Embora a pandemia tenha gerado desafios para a comunidade escolar, gestores, coordenadores e professores da Rede de Municipal de Ensino de Petrolina vêm inovando em como estimular a aprendizagem entre os alunos, executando atividades a distância de forma lúdica e que engajam não somente os estudantes, mas também suas famílias. Nessa perspectiva, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes promoveu nesta sexta-feira (23), o ProMei Café, uma oportunidade para socializar as práticas pedagógicas exitosas realizadas no ensino remoto das quatro Escolas Integrais da cidade.
O evento, que contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, equipe da Secretaria, além de alunos e mães, foi realizado na Escola do Saber. A iniciativa teve também como objetivo, avaliar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, como serviu de planejamento para os próximos meses, que já estará contando com o ensino híbrido. A coordenadora do programa Municipal de Educação de Tempo Integral, Vanúzia Macêdo, explica que pandemia trouxe uma nova realidade para a rede municipal, que exigiu inovação nos métodos de aprendizagem e, principalmente, a adoção de ferramentas tecnológicas como forma de assegurar aos alunos o ensino de conteúdos educacionais de forma atraente e eficaz.
"Promovemos este momento, o ProMei Café como forma de reconhecer toda a dedicação da equipe escolar que esteve engajada na realização dessas práticas pedagógicas tão exitosas para nossos estudantes, além também de nos fortalecer para este novo desafio que se inicia, que é o retorno das aulas presenciais", ressaltou Vanúzia.
Dentre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas Escolas de Tempo Integral São Domingos Sávio, Monsenhor Bernardino, Anésio Leão e Juarez Canejo e que foram apresentadas durante o evento, estão o uso de metodologia do ensino personalizado nas aulas de matemática por meio do Khan Academy; o estímulo a criatividade através da exploração de temas presentes nas artes, ciências e cultura corporal. Para isso foram realizados jogos interativos, reciclagem, além de trabalhar músicas e contos.
Outra prática pedagógica bastante interessante foram os investidores campeões nas aulas remotas, que trabalhou o empreendedorismo no ambiente familiar com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes de seu papel no desenvolvimento econômico. Os alunos desenvolveram habilidades para confeccionar produtos artesanais, como ganhar e administrar seu próprio dinheiro. Acompanhamento da frequência escolar também foi um dos temas trabalhados com os estudantes no ensino remoto e que teve a finalidade de favorecer a participação dos alunos nas aulas online, como garantir o retorno das atividades remotas.
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