Roberto Carlos propõe reunião da Secretaria do Meio Ambiente e os Ministérios Públicos Federal e Estadual para discutir o impasse que atinge os agricultores

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembleia Legislativa da Bahia, participou de um encontro com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, para propor uma audiência com o objetivo de encontrar meios legais para garantir que as instituições financeiras continuem realizando operações financeiras, sem que haja suspensão nos serviços já existentes, em prol de atividades agrícolas da Bahia, possibilitando a manutenção da sustentabilidade da agropecuária do Estado.

As transações financeiras que beneficiam o setor da agropecuária foram suspensas, devido a decisão do Ministério Público do Estado da Bahia, que alegou a necessidade dos agricultores apresentarem a licença ambiental para evitar prejuízos ao meio ambiente.

Segundo o parlamentar, este impasse trava a economia da Bahia, que tem como maior expoente a agricultura. “Precisamos agilizar esta negociação para evitar que a economia da Bahia não sofra ainda mais, uma vez que a produção agrícola possui o ciclo que não pode esperar, sobretudo, nos períodos de chuva. É fundamental encontrar um meio termo que não afete o meio ambiente e, tão pouco, os agricultores”, disse o deputado Roberto Carlos.

O secretário Eugênio Spengler afirmou que tem participado ativamente das conversas sobre o tema e colocou-se à disposição para novas negociações.

Ascom Dep. Roberto Carlos