UPAE e HDM participam da II Jornada de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Segurança do Paciente do IMIP

Representantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e do Hospital Dom Malan (HDM) participaram, nesta terça-feira (28), da II Jornada de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Segurança do Paciente do IMIP. O evento, realizado no Espaço Ciência e Cultura do IMIP sede, em Recife, foi transmitido por videoconferência para as suas unidades gerenciadas e convidados. 

No telecentro da UPAE estiverem presentes a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin, e a enfermeira-gerente da epidemiologia, Isadora Rodrigues. Já no auditório do HDM marcaram presença as enfermeiras gerentes coordenadora da vigilância epidemiológica hospitalar, Shirlley Alves, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Fernanda Ribeiro, e do gerenciamento de risco, Cícera Gabriela; além da coordenadora da vigilância em saúde da VIII Geres, Bruna Mattos, e a coordenadora da vigilância epidemiológica da VIII Geres, Lúcia Possídio.

A programação da jornada, que durou todo o dia, contou com debates, palestras, mesas redondas e contemplou experiências exitosas no campo da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, promovendo um momento de reflexão dos fazeres e práticas, além do controle epidemiológico, que causam grande impacto na segurança do paciente. Durante a jornada, o Núcleo de Epidemiologia do IMIP (NEPI) lançou ainda uma bolsa para os profissionais de saúde que trabalham nas UTIs do hospital para que eles guardem os adereços, fortalecendo assim a política de segurança do paciente. 

Para Shirlley, do HDM, o evento foi de grande importância: “Dessa forma a gente fortalece a articulação entre os serviços, compartilha experiências e, dentro das limitações, aperfeiçoa os serviços públicos de saúde”.  

“Em nome da UPAE e de todos os ouvintes nós agradecemos o convite e a oportunidade de somarmos conhecimento. Aqui na nossa Unidade temos duas enfermeiras, que sou eu e Isadora, com o título de especialistas em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Hospital Sírio Libanês, e nós levamos esse tema muito a sério”, finaliza Grazziela.

Ascom