teatro/Recife); José Pimentel (artes cênicas/Recife); Reisado Inhanhum (reisado/Santa Maria da Boa Vista); e Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (bacamarte, cultura popular/Cabo de Santo Agostinho)...

SOCIEDADE CIVIL DISCUTE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JUAZEIRO

Membros da sociedade civil de Juazeiro se reuniram na última quinta feira, 10/08, na Casa dos Conselhos, para discutirem a preservação do Patrimônio Histórico de Juazeiro. Estiveram presentes o ex-presidente e atual Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, a representante do eixo Patrimônio Material e Imaterial do Conselho Municipal de Cultura, Zenaide Rocha, o Conselheiro e Secretário da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Juventude, Jucinei Martins; além de Roosevelt Duarte, Coordenador da Casa dos Conselhos, acompanhado do Secretário Executivo Alan Marcelo, e o Especialista em Preservação Patrimonial, o Arqueólogo Juazeirense Carlos Rocha.

Na reunião foram destacados vários pontos ligados à falta de cuidados com a história de Juazeiro, através do descaso com o seu Patrimônio Cultural, material e imaterial, e os possíveis caminhos para a mudança dessa postura...

Superintendência de Patrimônio da União autoriza início das obras do Parque Fluvial em Juazeiro

A comunidade juazeirense que vem sonhando com a recuperação da área ambiental da orla já pode comemorar. A Superintendência de Patrimônio da União (SPU) autorizou a Prefeitura de Juazeiro a realizar as obras do Parque Fluvial, conforme a portaria Nº 13, publicada no Diário Oficial da União (DOU), dessa sexta-feira (04). O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial no trecho entre o muro da Marinha e o Angari.

Apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto da Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados às margens do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária...

Pesquisador defende PEC que torna a Caatinga patrimônio nacional

O professor Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é um dos pesquisadores a defender que o bioma Caatinga seja elevado a patrimônio nacional. Ele participou, recentemente, da sessão pública promovida pela Câmara Federal para discutir a proposta, que tramita no Congresso Nacional com esse fim e que também conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Para o pesquisador, a matéria deveria ter sido encampada pela Constituição de 1988. “Foi uma omissão da Constituição Federal de 1988, que deixou esse bioma fora da composição do patrimônio nacional. A PEC tem a proposta de corrigir essa lacuna”, esclarece. “Com a aprovação, a Caatinga passará a ser patrimônio público nacional e, com isso, será possível fortalecer as políticas de conservação”, completou. Humberto Barbosa se refere à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/2010, aprovada no Senado e que ainda aguarda a aprovação pela Câmara dos Deputados...

VEREADOR CHARLES LEAL PEDE PARA POPULAÇÃO ZELAR PELO PATRIMÔNIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO

O vereador Charles Leal na sessão ordinária da Câmara Municipal de segunda-feira (03) iniciou o seu pronunciamento agradecendo a Deus pela chuva que caiu no final de semana. “Graças a DEUS venho aqui na tribuna depois de muitos dias de seca, de muito castigo, e Deus é generoso, São Pedro também que mandou essas chuvas. Domingo eu estive ali no povoado do salitre e já percebi a mudança, graças a Deus, todo o esforço do Sr. vereador Agnaldo, junto com aquela comunidade do salitre, o presidente da casa Alex Tanuri de conseguiu uma máquina para limpar o rio, e a gente fica bastante otimista e esperançoso de que se possa fazer mais. A gente pensa em falar de transposição do rio para tirar agua para o Ceará e o povo do Salitre vivendo na seca, eu não entendo essa politica, tem que ser a politica levar 5% da agua que tira daqui para o consumo humano lá, não acredito nessa politica, acredito na politica de fazer projetos irrigados daqui até lá, mas sem pensar no produtor aqui, é horrível”.

“Eu apresentei uma indicação, inclusive, queria agradecer aqui toda atenção do secretario da CSTT Damião Medrado por ter me recebido por varias vezes, pela sua atenção e por ter me correspondido e respondido também as nossas indicações. A nossa indicação hoje, já conversada com o secretário, é que se mudou o ponto de ônibus da sote, para o contorno do lomanto, no calu, e infelizmente os moradores do Alto da Maravilha e Lomanto estão reclamando bastante por que lá não tem uma cobertura, Fica no sol, inseguro. E hoje conversando com o Secretario CSTT Sr Damião medrado ele confirmou que vai solucionar o problema, e que ali realmente tem a necessidade de um ponto de ônibus. É assim que se faz governo tem que trabalhar seja ela de qualquer natureza, o governo municipal vem trabalhando e secretários vem dando total atenção e a contrapartida da população tem que saber  reivindicar , mas também tem que saber zelar e já aproveito pra comentar sobre minha tristeza em ver a situação da praça da Flaviano Guimaraes , passo todos os dias ali pela flaviano e fiquei triste com a situação, vendo a praça que foi entregue a pouco tempo , a praça da ciência na flaviano Guimaraes , estava toda quebrada toda destruída, e ai é onde as vezes a gente faz a cobrança do politico ,e o  politico tem que ser cobrado, Mas também temos que ter a cidadania, não estou dizendo que foram os moradores, porém que eles denuncie , quem quer que seja , quem foram os esses vândalos que acabaram com a praça. Ali é dinheiro do povo, dinheiro público, ali é investido e inclusive foi emenda do Deputado Roberto Carlos, mas não só por que ser emenda do Dep. mais sim por ter dado as crianças a alegria, um modo de brincar diferente, cercando toda a praça, dando essa oportunidade para essas crianças depois do período da creche estarem brincarem com seus pais  e infelizmente , e eu vi toda destruída”. Certamente Para não serem destruídos o restante dos brinquedos e equipamentos foram Recolhidos pela prefeitura, o Alambrado estava completamente destruído, E ai é onde entra a participação popular. Nos vereadores somos a voz do povo, estamos aqui como porta voz do povo e eu aqui trago a voz do povo para a Tribuna, Mas é preciso que a população ajude também na questão de identificar os vândalos, aquele que joga um sofá dentro dos canais, enfim, existem transtornos em todas as cidades, inclusive em qualquer capital, mas é preciso que as pessoas usem da denuncia, denuncie as pessoas que tem causado esses transtornos. Pois Uma praça que foi entregue tão pouco tempo, e sempre vejo pais de família brincando principalmente a noite pais com suas crianças na Flaviano, e hoje pela manha eu vi tudo destruído, é preciso que nos estejamos sempre atentos, reivindicando a população trazendo as reivindicação do povo buscando e cobrando o para que a população seja atendidas , mas também buscando zelar   da nossa cidade ,Queremos ver da  nossa cidade limpinha   assim  como andamos em nossa cidade claro que precisa melhoras mais não vai está mil maravilhas não porque a sempre uma demanda , mesmo aos poucos, mas esta sendo atendida. O que não pode é ficar sossegado vendo os patrimônios sendo destruídos e ficar sem fazer nada.” Concluiu Charles Leal..

Iphan promove concurso para seleção do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 2017 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos de atuação e, como parte das comemorações, lança no dia 13 de janeiro o edital do concurso nacional para a escolha do Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo da seleção é criar uma identidade visual para os bens do Patrimônio Cultural Brasileiro, valorizando sua condição especial e apoiando sua promoção. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 16 de janeiro a 02 de março de 2017. O prêmio para o trabalho vencedor será de R$ 30 mil.

Além do emblema, o vencedor deverá desenvolver um Manual de Identidade Visual e Aplicação. As regras e definições para participação estão disponíveis no edital do concurso. Poderão participar do concurso apenas pessoas físicas, individualmente, com apenas uma proposta inédita por participante...

Festa dos vaqueiros de Curaçá é declarada patrimônio imaterial da Bahia

O governador Rui Costa (PT) sancionou o projeto de lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que declara a Festa dos Vaqueiros de Curaçá um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. O chefe do Executivo vetou três pontos do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, mantendo apenas os artigos primeiro e quarto.

Foi vetado o parágrafo único que previa: "O Estado arcará, no que couber, com os custos da organização da festa disposta no caput, tendo por escopo alavancar a economia da região". O artigo segundo também foi vetado e transferia para o estado a responsabilidade pela "ampla divulgação" do evento. ..

Deputados aprovam projeto que torna a Festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que declara a festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia. O município de Curaçá fica no Vale do São Francisco, faz parte da microrregião de Juazeiro.

A região se destaca pela produção de diversas manifestações culturais, que exteriorizam a força do seu povo, a Festa dos Vaqueiros é uma delas. A comemoração tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Vale do São Francisco, reunindo centenas de pessoas, entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil...

Patrimônio tombado: MPF é a favor da suspensão das obras do empreendimento La Vue Ladeira da Barra

Em manifestação no processo movido pelo IAB-BA, MPF requer a suspensão das obras, sob pena de multa diária de R$5 mil, e da comercialização de unidades, sob pena de multa diária de R$10 mil, até o julgamento final do caso

Impedir o agravamento do dano ao patrimônio cultural tombado a partir da construção do empreendimentoLa Vue Ladeira da Barra, em Salvador (BA) e do dano aos consumidores - essa foi a intenção do parecer emitido pelo MPF em 10 de novembro, requerendo medida cautelar determinando a suspensão imediata das obras, cuja excessiva altura apontada pelo projeto (106,8 metros – 30 pavimentos) comprometeria a visibilidade de, pelo menos, três bens tombados: a Igreja de Santo Antônio, o Outeiro de Santo Antônio e o Forte de Santa Maria...

Projeto que dá à vaquejada status de patrimônio cultural imaterial vai à sanção

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (1º) o projeto de lei da Câmara (PLC 24/2016) que dá à vaquejada, ao rodeio e expressões artístico-culturais similares o status de manifestações da cultura nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. A proposta foi aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e enviada para votação de urgência pelo Plenário à tarde. O projeto segue agora para sanção presidencial.

De autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP), o PLC 24/2016 foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), favorável à matéria. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a prática da vaquejada por 6 votos a 5. A decisão serve de referência para todo o país...

JOVENS CONSERVADORES LIMPAM PATRIMÔNIO PÚBLICO EM PETROLINA

Aconteceu essa semana uma ação para a limpeza do muro do Colégio Otacílio Nunes no bairro da Areia Branca em Petrolina. Jovens do CFC – Curso de Formação Consevadora do Vale do São Francisco e do Projeto: Elo Vida estiveram no local em que pichações com dizeres “revolucionários” encontravam-se maculando a estética, sujando e depredando patrimônios públicos ao arrepio da Lei, limpando a pichação com o apoio da direção da escola e dos moradores indignados com a ação danosa praticada por elementos de grupos de desordeiros criminosos que assinam como: MFP / MEPR (movimento estudantil popular revolucionário).

Everaldo de Almeida, estudante do curso de Letras, um dos coordenadores do CFC e do Projeto: Elo Vida afirmou: “identificamos essa pichação, entramos em contato com a direção da escola que prontamente liberou a autorização para que pudéssemos limpar o muro do Otacílio Nunes. Fomos parabenizados pela população pelo caráter restaurador da iniciativa”...

Debate sobre patrimônio cultural serviu de alerta ao poder público e à sociedade civil

Mostrando preocupação com a situação do patrimônio histórico e cultural do município de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (CMC) e demais organismos governamentais e representações da sociedade civil, realizou dia 03, no Centro de Cultura João Gilberto, o Iº Seminário do Patrimônio Cultural de Juazeiro.

O evento mobilizou setores da sociedade interessados na questão do patrimônio local, como o Coletivo Amigos da Ilha do Fogo; UNEB; UNIVASF, o Núcleo de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Ministério Público da Bahia, além dos Conselhos de Cultura do Estado e do Município, e representantes de grupos culturais e folclóricos...

Audiência Pública apresentará resultados da Fiscalização Preventiva Integrada na região do São Francisco

As operações da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI), que contam com a intervenção de 25 órgãos públicos que atuam nas áreas de meio ambiente e saúde, tiveram continuidade nesta semana. Na terça-feira (03) foi realizada uma Audiência Pública sobre Patrimônio Cultural de Juazeiro com o promotor do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NUDEPHAC), Edvaldo Gomes Vivas e fazedores de cultura da Bacia do São Francisco. Já nesta sexta-feira (06), às 14h, acontecerá uma Audiência Pública, em que serão apresentados os números da operação, no auditório da Codevasf.

Sobre as discussões acerca do patrimônio cultural da cidade o promotor Edvaldo Gomes, em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (04) enfatizou: “Foi um seminário a pedido do Conselho Municipal de Cultura do município. Juazeiro tem uma Lei municipal 1667/2002 e no anexo 1 da lei tem 97 imóveis de certo valor histórico. Já foi detectado que um terço desses imóveis já estão descaracterizado. O que me chamou muita atenção foi o patrimônio imaterial da cidade. Tive contato com os Penitentes, Samba de Véio, com o Nego d’ Água. Juazeiro tem fazedores de cultura de grande nível e acho que falta uma organização para a nós alavancarmos de fato a cultura de Juazeiro”, disse...

Juazeiro vai realizar o Iº Seminário do Patrimônio Cultural

Numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (CMC), será realizado na cidade o Iº Seminário do Patrimônio Cultural, no dia 03 de maio (terça-feira), das 14 às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é efetivar e formalizar as discussões sobre a devida preservação do patrimônio cultural de Juazeiro seja material e/ou imaterial e o debate sobre a Ilha do Fogo, suas dependências físicas, como o galpão, e a sua função cultural para o município e a comunidade sanfranciscana...

JUAZEIRO PRECISA SEMPRE CUIDAR MELHOR DO SEU PATRIMÔNIO MAIOR...GENTE!!

Deu tudo certo..muita gente, João cantou muito, falou muito, dançou, estava muito feliz..despertamos! João pediu votos para Américo Tanuri e Arnaldo Vieira. O nosso amigo Dr. Roque já esta cuidando dos exames médicos (já fez "ultrassom" faz fazer tomografia... João, além de muito afeto, ganhou presentes e arrecadamos uma quantia significante para os seus remédios e alimentação... Juazeiro precisa cuidar melhor do seu patrimônio maior... Gente!

*Amigos de João
..

Reconhecimento do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf é renovado pelo Ministério da Educação

O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus São Raimundo Nonato (PI), obteve a renovação do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a renovação, o curso passou por uma avaliação, por meio da visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A visita dos representantes do Inep ocorreu no período de 23 a 26 de setembro do ano passado. 

Esta avaliação é realizada a cada três anos, no caso dos cursos de Arqueologia, que não possuem diretriz curricular nacional formalizada pelo MEC. Assim, é realizada uma análise documental e uma visita in loco pelos avaliadores específicos (ad-hoc) do Inep para emissão do Conceito de Curso. Nesta visita, são avaliadas a estrutura física da instituição, a condição pedagógica do curso e a atuação do corpo docente. 

Depois de avaliado, o curso recebeu Conceito de Curso igual a 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Segundo o procurador institucional da Univasf, João José Gouveia, é necessário que o curso possua conceito acima de 3 para que sua oferta seja mantida pela instituição de ensino. “Em todas as dimensões avaliadas, o desempenho do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf foi considerado pelos avaliadores como muito bom e excelente, resultando neste conceito”, afirma. 

O reconhecimento dos cursos avaliados foi divulgado na Portaria de Nº 57 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março. Segundo Gouveia, todo curso superior necessita passar por avaliações periódicas para poder ser ofertado. “Primeiramente, os cursos precisam ser autorizados. Em seguida, precisam ser reconhecidos e periodicamente avaliados pelo MEC a fim de garantir a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil”, explica. ..

BANDA DE MÚSICA MAESTRO WANDERLEY DO 3º BEIC: PATRIMONIO CULTURAL DE JUAZEIRO

A Assessoria de Comunicação do 3º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), vem a público esclarecer e tranquilizar a população juazeirense e cidades circunvizinhas onde a banda de música presta serviços, sobre a nota veiculada nesse respeitado blog, intitulada “Preocupante: Banda Musical do 3º BPM/J em fase terminal”. Na referida nota é apontada a preocupação quanto ao que chamou de “fase terminal” da nossa querida Banda de Música. Queremos agradecer a preocupação dos leitores do blog e em especial ao nosso amigo, Professor José Raimundo (Negão do Edson), que é quem assina a referida nota.

A Banda de Música do 3º BEIC, nos últimos anos, teve o seu efetivo renovado, recebendo um total de 14 componentes oriundos de Unidades policiais do Estado da Bahia, graças ao empenho dos Comandantes: Coronel Gilson Santiago, Tenente Coronel Nilton Paixão e do atual Comandante, Tenente Coronel Jorge Sampaio, que tem recebido apoio incondicional do Comandante Geral da PMBA, o juazeirense Coronel Anselmo Brandão...