A comunidade juazeirense que vem sonhando com a recuperação da área ambiental da orla já pode comemorar. A Superintendência de Patrimônio da União (SPU) autorizou a Prefeitura de Juazeiro a realizar as obras do Parque Fluvial, conforme a portaria Nº 13, publicada no Diário Oficial da União (DOU), dessa sexta-feira (04). O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial no trecho entre o muro da Marinha e o Angari.
Apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto da Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados às margens do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária.
“Toda a margem do rio - a área onde o Parque Fluvial será implantado é de domínio da União, e para ser feita qualquer intervenção nessa área é necessária a aprovação do Patrimônio da União. Já tínhamos todas as licenças e autorizações em mãos, do INEMA, autorização da Caixa Econômica, empresa licitada para iniciar a obra, e estávamos aguardando a SPU", explica o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves.
A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário e as barracas que hoje ficam próximas à Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada.
Para o prefeito Paulo Bonfim a notícia representa a conquista de mais uma etapa de um projeto que já nasceu vitorioso. “Essa é uma obra muito esperada pelo juazeirense, pois vai promover uma verdadeira transformação em um dos mais belos cartões postais da nossa cidade. Com o Parque Fluvial vamos prevenir a ocupação desordenada da margem do rio, recuperar a vegetação preservando os recursos naturais da região e ainda favorecer o desenvolvimento de diversas atividades voltadas para a cultura, lazer, esporte e turismo. Em breve daremos Ordem de Serviço para o início das obras”, finalizou o prefeito Paulo Bonfim.
Portaria AQUI
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.