RedeGN - Defesa Civil orienta comunidades do Rodeadouro e Angari sobre vazão da Barragem de Sobradinho

Defesa Civil orienta comunidades do Rodeadouro e Angari sobre vazão da Barragem de Sobradinho

A Equipe da Defesa Civil esteve na manhã desta quarta-feira (08) na Ilha do Rodeadouro e no Bairro Angari, para orientar os moradores sobre os cuidados que deverão ser adotados com a vazão do Rio São Francisco. Segundo a Chesf, a partir da 00hs desta sexta-feira serão liberados 3.500m³/s de água pela Barragem de Sobradinho, volume este que alcançará esses pontos no sábado (11) a partir das 12hs.  

O supervisor da Defesa Civil, Adalberto de Carvalho juntamente com a equipe conversou com o presidente da associação dos barraqueiros, Israel Barreto Cardoso, para tranqüilizá-los sobre as conseqüências da cheia e prevenir prejuízos nos bares. “O trabalho da defesa civil é de proteger a população de tudo que possa oferecer risco a vida e também a sua forma de sustento. O prefeito Isaac se preocupou em avisar, pois sabe que a cheia ocorrerá no sábado onde o movimento aumenta significativamente”, disse. 

Israel Cardoso, presidente da associação diz estar tranqüilo, pois o volume de água não afetará os moradores e nem o trabalho na ilha: “Apesar da água cobrir a parte baixa onde ficam as mesas, os bares funcionarão normalmente organizando as mesas na parte de cima do estabelecimento”, afirma. 

Samuel tem o bar há 20 anos no Rodeadouro e afirma: “é muito bom receber a visita de quem entende do assunto, porque por mais que a gente esteja acostumado a viver aqui, quando tem orientação é bem melhor. Fico mais seguro em saber que não teremos danos e que vamos trabalhar do mesmo jeito.” Rosali de Lima da Silva mora há 12 anos no bairro Angari e também ficou mais tranqüila com a visita da Defesa Civil: “vi que estão batendo de porta em porta para avisar. Muito bom receber essa atenção. Temos mais cuidado dessa forma”.

Ascom PMJ