Alerta: Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram diagnosticadas no Carnaval

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram diagnosticadas em 142 pessoas no Carnaval do Recife, da abertura da festa na cidade (quinta-feira, 8) até a terça-feira (13).

A reportagem do JC apurou os dados com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). 

Durante o período carnavalesco, a Prefeitura do Recife disponibilizou à população aconselhamento e testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatites B e C em três centros de testagem, localizados nos polos da Praça do Arsenal (Centro), Ibura (Zona Sul) e Várzea (Zona Oeste).

As equipes de profissionais realizaram testagem rápida em 1.307 pessoas, segundo a Sesau.

No total, foram detectados:

125 casos reagentes para sífilis
10 para HIV
4 para hepatite C
3 para hepatite B
"As pessoas que tiveram testes positivos receberam aconselhamento no próprio estande do teste rápido e foram orientadas a procurar o serviço de referência para seguimento no tratamento", informou, em nota, a Sesau.

Também foram distribuídos, durante o Carnaval do Recife, 1.375 autotestes para HIV. As pessoas foram orientadas sobre a forma de realizar adequadamente o autoteste e sobre a conduta que deve ser seguida se houver teste positivo. Nesse caso, orienta-se procurar os Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste, e da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, Centro da cidade. 

Jornal do Comércio Recife PE Foto Agencia Brasil