Sistema desenvolvido no Vale do São Francisco ajuda a diminuir índices de mortalidade infantil

Uma pesquisa com base nos dados da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro em Alagoas, mostrou que o Cidade Saudável eSUS+, sistema desenvolvido pela Sysvale, está contribuindo para a redução da mortalidade infantil.

Os dados apontam que em 2017 após a utilização diária do monitoramento efetivo de determinados grupos de riscos, em especial, gestantes e recém-nascidos, gerando lembretes, alertas e relatórios para auxiliar no processo de acompanhamento da população disponível no sistema, o índice de mortalidade infantil diminuiu em 48% em relação ao ano anterior, chegando a marca de 100 dias sem registro desse indicador.

O sistema também vem sendo utilizado pelos profissionais de saúde do município de Petrolina - PE desde maio de 2016 para substituir o preenchimento manual das fichas do Ministério da Saúde. Nesse período, mais de 200 mil pessoas foram cadastradas e mais de 2 milhões de visitas foram registradas, tendo um aumento de 43% no número de gestantes acompanhadas mensalmente pelos agentes de saúde.


Durante a visita domiciliar, o agente tem disponível na palma da mão um aplicativo com lembretes e informações atualizadas para o correto acompanhamento do indivíduo. Também através do aplicativo são coletados vários dados, em especial sobre as vacinas, consultas e exames pré-natal para gestantes e o peso e altura das crianças abaixo de 2 anos de idade. Quando sincronizados, os dados são processados, detalhados e disponibilizados em tempo real para as equipes de profissionais das Unidades de Saúde para agilidade e assertividade nas tomadas de decisão, para elaboração de planos estratégicos e práticas sociais que melhorem a saúde pública do município.

O sistema também disponibiliza para os enfermeiros todos os indicadores do PMAQ-AB, possibilitando realizar Busca Ativa, que é um pontos mais forte dos programas de saúde da família. Com isso, é possível criar e  acompanhar os grupos de riscos, verificar data de vacinação, coletar exames, gerar relatórios e enviar informações para os tablets dos agentes de saúde, sinalizando uma visita prioritária a uma família, para que eles conheçam de perto a realidade, analisem a frequência das consultas, façam orientações e realizem o acompanhamento de gestantes e crianças, registrando a assiduidade no pré-natal e a regularidade nas vacinas.

É bom lembrar que o sistema não substitui o trabalho dos profissionais de saúde. Os investimentos na capacitação das pessoas envolvidas com saúde pública e conhecer o contexto onde cada grupo familiar está inserido são passos necessários para tomar providência com base nos dados e informações disponibilizadas diariamente, seja para evitar doenças ou para atuar no cuidado em casos onde doenças já existam, garantindo uma vida melhor, com saúde para todos.

“Acredito que a missão de todo profissional de saúde é salvar vidas. Estamos muito felizes que nossa ferramenta esteja auxiliando nessa questão. Ainda há muito trabalho a fazer e estamos nos dedicando ao máximo para que grandes resultados como este continuem acontecendo”. Eugênio Marques, CEO Sysvale.

Ascom Sysvale