Codevasf em Juazeiro comemora Dia da Árvore

Em comemoração ao dia da Árvore (21), funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf realizaram o plantio de mudas de mangueira no pátio da companhia, no bairro de Piranga em Juazeiro (BA). O ato simbólico fez parte de uma programação especial que envolveu as oito superintendências regionais e a sede da companhia em Brasília.

Leosmar Bispo Valido foi um dos funcionários que participaram da ação em Juazeiro. Para ele o plantio foi uma atitude positiva. Ele observou que "existem outras árvores no pátio da superintendência que também foram plantadas no passado por outros colegas nossos, e agora nós é que estamos dando a nossa contribuição". Leosmar trabalha no setor de recursos humanos, junto com Tatiane Fraga, outra funcionária que participou desse ato. Ela confessa que "sempre quis plantar uma árvore, especialmente uma mangueira, pois essa árvore fez parte de minha infância".

Stélio Guedes Guerra, um dos mais antigos dos funcionários que trabalham na Codevasf de Juazeiro, também deixou no pátio da superintendência uma lembrança sua. Ele afirma que como técnico agrícola, esta não foi a primeira árvore que plantou, mas ela tem um significado especial, pois vai lembrar os 54 anos de trabalho na companhia, e a lembrança estará presente todas as vezes que ele passar pelo local.

Mangueiras

A variedade escolhida para o plantio no pátio da superintendência foi a manga Palmer, frutífera originária da Flórida, nos Estados Unidos, e que possui grande resistências a doenças que geralmente afetam as mangueiras. A copa dessas árvores é aberta e proporciona muita sombra. Os frutos possuem casca roxa ou vermelha, quando maduros. O caroço é pequeno, o que garante um melhor aproveitamento da polpa, que é doce e amarelada, com sabor firme e poucas fibras.

As novas mangueiras plantadas no pátio da Codevasf em Juazeiro vão ser irrigadas utilizando-se a água de um poço artesiano e um sistema simplificado de distribuição. No local há outros pés de mangueira, alguns com mais de 30 anos, dos quais são colhidas mangas principalmente para a produção de suco.

Ascom Codevasf Foto Divulgação