Projeto promove a integração das redes socioassistencial e de saúde do Vale

Estreitar as relações entre os profissionais da rede Interestadual de Saúde do Vale do São Francisco (Rede PEBA), promovendo a integração entre as instituições para potencializar a prestação de serviços e garantir os direitos sociais, são os principais objetivos do “Tecendo a Rede do Vale do São Francisco”. O projeto é desenvolvido pelo HU-Univasf através da sua Unidade de Atenção Psicossocial.

O projeto propõe a abertura de espaços de discussões sobre a rede socioassistencial e de saúde no Vale. O primeiro encontro aconteceu durante as comemorações do mês do Serviço Social em maio e reuniu representantes de organizações públicas e privadas de Petrolina e Juazeiro. Essas articulações buscam favorecer o acesso da população aos serviços e aos direitos e benefícios sociais.

O impacto para o HU-Univasf é muito positivo, pois, possibilitará a equipe do serviço social acompanhar os referenciamentos dos pacientes, identificando os serviços da rede de saúde e socioassistencial mais procurados, favorecendo a intersetorialidade, o fortalecimento da rede. “O trabalho com a Rede é cheio de desafios. Precisamos articular pessoas, profissionais, universidades e serviços para discussão e pactuação, além de garantir a oferta de serviços de qualidade aos cidadãos”, afirmou a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU Emanuela Spínola.

No último dia 29 de junho, foi realizado o segundo encontro do projeto, onde foi apresentada uma palestra sobre cuidados paliativos, ministrada pela Chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos do HU Katia Regina de Oliveira. Participaram do evento mais de 60 profissionais de instituições como: Hospital Dom Malan, Centro de Referência de Assistência Social, INSS, Hospital Regional, Unimed Vale do São Francisco, entre outras.

Ainda durante a reunião, representantes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Programa de Internamento Domiciliar (ID/Juazeiro-Ba) falaram a respeito do trabalho que vêm desenvolvendo. As discussões resultaram em encaminhamentos, a exemplo da solicitação que será feita às secretarias de saúde dos municípios de Petrolina e Juazeiro, para criação de um grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos para tratar a temática de forma multiprofissional e intersetorial.

Segundo a assistente social Zalcleia de Freitas, o próximo evento do “Tecendo a Rede do Vale do São Francisco” tem data prevista para acontecer em 19 de julho, tendo a saúde mental como tema.

Ascom