SER DOULA É NASCER DE NOVO

O nascimento de um filho é algo muito esperado por uma mãe, durante a gestação ela carrega diversos tipos de emoções que são acompanhadas pela família e pela equipe que a orienta no pré-natal, todo o cuidado nessa fase é fundamental para o desenvolvimento saudável da mãe e do bebê, observar a alimentação, realizar atividades físicas, manter o equilíbrio emocional, e levar uma vida normal. 

Uma das informações mais importantes para a mulher nesse período é demostrar que a natureza feminina foi feita como arma principal durante o parto, o corpo modifica na passagem do bebê e se prepara para parir. Todo o processo começa com algum sinal, seja com o rompimento da bolsa, contrações, dilatação ou outros, é nesse momento que toda reflexão é válida.

Iniciar um parto é acreditar na força e coragem que toda mãe deve ter ao colocar no mundo outro ser. O processo é doloroso e precisa de todo um apoio da família e de uma equipe humanizada, preparada para prestar o cuidado integral com a parturiente.

Hoje como psicóloga e doula, que é um serviço especial prestado a mulheres na hora do parto, posso dizer o quanto é gratificante esse trabalho. Ajudar a mulher a parir é nascer de novo na nossa essência, são momentos únicos e singulares de cada pessoa que tenho a oportunidade de presenciar. Cresço a cada instante ao ver a energia que um parto normal tem, é simbólico, é eletrizante, é perfeito.

E para continuar a longa caminhada ainda quero ver muitos nascimentos. Convido as mulheres gestantes de Juazeiro, dos clubes de mães, associações de bairros, e outras instituições a se pronunciarem sobre a dor da vida, e é no Sistema Único de Saúde (SUS) que atendo voluntariamente, resgatando o incentivo ao parto humanizado e proporcionando assim uma troca de conhecimentos cheios de renovações.

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 74-98842-2777 (watts) ou e-mail: [email protected].

Carla Lorena Pesqueira

Psicóloga