Leitor denuncia o abandono da estação ferroviária localizada em Rajada

A história conta que a linha da Estação Ferroviária Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí. Em Juazeiro, a ex-Estação Ferroviária localizada no Bairro Piranga foi inaugurada em 1896. Historiadores revelam que no ano de 1957, já existia o tren direto para Senhor do Bonfim. Em 1977, existia apenas o trem Salvador-Senhor do Bonfim. Houve uma época que se viajava de trem de Salvador a Juazeiro e a Petrolina.

O leitor do Blog, o gestor imobiliário Aldizio Barbosa enviou para nossa redação fotos para denunciar, o que ele considera uma falta de respeito com a memória cultural da região, o abandono da ex-estação ferroviária do distrito de Rajada. Aldizio conta que viajou por alguns distritos de Petrolina e esteve em Rajada. "Tamanha foi minha tristeza. A situação da ex-estação de trem, um patrimônio arquitetônico completamente abandonado. Precisamos preservar nosso patrimônio cultural arquitetônico de nossa cidade. Não podemos deixar que acabe, nossa história.", 

Pelas redes sociais, a secretaria de cultura de Petrolina, Maria Elena Alencar respondeu a Aldizio e prometeu realizar uma visita técnica até Rajada. A visita está marcada para o dia 03 de setembro. "A visita será acompanhada por uma arquiteta e um engenheiro para se tentar produzir um projeto de revitalização e restauração desse espaço histórico e apresentarmos ao Ministério do turismo", declarou Maria Elena.

o Arquiteto Cosme Cavalcanti informou que o governador Jarbas Vasconcelos tombou todas as estações de trens no Estado de Pernambuco. "Esta estação ferroviária (Rajada) é tombada pelo estado de Pernambuco, mais a Fundarpe nao se manifesta sobre o assunto", escreveu Cosme.

Com a palavra a Fundarpe-Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Redação blog/Ney Vital