Projeto São Francisco antecipa fim do racionamento na região de Campina Grande (PB)

Depois de quase três anos de racionamento, cerca de um milhão de moradores dos 18 municípios que compõem a região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba, já podem comemorar o retorno do abastecimento diário de água. O principal açude local, o Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB), atingiu ontem (21) 8,2% de capacidade, o que levou o Governo do Estado a anunciar o fim do racionamento para a próxima sexta-feira (25).

Campina Grande e outros 30 municípios estão sendo abastecidos com a água proveniente do 'Velho Chico', que percorre os 217 quilômetros do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, passando por Pernambuco e Paraíba, para seguir pelo leito do Rio Paraíba por mais de 100 quilômetros até chegar ao Reservatório Boqueirão.

A conquista só foi possível porque o Governo Federal acelerou as obras do Eixo Leste do projeto para antecipar a entrega das águas na primeira quinzena de abril deste ano com dois efeitos diretos: evitar o colapso hídrico para quase um milhão de pessoas e, em menos de seis meses, acabar com o racionamento de água na região da segunda maior cidade da Paraíba. Quando o Rio São Francisco chegou ao Epitácio Pessoa, o reservatório havia registrado o seu menor volume dos últimos anos - 2,9% da capacidade total.

Antecipação da água em Fortaleza

A chegada da água à região paraibana foi agilizada porque o Governo Federal usou quatro conjuntos de motobombas cedidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acelerar o enchimento das estruturas do Eixo Leste. Hoje, a assinatura de um acordo semelhante entre o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai permitir novamente a antecipação da entrega da água, dessa vez no Eixo Norte, para evitar o colapso hídrico da região metropolitana de Fortaleza. A água do Eixo Norte vai percorrer 260 quilômetros de canais e reservatórios para beneficiar 7,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Abastecimento

Atualmente, as águas do São Francisco atendem quase 1 milhão de pessoas em 31 municípios paraibanos. Além da região metropolitana de Campina Grande, o Projeto também tem contemplado o Sistema Adutor do Congo (segunda e terceira etapa), desde o último mês de julho. Essas obras contaram com apoio financeiro da União de mais de R$ 28,4 milhões - cerca de 84% do valor total dos empreendimentos.

O investimento de contrapartida do estado - responsável pela execução - foi de R$ 5,3 milhões. Mais 13 cidades passaram a contar com o reforço hídrico: Congo, Coxixola, Sumé, Monteiro, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Livramento e o distrito de Santa Luzia do Cariri.

Fonte: MI Imagem da Internet