Odacy mostra em debate que tem proposta e está preparado para voltar a administrar Petrolina

O debate entre os candidatos a prefeito de Petrolina, promovido pela Rádio Grande Rio AM nesta segunda-feira, 22, mostrou mais uma vez que o deputado estadual Odacy Amorim, PT, é preparado para governar a maior cidade do sertão do estado. Nos cinco blocos do programa, Odacy não entrou em ataques e apresentou as propostas que tornarão Petrolina mais uma vez modelo de gestão, título que recebeu quando governou a cidade nos anos de 2007 e 2008.

No dois primeiros blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si. Odacy quando perguntado sobre o fechamento do matadouro e a extinção do Ceape (Centro de Abastecimento de Petrolina), lamentou a ausência desses dois equipamentos na cidade e disse que antes de deixarem de funcionar, o município deveria dispor das novas estruturas desses dois equipamentos que são essenciais para o desenvolvimento econômico e para a saúde dos petrolinenses. Já como parlamentar, Odacy lembrou que se colocou à disposição do município para ajudar em revolver essas questões.

"Vamos construir um novo matadouro, um modelo de abate onde o animal não sofra tanto na hora do base. Será modelo, mas até o novo matadouro ficar pronto, iremos reabrir o que foi fechado para que não continuemos correndo o risco de consumir carne clandestina como já vem ocorrendo. E em Rajada, reabriremos o abatedourou que construímos durante nosso governo", frisou.

Sobre o Ceape, Odacy registrou que Petrolina não pode ficar desfalcada de uma central de comercialização de frutas, sendo a principal cidade do polo irrigado do vale do São Francisco. "Iremos construir uma nova Ceasa na área irrigada do município, unindo o campo e a cidade. Já tivemos experiência de uma central de comercialização no C-3 do Nilo Coelho, não funcionou como deveria, mas iremos colocar em prática essa ação em nosso governo, incentivar as exportações, a agricultura com menos defensivos e reaproveitar as frutas que não serão exportadas para investir na agroindústria com o beneficiamento dessas frutas não aproveitadas", assinalou Odacy Amorim.

Nos terceiro e quarto blocos, as perguntas dos ouvintes lotaram a caixa destinada a abrigar os questionamentos feitas a Odacy. Temas como saúde, educação, segurança pública, agricultura, infraestrutura e política para os servidores públicos, estiveram entre as principais perguntas dos ouvintes destinadas ao candidato da Coligação Petrolina do Povo e dos Sonhos de Isabel Cristina (PT-PC do B-PMN-PMB).

Odacy frisou que todas as ações aprovadas nos dois anos que administrou Petrolina, voltarão ampliadas e novas propostas discutidas com a população, farão parte do plano de governo que apresentará durante a campanha.

"Na segurança pública, na educação. Vamos retomar a implantação de escola de tempo integral. Levar para mais bairros. Voltar com o ensino da música nas escolas que deixamos funcionando, mas foi interrompido. Fizemos mais de 100 salas de aula, escolas nos bairros Mandacaru, Henrique Leite, ampliamos a Escola Luiz de Castro, escolas nos núcleos dos projetos irrigados. Fizemos tudo isso com pouco mais de R$ 280 mil, agora com a receita mensal de mais de R$ 700 mil, faremos muito mais escolas. Voltaremos ainda com o programa dinheiro direto na escola, apoiando as ações e os investimentos na rede municipais de ensino de nossa cidade", disse Odacy.

Durante as considerações finais, Odacy aproveitou para ampliar suas propostas na saúde, reforçando a volta dos hospitais de barreira, unidades 24 horas que Odacy implantou no bairro José e Maria quando prefeito e que voltará, ampliado com unidades que serão construídas nas áreas irrigadas e sequeiro. Sobre infraestrutura, política para o servidor, com um entendimento com o governo estadual para transformar o prédio do Ipsep no Hospital do Servidor do Sertão, já que existe apenas o do Recife.

Odacy que foi sempre propositivo, sem ataques, apresentou ainda propostas para melhorias no interior, questão da água para consumo e incentivo à produção; projeto do centro de diagnóstico. Compromissos que assumirá, porque já fez quando prefeito.

"Vamos fazer a melhor administração conectado com a mulher do campo, da cidade, com os servidores, a juventude, o empreendedor, o agricultor, sempre com respeitoàs pessoas. Vamos apresentar bons projetos e assim, atrair os apoios dos governos federal e estadual. Estamos comprometidos com a juventude, vamos investir na economia com implantação de shoppings a céu abertos nos bairros. Universalizar o saneamento, pavimentação de 1 mil ruas", destacou

E adiantou que são compromissos, porque fez e teve o governo premiado em apenas dois anos de gestão. "Temos compromisso com a saúde, vamos abrir a maternidade municipal; com o esporte com a construção de estádios de futebol e foco no apoio a novos talentos. No apoio às pessoas, o respeito. Falamos isso não como promessa de campanha, são compromissos", concluiu Odacy.

Ascom Odacy Amorim