LEI MUNICIPAL PODE TIRAR ESTUDANTES JUAZEIRENSES DA UNIVERSIDADE EM PETROLINA

Em e-mail ao Blog Geraldo José o estudante universitário Israel Lima Vieira faz um relato da dificuldade que está enfrentando desde que foi aprovada na gestão passada (Isaac carvalho) a Lei 2.671/2016 que retira o direito a meia entrada, do estudante de Juazeiro que faz universidade em Petrolina. Confira:

Venho por meio desta nota, conscientizar a sociedade do Vale do São Francisco acerca do descaso que nós estudantes enfrentamos por conta da lei (número: 2.671/2016) do município de Juazeiro da Bahia que fora promulgada no final da gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, no qual retira o direito do estudante a meia entrada no transporte coletivo municipal, pelo fato do mesmo não estudar na referida cidade e sim em municípios próximos, tomamos por exemplo a vizinha cidade de Petrolina-Pernambuco.

 

Nós universitários que exercermos atividades no município de Petrolina, mas residimos em Juazeiro, mais precisamente em localidades distintas e onde a linha interestadual não circula, dependemos do transporte municipal para chegar ao centro e depois embarcar na linha via campus universitário, ou seja, são necessárias 4 passagens de meia entrada no percurso casa-faculdade. Desta forma, nosso direito da meia entrada (garantido na Constituição Federal) vem sendo descumprindo, prejudicando os estudantes juazeirenses. Para se ter ideia, nós estamos gastando quase 10 reais por dia (no mês quase 200 reais) para somente ir e voltar do campus da universidade "pública" que ingressamos em meio a grandes dificuldades.

Estamos sendo negligenciados pelo município em relação ao transporte e pedimos ajuda ao poder público e jurídico ou quem de fato de direito que solucione nossa causa, pois se continuar da forma que está, muitos deixarão seus cursos por causa da adversidade desta lei.

Desde já, grato por sua almejada atenção.

Israel Lima Vieira - Graduando em História pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina e residente no bairro de Piranga 2, Juazeiro, Bahia.

Imagem Ilustrativa da internet