Nos primeiros dias de março choveu cerca de 30% do esperado em petrolina e em salgueiro

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) a quantidade de chuva era esperada para o mês inteiro. Tem cidades que já atingiram 100 por cento de precipitação, como dormentes. O meteorologista da APAC, Roni Guedes, explicou o que tem causado toda essa chuva. 

 

Para Roni, a previsão da APAC vem mostrando bastante chuva na região do sertão, desde o final de fevereiro. “A gente tá com um canal de umidade em toda a região do sertão, principalmente devido a descida da ZCIT (zona de convergência intertropical), que é o principal sistema que provoca chuvas no sertão. Agora no mês de março, é o mês mais chuvoso da região do sertão, onde a média para a região é de 135 mm, e já choveu de 30 a 40% da média da região nesses primeiros dias”, explicou.

Ainda de acordo com o meteorologista, na região de Petrolina e Salgueiro, a chuva está em torno de 30 mm, mas localidades de regiões como Moxotó e Pajeú, por exemplo, já ultrapassaram os 100 mm, mostrando que a chuva está bastante distribuída nesse início de período chuvoso para a região do sertão.

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas, nas categorias de fraca a moderada na maioria dos municípios.

 

Com informações TV Grande Rio/Foto: reprodução