Foram encontrados 45 registros para a palavra: Remoto

Pós-Pandemia: metade dos brasileiros prefere o trabalho remoto ou híbrido, diz pesquisa

Após uma explosão do modelo home office/híbrido durante a pandemia – e que perdurou por um tempo depois –, agora parece que o movimento mudou de direção. Amazon e Google, além de bancos e big techs, têm restringido trabalhos on-line e trazido de volta seus trabalhadores para os escritórios. Isso apesar de o modelo on-line, pelo menos por parte dos trabalhadores, ter se provado um sucesso.

Uma pesquisa do Datafolha indicou que metade dos brasileiros prefere o trabalho remoto ou híbrido. Já uma pesquisa internacional da Bare indicou que 70% dos que atuam nesses modelos seriam relutantes em voltar ao totalmente presencial. Por outro lado, a decisão das empresas indica que a aceitação pela parte corporativa não foi tão grande assim...

Busca por qualidade de vida, trabalho remoto e segurança explicam êxodo urbano que fez Salvador perder população

A busca por mais qualidade de vida, o trabalho remoto e a falta de segurança pública são fatores que ajudam a explicar o êxodo urbano que fez Salvador perder 257.651 habitantes nos últimos 12 anos. Os dados são do Censo 2022 e foram apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A capital baiana foi a cidade brasileira que mais perdeu população entre todos os 5.568 municípios brasileiros. Os quase 260 mil moradores a menos representam uma fatia de 10,6% do total da população atual, que é de 2.418.005 pessoas...

CNJ determina retorno de audiências presenciais e estabelece mínimo de trabalho remoto

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, revogou as resoluções  vigentes referentes ao período da pandemia, através da Resolução CNJ 481/2022. Com a decisão, os magistrados e servidores deverão retornar ao trabalho presencial, diante do fim da emergência sanitária criada pelo coronavírus. Já as audiências telepresenciais só poderão ser realizadas a pedido das partes, com decisão final do juiz pela realização ou não.

Entretanto, em qualquer das hipóteses, o juiz deve estar presente na unidade judiciária. Mas o juiz poderá determinar excepcionalmente, de ofício, a realização de audiências telepresenciais nas hipóteses de urgência, substituição ou designação de magistrado com sede funcional diversa, mutirão ou projeto específico, conciliação ou mediação no âmbito dos Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) e indisponibilidade temporária do foro, calamidade pública ou força maior. ..

Raquel Lyra exonera servidores estaduais em cargo comissionado ou função gratificada e revoga trabalho remoto e licenças

A governadora Raquel Lyra (PSDB) exonerou os servidores estaduais que ocupam cargos comissionados ou exercem funções gratificadas, como diretores, assessores e supervisores. Segundo o governo, será realizada, nos próximos 30 dias, uma seleção para preencher essas vagas.

O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Estado. Ele também traz outras determinações, como o retorno dos servidores estaduais cedidos para outros órgãos, a revogação da concessão de licenças e a suspensão do trabalho remoto...

Conheça as regras previstas na MP que regulamenta o trabalho remoto

Adotado com o intuito de evitar aglomerações em empresas e escritórios durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, o teletrabalho (ou home office) pode ganhar mais destaque nos arranjos trabalhistas com a edição da Medida Provisória 1108/22, publicada na segunda-feira (28) no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o normativo prevê que a modalidade tem, por objetivo, "modernizar a regulação existente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)", além de “corrigir aspectos regulatórios que o uso maciço do teletrabalho durante a pandemia da covid-19 evidenciou, como, por exemplo, aumentar as possibilidades de regimes híbridos de teletrabalho”...

Governo publica medida provisória para regulamentar o trabalho remoto

O governo federal apresentou hoje (25) duas medidas provisórias (MP) para regulamentar o trabalho remoto, promover mudanças no auxílio-alimentação e também com ações como a antecipação de férias ou benefícios como abono para os trabalhadores, em caso de ocorrência de situação de calamidade. As medidas fazem parte do Programa Renda e Oportunidade e, segundo o governo, visam ajudar na retomada da economia.

Como as MPs têm força de lei, elas começam a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. Mas para virar lei em definitivo é preciso que elas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional...

Artigo - Como a pandemia e o trabalho remoto podem mudar os direitos trabalhistas?

A pandemia da Covid-19 ressignificou nossas vidas nos últimos meses. Há quase dois anos, fomos apresentados a uma doença misteriosa e fatal, com alta transmissibilidade, sem medicamentos com eficácia comprovada e no aguardo pela criação de vacinas. 

As únicas formas de combate eram o isolamento social e protocolos sanitários rígidos, fazendo com que as pessoas ficassem em casa, mesmo que precisassem trabalhar. ..

Ministério Público prorroga regime de teletrabalho em formato híbrido

Em razão do aumento das taxas de pacientes infectados pela Covid-19, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) prorrogou o regime de teletrabalho em formato misto, presencialmente e de forma remota. O sistema de teletrabalho leva em consideração o surto da ômicron, que tem grande potencial de transmissibilidade, e também um surto de gripe (influenza), causado principalmente pelo vírus H3N2. 

Segundo o ato, os servidores exercerão as atividades presencialmente, em quantitativo diário equivalente a até 30% do quadro de pessoal das respectivas unidades, em escala de rodízio, sugerindo-se a alternância em períodos semanais de trabalho, caso o quadro de servidores da unidade comporte tal configuração.  Fica mantido o horário do expediente normal em todas as unidades do MP...

Ensino Remoto: Prefeitura de Petrolina garante suporte pedagógico aos estudantes

Com atividades pedagógicas acontecendo à distância para os estudantes que estão 100% no ensino remoto, como também no híbrido, é necessário um acompanhamento diferenciado para que eles garantam um melhor rendimento no seu aprendizado. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, criou o plantão pedagógico, para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas relacionadas às atividades impressas e sobre as aulas gravadas no canal do Youtube, Petrolina Educa+.

O estudante pode contatar o professor do plantão através dos contatos divulgados pela escola, sempre que tiver dúvidas, respeitando os horários disponibilizados. Para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o atendimento é realizado por telefone ou whatsapp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Já para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a assistência acontece das 18h40 às 22h...

Ensino Remoto: estudantes podem acessar videoaulas pelo canal do Petrolina Educa+

Para fortalecer a aprendizagem e garantir o desenvolvimento pedagógico dos estudantes das Escolas da Rede Municipal de Ensino, atendidos pelo ensino remoto, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, criou o canal no Youtube, "Petrolina Educa +". A plataforma serve de suporte para as aulas em formato online. Na ferramenta virtual, são disponibilizados vídeos para as turmas de Educação Básica (do 1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O conteúdo é produzido pelos professores e abordam temas referentes às habilidades trabalhadas durante as semanas, além disso, o material é ofertado de forma que os alunos possam aproveitá-lo em qualquer momento do dia, sem a necessidade de um horário específico ou simultâneo. ..

Práticas de ensino remoto são apresentadas em evento promovido pela Prefeitura de Petrolina

Embora a pandemia tenha gerado desafios para a comunidade escolar, gestores, coordenadores e professores da Rede de Municipal de Ensino de Petrolina vêm inovando em como estimular a aprendizagem entre os alunos, executando atividades a distância de forma lúdica e que engajam não somente os estudantes, mas também suas famílias. Nessa perspectiva, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes promoveu nesta sexta-feira (23), o ProMei Café, uma oportunidade para socializar as práticas pedagógicas exitosas realizadas no ensino remoto das quatro Escolas Integrais da cidade.

O evento, que contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, equipe da Secretaria, além de alunos e mães, foi realizado na Escola do Saber. A iniciativa teve também como objetivo, avaliar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, como serviu de planejamento para os próximos meses, que já estará contando com o ensino híbrido. A coordenadora do programa Municipal de Educação de Tempo Integral, Vanúzia Macêdo, explica que pandemia trouxe uma nova realidade para a rede municipal, que exigiu inovação nos métodos de aprendizagem e, principalmente, a adoção de ferramentas tecnológicas como forma de assegurar aos alunos o ensino de conteúdos educacionais de forma atraente e eficaz...

Volta às aulas: responsáveis poderão escolher entre ensino presencial ou remoto em Petrolina

Considerando o retorno gradual das aulas presenciais, previstas para o dia 2 de agosto, e visando tranquilizar as famílias, a Prefeitura de Petrolina irá disponibilizar um termo de responsabilidade, que deverá ser preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis dos estudantes autorizando a modalidade de ensino que a criança participará.

O documento elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e está entre as medidas do protocolo de retomada das atividades educacionais, além de servir para orientar como os responsáveis devem proceder nas duas formas de ensino. ..

Coletivo em juazeiro apresenta proposta de criação de observatório de acompanhamento do ensino remoto, no Conselho da Juventude

O coletivo Movimentação Popular na sexta (18), representado por Kauan Barros, coordenador estadual e também conselheiro do COMJUV, apresentou a proposta de criação de um observatório municipal de acompanhamento do ensino remoto em Juazeiro-Bahia, com objetivo de criação de um espaço onde se possa analisar, acompanhar e fiscalizar o ensino remoto na cidade, bem como propor e mediar soluções para os problemas enfrentados com os órgãos competentes.

A proposta foi desenvolvida de maneira coletiva, com a iniciativa do Coletivo Movimentação e colaboração/apoio da União da Juventude Socialista, Carrapicho Virtual, Coletivo Enxame, União Brasileira de Mulheres, UNEGRO, RUA Juventude Anticapitalista, APLB Sindicato, Diretório Central dos Estudantes da UNEB, Grêmio Estudantil do IFBA campus Juazeiro e da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico...

Ensino remoto na pandemia: alunos ainda sem internet ou celular mostram a tragédia da educação 

Desde 15 de março Material didático impresso, o Canal TV Educa Bahia, com transmissão específica para os estudantes, com aulas remotas e outros vídeos, além de encontros virtuais.

Apesar de todos os esforços, afinal, a Secretaria da Educação desenvolveu diversos recursos educacionais para a volta às aulas de forma inteiramente remota, a falta de recursos da maioria dos alunos põe os resultados em xeque. ..

Corte de orçamento atinge Univasf: "este cenário crítico só não é de paralisia total e imediata porque as atividades acadêmicas estão em modo remoto", afirma Reitoria

Na última terça-feira (11), a notícia de que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores do país, poderá fechar este ano por falta de recursos, chocou todo mundo. Porém, não é só a maior instituição pública do Rio de Janeiro que corre o risco de fechar as portas por falta de verba. 

Informações obtidas pela reportagem da REDEGN é que Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco, está sem pagar funcionários terceirizados, sem pagar luz e água e corre o risco de paralisar as atividades no próximo mês de junho...

Aspectos históricos e culturais do município serão abordados no ensino remoto de Petrolina

Os estudantes da rede Municipal de Petrolina terão acesso, a partir da próxima semana, a um novo material pedagógico rico em contextualização e aspectos históricos e culturais da Capital do Sertão.

O material desenvolvido com base nas habilidades do currículo de Petrolina foi pensado para favorecer a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem...

Prefeitura de Juazeiro informa contato para atendimento remoto do CREAS

A partir desta terça-feira (23), os usuários que precisarem do atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) podem entrar em contato com o serviço também de forma remota, através do telefone (74) 98822-2665 ou do endereço eletrônico, [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Devido ao lockdown e ao aumento dos números de COVID-19 na região, o órgão está funcionando com equipe reduzida e com atendimento preferencialmente virtual...

Prefeitura de Juazeiro desenvolve ações para assistir a comunidade escolar durante ensino remoto

O ensino remoto é uma alternativa utilizada pela Educação para conter o avanço do novo coronavírus, mas a modalidade apresenta diversos desafios para comunidade escolar. Ciente dessa realidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vem desenvolvendo uma série de ações para amparar a comunidade nesse novo cenário. 

Através da pesquisa virtual “Escuta Sensível”, um mapeamento sobre as dificuldades enfrentadas pelos envolvidos no processo educacional durante o ano de 2020, foi realizada com o objetivo de apontar alternativas para o ano letivo 2021. Entre as diversas sugestões apresentadas pelos participantes, todos os grupos sugeriram melhorias para sanar problemas relacionados à falta de equipamentos adequados ou de internet para alunos e educadores. Mais de 3 mil pessoas participaram da pesquisa. ..

Estudantes da Bahia terão diversos recursos educacionais durante o ensino remoto

Material didático impresso, o Canal TV Educa Bahia, com transmissão específica para os estudantes, com aulas remotas e outros vídeos, além de encontros virtuais.

A Secretaria da Educação desenvolveu diversos recursos educacionais para a volta às aulas, na próxima segunda-feira (15), de forma inteiramente remota. Os recursos educacionais foram pensados visando atender a todos os estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, inclusive aqueles que não possuem acesso à internet...

Projeto Lives in Live reunirá servidores para falar sobre “Um ano em trabalho remoto” na Univasf

Os servidores da Univasf completarão, no dia 19 de março, um ano em regime de trabalho remoto, desempenhando as atividades administrativas e letivas em home office, como estabeleceu a Instrução Normativa Nº 5/2020. Para marcar a data, a Progepe realizará a segunda edição do projeto Lives in Live, que terá como tema “Um ano em trabalho remoto”.

O evento é direcionado a todos os servidores da Univasf e acontecerá em 18 de março, às 15h, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (15) pelo SGE...