Prefeitura de Juazeiro promove formação para coordenadores pedagógicos da Educação Infantil

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta terça-feira (5), no auditório do Colégio Estadual Rui Barbosa, mais um encontro formativo para os profissionais da rede municipal de educação. Desta vez, a formação foi voltada para coordenadores pedagógicos das escolas municipais que atendem a Educação Infantil.

A superintendente pedagógica da Seduc, Willany Cunha, falou sobre o objetivo da formação e a importância de fortalecer a atuação dos coordenadores.

"Nesses momentos formativos, a gente busca discutir com os coordenadores o reconhecimento deles cada vez mais forte como um grande articulador pedagógico da escola. Porque o coordenador pedagógico, tendo toda essa consciência formativa e de ação, é uma importante liderança no fazer pedagógico das nossas unidades de ensino. Esse é o grande objetivo do encontro, fazer com que, cada vez mais, a gente aproxime a função de coordenador pedagógico, com a prática que ele desenvolve", pontua.

No encontro formativo desta quinta-feira, foram apresentados resultados obtidos no ano de 2023 e alguns dos projetos que devem ser desenvolvidos com os estudantes ao longo do ano. "Apresentamos os resultados da linha de base do ano passado para discutir um diagnóstico do Infantil V, expomos o projeto de transição, que engloba as crianças em fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e facilita essa mudança com o ensino contínuo e sem uma ruptura brusca no processo de ensino, além de apresentar, também, o projeto "Leitura para gente de qualquer altura", que estimula a leitura desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos", explicou a assessora pedagógica da Seduc, Elisângela Pereira.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Manoel Alves Mota, Eneude Rodrigues dos Santos Onório, a formação contribui para melhorar o trabalho desenvolvido pelo coordenador na unidade escolar. "Aqui nós trocamos experiências, compartilhamos as nossas realidades e somamos conhecimento para levarmos para as nossas escolas, para os nossos professores e para as nossas crianças", disse Eneude.

Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ